CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
    a. Processo Geração de Notas Fiscais Baseadas em Cupom
  3. Tela Consulta/Cancelamento de Nota Fiscal
  4. Tabelas Utilizadas

01. VISÃO GERAL

Esta atividade a funcionalidade do parâmetro dinâmico EXIBE_NOMERG_DEVOL na emissão da Nota Fiscal baseada em cupom fiscal, que disponibiliza recurso que permita exibir no texto dos dados adicionais do documento fiscal, emitido em operação de devolução de mercadoria, com pessoa natural ou jurídica, não contribuinte e não obrigada à emissão do documento fiscal, além dos dados do documento de origem, a identificação da pessoa que promover a devolução e o motivo da devolução.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Loja > Vendas > Gera NF Base Cupom Fiscal 

Pré-Requisitos

Ter acesso ao módulo Loja e suas aplicações.

Ter  previamente cadastrado:

  • Cliente
  • Número do Cupom Fiscal
  • Código Geral de Operação (C.G.O)
  • Forma de Pagamento (permissão para uso na empresa)
  • Condição de Pagamento (permissão para uso na empresa)
  • Motivo de Devolução
  • Parâmetro Dinâmico EXIBE_NOMERG_DEVOL previamente configurado.


Parâmetro Dinâmico: EXIBE_NOMERG_DEVOL
Grupo:
MAX_NF
Comentário:
EXIBIR CAMPOS EM TELA PARA INFORMAR NOME E RG OU CPF/CNPJ DO CONSUMIDOR QUE REALIZARÁ A DEVOLUÇÃO.
Valores: S - EXIBE RG
O - OBRIGATÓRIO RG
C - EXIBE CPF/CNPJ
A - OBRIGATÓRIO CPF/CNPJ
N - NÃO (PADRÃO)
Tipo:
Empresa


Passo a Passo

Acesse o módulo Loja e acesse a aplicação Gera NF Base Cupom Fiscal através do menu Vendas para dar início ao processo. 

Imagem 1 - Gera NF Base Cupom

Imagem 1 - Gera NF Base Cupom Fiscal

Em seguida, informe o código de Operação que será utilizado para realizar a devolução de venda da mercadoria. Sendo que este código de operação deverá ter o Tipo de Documento (Tipo Docto) configurado como Devolução.

Clique aqui para visualizar o campo:


Após informar o código de operação, a aplicação passará a exibir os campos de Nome e RG ou CPF/CNPJ, de acordo com o valor definido no parâmetro dinâmico. Abaixo serão demonstrados os comportamentos de cada um dos valores do parâmetro e suas particularidades. 

Valores possíveis para o parâmetro dinâmico: EXIBE_NOMERG_DEVOL

  • S - EXIBE RG
  • O - OBRIGATÓRIO RG
  • C - EXIBE CPF/CNPJ
  • A - OBRIGATÓRIO CPF/CNPJ
  • N - NÃO (PADRÃO)


S - EXIBE RG

Para essa configuração, após informar o código de operação, a aplicação passa a exibir os campos de Nome e RG no espaço de Devolução realizada por, para que seja possível ao emissor da Nota Fiscal, informar a identificação da pessoa que promover a devolução. Porém, essa informação não será obrigatória, sendo que o usuário poderá emitir a Nota fiscal sem a necessidade de preenchê-la na tela.

Imagem 3: Geração de Notas Fiscais Baseadas em Cupom - Devolução realizada por (Nome e RG)


O - OBRIGATORIO RG

Para essa configuração, após informar o código de operação, a aplicação passa a exibir os campos de Nome e RG no espaço de Devolução realizada por, para que seja possível ao emissor da Nota Fiscal informar a identificação da pessoa que promover a devolução. Para essa configuração, o usuário é obrigado a informar os dados do nome e o documento da pessoa que está realizando a devolução, não permitindo que a Nota Fiscal seja gerada sem que a informação seja preenchida na tela.

Imagem 4: Geração de Notas Fiscais Baseadas em Cupom - Devolução realizada por (Nome e RG)


Com o parâmetro dinâmico configurado com a opção O - Obrigatório, caso não seja informado o Nome e/ou RG da pessoa que está realizando a devolução, a aplicação exibirá uma mensagem de alerta obrigando que os campos sejam informados para seguir com a geração da Nota Fiscal.


Imagem 5: Mensagem aplicação - Nome na devolução.


Imagem 6: Mensagem aplicação - RG na devolução.

O campo de RG não passa por validação para verificar se o número informado é válido, porém essa informação será enviada para a Sefaz nos dados adicionais da Nota Fiscal eletrônica. Portanto, cabe ao usuário ficar atento sobre essa informação.

C - EXIBE CPF/CNPJ

Para essa configuração, após informar o código de operação, a aplicação passa a exibir os campos de Nome e CPF/CNPJ no espaço de Devolução realizada por, para que seja possível ao emissor da Nota Fiscal informar a identificação da pessoa que promover a devolução. Para essa configuração, o usuário NÃO é obrigado a informar os dados do nome e o documento da pessoa que está realizando a devolução, sendo permitido que a Nota Fiscal seja gerada sem a informação preenchida na tela.



Imagem 7: Geração de Notas Fiscais Baseadas em Cupom - Devolução realizada por (Nome e CPF/CNPJ)

Para essa configuração, os campos não são obrigatórios. Porém, caso o usuário informe o CPF/CNPJ a aplicação passa a validar se o número informado é válido. Não permitindo que a NF seja gerada com informação que não seja válida na Sefaz.



Imagem 8: Mensagem aplicação - Documento inválido.

A - OBRIGATÓRIO CPF/CNPJ

Para essa configuração, após informar o código de operação, a aplicação passa a exibir os campos de Nome e CPF/CNPJ no espaço de Devolução realizada por, para que seja possível ao emissor da Nota Fiscal informar a identificação da pessoa que promover a devolução. Para essa configuração, o usuário é obrigado a informar os dados do nome e o documento da pessoa que está realizando a devolução, NÃO sendo permitido que a Nota Fiscal seja gerada sem a informação preenchida em tela.



Imagem 9: Geração de Notas Fiscais Baseadas em Cupom - Devolução realizada por (Nome e CPF/CNPJ)

Para essa configuração, os campos de Nome e CPF/CNPJ são obrigatórios e a aplicação validará se o CPF/CNPJ informado, é válido. Não permitindo que a NF seja gerada com informação inválida para a Sefaz. 


Se o usuário não preencher os campos do grupo Devolução, ou apenas informar um dos campos, como Nome ou CPF/CNPJ, a aplicação exibirá uma mensagem para serem preenchidos todos os campos do grupo de Devolução e possa gerar a Nota Fiscal.


Imagem 10: Mensagem aplicação - Necessário preenchimento das informações do grupo de Devolução.



Imagem 11: Mensagem aplicação - Documento inválido.

N - NÃO

Para essa configuração, após informar o código de operação, a aplicação NÃO exibirá os campos do grupo de Devolução realizada por. Dessa forma, não serão exigidos e nem exibidas as informações para preenchimento, permitindo seguir com a operação padrão da aplicação.



Imagem 12: Geração de Notas Fiscais Baseadas em Cupom

Os campos do grupo Devolução realizada por só ficarão visíveis após informar um código de operação do tipo de Devolução.


03. TELA CONSULTA/CANCELAMENTO NOTA FISCAL

Principais Campos e Parâmetros

Quando informado os dados do Nome e o Documento (RG ou CPF/CNPJ) do responsável pela devolução de venda, essa informação será gerada nos dados adicionais do Documento Fiscal que será enviado para a Sefaz. Sendo possível consultá-lo diretamente no portal da sefaz de sua localidade ou em Expedição > Expedição > Nota Fiscal > Consulta / Cancelamento de Nota Fiscal - botão Observação NFe


Imagem 13: Consulta / Cancelamento de Documento Fiscal - Observação NFe

04. TABELAS UTILIZADAS