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01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS RH

Linha de Produto:

Linha Protheus

Segmento:

RH

Módulo:

TOTVS RH (Linha Protheus) - Ponto Eletrônico (SIGAPON)

Função:PONM110
País:Brasil
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DRHJORNPRT-6861


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Disponibilizar uma nova interface para gestão de Banco de Horas com a possibilidade de selecionar os funcionários e realizar o Cálculo Mensal, o Fechamento e Reabertura do Banco de Horas.

03. SOLUÇÃO

Disponibilizada a nova rotina de Gestão de Banco de Horas, PONM110.

A rotina Gestão de Banco de Horas estará no Menu padrão do Ponto Eletrônico a partir da release 12.1.2410 do Protheus.
É possível cadastrar a rotina PONM110 no menu, utilizando o módulo Configurador para as releases anteriores

Exemplo do cadastro da rotina: 

A nova interface disponibiliza todas as funcionalidades em uma barra de botões na parte superior e um Browse para a seleção dos funcionários.
Quando nenhum funcionário estiver selecionado os botões estarão desabilitados.

Tela de Gestão de Banco de Horas

Ao abrir a tela todos os funcionários serão apresentados, respeitando as restrições de acesso do usuário logado, a opção de filtro abre a tela para a construção dos filtros e facilita a seleção dos registros.
As perguntas do filtro são do tipo range o que permite selecionar registros específicos, separados por ; (Ponto e virgula), ou uma faixa De/Até, separada por (Traço).

Exemplo:

Filiais? = 01;02-05; → Irá selecionar a filial 01 e todas as filiais entre 02 e 05.

Ao clicar em Filtrar e Selecionar os registros serão filtrados e marcados.

Opções para filtro dos funcionários

Quando pelo menos um funcionário for selecionado os botões serão habilitados.
As rotinas chamadas pelos botões serão executadas apenas para os funcionários selecionados.

Tela com botões habilitados

O botão de Ajuda abre a documentação da rotina (esta página) no navegador de internet padrão.

Botão de ajuda

O botão Lançamentos abre a tela de manutenção de Banco de Horas para o funcionário posicionado no browse.

Botão de Lançamentos

A tela de Manutenção de Banco de Horas é aberta para edição.

Tela de manutenção de banco de horas

Dica

Não é necessário marcar o funcionário no browse, apenas posicionar. 

A opção de Cálculo irá executar a rotina de Cálculo Mensal, PONM070, para os funcionários selecionados com dois diferenciais:

  • Utilizar Período de Apontamento
    • Ao selecionar essa opção o sistema irá utilizar o período de apontamento definido nos parâmetros MV_PONMES e MV_PAPONTA para realizar o cálculo, independente da data base do sistema.
      não sendo necessário informar o período inicial e final nas perguntas.
  • O cálculo irá atualizar apenas o Banco de Horas, nenhuma verba será gerada dos resultados, para isso utilize a rotina de cálculo mensal no menu Miscelânea → Cálculos → Cálculo Mensal.

Cálculo mensal executado pela tela de gestão de banco de horas

A opção de atualizar apenas o Banco de Horas também foi disponibilizada na rotina de cálculo mensal, com a nova pergunta "Apenas Banco de Horas?".

Opção Sim -  Atualizará apenas a tabela SPI - Banco de Horas.

Opção Não - Atualizará as tabelas SPI - Banco de Horas e SPB - Resultados.

Informação

Para criar a pergunta "Apenas Banco de Horas?" na rotina de cálculo mensal é necessário executar o UPDDISTR com o pacote de dicionários diferencial disponibilizado na expedição continua do RH com data 12/04/2024 ou superior.

O botão de fechamento apresenta duas opções: Fechamento por Vencimento e Fechamento por Período/Horas.

Botão com as opção para fechamento do banco de horas

Fechamento por Vencimento


Importante

Para utilizar o Fechamento por Vencimento é necessário atualizar o sistema executando o UPDDISTR com o pacote da Expedição Contínua do RH com data 12/07/2024 ou superior.

Dica

Saiba mais sobre o Fechamento por Vencimento acessando a página DT Fechamento do Banco de Horas por Vencimento


Para utilizar o Fechamento por Vencimento é necessário informar os Meses para Vencimento dos eventos do Banco de Horas na rotina de Manutenção de Banco de Horas.
Cada evento terá uma Data de Vencimento, sendo a Data do Evento + Meses para Vencimento.
A Data de Vencimento é a data limite para que o evento seja Compensado, após essa data o evento será baixado.

Meses para vencimento do banco de horas

Exemplo 

Fechamento realizado no Dia 31/05/2024

Perguntas para o Fechamento por Vencimento


Os lançamentos presentes serão separados da seguinte forma:

  • Eventos vencidos (Destacados em azul): São os eventos com data de vencimento menor que a data de fechamento do banco, esses eventos serão baixados, sendo enviados para os resultados quando não houver a compensação.
  • Eventos  para compensação (Destacados em amarelo): Eventos que não estão vencidos, mas podem ser utilizados para realizar a compensação dos eventos vencidos.
  • Eventos não considerados (Destacados em vermelho): Os eventos que ocorreram após a data de fechamento do Banco não serão considerados para o o fechamento.

Após executar o fechamento temos os eventos baixados:

  • Apenas eventos do mesmo Centro de Custo são utilizados na compensação.
  • A Hora Extra do dia 02/05/2024 foi utilizada parcialmente para compensar a Falta do dia 04/01/2024, com isso foi gerado um novo registro separando o que foi utilizado.

Nos resultados foi gerado o saldo do centro de custo 000000002.
Não foi gerada nenhuma verba para o centro de custo 000000001, pois todos os eventos vencidos foram compensados.

Fechamento por Período/Horas


A opção de Fechamento irá apresentar as perguntas para realizar o fechamento do Banco de Horas.

Algumas perguntas menos utilizadas foram retiradas para simplificar o processo. Todas as perguntas continuam disponíveis na rotina de fechamento de Banco de Horas, PONM080.

Quando o fechamento é executado pela rotina de Gestão de Banco de Horas os registros na tabela de Banco de Horas, SPI, sempre serão mantidos, alterando o status para baixado. Isso possibilita a reabertura do Banco de Horas, caso necessário.

Ao confirmar as perguntas o fechamento é realizado para os funcionários selecionados.

A Reabertura do Banco de Horas possibilita excluir as verbas geradas nos resultados e lançamentos mensais (quando realizada a integração com a folha de pagamento) e retorna os eventos do Banco de Horas para o status aberto.

Não é exibida nenhuma pergunta para a Reabertura e é apresentada a tela para os funcionários selecionados.

Para mais informações sobre a reabertura do Banco de Horas acesse: DT Reabertura do Banco de Horas.

O botão para impressão do Extrato do Banco de Horas só estará disponível para ambientes com a release 12.1.2210 ou superior e LIB versão 20240226 ou superior.

O relatório utilizado é o Extrato de Banco de Horas em Smart View, por isso é necessário ter configurado a integração do Protheus com o Smart View.
Saiba mais sobre o Smart View no Protheus acessando este documento: Smart View no Protheus.
Também é necessário configurar a autenticação com Token Protheus.

Ao clicar em Extrato o sistema irá apresentar a tela com as perguntas, além do período desejado é possível selecionar se deseja utilizar as horas valorizadas ou não e em qual formato deseja gerar o relatório, sendo as opções PDF e XLSX (Excel).

Após confirmar a geração do relatório será apresentada uma tela para selecionar em qual pasta deseja salvar o arquivo.

O arquivo será gravado na pasta escolhida 

A opção Vencimento atualiza os Meses para Vencimento do Banco de Horas para os funcionários selecionados

Nas perguntas temos:

  • Meses para Vencimento: Quantidade de meses que será somada à data do evento para definir a data de vencimento.
  • Atualizar Lançamentos: Quando marcada o sistema irá atualizar a Data de Vencimento dos eventos presentes no Banco de Horas.
  • Lançamentos a partir de: Data inicial para filtro dos eventos, utilizado quando a opção Atualiza Lançamentos estiver marcada, quando vazia atualiza todos os registros do Banco de Horas




04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Não há.

05. ASSUNTOS RELACIONADOS