Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Outras Informações


01. VISÃO GERAL

Contabilidade Regulatória

A Contabilidade Regulatória representa uma série de princípios e regras de apresentação de informações de entidades reguladas. Essas regras auxiliam na montagem dos valores das entidades para simplificar o monitoramento dos objetivos regulatórios que precisam ser atingidos.


Contabilidade Societária

A Contabilidade Societária é o controle Contábil que empresas formadas por sócios ou quadros societários utilizam para seguir a legislação e normas contábeis(CPC) a fim de realizar um melhor gerenciamento e impedir o surgimento de problemas contábeis que possam levar as instituições a terem prejuízos.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Para realizar o controle Regulatório ou Societário, normalmente o cliente utiliza um controle diferente ao utilizado fiscalmente, podendo necessitar de utilizar alguma entidade a mais ou até mesmo possuir mais de um plano de contas, sendo um para cada tipo de controle, dessa forma podendo emitir demonstrativos diferentes para cada tipo de contabilidade.

Dentro do Protheus não há a possibilidade de controlar mais de um plano de contas ou qualquer outra entidade por Empresa/Filial, ou seja, é possível apenas ter um plano de contas cadastrado para receber Lançamentos Contábeis dentro do Protheus por Filial, isso levando em consideração que a CT1 esteja totalmente exclusiva, em caso de ser compartilhada por Filial, todas as Filiais irão considerar apenas um Plano de Contas.

Com isso, para utilizar outros controles dentro do Protheus, o usuário precisará verificar como o gerenciamento será feito e como poderá aproveitar o plano de contas e saldos já existentes em sua base de dados na implementação do novo controle.

Caso para o gerenciamento Regulatório ou Societário necessite apenas de uma visão diferente nos demonstrativos contábeis, mas os saldos são exatamente os mesmos que já tem nas contas, centros de custo, item contábil, classe de valor ou entidades adicionais, uma opção dentro do sistema é a utilização de visão gerencial. Dessa maneira ao criar uma visão gerencial através da rotina CTBA161 informando a codificação, nomeação das entidades desejadas e também a amarração das entidades que serão a composição do saldo das entidades gerenciais, será possível ao usuário redefinir a visão de como os saldos serão demonstrados nos relatórios, como DRE, Balanço, Balancete Modelo 1 e outros.

Porém, se a empresa tem a necessidade de para realização desse controle possuir um outro plano de contas, com lançamentos específicos nessas contas, o usuário poderá criar uma nova Empresa/Filial com as contas necessárias e utilizar as rotinas de Consolidação ou Intercompany para enviar os Lançamentos e Saldos das filiais que precisar para essa nova que foi criada. Seguindo esse método, poderá tirar relatórios detalhados como o razão que emitirá os lançamentos que estão nessa filial ou também os demais demonstrativos do sistema.


03. OUTRAS INFORMAÇÕES