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CONTEÚDO


01. Configuração fiscal


No processo de instalação do PDV Omni podemos encontrar dois cenários:

  1. Novos ambientes, que engloba:
    1. Houve troca/formatação de máquina.
    2. Trata-se de uma loja nova, onde está sendo instalado tudo pela primeira vez.
    3. Máquinas que já utilizam o TOTVS Varejo e Franquias, mas não tenham o TOTVS PDV Móvel.
  2. Alteração de produto, que engloba:
    1. Máquinas que já utilizam o TOTVS Varejo e Franquias e/ou TOTVS PDV Móvel.


Modelo fiscal NFCe


Importante

ANTES DE INICIAR, CERTIFIQUE-SE QUE OS PRÉ-REQUISITOS INFORMADOS NO DOCUMENTO DE REQUISITOS FORAM ATENDIDOS.

Importante

Para utilização de modelo fiscal NFC-e para o estado de SP é necessário a solicitação de utilização deste modelo junto a SEFAZ-SP. Em caso de utilização de modelo NFC-e como primário se atentar ao fato de não possuir contingencia EPEC para emissão de NFC-e implementado no sistema, sendo esse o único modelo de contingencia utilizado para NFC-e no estado de SP. (http://www.nfce.fazenda.sp.gov.br/NFCePortal/)


Com a loja já possuindo o TOTVS Varejo e Franquias e o TOTVS PDV Móvel vendendo normalmente, ou seja, trata-se de uma alteração de produto, não é necessário realizar nenhuma alteração para o PDV Omni no quesito configuração, pois o mesmo utiliza a mesma configuração do TOTVS PDV Móvel.

Certifique-se que o TOTVS PDV Móvel está realizando vendas normalmente e na sequencia abra o PDV Omni.

Para realizar a abertura do PDV Omni, realize o duplo clique sobre o ícone abaixo. O mesmo é encontrado na área de trabalho do computador.

Imagem 3: Ícone da área de trabalho do PDV Omni


Ao realizar a abertura, o PDV Omni irá apresentar algumas mensagens na tela sobre a configuração do mesmo. Porém ao finalizar sua configuração ele irá apresentar a tela de login sem nenhum alerta ou popup informativo.

Imagem 4: Tela de login do PDV Omni

Realize o login no PDV Omni e realize uma venda teste.

Caso a possua apenas o TOTVS Varejo e Franquias e nunca instalou/utilizou o TOTVS PDV Móvel, certifique-se que as configurações estão corretas, conforme os passos abaixo. E na sequência é só realizar a abertura do PDV e realizar a venda teste.

Para efetuar as configurações de modelo fiscal acesse o PDV Omni e efetue login 

Na tela inicial acesse o menu lateral e configurações do sistema

 Imagem 5: Tela inicial do PDV Omni com indicativo para acessar as configurações do sistema


Imagem 6: Tela inicial de configuração PDV Omni shop


 Imagem 7: Tela aba de configuração por PDV Omni com indicativo para alteração de configurações



Imagem 8: Tela alteração de configurações por PDV Omni com indicativo para definição de série e número Nfce



Caso o modelo fiscal não esteja configurado, selecione a opção NFCE  e em seguida salve as configurações.

*Ao selecionar o modelo fiscal NFCE, pode ser que o combo ao lado não aparece o PDV e as informações de série. O mesmo só será apresentado após a leitura do QRCode ou abertura do PDV pela primeira vez.


Lembre-se de validar as demais configurações descritas neste documento antes de realizar a venda teste.

Caso ocorra alguma falha na finalização da venda teste, tanto no PDV Omni no computador ou no celular, entre em contato com o suporte TOTVS.


Modelo fiscal SAT


Importante

ANTES DE INICIAR, CERTIFIQUE-SE QUE OS PRÉ-REQUISITOS INFORMADOS NO DOCUMENTO DE REQUISITOS FORAM ATENDIDOS.


Com a loja já possuindo o TOTVS Varejo e Franquias e o TOTVS PDV Móvel vendendo normalmente, ou seja, trata-se de uma alteração de produto, não é necessário realizar nenhuma alteração para o PDV Omni no quesito configuração, pois o mesmo utiliza a mesma configuração do TOTVS PDV Móvel.

Certifique-se que o TOTVS PDV Móvel está realizando vendas normalmente e na sequencia abra o PDV Omni.

Para realizar a abertura do PDV Omni, realize o duplo clique sobre o ícone abaixo. O mesmo é encontrado na área de trabalho do computador.

Imagem 9: Ícone da área de trabalho do PDV Omni


Ao realizar a abertura, o PDV Omni irá apresentar algumas mensagens na tela sobre a configuração do mesmo. Porém ao finalizar sua configuração ele irá apresentar a tela de login sem nenhum alerta ou popup informativo.

Imagem 10: Tela de login do PDV Omni


Realize o login no PDV Omni e realize uma venda teste.

Caso a possua apenas o TOTVS Varejo e Franquias e nunca instalou/utilizou o TOTVS PDV Móvel, certifique-se que as configurações estão corretas, conforme os passos abaixo. E na sequência é só realizar a abertura do PDV e realizar a venda teste.

Para efetuar as configurações de modelo fiscal acesse o PDV Omni e efetue login 

Na tela inicial acesse o menu lateral e configurações do sistema


Imagem 11: Tela inicial do PDV Omni com indicativo para acessar as configurações do sistema


Imagem 12: Tela de configurações por loja do PDV Omni com indicativo para definição do modelo fiscal e configurações do SAT


Caso o modelo fiscal não esteja configurado, selecione a opção SAT e também informe os dados do hardware, como o modelo do hardware, a porta COM onde o mesmo está conectado e a chave de ativação. Em seguida, salve as configurações. Após preenchimento dos dados e hardware devidamente conectado no PDV Servidor, clique em no botão Associar para realizar a geração da assinatura e após confirmação de equipamento associado, clique no botão Ativar para que o hardware seja ativado na sefaz e liberado para operações dentro do PDV.


                                      Imagem 13: Tela de configurações por loja do PDV Omni com indicativo para associação de AC do equipamento SAT


                               Imagem 14: Tela de configurações por loja do PDV Omni com indicativo para ativação do equipamento SAT


Obs.: Função de associação/ativação disponível na versão 3.2.130.0 ou superiores, caso esteja configurando ambiente com versão inferior, é necessário intervenção manual conforme abaixo.

Obtenha a assinatura do hardware e realize o UPDATE na tabela SAT. 

A assinatura pode ser obtida de 3 formas:

  1. Coletando a assinatura através de um XML de venda realizada no equipamento anteriormente no TOTVS Franquias e Redes Retaguarda.
  2. Através do TOTVS PDV, acessando a tecla O e em seguida Informações Fiscais
  3. Através do software de ativação do fabricante do hardware

Após obter a chave, preenche no comando abaixo e aplicar no banco de dados

UPDATE sat SET assinatura_ac = ''

image2021-8-19_20-33-6.png


Abra o pgAdmin e realize o UPDATE criado



Lembre-se de validar as demais configurações descritas neste documento antes de realizar a venda teste.


Modelo fiscal MFE


Importante

ANTES DE INICIAR, CERTIFIQUE-SE QUE OS PRÉ-REQUISITOS INFORMADOS NO DOCUMENTO DE REQUISITOS FORAM ATENDIDOS.


Considerando que o PDV Omni obtém as mesmas configurações do TOTVS PDV Móvel e o TOTVS PDV Móvel não realiza vendas para o modelo fiscal MFE, por enquanto não irá existir um cenário que seja de alteração de produto para esse modelo fiscal.

Para realizar a configuração do MFE em um novo ambiente, é necessário realizar o download do novo Driver de comunicação direta disponibilizado pela SEFAZ CE e também o arquivo .ini da configuração local. Ambos estão disponíveis para download AQUI.


Importante

Antes de realizar a instalação do novo DriverMFE, confirme que o caixa do TOTVS PDV (PDV antigo) está fechado. Após a atualização do Driver o PDV antigo não será mais aberto de forma funcional, mas sim com as operações de vendas desabilitadas. Com essas funções desabilitadas, não será possível fechar o caixa posteriormente.

Ou seja, antes de realizar a operação, caso a loja tenha o TOTVS Varejo e Franquias funcional, feche o caixa antes de iniciar o processo de configuração da MFE para o PDV Omni shop.


Ao realizar o download desses arquivos, execute o DriverMFE_Instalador-x86-01.05.13a.exe e não é necessário realizar nenhuma alteração, podendo seguir a sequencia de cliques abaixo. É possível que na instalação do Driver seja solicitado o encerramento do processo do Monitor e do Comunicador, que podem ser encerrados. Ao finalizar a instalação o .exe será finalizado e o arquivo readme.txt será aberto.


Imagem 18: Tela inicial do instalador do driver da SEFAZ-CE


Imagem 19: Tela secundaria e final do instalador do driver da SEFAZ-CE



Quando finalizada a instalação do Driver,  abra o configurador do Configurador TOTVS PDV Móvel e realize a configuração do modelo fiscal como SAT informando o código de ativação* do aparelho MFE e mantendo a obtenção de porta automática marcado. Após gravar o modelo, altere para MFE e salve novamente, conforme os passo abaixo. Por default o configurador é aberto no navegador padrão da máquina, que na maioria das vezes trata-se do Internet Explorer. Caso seja possível, copie o link do Configurador e abra-o no navegador Google Chrome ou Microsoft Edge.

*Os códigos de ativação encontrados até o momento são uma sequencia de 8 (oito) dígitos 0 (zero): 00000000


Imagem 20: Tela inicial do PDV Omni com indicativo para acessar as configurações do sistema


Imagem 21: Tela ide configuração do PDV Omni por loja com indicação para definição do modelo fiscal e configuração do MFE


Imagem 22: Tela de configurações por loja do PDV Omni com indicativo para associação de AC do equipamento MFe


 Imagem 23: Tela de configurações por loja do PDV Omni com indicativo para ativação do equipamento MFe


Obs.: Função de associação/ativação disponível na versão 3.2.130.0 ou superiores, caso esteja configurando ambiente com versão inferior, é necessário intervenção manual conforme abaixo.

Obtenha a assinatura do hardware e realize o UPDATE na tabela SAT. 

A assinatura pode ser obtida de 3 formas:

  1. Coletando a assinatura através de um XML de venda realizada no equipamento anteriormente no TOTVS Franquias e Redes Retaguarda.
  2. Através do TOTVS PDV, acessando a tecla O e em seguida Informações Fiscais.
  3. Através do software de ativação do fabricante do hardware.

Após obter a chave, preenche no comando abaixo e aplicar no banco de dados

UPDATE sat SET assinatura_ac = ''

image2021-8-19_20-33-6.png


Ao finalizar os processos acima, finalize as demais configurações (TEF, impressora e adicionais) descritas neste documento, ou se preferir, realize todas as configurações antes de reiniciar a máquina e depois a reinicie. E na sequencia abra o PDV Omni e realize uma venda teste.


02. Configuração TEF

Para realizar a configuração com o TEF é necessário realizar a abertura do PDV Omni , o mesmo encontra- se na área de trabalho da máquina conforme ícone abaixo.

Imagem 24: Ícone da área de trabalho do PDV Omni


Ao acessar o PDV Omni, informe o login e senha e na sequencia clique sobre o botão ENTRAR.

Imagem 25: Tela de login do PDV Omni


Após o processo de login será apresentada a tela inicial do PDV Omni

Imagem 26: Tela inicial do PDV Omni com indicativo para acessar as configurações do sistema


Quando apresentada a tela de configuração do sistema, a mesma lista os tipos de configurações possíveis. Selecione a aba Parametros e encontre na grade o tópico de configuração de TEF.


Imagem 27: Tela de configuração de parametros com indicativo de configuração de TEF

 Clique sobre o mesmo, com isso ele irá expandir os parâmetros para que seja possível altera-los.

Imagem 28: Tela de Parâmetros de configuração de TEF PDV Omni


  • O servidor TEF corresponde ao servidor de comunicação onde encontra-se o Sitef instalado. Nesse campo deve ser informado o IP do servidor.
  • A empresa TEF corresponde ao código de 8 dígitos disponibilizado pela SE para a loja. Normalmente esse código corresponde a uma sequencia de 3 (três) ou 4 (quatro) dígitos 0 (zero) acompanhado do código da loja. Por exemplo: 00012345.
  • O servidor TEF auxiliar serve para quando existe um segundo servidor TEF disponível, para contingencia. Também deve ser informado o IP do mesmo.
  • A empresa TEF auxiliar, normalmente, é o mesmo do código da empresa TEF.
  • Os parâmetros de terminal TEF, terminal TEF auxiliar e utiliza cartão digitado, podem ser preenchidos com valor 0.


Informe os parâmetros e quando finalizar o processo de preenchimento, clique no botão SALVAR PARÂMETROS apresentados no final da tela. Caso seja salvo com sucesso, o Configurador irá apresentar uma mensagem de confirmação.

Imagem 29: Ilustração da edição realizada com sucesso dos parâmetros de TEF nas configurações do sistema


*Caso o PDV já tenha sido aberto antes do processo de configuração, é necessário que o mesmo seja fechado e reaberto para poder realizar a leitura dos novos parâmetros. Sempre que um parâmetro é alterado, é necessário realizar a reabertura do mesmo para que o PDV Omni receba as informações atualizadas.


03. Configuração da impressora

Para realizar a configuração da impressora é necessário realizar a abertura do PDV Omni, o mesmo encontra- se na área de trabalho da máquina conforme ícone abaixo.

Imagem 30: Ícone da área de trabalho do PDV Omni

Imagem 31: Tela de login do PDV Omni


Após o processo de login será apresentada a tela inicial do PDV Omni

Imagem 32: Tela inicial do PDV Omni com indicativo para acessar as configurações do sistema



Quando apresentada a tela de configuração do sistema, a mesma lista os tipos de configurações possíveis. Selecione a aba PDV e encontre na grade o tópico de configuração de impressora.

Caso a loja já utilizasse o TOTVS PDV Móvel anteriormente, será carregado na tela as informações da impressora que o mesmo utilizava e consequentemente será a mesma que o PDV Omni irá utilizar. Caso nunca tenha utilizado o TOTVS PDV Móvel, irá apresentar a tela sem configurações pré definidas. Abaixo, segue o exemplo de como a tela é apresentada quando recuperada as configurações do TOTVS PDV Móvel


Para realizar a configuração da impressora, precisa ser informado qual o tipo de comunicação que ela irá utilizar. Por exemplo na imagem 45 apresentada nesse documento a impressora é da marca Bematech, modelo MP-100S TH e está conectada na COM 7, devidamente configurada como tipo "SERIAL",

Caso a impressora possua outro tipo de comunicação (serial, impressora de rede, spooler ou USB) é só marcar o tipo e preencher os campos apresentados para cada um dos mesmos. Após preencher os dados solicitados da impressora, salve as alterações da tela clicando sobre o botão no final da página "SALVAR IMPRESSORA PADRÃO".


Imagem 33: Tela de configuração de PDV com indicativo para configuração de impressora padrão


Para cadastrar uma impressora por PDV é necessario selecionar o PDV na grade e nas configurações alterar a impressora por PDV.


Imagem 34: Tela de configuração de PDV com indicativo para alteração das configurações


Imagem 35: Tela de configuração de PDV com indicativo para configuração de impressora especifica por PDV



Após finalizar o processo de gravação, reinicie as APIs do TOTVS PDV Móvel encerrando os processos Totvs.Pdv.ApiConsole.exe e Totvs.Pdv.ApiConsoleFiscal.exe e aguarde com que ambos sejam iniciados novamente.

*Caso o PDV já tenha sido aberto antes do processo de configuração, é necessário que o mesmo seja fechado e reaberto para poder realizar a leitura dos novos parâmetros. Sempre que um parâmetro é alterado, é necessário realizar a reabertura do mesmo para que o PDV Omni receba as informações atualizadas.



04. Configurações adicionais

Por default, quando instalado o TOTVS PDV Móvel o mesmo já possui algumas configurações padrão. Porém em alguns clientes, os mesmos precisam ser alterados.

Abaixo, segue as alterações necessárias de acordo com o cliente

4.1. On premise 

Para clientes on premise é necessário desabilitar o uso do cupom promocional do retaguarda e também habilitar a permissão de cancelamento para os perfis de Gerente, Supervisor e Administrador.

Segue abaixo o passo a passo para a alteração cupom promocional e das permissões, onde é necessário realizar a abertura do PDV Omni ,  o mesmo encontra-se na área de trabalho da máquina conforme ícone abaixo

Imagem 40: Ícone da área de trabalho do PDV Omni


Ao acessar o PDV Omni, informe o login e senha e na sequencia clique sobre o botão ENTRAR.

Imagem 41: Tela de login do PDV Omni


Após o processo de login será apresentada a tela inicial do PDV Omni

Imagem 42: Tela inicial do PDV Omni com indicativo para acessar as configurações do sistema


Quando apresentada a tela de configuração do sistema, a mesma lista os tipos de configurações possíveis. Selecione a aba Parametros e encontre na grade o tópico de configuração de sistema, clique sobre e o sistema irá expandir as configurações.

Imagem 43: Tela de configuração de parametros com indicativo para configuração do sistema

Imagem 44: Tela de configuração de parâmetros com indicativo para configuração do cupom promocional


Desabilite o checkbox caso o mesmo esteja marcado e clique no botão SALVAR PARÂMETROS apresentados no final da tela. Caso seja salvo com sucesso, o Configurador irá apresentar uma mensagem de confirmação.

Imagem 45: Ilustração da confirmação com sucesso das alterações de parametros do sistema


Após a gravação desse parâmetro, navegue para a tela de Perfis de usuário


Imagem 46: Ilustração para localizar o acesso a tela de Perfis de usuário nas configurações do sistema


Selecione o perfil que deseja alterar, iremos apresentar aqui o perfil de Gerente. Quando selecionado, as permissões atribuídas a esse perfil serão apresentadas.


Imagem 47: Ilustração das permissões atribuídas a um perfil nas configurações de sistema


Expanda a opção de cancelamento e habilite a permissão "Permite realizar cancelamento de venda". E na sequencia, salve o perfil.

Imagem 48: Ilustração da permissão "Permite realizar cancelamento de venda" habilitada para o perfil Gerente nas configurações do sistema


Imagem 49: Ilustração da confirmação da alteração de permissão para o perfil de usuario gerente


Repita essa mesma operação para o perfil de Administrador e Supervisor.

*Caso o PDV já tenha sido aberto antes do processo de configuração, é necessário que o mesmo seja fechado e reaberto para poder realizar a leitura dos novos parâmetros. Sempre que um parâmetro é alterado, é necessário realizar a reabertura do mesmo para que o PDV Omni receba as informações atualizadas.


  • Sem rótulos