O controle de unificação de locais se trata de uma funcionalidade desenvolvida com o objetivo de permitir que um ou mais locais sejam fusionados em um único local, refletindo o que ocorreu no campo. Dessa forma, foi desenvolvido apontamento para informar os locais envolvidos e implementada rotina que realizará a transferência de valores entre os locais origem e destino respectivamente unificados.
Abaixo demonstramos como funciona o controle e quais são as regras de negócios implantadas para um perfeito funcionamento e posterior calculo correto da Exaustão do canavial.
Abaixo veremos os seguintes tópicos:
- 1 - Acesso ao controle via menu
- 2 - Incluindo via menu unificação
- 3 - Acesso ao CONTROLE via menu Ocorrências
- 4 - Incluindo via Menu Ocorrências
- 5 - Acesso ao controle via botão Ocorrências
- 6 - Incluindo via botão Ocorrências via menu Talhão
- 7 - Alterando local destino, adicionando novo local, alterando fator de local existente, deletando local destino existente.
- 8 - Deletando boletim via menu unificação, menu ocorrências, botão ocorrências no meu talhão.
- 9 - Mensagens de erro de regras de negócios.
- ACESSO AO CONTROLE VIA MENU:
O controle de Unificação de local fica visível e disponível somente para clientes que tem parametrizada a utilização do módulo de Exaustão e fica localizado dentro do aplicativo LOCPROD. O caminho para acessar o controle é: Aplicativo LOCPROD → Unidades de Produção →Locais de Produção → Unificação de local:
1.1 - Ao percorrer esse caminho o usuário terá acesso ao controle de Unificação de Locais – Local Origem X Local Destino e poderá nele realizar Unificação e locais transferindo partes de suas áreas para outros locais de produção. No entanto por esse caminho o usuário não poderá fazer inativação de locais, nem poderá transferir a totalidade do local, devendo sempre manter uma parte da sua área no local original. Para inativar um local deve-se observar a movimentação via menu Ocorrências e/ou via botão Ocorrências.
1.2. Abaixo a tela de Unificação de local:
INCLUINDO VIA MENU UNIFICAÇÃO
2.1 - Para unificar um local de produção (sem inativar) deve-se seguir os seguintes passos:
2.2 – Clicar em Incluir:
2.3 – Ao clicar em Incluir, o número do boletim será automaticamente preenchido e o usuário deverá informar a data da unificação. Sendo permitido fazer em data retroativa:
2.4 – Na sequencia deverá informar um local de produção válido. Ao inserir um local válido o sistema ira automaticamente recuperar e demonstrar em tela: Ocorrência válida, última ocorrência do local, Data última ocorrência, Safra, última safra, Área de produção e estagio e essas informações não podem ser alteradas pelo usuário:
2.5 – Ao informar um local valido e após o sistema carregar as informações dele o sistema automaticamente levará o usuário para informar dados do LOCAL DE DESTINO. Nesse caso também deverá ser informado um local válido e que atenda às regras de negócio. Lembrando que por se tratar de uma unificação, onde não será feita inativação do local de origem, esse local deverá obrigatoriamente constar também como um local de destino e, para facilitar, o sistema entende esse ponto e carrega automaticamente para o usuário esse local. As informações que precisam ser preenchidas são: identificação do local e Fator. Ao preencher os dados do local o sistema recupera automaticamente a sua última safra e preenche o campo Fator com sua área produtiva. O campo Fator pode ser preenchido com qualquer valor entre 0,01 e 999,99 que será utilizado para determinar a transferência de valores no cálculo da Divisão/Unificação dentro do módulo Exaustão. No exemplo abaixo trocaremos a área produtiva do local por um fator número 50 e adicionaremos um segundo local de destino também com fator 50.
2.6 – Abaixo local destino preenchido automaticamente com os dados do local de origem conforme a regra:
2.7 – Na sequencia alterei o Fator para 50 e adicionei uma linha:
2.8 – Na sequencia foi adicionado como local de destino, outro local valido, recuperando as informações de Safra e trouxe no Fator sua área produtiva:
2.9 – Na sequencia trocamos o Fator para 50:
2.10 – Para finalizar clicamos em Aplicar para salvar o registro:
2.11 – Boletim salvo com sucesso:
3 - ACESSO AO CONTROLE VIA MENU OCORRÊNCIAS:
3.1 – Para efetuar a Unificação de um Local de Produção via menu Ocorrências deve-se acessar o seguinte caminho: Aplicativo LOCPROD → Unidades de Produção →Locais de Produção → Ocorrências Talhão. Lembrando que essa opção é utilizada quando se quer INATIVAR um local de produção:
4 - INCLUINDO VIA MENU OCORRÊNCIAS:
4.1 - Na sequencia faremos uma unificação de local via Menu Ocorrências Inativando o local de produção. Para isso buscamos um local para inativar. Da mesma forma que já era feito para inativar locais por Venda, Erradicação, Divisão, Simples e Outros, agora pode ser feito inativação por motivo Unificação de local com o código numero 5 ou usando a busca via botão F4:
4.2 - Após inserir as informações e clicar em Aplicar temos um fluxo planejado para que o usuário complete as etapas de inativação sem que se esqueça de indicar quais os locais serão unificado. Seria um passo a passo para que o usuário não deixe nenhuma etapa sem fazer, para uma correta inativação por motivo unificação de local, por isso o sistema abre a tela de unificação carregando no local origem as informações do local que esta sendo inativado e levando o usuário automaticamente para informar o local destino, onde deverão ser informados dados do(s) local(is) que irá(ão) receber a unificação:
4.3 – Na sequencia deve ser informado um local valido e que atenda as regras de negocio. Lembrando que por se tratar de uma inativação de local então não se pode repetir o local origem no local destino pois ele deixará de existir:
4.4 – Na sequencia basta clicar em Aplicar para salvar a inativação do local por unificação:
5 - ACESSO AO CONTROLE VIA BOTÃO OCORRENCIAS:
5.1 – Outra opção para inativar um local por unificação é pelo botão de ocorrências dentro do caminho: Aplicativo LOCPROD → Unidades de Produção →Locais de Produção → Talhão:
6 - INCLUINDO VIA BOTÃO OCORRÊNCIAS VIA MENU TALHÃO:
6.1 – Ao clicar no botão talhão o sistema vai abrir a tela Unidade de Produção (Nível 3) – Talhão. Nessa tela devemos informar um local de produção valido e na sequencia no botão ocorrências para verificar as ocorrências que tem nesse local:
6.2 – Após isso o sistema vai abrir a tela Safra do talhão trazendo as ocorrências deste local. Ao clicarmos em incluir podemos fazer a inclusão de uma ocorrência I (inativação) agora também com o código 5 disponível se referindo à unificação:
6.3 – Ao clicar em Aplicar o sistema ira abrir a tela de Unificação e deveremos seguir o mesmo fluxo apresentado no fluxo entre os itens 4.3 e 4.4, lembrando que podem ser informados quantos locais de produção destino validos o usuário quiser, no nosso exemplo informaremos 3 locais destino:
6.4 – Após clicar em Aplicar o sistema salvará o boletim e retornara para a tabela de Safra do Talhão apresentando a ocorrência salva:
Portanto temos 2 caminhos possíveis para inativar o local, que são: Menu Ocorrências ou Botão Ocorrências via Unidade de produção nível 3. Esses dois caminhos já existiam dentro do LOCPROD a diferença é que agora foi adicionada a opção de inativar por motivo UNIFICAÇÃO DO LOCAL.
7 - ALTERANDO LOCAL DESTINO, ADICIONANDO NOVO LOCAL, ALTERANDO FATOR DE LOCAL EXISTENTE, DELETANDO LOCAL DESTINO EXISTENTE.
7.1 – Agora com os boletins registrados podemos fazer alterações nos locais destino. Para isso basta acessar via menu Unificação de local. Escolher o boletim a ser alterado e fazer as alterações conforme exemplos abaixo.
7.2 – No boletim 3 iremos inserir um novo local. Para isso, após acessar o boletim clicamos no botão inclusão do lado direito:
7.3 – Ao clicar no botão inclusão o sistema habilita uma nova linha para serem inseridos os dados de um novo local de destino:
7.4 – Na sequencia basta clicar em Aplicar que a inclusão desse novo local será salva:
7.5 – Podemos também fazer a exclusão de um local. Para isso podemos clicar na linha que será apagada e na sequencia clicar no botão Deletar no lado direito:
7.6 – Na sequencia confirmamos a deleção:
7.7 - Depois clicamos em aplicar para salvar a deleção:
7.8 – Podemos também alterar o Fator. Para isso basta clicar no campo fator da linha que deseja alterar:
7.9 – Informar o Fator novo desejado:
7.10 – E por fim clicar em aplicar:
8 - DELETANDO BOLETIM VIA MENU UNIFICAÇÃO, MENU OCORRÊNCIAS, BOTÃO OCORRÊNCIAS NO MEU TALHÃO.
8.1 – Para fazer a deleção de um boletim temos 3 caminhos possiveis que são: Via menu Unificação de local, via menu ocorrencias e via botao ocorrencias dentro de menu Talhão. No entanto via menu Unificação de local podemos fazer a deleção somente de boletins de unificação cujo local origem não tenha sido inativado. Para deletar boletins de inativação precisa ser feito ou via botão ocrrencias ou via e via botao ocorrencias dentro de menu Talhão, conforme exemplos abaixo. Primeiro deleção de unificação via menu Unificação de local. Para isso buscamos o boletim desejado e ele não pode ter ocorrencia valida como I (inativação) temos como exemplo o boletim 1:
8.2 – Para deletar o boletim todo basta clicar em Deletar:
8.3 – Na sequencia apenas confirmamos e o boletim estará deletado:
8.4 – Agora para deletar um boletim de unificação de local que foi inativado podemos escolher 1 dos dois caminhos citados no item 5. Primeiro faremos via menu ocorrencias de talhão. Para isso acessamos o menu ocorrencias de talhão e informamos os dados do local que queremos deletar:
8.5 – Na sequencia encontramos a ocorrência I que desejamos deletar e clicamos na sua linha:
8.6 – Para deletar podemos clicar duas vezes sobre a linha, ou, clicarmos em Deletar como faremos:
8.7 – Após confirmar a deleção precisamos clicar em Aplicar:
8.8 – O sistema pedira uma nova confirmação e informara o boletim que será apagado. Após confirmar, o boletim estará apagado corretamente:
8.9 – Agora faremos a deleção via botão ocorrências no menu Talhão. Para isso precisamos informar o local exato que queremos deletar e clicar em Ocorrencias:
8.10 – Na sequencia o sistema ira abrir as ocorrências do local. Para deletar procedemos igual a sequencia dos itens 5.4 a 5.7. Primeiro clicamos na linha que desejamos deletar (ou duplo clique), clicamos em Deletar:
8.11 – Na sequencia o sistema pede confirmação e após confirmar ele mostra a linha que será deletada:
8.12 – Após clicar em Aplicar o sistema pede uma nova confirmação e informa o boletim que será apagado:
8.13 – Após a confirmação o boletim e a ocorrência foram devidamente apagadas:
9 - MENSAGENS DE ERRO DE REGRAS DE NEGÓCIOS.
9.1 Temos cadastradas mensagens de erros para o caso de alguma regra de negocio não ser cumprida. Veremos essas mensagens de erro abaixo e o porque de cada uma delas. A primeira é que um registro de boletim de unificação via opção menu unificação de local não pode ser gravado sem que o local origem também esteja no local destino:
9.2 Registro de boletim de unificação via opção menu unificação de local não pode ser gravado sem que tenha ao menos 2 locais de destino incluindo o próprio local origem:
9.3 Registro de boletim de unificação via opção menu Ocorrências de Talhão ou via Botão Ocorrências do menu Talhão não pode ser gravado se tiver no local de destino o local de origem:
9.4 Não se pode registrar um boletim cujos grupos que controlam exaustão sejam diferentes. O exemplo abaixo nos mostra um local de produção estagios de local destino esteja diferente do local origem e grupos que controlam exaustão diferentes:
9.5 As regras de negócio no entanto permitem que os locais origem e destino possuam estagios diferentes, desde que, os seus grupos que controlam a exaustão sejam os mesmos, conforme exemplo abaixo. No exemplo temos o LOCAL ORIGEM com estagio 14 (4° Corte) e o LOCAL DESTINO com estagio 34 (4° Corte BIS), porem como ambos pertencem ao Grupo que controla Exaustão 14 eles podem ser unificados:
9.6 Não se pode registrar uma unificação quando o LOCAL ORIGEM for de estágio primeiro corte ou primeiro corte bis e LOCAL(IS) DESTINO(S) de estágio reforma ou expansão. Lembrando que estágios de reforma ou expansão não controlam exaustão e por isso não podem receber locais cujo estagio controla exaustão. Abaixo temos dois exemplos onde no primeiro o LOCAL ORIGEM é de estágio de primeiro corte e o LOCAL DESTINO é de estagio REFORMA.
9.7 - Já no segundo exemplo estamos usando um LOCAL ORIGEM também de primeiro corte porem nesse caso de primeiro corte BIS com um LOCAL DESTINO com estagio EXPANSÃO:
9.8 – Porem quando for ao contrario o sistema permitirá unificar. Ou seja, se o LOCAL ORIGEM for de estagio reforma ou expansão e estiver sendo unificado com LOCAL (IS) DESTINO (S) que sejam de primeiro corte ou de primeiro corte BIS. IMPORTANTE ressaltar que o campo CD_GRP_EXAUST da tabela ESTAGIOS precisam estar devidamente preenchidos com o mesmo valor do campo que identifica o CD_ESTAGIO. Quando isso acontecer é importante ressaltar que o sistema irá verificar se o LOCAL DESTINO possui uma ocorrência R dentro de determinado número de dias. Esse período de busca é determinado pelo parâmetro QT_DIASMAX_OCORR_R na seção EXAUSTAO. Por exemplo: Se esse parâmetro estiver com valor 300, então a Unificação ira buscar uma ocorrência R para o LOCAL DESTINO entre a data de Unificação e até 300 dias atrás. Caso não encontre um ocorrência R no LOCAL DESTINO dentro desse período, a Unificação irá buscar no LOCAL ORIGEM a data de ocorrência R dentro desse mesmo intervalo de tempo e irá gravar no LOCAL DESTINO essa data. Porem, caso nem mesmo o LOCAL ORIGEM possua uma ocorrência R dentro desse espaço de tempo, então a Unificação irá gravar uma Ocorrência R no LOCAL DESTINO com o primeiro dia do mês em que a Unificação está sendo gravada. Exemplo 1: LOCAL DESTINO possui ocorrência R dentro desse período de tempo, NÃO GRAVA OCORRENCIA R. Exemplo 2: LOCAL DESTINO sem ocorrência R nesse intervalo de tempo, porem LOCAL ORIGEM possui ocorrência R, GRAVA OCORRENCIA R COM A MESMA DATA DO LOCAL ORIGEM. Exemplo 3: LOCAL DESTINO sem ocorrência R e LOCAL ORIGEM sem ocorrência R dentro desse espaço de tempo, GRAVA OCORRENCIA R NO LOCAL DESTINO NO PRIMEIRO DIA DO MES EM QUE ESTÁ OCORRENDO A UNIFICAÇÃO. Abaixo temos dois exemplos, onde no primeiro unificamos um local de produção de estagio reforma com um local destino de estagio primeiro corte:
9.9 - No segundo, onde unificamos um LOCAL ORIGEM de estagio expansão com um LOCAL DESTINO cujo o estágio é de primeiro corte BIS. Precisa-se atentar pois nesse caso a ocorrência valida do LOCAL DESTINO que é igual ao do local de origem irá mudar de C para R:
9.10 – Não teremos problema também caso queiramos unificar um LOCAL ORIGEM de estágio reforma ou expansão com LOCAL(IS) DESTINO(S) também de estágio reforma ou expansão. Temos abaixo dois casos que exemplificam isso, onde no primeiro, o LOCAL ORIGEM está com estagio de REFORMA e o LOCAL DESTINO com estagio de EXPANSÃO. Pontuar que essa movimentação faz com que o LOCAL DESTINO que tinha ocorrência C passe a ter ocorrência R:
9.11 – Agora o contrário onde o LOCAL ORIGEM está com estagio de expansão e unificando com um LOCAL DESTINO com estagio reforma:
9.12 - Também mudando de ocorrência C para ocorrência R:
9.13 - Não se pode registrar um boletim cujo Fator esteja abaixo de 0,01 ou acima de 999,99:
9.14 - Não se pode apagar um boletim que seja de ocorrência I via menu Unificação de local:
9.15 – Não se pode unificar um local que já tenha sido informado em outro boletim dentro do mesmo mês. É necessario aguardar o proximo mês:
9.16 – Não se pode Unificar um LOCAL ORIGEM com um LOCAL DESTINO que pertença a um tipo de propriedade que não controla Exaustão.
9.17 - Não se pode Unificar um LOCAL ORIGEM com um LOCAL DESTINO que pertença a uma empresa diferente. No exemplo abaixo esta a tentativa de unificar um local de produção ORIGEM que pertence a uma empresa com o código 021 com um local de produção DESTINO em que o código dela esta cadastrado como 022: