O objetivo do conteúdo desta página é documentar os passos necessários para ativar a integração do ERP Datasul com os sistemas TRE/TOL.


Requisitos para ativação da integração TOL/TRE x Datasul


  1. Solicitar liberação do pacote para integração Neolog com TOMCAT para a equipe Datasul. Para isto, é necessário que o cliente abra um ticket para a equipe responsável. Através do ticket, a equipe enviará um pacote de instalação, e os passos de instalação/configuração, que também segue abaixo, no processo mais atual (atualizado em Outubro/2023).


Passos pós instalação do pacote:


  1. 2. Dentro da pasta conf se faz necessário a criação de um novo arquivo, o mesmo deve ser nomeado como "neolog.properties"

Neste novo arquivo (neolog.properties) devem conter as seguintes propriedades:

neolog.user: contendo o usuário do Datasul que fará autenticação para realizar a integração, codificado em Base64.

neolog.password: contendo a senha do usuário informado no campo anterior, também codificada em Base64.


Após criar e preencher o novo arquivo, será necessário a remoção de duas propriedades do arquivo context.xml, que também fica localizado na pasta conf do Tomcat, são elas:

totvs.neolog.user
totvs.neolog.password

 

3. Copiar o novo artefato .war (neolog-cockpit.war) disponibilizado para a pasta webapps do Tomcat Datasul.
Ao realizar este procedimento o servidor Tomcat deve ser reiniciado para que os novos arquivos sejam considerados.
TDN: https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=750400965

4. Gerar e Importar o Certificado do Site do cloudneolog no Progress da máquina que irá rodar os programas do Neolog.

Gerar e importar todas as camadas certificadores do site.

Exemplo: https://HOST.cloudneolog.com.br/cockpit-gateway/integration/services no Progress da máquina do Servidor. Após isso, realizar o teste de conexão da URL no CD0090.

KCS: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360025880814-Framework-Linha-Datasul-TEC-Aplica%C3%A7%C3%A3o-de-certificados-no-Progress


5. Necessário inclusão o contexto \neolog-cockpit no proxy reverso. Após a inclusão e reinicialização do proxy, verificar o acesso às URLs de forma externa.

KCS:
https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360046255573-Framework-Linha-Datasul-TEC-Configura%C3%A7%C3%A3o-de-Proxy-Reverso-para-o-Datasul-for-THF-utilizando-Apache

ou

KCS:
https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/1500003165101-Framework-Linha-Datasul-TEC-Configura%C3%A7%C3%A3o-de-Proxy-Reverso-para-os-Portais-do-Datasul-for-THF-utilizando-IIS


Solicitação de Liberação de Viagem:

https://HOST/neolog-cockpit/publishReleasedTripRequest?wsdl
 
Solicitação de Reprogramação de Viagem:

https://HOST/neologcockpit/publishReprogrammingServiceRequest?wsdl
 
Cancelamento de Viagem Liberada:

https://HOST/neolog-cockpit/publishCancelServiceRequest?wsdl


6. Configurar o 3 serviços (Solicitação de Liberação de Viagem, Solicitação de Reprogramação de Viagem, e Cancelamento de Viagem Liberada) no TOL/TRE


TOL:

Configuração → Integração → Fonte de dados



TRE:

Configuração → Integração



7. No Datasul, parametrizar a tela CD0090:

Colocar o endereço WS de integração do TOL/TRE na aba “Conexão” e testar a conexão:



Obs.:  por segurança, a Neolog utiliza o protocolo HTTPS. Para estabelecer a conexão com este protocolo, é necessário gerar e importar todas as camadas certificadores do site (https://HOST-NEOLOG/cockpit-gateway/integration/services - WS Neolog) no Progress da máquina do Servidor. O certificado é fornecido pela equipe de Engenharia do segmento OTL.


8. Na aba “Integrações”, preencher os campos os “Conteúdos Padrões”:



Regional: DEFAULT

Embarcador: EMBARCADOR PADRÃO

Invólucro: CAIXA

Atenção: estes valores são padrões para envio das integrações. Caso tenha necessidade do envio de valores diferentes por entidade e/ou pedido, é necessário solicitar uma personalização.

Em “Integrações (Datasul para Cockpit)”, definir as entidades que devem ser enviadas para a Neolog. Atenção: o TOL recebe todas as entidades listadas nesta tela, já o TRE, recebe somente “Itens (Produtos) ” e “Locais de entrega (Localidades) ”. Definir também se o envio de pedidos será pela rotina de pré-faturamento ou geração de simulações.

Em “Cadastro Itens”, somente preencher o fator de conversão de peso e dimensões somente em caso de necessidade. Isto se deve ao fato da Neolog somente trabalhar com unidade de medida em Metros, e KG para unidade de peso.


  • Sem rótulos