Árvore de páginas

COMENTÁRIOS GERAIS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO NÍVEL DE PARAMETRIZAÇÃO

Disponível a partir da versão 12.1.2312, o cálculo adicional do histórico de valores detalhados em contas por centro de custo/operação/local(valores operacionais) passou a ter possibilidade de configuração de nível de detalhamento da abertura em contas para outras cinco formas adicionais além da atual padrão, totalizando seis níveis de parametrização.

Desta forma o objetivo é reduzir o grande volume de registros operacionais trabalhados pelo cálculo adicional que, atualmente, resume os valores iniciais pela seguinte chave: centro de custo/operação/nível1/nível2/nível3/componente agrupando os valores operacionais do mês tanto para custo quanto para orçamento. A finalidade da redução inicial do volume dos registros operacionais é traduzir em volume menor de registros resultantes com possibilidade de melhora na performance do cálculo e, principalmente, reduzir o tempo de deleção de registros gerados em caso de reprocessamento de um período processado anteriormente. Sendo assim, o banco de dados pode ter um trabalho mais brando na execução da deleção dos registros por estarem em quantidade menor.

Os níveis de parametrização estão presente no cálculo tanto para custo quanto para orçamento.


PROCEDIMENTOS E PRÉ-REQUISITOS

O parâmetro disponível para possibilitar o nível de detalhamento de agrupamento dos valores iniciais sai com valor padrão 1 que é o nível atual de resumo dos valores. A configuração do parâmetro é feita através do módulo de Parâmetros na seção CSTG e entrada FG_NIVELABERT_CCOPLOCCTA tendo os seguintes valores válidos:

1-Centro de Custo/Operação/Nível1/Nivel2/Nivel3/Componente/Conta(valor padrão atual);

2-Centro de Custo/Operação/Nível1/Nivel2/Componente/Conta;

3-Centro de Custo/Operação/Nível1/Componente/Conta;

4-Centro de Custo/Operação/Componente/Conta;

5-Centro de Custo/Operação/Conta;

6-Centro de Custo/Componente/Conta.

Ponto de atenção: é importante salientar que o cliente deverá preencher com um, e somente um, valor para o parâmetro. Isto significa que, por exemplo, se escolher a opção 3 NÃO serão gerados dados de nível 2 (setor) e nível 3 (talhão), não sendo possível a visualização de custos detalhados em conta por nível 2 e nível 3.  Ou seja, será possível visualizar custos por Conta, Centro de Custo, Operação, Nível1(fazenda) e Componente. E assim por diante.


REGRAS

O valor padrão atual é representado pelo número 1 mas se o valor colocado no parâmetro for zero, nulo ou maior 6 será equivalente ao nível 1 de configuração.

A cada possibilidade de configuração a informação suprimida é gravada com valor 0 na tabela resultante do cálculo, por exemplo:

O valor 3 de configuração suprime o nivel2 e nível3, referente ao local de produção, na seleção inicial dos valores operacionais e é gravado valor 0 em cada coluna na tabela resultado do cálculo que representa cada uma das informações.


As telas de processamento não tiveram mudanças, somente as regras de negócio executadas pelas rotinas.

Valores de Custo

Valores de Orçamento


MOVIMENTAÇÕES

A consulta Sumário por Período - Conta localizada no aplicativo Orçamentos e Custos - Relatórios, CSTG_REL, teve mudança visual para adequação de cada possibilidade parametrizada que suprime algumas informações e impossibilita a escolha desta informação ou filtragem por ela inclusive de outras informações dependentes dela.
Observação: Parametrização com valor 6-Centro de Custo/Componente/Conta suprime a opção de Substituir a produção das operações pelas produções informadas no CUSTAG presente na consulta.

Abaixo as variáveis disponíveis e filtros para cada possibilidade adicional:

Parametrização valor 2-Centro de Custo/Operação/Nivel1/Nivel2/Componente/Conta:

Parametrização valor 3-Centro de Custo/Operação/Nivel1/Componente/Conta;

Parametrização valor 4-Centro de Custo/Operação/Componente/Conta;

Parametrização valor 5-Centro de Custo/Operação/Conta;

Parametrização valor 6-Centro de Custo/Componente/Conta.