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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Pesquisa na Concorrência
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Pesquisa na Concorrência
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

O objetivo da pesquisa na concorrência é comparar os valores através da aplicação de regras e trazer a melhor precificação para o cenário.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Cenários > Criar Cenário > Tipo de Precificação > Pesquisa na concorrência

ou 

Cenários > Abrir Cenário > Editar Cenário > Tipo de Precificação > Pesquisa na concorrência

Pré-Requisito

Possuir acesso ao Pricing Insights

Possuir pesquisas na concorrência 

Passo a Passo

1 - Através do menu lateral (localizado na margem lateral à esquerda da tela), clique na opção Config.

Defina quantos dias retroativos devem ser considerados válidos para a pesquisa na concorrência.

Clique no botão Salvar.

Imagem 1 - Config.


Na tela Filtrar Cenários podem ser selecionados uma ou mais pesquisas na concorrência no campo Pesquisa Concorrência.

Quando o filtro é preenchido, são utilizados os produtos das pesquisas selecionadas para exibição no grid e para aplicação nas regras cadastradas.

Quando o filtro Pesquisa Concorrência não é preenchido, são consideradas as pesquisas retroativas de cada produto conforme o número de dias nas configurações.


Criando a Regra do cálculo a partir da Pesquisa na Concorrência:

Para criar a Regra de Precificação acesse: 

Cenários > Criar Cenário > Tipo de Precificação > Pesquisa na concorrência

ou 

Cenários > Abrir Cenário > Editar Cenário > Tipo de Precificação > Pesquisa na concorrência


Mais informações sobre a criação do cenário, clique aqui.


Na opção Tipo de Precificação, selecione Pesquisa na Concorrência. A ação liberará o botão Configurar Pesquisa na Concorrência.

Clique no botão Configurar Pesquisa na Concorrência.

Imagem 2 - Configurar Pesquisa na Concorrência


A ação, irá abrir a página Pesquisa na Concorrência, onde há as opções: 

  1. Preço sugerido pelo: Define se será utilizado o menor preço ou o preço médio da concorrência
  2. Redutor: Utilizado na inclusão das regras para definir se o preço será em reais ou em percentual abaixo do concorrente
  3. Regra (clique para abrir a configuração da regra de como precificar a partir da pesquisa na concorrência escolhida)

Imagem 3 - Regra Pesquisa na Concorrência 




Configure quem entra na regra:

Imagem 4 - Configurar quem entra na regra


Campo Concorrentes:

Neste campo, você pode definir concorrentes específicos para a regra que está sendo criada, permitindo o ajuste de preços com base nos concorrentes selecionados. Ao clicar no botão será exibida a lista de concorrentes. A ordem da seleção dos concorrentes também é exibida no grid e ela será considerada para a sugestão de preço.

Os concorrentes selecionados seguirão a seguinte regra para a precificação:

  • Na busca será considerada a ordem de seleção dos concorrentes.
  • Se encontrar pesquisa para o primeiro concorrente, será usada essa pesquisa na aplicação da regra e encerrará a busca para esse produto e regra.
  • Senão, busca pelo segundo concorrente. Se encontrar, será usada essa pesquisa na aplicação da regra e encerrará a busca para esse produto e regra.
  • A busca seguirá na ordem selecionada.
  • Se encerrar a busca em todos os concorrente selecionados, então verifica a existência de pesquisa para qualquer concorrente.
  • Se não encontrar nenhuma pesquisa, será mantida a regra existente e o produto não será considerado na regra

Imagem 5 - Campo Concorrentes


Logo abaixo, configure como deve ser o preço sugerido:

imagem 6 - Selecionar ação quando o preço do concorrente for maior, menor ou igual


Há três configurações obrigatórias para preço sugerido:

  • Se preço do concorrente for maior que o preço vigente;
  • Se preço do concorrente for menor que o preço vigente;
  • Se preço do concorrente for igual ao preço vigente;


Imagem 6.1 - Selecionar ação quando o preço do concorrente for maior, menor ou igual

Há quatro configurações possíveis para o preço novo, sendo:

Obrigatórias:

  • Se o percentual de competitividade for maior que 100%
  • Se o percentual de competitividade for menor que 100%
  • Se o percentual de competitividade for igual a 100%

Opcional:

  • Se o percentual de competitividade estiver entre

Onde o usuário informa um intervalo e define a ação para a competitividade neste caso. Em caso de conflito com as opções anteriores, esta sobrepõe as demais.



Para gerenciamento e controle da variação do preço sugerido, existe a possibilidade de configurar margens para limitar as alterações do preço sugerido. 

As configurações de margem são opcionais e podem ser definidas em:

  • Maior que: Se percentual de margem do preço sugerido for maior que o valor1, ajustar para o valor especificado.
  • Menor que: Se percentual de margem do preço sugerido for menor que o valor1, ajustar para o valor especificado.
  • Igual a: Se percentual de margem do preço sugerido for igual ao valor1, ajustar para o valor2 especificado.
  • Estiver entre: Se percentual de margem do preço sugerido estiver entre valor1 e valor2, ajustar para o valor3 especificado. O valor2 deve ser prenchido sempre maior que o valor1.
  • Margem máxima: Se percentual de margem do preço sugerido for maior que a margem máxima preenchida, a sugestão de preço será gerada pelo valor da margem máxima. Existe a possibilidade de utilizar a margem de cadastro como margem máxima.
  • Margem mínima: Se percentual de margem do preço sugerido for menor que a margem mínima preenchida, a sugestão de preço será gerada pelo valor da margem mínima. Existe a possibilidade de utilizar a margem de cadastro como margem mínima.



Imagem 7 - Configuração de limitação por margem do preço sugerido



Os parâmetros de margem sobrepõem as precificações do "Preço por Concorrente" e "Percentual de Competitividade"

  • Estando preenchidos, a ordem para sobrepor será:
    • Maior que
    • Menor que
    • Igual a
    • Intervalo de margens
    • Margem Máxima
    • Utilizar a margem cadastrada como margem máxima
    • Margem Mínima
    • Utilizar a margem cadastrada como margem mínima



Após concluir a configuração da regra, clique no botão +Adicionar Regra para acrescentar uma nova regra.

Os filtros da nova regra não podem ser iguais a nenhuma outra regra criada para este cenário.

Ou clique no botão Salvar Configuração, para seguir criando e/ou editando o cenário atual.

Caso um produto seja aderente a mais de uma regra configurada com filtros diferentes, será aplicada a última regra processada.


Na tela Cenários (onde é feito o filtro do produto), agora terá a coluna Ind. Reg.

Esta coluna indica se o valor do produto é baseado em: MC (Margem Cadastrada), PC (Pesquisa na concorrência) ou ML (Machine Learning). Se não for encontrado pesquisa na concorrência para o produto ou o produto não se encaixar em nenhuma regra cadastrada, o preço sugerido será com base na margem cadastrada.

Dica: Pode ser incluído as colunas referente à pesquisa na concorrência para críticas dos preços sugeridos antes da aplicação no ERP

Imagem 7 - Coluna Ind. Reg.


03. TELA Pesquisa na Concorrência

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Criar CenárioConfiguração da tabela e produtos quem compõem o cenário
Aplicar CenárioEnviar os preços definidos ao ERP

04. TELA Pesquisa na Concorrência

Principais Campos e Parâmetros

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.

06. TECNOLOGIAS HOMOLOGADAS

O uso do Tipo de Produto em diferentes tecnologias não homologadas, como em Sistema Operacional, Plataforma, Navegadores e outros dispositivos, pode comprometer a segurança dos sistemas e está sujeito as situações não previstas, sem cobertura de suporte.
Tipo de produtoERP Web
Sistema OperacionalWindows Desktop
PlataformaDesktop
Navegador

Google Chrome

Utilização/Experiência

Aplicações Web em geral.