Árvore de páginas


01. VISÃO GERAL

Ao clicar no ícone de lápis para começar a inserir dados no seu relatório, a tela de edição será exibida.

No lado esquerdo, temos três colunas que são utilizadas para configurar o relatório.

Vamos conhecer os detalhes de cada uma agora.

Na primeira coluna, Conteúdo, é possível visualizar a estrutura do relatório.

Um relatório é composto por capítulos que têm páginas dentro.

Ao clicar no menu de 3 pontinhos, é possível inserir páginas, capítulos, duplicar capítulos ou renomear os mesmos.

Na segunda coluna, Conjunto de Dados, você verá os atributos e as métricas que oferecem uma fonte de dados consolidada para a geração do relatório.

Esta coluna apresenta os subgrupos de dados para que você selecione aqueles que deseja.

Cada produto pode haver uma ou mais fontes de dados, portanto, os subgrupos variam de acordo com o produto.

Os dados são divididos em duas categorias:

    • Atributos: ícones verdes;
    • Métricas: ícones laranjas.

Os atributos (verdes) oferecem um contexto para gerar os relatórios e embasar os cálculos.

As métricas (laranjas) apresentam as medidas empresariais e os indicadores de desempenho.

Para incluir um atributo ou métrica em um relatório, basta selecionar e arrastar até o relatório ou dar um duplo clique.

Quando combinados, formam relatórios detalhados com diversos tipos de cenário, de acordo com o que a pessoa selecionar.

O clique no menu de 3 pontinhos permite acessar as opções:

    • Classificação crescente
    • Classificação decrescente
    • Mostrar dados...
    • Atualizar conjunto de dados
    • Criar métrica...
    • Criar atributo

A opção Mostrar dados abre uma tela com todos os dados disponíveis para pré visualização. 

O ícone da direita permite realizar o download de todos os dados em três formatos: XSL, PDF e CSV.

O ícone da esquerda, quando clicado, envia todos os dados da pré-visualização para o relatório.

Na terceira coluna, Ferramentas, estão as ferramentas para que a visualização dos dados no relatório possa ser ajustada.

Esta coluna possui três abas:

    • Formato
    • Filtro
    • Editor

Na aba Formato estão as ferramentas para editar visualmente o relatório, ou seja, alterar a cor, tamanho, alinhamento e a posição da fonte.

Além disso, também é possível editar os títulos das tabelas e do relatório.

Na aba Filtro estão todos os filtros disponíveis para serem aplicados no relatório, sendo que são exibidos todos os que estão aplicados.

É possível arrastar qualquer métrica ou atributo da coluna conjunto de dados para que sejam utilizados como filtros.

Para incluir, basta arrastar até a coluna de edição da aba Filtro.

Na aba Editor ficam os atributos e as métricas que estão no relatório.

Ao clicar no atributo ou na métrica com o botão direito do mouse, um menu se abre com diversas opções de configuração.

02. ANEXO - PDF