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  • DT PEDFP144 Exibir pedidos OMNI, Venda digital, e e-commerce para aceite.


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Moda

Segmento:

Varejo

Módulo:

Comercial

Função:PEDFP144 Exibir pedidos OMNI, Venda digital, e e-commerce para aceite
País:Brasil
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVACOM-13946


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Detectada a necessidade do PEDFP144 exibir os pedidos "e-commerce" e "Venda Digital" além dos pedidos "OMNI".

03. SOLUÇÃO

Alterada a pesquisa de pedidos de venda a serem exibidos para incluir "e-commerce" e "Venda Digital".


Imagem 01 - O parâmetro corporativo CD_TIPOCLAS_OMNI informa o tipo de classificação e a classificação que identificam o pedido originado pelo OMNI.


Imagem 02 - O parâmetro por empresa CD_OPER_PED_ECOMMERCE informa o(s) código(s) de operação(ões) que identificam o pedido e-commerce.


Imagem 03 - O parâmetro por empresa CD_OPER_PED_VENDADIGITAL informa o(s) código(s) de operação(ões) que identificam o pedido de Venda Digital.


Observação: Os parâmetros por empresa CD_OPER_PED_ECOMMERCE e CD_OPER_PED_VENDADIGITAL utilizam o componente GERFL153 para auxiliar o preenchimento.

Imagem 04 - GERFL153, componente auxiliar para preenchimento dos parâmetros.

Gif 01 - Ao chamar o PEDFP144 ele trará todos os pedidos de venda dos tipos "E-commerce", "Venda Digital" e "TOTVS OMNI".


Gif 02 - Acima é demonstrado que apenas para pedidos TOTVS OMNI é possível realizar rejeição. Para os demais tipos de pedidos, esta opção está bloqueada.

Para realizar os processos dos pedidos de venda e-commerce do TOTVS OMNI, devem ser configurados os parâmetros abaixo:


Imagem 1 - O parâmetro empresa DS_CONFIG_LOGIN_OMNI deve ser configurado com o usuário e senha do ambiente e-commerce no TOTVS OMNI.


Imagem 2 - O parâmetro empresa DS_CONFIG_OMNI deve ser configurado com a URL e código do ambiente e-commerce no TOTVS OMNI.


Imagem 3 - O parâmetro empresa DS_LST_REPR_SEM_ACEITE deve ser configurado com a lista de canais de venda que não comunicam o aceite do pedido com o TOTVS OMNI.


Imagem 4 - O parâmetro empresa IN_BAIXA_PED_POOL_EMP deve ser configurado para permitir a baixa de pedido de venda dentro do pool de empresa.

Os parâmetros citados acima são utilizados no processo de aceite do pedido de venda e comunicação com as API's do TOTVS OMNI.


Imagem 5 - O parâmetro corporativo CD_TIPOCLAS_OMNI deve ser configurado com o tipo de classificação e classificação que indicam quais pedidos são referentes ao TOTVS OMNI.


Imagem 6 - O parâmetro corporativo IN_GERA_CRT_MKTPLACE_OMNI deve indicar se os pedidos de venda com o tipo de documento "Marketplace" serão gerados seus financeiros como "Cartão de crédito".


Imagem 7 e 8 - O parâmetro corporativo DS_LST_DTPREV_OMNI deve definir o tempo de faturamento do canal de venda, ou seja, o número de dias que serão somados a data do pedido para calcular a data de previsão de faturamento, respeitando a regra de dias úteis. 


Imagem 9 - O parâmetro empresa DS_LST_TRANSPORT_OMNI deve ser configurado com a lista de transportadora que não comunicam o status "Em transporte" para o TOTVS OMNI.


Imagem 10 - Componente de configuração de vendedor.

OBS: Existe a possibilidade de escolher o vendedor do pedido no momento do faturamento ou se o vendedor será preenchido automaticamente. Para esta configuração existe o componente PEDFM247.


Imagem 11 - O parâmetro TP_CONF_ACEITE_PED pode ser configurado para que os pedidos somente sejam aceitos com a conferência dos itens feita no PEDFP144 (botão "Conferência").

Imagem 1 - O componente PEDFM236 foi pensado para melhorar a experiência do usuário com pedidos de venda e-commerce, facilitando visualmente as informações e usabilidade.


Imagem 2 - O botão "Observação..." abre o componente PEDFM237 com as observações do pedido de venda e-commerce.







Imagem 3, 4, 5, 6 e 7 - O botão "Detalhar..." apresenta os dados fiscais, financeiros, integração de pagamento, web service e pedidos split do pedido de venda.

  • "Fiscal": permite consultar as transações geradas pelo faturamento do pedido de venda.

  • "Financeiro": permite consultar os documentos de recebimento do pedido de venda (adiantamento, cartão de crédito, etc).

  • "Integração pagamento": permite consultar os dados de pagamento do pedido de venda vindo do e-commerce.

  • "Integração web service": permite consultar as integrações entre o TOTVS Moda com o web service.

  • "Pedidos split": permite consultar os pedidos que foram quebrados (split) entre as lojas.

Obs.: O detalhamento do pedido (PEDFC050) pode ser chamado direto do menu e consultar o pedido que desejar.


Imagem 8 - O botão "Etiqueta logística..." permite imprimir a etiqueta logística do pedido. É demonstrado na aba "Etiqueta Logística".


Imagem 9 - O botão "Conferência..." permite realizar a conferência do pedido. É demonstrado na aba "Conferência".  


Imagem 10 - O faturamento pelo PEDFM236 é realizado em apenas um clique (botão "Faturar"). A partir dele o pedido será baixado, recebido e gerada a nota fiscal.

Após o faturamento e a autorização da nota fiscal, o status é atualizado para "Pedido Faturado". Caso a autorização da nota não ocorra no mesmo momento do faturamento, o status deve ser atualizado pelo PEDFP143 (demonstrado na aba Atualização de Status).


Imagem 11 - Existe a possibilidade de alterar o endereço de entrega do pedido de venda conforme demonstrado acima.


Obs.: Quando o pedido for do TOTVS OMNI, de acordo com a classificação, não poderá sofrer alterações na capa e nos itens, ou seja, qualquer alteração no pedido que não seja pelos processos disponíveis citados nesta documentação.

Imagem 1 - O componente PEDFP144 é utilizado para realizar o aceite do pedido de venda e-commerce do TOTVS OMNI. 

Os pedidos de venda e-commerce vindos do TOTVS OMNI, devem ser tratados primeiramente neste componente. Eles devem conter a classificação indicada no parâmetro CD_TIPOCLAS_OMNI e estarem com a situação "Bloqueado" para realizar o aceite.


Gif 1 - Para realizar o aceite do pedido, deve selecioná-lo na lista de cima. Abaixo constam os itens do pedido, podendo aceitar todas as quantidades dos itens ou rejeitar parte ou total das quantidades. Caso seja rejeitado algum item, deve ser informado o motivo de cancelamento do mesmo. Após selecionar o pedido e seus respectivos itens a serem aceitos, dependendo da configuração do parâmetro TP_CONF_ACEITE_PED deverá ser feito a conferência dos itens antes de processar o aceite. 

O aceite do pedido comunica com o TOTVS OMNI quais itens foram aceitos e gera o financeiro deste pedido. 

Obs.: Se o pedido for de um canal de venda configurado no parâmetro DS_LST_REPR_SEM_ACEITE, não é realizada a comunicação com o TOTVS OMNI, mas o financeiro do pedido gera normalmente.

O financeiro do pedido gera de acordo com o pagamento vindo do e-commerce. Este assunto é demonstrado na aba "Financeiro".


Imagem 2 - O pedido deve ser alterado sua situação para "Em andamento", seu estágio e-commerce para "Pedido aceito", a data de chegada deve ser atualizada com a data do sistema e deve ter sido calculada a data de faturamento de acordo com a configuração do parâmetro DS_LST_DTPREV_OMNI.



Gif 2 - Se o pedido for totalmente rejeitado, o mesmo será cancelado no TOTVS MODA.


Imagem 3 - O componente PEDFP144 tem a possibilidade de consultar pedidos de outras empresas e pedidos já aceitos, utilizando os filtros demarcados acima.


Gif 3 - Também é possível realizar a impressão da relação de pedidos selecionados.

O financeiro do pedido de venda é gerado de acordo com o pagamento vindo do e-commerce, podendo ter tratativas de acordo com alguns parâmetros ou configurações.

Imagem 1 - Ao realizar o aceite do pedido de venda é gerada uma fatura de acordo com o tipo de documento vindo do e-commerce (fatura, cartão de crédito, cartão de débito, etc). Também é gerado o adiantamento com o valor total do pedido pois quando for faturado o pedido, deve utilizar este adiantamento para liquidar a transação. 


Gif 1 e Imagem 2 - Pedido aceito pela empresa 1 mas o financeiro gerou na empresa 5.

OBS: Quando o parâmetro empresa IN_BAIXA_PED_POOL_EMP estiver configurado, o aceite do pedido pode ser realizado por outra empresa, gerando a parte financeira na empresa logada.

OBS 2: Existe também a opção de configurar a empresa do pedido pelo componente PEDFM256. Segue TDN da configuração relacionada a empresa E-commerce. https://tdn.totvs.com/x/oHPSKg.


Imagem 3 e 4 - Quando o tipo de documento for "Fatura" e o pedido vier com uma pessoa (martketplace) vinculada no pagamento e-commerce, a fatura deve ser gerada para essa pessoa.



Imagem 5 e 6 - Para os pedidos com o tipo de documento "Marketplace" existe a possibilidade de gerar a fatura como "Cartão de crédito" se configurar o parâmetro IN_GERA_CRT_MKTPLACE_OMNI. Esta opção é para quem trata o financeiro dos pedidos de marketplace como cartão de crédito.




O pedido de venda e-commerce pode ser faturado em mais de uma empresa, ou seja, uma parte dos itens do pedido podem ser faturados na empresa 1 e o restante na empresa 2, por exemplo. 

O fluxo seria o seguinte:

  • O pedido é gerado na empresa 1 com todos os itens, porém no aceite (PEDFP144) é rejeitado 50% do pedido. Esses 50% serão gerados em outro pedido para a empresa 2. 

Nesta situação, o adiantamento é gerado na empresa 1 com o valor total do pedido (100%). Quando o pedido for aceito na empresa 2, é realizada uma transferência de adiantamento da empresa 1 para a empresa 2 com o valor aceito. Se ocorrer do pedido ser gerado para mais empresas, a transferência de adiantamento sempre ocorrerá da primeira empresa que recebeu o pedido para as demais.

Gif 2 - O pedido foi aceito parcialmente na empresa 1 e gerado o adiantamento com o valor total do pedido.


Gif 3 - O restante do pedido foi aceito na empresa 2 e foi transferido o adiantamento da empresa 1 para a 2.

A conferência pode ser realizada tanto pelo PEDFP144 (dependendo da configuração do parâmetro TP_CONF_ACEITE_PED no botão "Conferência") ou nos componentes PEDFM236PDVFM077 (botão "Conferência").

Gif 1 - A contagem é iniciada a partir do primeiro item bipado. O pedido só poderá ter uma contagem e só será finalizada quando todos os itens tiverem sido contados. Após encerrar a conferência e o pedido for PICKUP STORE, deve ser atualizado seu status para "Disponível para retirada". 

OBS: A situação descrita acima somente funcionará para clientes que não utilizam o parâmetro TP_CONF_ACEITE_PED  configurado com valor 1.

A finalização do pedido de venda pode ocorrer de 3 formas: pelo PEDFM236, pelo PDVFM077. Isso vai depender do fluxo utilizado para o pedido.

A utilização do PEDFM236 é demonstrado na aba "Pedido de Venda E-commerce".


Imagem 1 - O componente PDVFM077 é utilizado para tratar os fluxos PICKUP STORE e SHIP FROM STORE sendo diferenciados pela coluna "Entrega". 

Após a conferência dos pedidos, no caso do PICKUP STORE, é preciso disponibilizar a retirada no TOTVS OMNI. Essa atualização do status já é feito após encerrar a conferência no PEDFM238.


Gif 1 - Ao finalizar a venda, a emissão fiscal já é realizada e atualizado seu status para "Pedido faturado".

Para pedidos de PICKUP STORE o usuário deve imprimir um comprovante de entrega. Esse assunto é demonstrado na aba "Comprovante de Entrega".

Obs.: A atualização do status para "Pedido faturado" só ocorrerá quando a nota fiscal estiver autorizada. Caso a autorização da nota não ocorra no mesmo momento do faturamento, o status deve ser atualizado pelo PEDFP143 (demonstrado na aba Atualização de Status).


Gif 2- A transação gerada na finalização da venda é liquidada com o adiantamento gerado no aceite do pedido.

O botão "Etiqueta logística..." é demonstrado na aba "Etiqueta Logística".

O botão "Comprovante entrega" é demonstrado na aba "Comprovante entrega".

A etiqueta logística é para pedido do SHIP FROM STORE, podendo ser impressa pelo PEDFM236 ou PDVFM077.


Imagem 1 - A etiqueta logística só poderá ser gerada se o tracking do pedido já foi gerado. Esse código é gerado e inserido no pedido pelo TOTVS OMNI.


Imagem 2 - Com o tracking gerado para o pedido, a etiqueta logística é impressa.

Imagem 1 - O componente PEDFP143 é utilizado para comunicar o status do pedido de venda no TOTVS OMNI. É um recurso utilizado para casos em que possa ter ocorrido problemas na comunicação do status em algum processo (aceite/finalização).

O faturamento do pedido pelo PDVFM077 ocorre de maneira similar ao PEDFM236.


Imagem 1 - Quando o pedido for finalizado será realizada uma pergunta ao usuário se deseja imprimir o comprovante.

Quando o pedido for de PICKUP STORE o usuário deve imprimir um comprovante de entrega para que o responsável pela entrega e o cliente assinem. 

O usuário pode optar por imprimir o comprovante depois, tanto pelo PEDFM236 quanto pelo PDVFM077. Quando o cliente chegar na loja para retirar esse pedido deve atualizar o status para "Entregue" (Imagem 3). A atualização do status fica independente da impressão do comprovante, pois o usuário pode querer imprimir o comprovante e deixar separado com o pedido para quando o cliente retirar só realizar a entrega. 

O botão "Comprovante entrega" só ficará habilitado quando o pedido for de PICKUP STORE e o pedido estiver atendido.


Imagem 2 - O pedido é impresso com os itens atendidos, apresentando os dados da retirada e do cliente.


Imagem 3 - Quando o cliente retirar o pedido na loja, deve atualizar o status para "Entregue". Pode ser feito pelo PDVFM077 ou PEDFM236.

Quando o pedido for de SHIP FROM STORE e for de uma transportadora despachada pela loja ou matriz, o status do pedido precisa ser atualizado manualmente. Algumas transportadoras fazem a integração do status diretamente com o TOTVS OMNI, por exemplo o Correio, portanto essas transportadoras não precisam comunicar o status "Em transporte" manualmente pelo sistema. Essas transportadoras que não fazem a comunicação desse status, devem ser informadas no parâmetro DS_LST_TRANSPORT_OMNI.

Essa comunicação do status "Em transporte" só poderá ser realizada após o pedido ser faturado.


Imagem 1 - Após faturar o pedido e a loja ou matriz despachar o pedido, deve atualizar o status para "Em transporte". Pode ser feito pelo PDVFM077 ou PEDFM236.

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Gif 1 - No gif acima é possível observar que ao aceitar um pedido do tipo venda digital é vinculada a classificação configurada no parâmetro CD_OPER_PED_VENDADIGITAL.


Gif 2 - No gif acima é possível observar que ao aceitar um pedido do tipo E-commerce é vinculada a classificação configurada no parâmetro CD_OPER_PED_ECOMMERCE.

Ao selecionar um pedido de origem OMNI e pressionar o botão "Processar", o sistema iniciará uma comunicação com a OMNI para atualizar as informações do pedido e confirmar a aceitação do mesmo.

Tipos de pedido

Somente os pedidos de origem OMNI podem fazer requisições à plataforma da OMNI.