Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Documentações Relacionadas


01. VISÃO GERAL

A licença TOTVS I é uma licença utilizada para licenciar um pool de conexões (conjunto de conexões) para Web Services, abrangendo customização e/ou funcionalidades de produtos, como o Portal de Gestão de Capital Humano. A natureza controladora desta licença é simultânea.
Pool de conexões, ou connection pooling , é uma tecnologia usada para otimizar o uso de recursos associados a um Servidor de Aplicações. Nesta técnica, o servidor de aplicação gerencia uma coleção de conexões para fornecer serviços a diversos usuários do sistema. Existem dois objetivos principais no uso do pool de conexões:
O primeiro é a escalabilidade, pois permite que um número menor de conexões físicas sejam compartilhadas para atender as solicitações de conexão de uma aplicação. Esse compartilhamento é possível usando o tempo ocioso da conexão para atender a outras solicitações da aplicação. Dessa forma, teremos um relacionamento 1:N, ou seja, uma conexão física pode atender N conexões lógicas de usuários.
O segundo é a performance, pois minimiza o alto custo de estabelecimento de conexões. Esse alto custo se refere a junção de recursos necessários para alocar memória, criar processo servidor e recursos necessário para estabelecer conexões. O pool de conexões minimiza esse custo, mantendo sempre conexões pré-estabelecidas, sem a necessidade de abrir e fechar, repetidamente, conexões físicas.


Se você ainda não possui essa licença, entre em contato com seu ESG (Executivo de Soluções de Negócio) para adquirir e obter mais informações. Quanto à quantidade de licenças, entre em contato com seu Gerente de Contas, pois deverão ser avaliados infraestrutura, picos de acesso e outros detalhes inerentes a cada ambiente. Essa investigação deverá ser realizada por um Arquiteto de Soluções, que deve encaminhar essa demanda junto ao Gerente da conta para verificar a quantidade de licenças necessárias para atender à Empresa.

O caso de licenças para produtos tem relação com os tipos de contratos que o cliente pode ter com a TOTVS.
Lembrando que o TOTVS I é um Agrupador de Negócios, mesmo que o servidor de aplicação utilize tecnologia de connection pooling, é necessário verificar se a licença consumida é a TOTVS I.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

O webservice consumirá a licença TOTVS I conforme um webservice padrão. 

Para habilitar esse comportamento é necessário adicionar a chave abaixo na configuração do webservice: MODULE=7 

Exemplo:

[JOB_WS]
type=webex
environment=P12127MNTDBEXP
instances=5,10
PrepareIn=18, D MG 01 
SIGAWEB=WS
INSTANCENAME=WS
ONSTART= _WSSTART
ONCONNECT=__WSCONNECT

MODULE=7


03. DOCUMENTAÇÕES RELACIONADAS