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  • TOTVS - Integração Winthor - Instalação e Configuração do TOTVS VAREJO SUPERMERCADOS PDV

CONTEÚDO


  • Informações de pré-requisitos, equipamentos e ambiente Oracle para a instalação do ACRUXMONITOR integrado com Winthor. Essas informações são necessárias para preparação do ambiente nas atividades a serem executadas.
  • No ambiente de homologação não é necessário solicitar licença de PDV, somente a licença para uso em homologação. Quando a implantação for em ambiente de produção, é necessário solicitar as licenças de PDV junto ao CST.
  • Não é possível ter um ACRUXMONITOR em ambiente de HOMOLOGAÇÃO e outro em ambiente de PRODUÇÃO na mesma camada de rede.
  • O sistema não deve ser utilizado em postos de gasolina, perfumarias e farmácias.
  • Todos os equipamentos utilizados devem possuir endereço IP fixo.
  • Não poderão ser utilizados checkouts já existentes, bem como, séries de notas fiscais já utilizadas, devendo ser cadastrados novos checkouts com nova numeração de série para as notas fiscais emitidas pelos mesmos. Tanto o número do checkout quanto a série de nota fiscal do mesmo poderão ter no máximo 3 dígitos cada.
  • Não poderão existir finalizadoras cadastradas na rotina 2039 em duplicidade com a filial 99, ou seja, tomando como exemplo a finalizadora DINHEIRO, a mesma não poderá estar cadastrada na filial 1 e 99 simultaneamente. Ou cadastra as finalizadoras individualmente para cada filial, ou todas devem ser cadastradas exclusivamente na filial 99.
  • Legenda:
    • (C) – Informação alimentada automaticamente no processo de carga (rotina 2156)
    • (M) – Informação necessita ser incluída manualmente no ACRUXMONITOR.


1.       Atualizar Sistema Operacional

  • Antes de executar os passos seguintes, verifique se o sistema operacional WINDOWS está devidamente atualizado para a última versão disponível segundo o fabricante do mesmo.

2.      Atualizar Rotinas Winthor

  • Para a correta integração entre o ERP WINTHOR e o ACRUXMONITOR é necessário que as rotinas abaixo estejam atualizadas:
    • PCSIS2011 mínima: 34.0.00.011
    • PCSIS2039 mínima: 34.0.00.065
    • PCSIS2044 mínima: 34.0.00.029
    • PCSIS2046 mínima: 34.0.00.005
    • PCSIS2052 mínima: 34.0.00.033
    • PCSIS2651 mínima: última disponível
  • ATENÇÃO: Caso as rotinas não estejam disponíveis no CCW, elas poderão ser baixadas neste link.

3.      Ajustar Parâmetros Winthor

  • Verificar se os parâmetros da presidência (rotina 132) números 4175=(ajustar conforme legislação estadual), 4706=(obrigatório informar uma marca), 4705=1521, 4691=S, 4701=MONITORPDVMIDDLE e 4702=MONITORPDVMIDDLE estão definidos para a filial que será utilizada com o PDV TVS.
  • ATENÇÃO: caso os parâmetros acima não sejam exibidos pela rotina 132, executar a opção PARAMETROS na rotina 814 versão 34.

4.      Cadastrar Finalizadoras Winthor

ATENÇÃO:

As finalizadoras devem ser cadastradas exclusivamente para cada filial, ou unicamente na filial 99.

Não podem existir finalizadoras duplicadas em filiais distintas (ex: finalizadora PIX na filial 2 e filial 99).


5.      Cadastrar Checkouts Winthor

ATENÇÃO:

Obrigatoriamente deverão ser cadastrados novos checkouts para utilização junto ao sistema ACRUX, e os mesmo deverão ser definidos como sendo do tipo PDV SUPER.

6.      Cadastrar Usuários Winthor

  • Cadastrar um usuário para ser administrador do ACRUXMONITOR.

ATENÇÃO:

O usuário obrigatoriamente deverá utilizar a matricula=10000 e login=10000. A senha desse usuário deve ser alterada para 5500. É indispensável que o mesmo esteja vinculado a um RCA para caso venha a ser utilizado como operador(a) de caixa. Não é necessário que o mesma esteja no grupo de operadores(as) ou fiscais de caixa.



  • 1.      Download e Instalação do Sistema

    • Verifique os pré-requisitos para o servidor do ACRUXMONITOR clicando aqui.
    • Execute o download do instalador clicando aqui:
      • ACRUXMONITOR (Install TOTVS Varejo Supermercados PDV - Monitor Windows NN.N.N.N.exe)
      • (*) Lembre-se de utilizar a versão mais recente.
      • (*) Não é recomendada a utilização do ACRUXMONITOR em ambientes Linux.
    • Instale e configura o SILVERLIGHT disponível nesse link.
    • Instale e configure o IIS / ORACLE CLIENT / ACRUXMONITOR conforme instruções disponíveis neste link.
    • Instale e configure o Client Oracle conforme instruções disponíveis neste link.
    • Não execute a instalação do ACRUXMONITOR em equipamento que estejam no DOMÍNIO. Remova o equipamento do DOMÍNIO, faça a instalação e configuração, e somente após retorne o equipamento para o DOMÍNIO.
    • Desabilite o firewall do equipamento onde o ACRUXMONITOR será instalado. Se for necessário, o mesmo poderá ser reativado e devidamente configurado posteriormente.
    • Execute a instalação do ACRUXMONITOR conforme instruções disponíveis neste
    • Concluída a instação, acesse os portais AcruxMonitor e AcruxMonitorPlus nos endereços:
    • Utilizar o navegador Microsoft Edge para acessar o AcruxMonitor (executar as Config. do navegador para funcionamento em modo Internet Explorer):


    2.      Solicitar Licença de Uso

    Antes de executar a instalação do ACRUX PDV, recomenda-se a obtenção das licenças através dos canais oficiais.

    3.      Configurações Adicionais do IIS

    • Após a instalação do IIS e do AcruxMonitor, é necessário executar configurações adicionais no IIS e no Windows.
    • Abra o IIS e localize o site do Acruxmonitor. Clique em configurações básicas e na tela que será exibida é necessário informar os dados de um usuário com permissão de administrador da máquina
    • Abra o IIS e localize o site do AcruxReportViewer. Clique em configurações básicas, e na tela que será exibida é necessário informar os dados de conexão de um usuário com permissão de ADMINISTRADOR da máquina.

    • No Windows, localize a pasta C5Client, e conceda todas as permissões de acesso para todos os usuários.


    • (C)– Informação alimentada automaticamente no processo de carga (rotina 2651).
    • (M) – Informação necessita ser incluída manualmente.
    • A nomenclatura das opções abaixo, indicam o caminho a ser percorrido no menu do AcruxMonitor.

    1.      Cadastros → Empresas → Cadastro de Empresas (C)

    • Equivalente a rotina 535 (PCFILIAL.CODIGO = TB_EMPRESA.NROEMPRESA).
    • Verificar se a FILIAL que será utilizada como EMPRESA está ATIVA.
    • Associar a empresa a respectiva divisão.

    2.      Cadastros → Empresas → Checkouts (C)

    • Os checkouts são equivalentes aos cadastros da rotina 2044.


    3.      Cadastros → Cadastro de CGO (M)

    4.      Cadastros → Empresas → Divisões (C)

    • As divisões permitem segmentar preços em regiões ou segmentos distintos tais como (varejo, atacado, região leste, região oeste, etc.).
    • A tributação é importada automaticamente das rotinas 514/271/4001/4004/4008.
    • Somete a tributação por região (rotina 271) pode ser utilizada. Rotina 574 ainda não está integrada.
    • Equivalente a rotina 519 (PCREGIAO = TB_SEGMENTO).

    5.      Cadastros → Empresas → Segmentos (C)

    • Tem como finalidade TIPIFICAR a empresa, exemplos: PADARIA, SUPERMERCADO, ATACAREJO, etc.

    6.      Cadastros → Usuários e Grupos → Grupos (M)


    • Equivalente aos SETORES da rotina 528.
    • Adicionar grupos para TI, GERENTES, FISCAIS DE CAIXA e OPERADOR(AS) DE CAIXA.

    7.      Cadastros → Usuários e Grupos → Grupos de Usuários (M)

    • Associar os usuários aos respectivos grupos.

    8.      Cadastros → Usuários e Grupos → Permissões (M)

    • Definir as permissões de acesso ao nível de grupo ou usuário para ACRUXMONITOR e ACRUX PDV.


    9.      Cadastros → Impressoras (C)

    • O cadastro de checkouts não será importado automaticamente do ERP Winthor.
    • Executar o cadastramento dos checkouts (equivalente a rotina 2044).

    10.      Cadastros → Pessoas → Clientes (C)

    • Verificar se os clientes (equivalente a rotina 302) foram importados.

    11.      Cadastros → Pessoas → Cadastro de Pessoas (C)

    • Verificar se os clientes (equivalente a rotina 302) foram importados.

    12.      Cadastros → Produtos e serviços → Produtos (C)

    • Verificar se os produtos (equivalente a rotina 203) foram importados.

    13.      Cadastros → Produtos e serviços → Tributações (C)

    • A tributação é importada automaticamente das rotinas 514/574/201/271/4001.
    • Verificar se as tributações (equivalente as rotinas 514/271/574) foram importadas.

    14.      Cadastros → Produtos e serviços → Motivos de devolução de venda (M)

    • Cadastrar os motivos utilizados conforme política da empresa

    15.      Auditoria → Motivos de liberações/cancelamento/descontos (M)

    • Cadastrar os motivos utilizados conforme política da empresa

    16.      Cadastros → Formas e condições de pagamento → Formas de pagamento (C)

    • Verificar (clicando na lupa) se as formas e prazos de pagamento (equivalente as rotinas 522/523/2039) foram importados.


    17.      Cadastros → Formas e condições de pagamento → Formas de Pagamentos por Impressora (M)

     

    18.      Config. → Config. do AcruxMonitor → DF-e → Certificado (M)

    • Configuração geral para todos os PDVs (utilizado pelo painel DFE).
    • Importar primeiramente o arquivo do certificado digital no ambiente de produção.

    • Executar a seguinte consulta select * from tb_parammonvalor a where upper(a.parammon) like upper('%Cert%'); no ambiente do MONITORPDV. Será apresentada uma tela como abaixo.
    • Copiar o conteúdo do campo VALOR da linha 1 para a linha 2.

    • Não deixar nenhum espaço ou linha em banco após o final da cadeia de caracteres.

    19.      Config. → Config. do AcruxMonitor → DF-e → Geral  → Assinatura

    • Configurar os 4 itens.

    20.      Config. → Config. do AcruxMonitor → DF-e → Geral  → ID Token CSC Homologação/Produção

    21.      Config. → Config. do AcruxMonitor → DF-e → Geral  → Token / CSC Homologação/Produção

    22.      Config. → Config. do AcruxMonitor → DF-e → Web Services  → Ambiente

    23.      Config. → Config. do AcruxMonitor → DF-e → Web Services  → Protocolo SSL

    24.      Config. → Config. do AcruxMonitor → Exportações → Exportar Movimento → Exporta venda homologação

    • Definir se exporta ou não as vendas em homologação para o ERP.

    25.      Config. → Config. do AcruxMonitor → Gerais → Integração


    26.      Config. → Config. de PDVs → Balanças → Etiquetas (M)


    27.      Config. → Config. de PDVs → Clientes (M)

    • Configuração individual por PDV.


    28.      Config. → Config. de PDVs → DF-e → Certificado (M)

    • Configuração individual por PDV.
    • Importar primeiramente o arquivo do certificado digital no ambiente de produção.


    • Executar a consulta select * from tb_parampdvvalor a where upper(a.parampdv) like upper('%Cert%') no ambiente do MONITORPDV. Será apresentada uma tela como abaixo.
    • Copiar o conteúdo do campo VALOR da linha 1 para a linha 2.


    • Não deixar nenhum espaço ou linha em banco após o final da cadeia de caracteres.

    29.      Config. → Config. de PDVs → DF-e → Geral → Assinatura (M)

    30.      Config. → Config. de PDVs → DF-e → Geral  → Token / CSC Homologação/Produção

    31.      Config. → Config. de PDVs → DF-e → Web services → Ambiente (M)

    • Definir se utilizará o ambiente de Homologação ou produção.
    • (*) Recomenda-se deixar o campo Data limite em homologação em branco, a fim de evitar a mudança automática para o ambiente de Produção
    • ATENÇÃO: após essa data, o PDV passará ao ambiente de PRODUÇÃO automaticamente. Nesse caso é necessário atentar as datas de entrada em operação que em muitos casos são adiadas, e isso pode causar problemas caso não tenha manutenção correta na nova data de entrada em operação.

    32.      Config. → Config. de PDVs → DF-e → Web services → Protocolo SSL (M)

    33.      Config. → Config. de PDVs → DF-e → NFC-e → Adiciona a quantidade embalagem (M)

    34.  Config. → Config. de PDVs → DF-e → NFC-e → Agrupar itens (M)


    35.  Config. → Config. de PDVs → DF-e → NFC-e → Configurações impressora (M)

    ATENÇÃO:

    ·       É necessário executar o cadastro de todas as alíquotas de ICMS líquidas (BASE DE CÁLCULO - % DE REDUÇÃO), tal qual era feito no antigo ECF.

    ·       O ISS deve ser definido como 0 para que o sistema compreenda tratar-se de alíquota de ICMS.

    ·       Utilize essa consulta para identificar as alíquotas utilizadas pelo cliente: SELECT DISTINCT(CODECF) FROM PCTRIBUT WHERE MENSAGEM <>'OBSOLETA-NAO USAR' ORDER BY CODECF;


    ATENÇÃO:

    ·       é necessário executar o cadastramento de todas as FORMAS DE PAGAMENTO, tal qual era feito no antigo ECF.


    36.  Config. → Config. de PDVs → DF-e → NFC-e → Código geral de operação

    37.  Config. → Config. de PDVs → DF-e → NFC-e → Considerar cliente identificado (M)

    38.   Config. → Config. de PDVs → DF-e → NFC-e → Número de série (M)

    39.   Config. → Config. de PDVs → DF-e → NFC-e → Popular “cProd” cód. Alternativo

    40.   Config. → Config. de PDVs → DF-e → NFC-e → Sem GTIN (M)

    41.   Config. → Config. de PDVs → DF-e → NFC-e → Tipo identificação quando valor exigido (M)

    42.   Config. → Config. de PDVs → Gerais → Modo de operação (M)



    43.   Config. → Config. de PDVs → Impressoras (M)

    • Ajustar os parâmetros conforme processos operacionais do cliente.

    44.   Config. → Config. de PDVs → Impressoras → Impressoras Fiscais (M)

    • Ajustar os parâmetros conforme processos operacionais do cliente.

    45.  Config. → Config. de PDVs → Impressoras → Sangrias (M)

    • Ajustar os parâmetros conforme necessidade operacional do cliente

    46.  Config. → Config. de PDVs → Regras de Negócios → Brindes Surpresas (M)

    • Ajustar todas as opções do grupo.

    47.  Config. → Config. de PDVs → Regras de Negócios → Combos de Produtos (M)

    • Ajustar todas as opções do grupo.

    48.  Config. → Config. de PDVs → Regras de Negócios → Preços por Embalagens (M)

    • Ajustar todas as opções do grupo.

    49.  Config. → Config. de PDVs → Regras de Negócios → Regras de Incentivos (M)

    • Ajustar todas as opções do grupo.

    50.  Config. → Config. de PDVs → Seguranças → Autenticações (M)

    • Ajustar todas as opções do grupo.

    51.  Config. → Config. de PDVs → TEF (M)

    • Ajustar os parâmetros conforme processos operacionais do cliente nas opções abaixo:
      • → Config. de PDVs → TEF → Config. CliSiTef = VAZIO
      • → Config. de PDVs → TEF → GSurf = VAZIO
      • → Config. de PDVs → TEF → Servidor

    52.  Config. → Config. de PDVs → TEF → TOTVS Pagamento Digital (M)

    • Ajustar os parâmetros conforme processos operacionais do cliente nas opções abaixo:

    53.  Config. → Temas de PDVs (M)

    54.  Config. → Proteções de telas de PDVs (M)

    • Tamanho padrão das imagens: 1024x768

1.      Rotina 2651

  • Utilizado para enviar dados atualizados do Winthor para o AcruxMonitor (copia do banco do Winthor para o banco MONITORPDVMIDDLE que faz o papel do banco do ERP do TOTVS VAREJO SUPERMERCADOS).
  • O processo pode ser agendado diretamente na rotina 2651.

2.      Cargas → Cargas para AcruxMonitor

  • Utilizado para enviar dados atualizados do MONITORPDVMIDDLE para o MONITORPDV (bancos de dados do AcruxMonitor).
  • O processo de atualização é automatizado. Essa funcionalidade só deve ser utilizada para forçar atualizações.

3.      Cargas → Cargas para PDVs

  • Utilizado para enviar dados atualizados do AcruxMonitor para os PDVs.
  • O processo de atualização é automatizado. Essa funcionalidade só deve ser utilizada para forçar atualizações.
  • Não esqueça de selecionar a loja e o PDV que receberá a carga.

4.      Comunicações → Comandos para PDVs

  • Utilizado para enviar carga de parâmetros do AcruxMonitor para os PDVs (obrigatório reiniciar a aplicação do PDV).
  • O processo de atualização é manual. Essa funcionalidade deve ser utilizada sempre que houver alteração de parâmetros.
  • Não esqueça de selecionar a loja e o PDV que receberá a carga.

5.      Fluxo do Envio de Informações ERP → PDV


    • Equipamentos DELL tipo OPTIPLEX 3000 podem necessitar de configurações adicionais na BIOS para realização do boot via pen drive. Para maiores informações a respeito clique aqui.

1.       Para configurações do self-checkout seguir as instruções disponibilizadas nos links abaixo:
PDV Self-Checkout


2.      Compreendendo a sinalização visual do Acrux PDV

A figura acima ilustra os recursos com sinalização visual utilizados pelo PDV. Da esquerda para a direita, cada ícone tem sua finalidade conforme detalhado abaixo:

  • 1º) Quando aceso, sinaliza que o PDV NÃO está licenciado.
  • 2º) Quando aceso, sinaliza que o PDV está conectado ao AcruxMonitor.
  • 3º) Quando aceso, sinaliza que o PDV está conectado ao servidor do SITEF.
  • 4º) Quando aceso, sinaliza que o PDV está recebendo carga de informações.
  • 5º) Quando aceso, sinaliza que uma tecla de função foi acionada no teclado operador.
  • 6º) Quando aceso, sinaliza que existe um desconto ativo.
  • 7º) Quando aceso, sinaliza que o cliente foi identificado.
  • 8º) Quando aceso, sinaliza que a bobina de papel está chegando ao fim.
  • 9º) Quando aceso, sinaliza que o equipamento SAT está conectado ao sistema.

3.      Configuração de teclado (M)

  • Poderão ser utilizadas até 3 Config. de teclados distintas para cada filial.
  • Para acessar a configuração de teclado, utilize a combinação de teclas SHIFT+CTRL+ALT+T.

  • (*) A tecla de <EXECUTAR FUNÇÃO> será utilizada para acionar funcionalidades complementares do produto.

4.      Configuração de BALANÇA / PINPAD / IMPRESSORA (M)

  • Pressione a tecla programada para <EXECUTAR FUNÇÃO>. Será apresentada a tela abaixo:

  • Informar o Usuário e Senha conforme configurado na instalação do AcruxMonitor. Será apresentada a tela abaixo:

  • Selecionar a opção de CONFIGURAÇÃO DE PERIFÉRIOS e teclar ENTER. Será apresentada a tela abaixo:


  • Informar o Usuário e Senha conforme configurado na instalação do AcruxMonitor.

  • Selecionar o periférico desejado e teclar ENTER. Será apresentada a tela abaixo onde as informações necessárias deverão ser preenchidas.


1.      Atualização do Acrux Update

  • Informar os dados de acesso aos ambientes MONITORPDV e MONITORPDVMIDDLE.


2.      Atualização do Acrux Monitor

  • Esse alerta indica que novas versões do ACRUX MONITOR estão disponíveis para atualização. Clique

  • Acesso o ACRUX UPDATE e clique na opção HISTÓRICO DE ATUALIZAÇÃO


  • A tela abaixo será exibida com todas as versões disponíveis para atualização.

  • No exemplo acima, como existem várias atualizações pendentes, basta selecionar a última que todas as demais serão automaticamente selecionadas e executadas pelo sistema. Depois de selecionado, clique com o botão direito do mouse sobre a mesma e mande executar a atualização.

  • O sistema alertará que todas as atualizações serão executadas. Confirme a aguar a execução do processo.


3.      Atualização do Acrux PDV

  • Esse alerta indica que novas versões do ACRUX PDV estão disponíveis para atualização. Clique sobre os mesmos para iniciar o processo de atualização.

  • Selecione a loja e o PDV que deseja atualizar. No exemplo abaixo, como existem várias atualizações pendentes, basta selecionar a última que todas as demais serão automaticamente selecionadas e executadas pelo sistema. Depois, de selecionado, basta clicar no botão ENVIAR.