Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tabelas utilizadas


Essa visão será liberada através de pacote de expedição contínua do financeiro/backoffice com data igual ou superior .

Importante

Para o funcionamento deste recurso, se faz necessário a configuração do Smart View em seu ambiente conforme a documentação: Smart View - Configuração do produto Protheus integrado ao Smart View

01. VISÃO GERAL

A Smart View - Previsão de comissões (FINSV047) disponibiliza as informações e valores referentes aos títulos a receber em aberto que geraram pagamento de comissão a um ou mais vendedores na emissão ou que irão gerar na baixa e aos pedidos de venda em aberto que possuem configuração para geração de comissão.

No caso dos pedidos de venda, os valores podem sofrer alteração visto que o cálculo de determinados impostos somente se realizarem no momento do efetivo faturamento.

O usuário pode escolher se deseja ou não visualizar os pedidos de venda.

No padrão, o primeiro nível de agrupamento é dos dados vendedor. O segundo nível de agrupamento classifica os registros entre "Título original", "Título renegociado" e "Pedido de venda".

É possível filtrar o vencimento pelo título original ou pelor títulos renegociados, mas o valor previsto da comissão é demonstrado sempre nos títulos originais. Sendo assim, o parâmetro MV_COMILIQ não tem nenhum efeito nesse objeto de negócio. Ao filtrar pelos títulos renegociados, se não houver título renegociado com saldo em aberto dentro do período de vencimento filtrado, o título original não será exibido.

Títulos sem saldo não serão exibidos, a não ser que tenham sido liquidados pela rotina de Liquidação (FINA460) e os títulos renegociados desse processo tenham saldo.

Permite ao usuário informar o valor de alíquota (em %) para cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte (IR), demonstrando o valor do IR calculado e o valor líquido estimado de comissão.

Títulos de crédito (nota de crédito ao cliente e recebimento antecipado) não são apresentados.

Esse objeto de negócio não está preparado para ambientes que possuem mais de cinco campos de vendedores no pedido de venda ou no título a receber.

Os valores acessórios (VA) sempre são somados/subtraídos do valor da comissão, independentemente dos parâmetros somar juros/subtrair descontos. Esse parâmetros se aplicam exclusivamente ao juros e desconto do legado, isto é, calculados com base nos campos E1_PORCJUR, E1_VALJUR, E1_DESCFIN. Esse e outros comportamentos do objeto de negócio estão em harmonia com a rotina de Comissões (FINA440).

Esse objeto de negócio não relaciona título a receber com pedido de venda. Em vez disso, apresenta ambas as entidades de forma independente.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Ao executar a visão de dados, deverão ser informados os parâmetros da tela e as informações serão demonstradas da seguinte maneira:


Ao executar a tabela dinâmica, deverão ser informados os parâmetros da tela e as informações serão demonstradas da seguinte maneira:

03. TABELAS UTILIZADAS

  • SE1 - Títulos a receber 
  • SED - Cadastro de naturezas
  • SA1 - Cadastro de cliente
  • SA3 - Cadastro de vendedor
  • SC5 - Pedido de venda
  • SC6 - Itens do pedido de venda


04. ACESSO AO OBJETO VIA MENU DO PROTHEUS

O objeto de negócio Previsão de comissões pode ser executado via menu do Protheus através do programa FINSV047.