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Conteúdo

01. COMUNICA RH

O Comunica RH permite ao RH criar comunicados diversos para os colaboradores de forma fácil e simples, podendo notificá-los a existência do comunicado disponível.

Para visualizar os comunicados cadastrados por aquele usuário deve acessar o módulo de Folha de Pagamento no menu 'Configurações >> Gestão de Comunicados'. Os registros são exibidos ordenados por data de criação decrescente.

São exibidos dez registros por página.

É necessário que o usuário que está visualizando e/ou cadastrando os comunicados esteja vinculado a funcionário ou externo;

Não serão criados comunicados e/ou notificações para funcionários:

  • Demitidos;
  • Com admissão para o próximo mês;
  • Com data de demissão ou data fim no caso de externos preenchida;
  • Com data de admissão ou data de inicio no caso de externos maior que a data atual.

Para cadastrar um novo comunicado, deve-se seguir o processo demonstrado abaixo:

Caso não existam registros cadastrados por aquele usuário, a imagem abaixo será exibida:


Para cadastrar um novo comunicado clique em 'Novo Comunicado', e informe um título e um texto para o comunicado, pode selecionar caso deseje uma imagem, podendo escolher entre os formatos vertical ou Horizontal, caso opte por não escolher como prefere a imagem, esta será exibida por default como Horizontal. Poderá inserir apenas formatos .png, .jpg, .gif, com as seguintes especificações:

  • Vertical:
    • Tamanho mínimo: 443px;
    • Altura mínima: 537px.
  • Horizontal:
    • Tamanho: 1333px;
    • Altura mínima: 249px.

Caso a imagem não atenda essas especificações poderá ser redimensionada manualmente.


 

Caso insira um formato inválido irá apresentar a mensagem abaixo:

Poderá clicar em 'Visualizar Comunicado'  para verificar a exibição do comunicado antes de finalizar o cadastro:

 

Clique em 'Avançar' para seguir com o processo:

Preencha o título e subtítulo que será enviado na notificação:

Clique em 'Avançar' para selecionar os filtros de envio:


Será obrigatório selecionar ao menos a coligada para envio. Apenas a coligada do contexto do usuário que está realizando o cadastro será exibida para a seleção.

Ao selecionar a coligada os campos de 'Função' e 'Filial' serão habilitados para seleção, porém não são obrigatórios;

Caso selecione uma filial, será habilitado o campo 'Departamento' que não será obrigatório.

Caso selecione o departamento é obrigatório ter uma Filial selecionada.

A partir da versão: 12.1.2402.111 também estará disponível os campos 'Fórmula' e 'Matrícula'. Estes campos serão habilitados ao selecionar a 'Empresa', porém não são obrigatórios. Estes campos seguem as seguintes regras:

  • Fórmula: Permite selecionar apenas uma fórmula. É possível realizar a busca de fórmulas por título/descrição da fórmula ou pelo código. As fórmulas retornadas seguem as seguintes regras:
    • Ser uma fórmula de seleção;
    • Pertencer ao módulo 'Folha de Pagamento';
    • Pertencer a coligada do contexto. 

      OBS: Esta opção deve ser utilizada com cautela, pois pode onerar o funcionamento do processo. 

  • Matrícula: Permite selecionar até dez matrículas. É possível realizar a busca de matrículas por nome do colaborador ou pela matrícula. Os colaboradores retornados seguem as seguintes regras:
    • Situação diferente de 'Z - Admissão Próximo Mês';
    • Situação diferente de 'D - Demissão';
    • Não possuir data de demissão;
    • Data de admissão deve ser menor ou igual a data atual.  

É obrigatório selecionar uma data e hora de publicação (deve ser maior que a data e hora atual) ou deve marcar a flag 'Enviar agora?'.

Se desejar enviar o comunicado para os externos deve marcar a flag 'Enviar para externos?';

É exibida uma mensagem de alerta informando que se estiver em um ambiente local, as notificações serão enviadas imediatamente, esta mensagem é apenas informativa e não impede de seguir com o processo.

Clique em 'Criar Comunicado' e confirmar em 'Sim, estou ciente'.


Aguarde enquanto é processado (esta ação pode levar um tempo a depender da quantidade de funcionários do filtro selecionado).


O comunicado será salvo com o status 'Aguardando', após o envio da notificação o status será alterado para 'Enviado'.


É possível que o cadastro seja realizado com uma data e hora de publicação e ao ser enviado esta data e hora ser modificada, isso ocorre em caso de utilizar ambiente local, onde a notificação é enviada de forma imediata, desta forma é alterada para a data e hora que ocorreu o envio do Job.

Caso deseje atualizar a tela do 'Gestão de Comunicados', deve clicar com botão direito do mouse em algum local da tela e clicar na opção 'Atualizar' como mostra a imagem abaixo:



Observação:

Para que a notificação seja enviada corretamente para os colaboradores em seu dispositivo é necessário observar as seguintes regras:

  • Possuir um token válido:
    • O usuário deve ter acessado o aplicativo ao menos uma vez após a atualização do MEU RH, pois através deste acesso será definido um token para o dispositivo;
    • O token será salvo na tabela: PUSERSDEVICESPUSHNOTIFICATION;
    • Este token é definido por aparelho e único por pessoa, caso o usuário troque de dispositivo este token será substituído após o primeiro acesso ao MEU RH, com o novo dispositivo.
  • Caso o aplicativo do Meu RH esteja aberto no momento do envio da notificação, o usuário não irá receber a notificação, no entanto será mantido o salvamento do log;
  • Possuir um comunicado com status 'Aguardando' ou 'Enviado'.

Exemplo do Job criado:

Exemplo da notificação:


02. RECORRÊNCIA NO CADASTRO DE COMUNICADOS

03. REENVIAR COMUNICADOS

04. BUSCA AVANÇADA NOS COMUNICADOS DO ERP

O objetivo é filtrar os comunicados por código, título, data de criação, status e/ou responsável.

Para realizar a busca avançada após acessar a aba de 'Gestão de Comunicados', clicar em 'Busca Avançada':


05. VISUALIZAR DETALHES DOS COMUNICADOS NO ERP

Para visualizar os detalhes dos comunicados, acessar a aba de 'Gestão de Comunicados', clicar nos três pontinhos (...) e clicar na opção 'Visualizar':

Horizontal

Vertical

06. APAGAR COMUNICADOS NO ERP

Somente comunicados que estejam com o status 'Aguardando' ou 'Rascunho' podem ser excluídos.

Caso exclua um comunicado cujo o Job vinculado a ele já esteja em execução, os usuários ainda receberão as notificações, caso o Job não tenha iniciado os usuários não receberão as notificações.

Deletar o comunicado não deleta a notificação.

Para excluir, acessar a aba de 'Gestão de Comunicados', clicar nos três pontinhos (...) e clicar na opção 'Apagar':


Caso o status seja diferente do permitido será apresentada uma mensagem de erro:


Se o status permitir apagar:


07. INATIVAR COMUNICADOS NO ERP

Esta opção tem como objetivo de inativar um comunicado para que os colaboradores não tenham mais o acesso, por algum motivo de expiração da informação ou um comunicado enviado incorretamente.

Somente comunicados que estejam com o status 'Enviado' podem ser inativados.

Caso inative um comunicado cujo o Job vinculado a ele já esteja em execução, os usuários ainda receberão as notificações, caso o Job não tenha iniciado os usuários não receberão as notificações.

Inativar o comunicado não inativa a notificação, porém não terá acesso ao conteúdo, somente a mensagem que foi personalizada para disparar a notificação.

Para inativar,  acessar a aba de 'Gestão de Comunicados', clicar nos três pontinhos (...) e clicar na opção 'Inativar':


Se o status não permitir inativar, será apresentado uma mensagem de erro:

08. APAGAR NOTIFICAÇÕES DO COMUNICA RH

O usuário do Meu RH poderá apagar as notificações através do sino de notificações, porém o comunicado correspondentes não será apagado, a não ser que o RH inative o comunicado.

Poderá apagar em lote.

Deve selecionar as notificações que deseja apagar e clicar em 'Apagar Notificações':

09. VISUALIZAR COMUNICADOS NO MEU RH

Os usuários do Meu RH poderão visualizar os comunicados publicados pelo RH, independente de terem recebido a notificação em seus dispositivos.

Serão exibidos dez comunicados por página.

Os comunicados são ordenadas pela data de publicação decrescente.

É necessário que se tenha uma data de publicação cadastrada no comunicado e que esta seja menor ou igual a data atual, para que o comunicado seja visualizado. 

Apenas comunicados com status 'Aguardando' ou 'Enviado' são exibidos.

Poderá realizar uma busca pelos comunicados através da data de publicação.

Serão exibidos os comunicados daquele colaborador de acordo com o contexto selecionado.

Para acessar ir na aba 'Comunica RH'. Esta aba somente será exibida se estiver utilizando o parâmetro de push notification.

Caso não possua registros será apresentado a imagem abaixo:

Caso possua resultados:


  


Caso clique na opção de 'Visualizar'




 


Caso não possua imagem:



Caso busque comunicados por data, deve selecionar uma data de inicio e fim e clicar em 'Filtrar'. Somente após preencher as datas será habilitado o botão de 'Filtrar'. Para limpar os filtros poderá clicar em 'Limpar Filtros'.


10. APAGAR COMUNICADOS NO MEU RH

Os usuários do Meu RH poderão apagar os comunicados que foram enviados pelo RH, porém não será possível visualizá-los novamente. Para visualizá-los novamente o RH terá

que enviar o comunicado novamente.


Para apagar os comunicados basta clicar no ícone abaixo:


OBS: Esse processo exclui apenas o registro da tabela: PCOMMUNICATECOLLABORATOR.


11. VISUALIZAR OS COMUNICADOS DO COLABORADOR NO ERP

Será possível visualizar os comunicados dos usuários através do menu 'Configurações >> Comunicados do Colaborador', conforme demonstra o print abaixo:


Também será possível excluir os registros selecionados.

12. PRINCIPAIS DÚVIDAS E ERROS CONHECIDOS 

1. O que acontece caso não execute o RM-Atualizador?

    • Não conseguirá seguir com os processos relacionados ao Comunica RH;
    • No Meu RH não exibirá os dados das notificações e comunicados;
    • No ERP irá apresentar as mensagens abaixo ao tentar executar os processos:


2. O que fazer se acontecer o erro abaixo ao clicar em 'Gestão de Comunicados'?


Verifique se o Host do servidor foi iniciado corretamente como administrador;

Verifique se foi realizada a configuração das portas corretamente no Host como indicado no item 2 deste documento.

3. O que fazer se acontecer o erro abaixo ao tentar visualizar ou inserir um novo comunicado?



Verifique se o usuário que está acessando está vinculado a um funcionário ou externo, caso não esteja é necessário realizar este vínculo.

4. O que fazer se ao reiniciar um Job aparecer o erro semelhante ao erro abaixo: 

Esta situação acontece quando um Job do mesmo tipo é reiniciado mais de uma vez e esta reinicialização foi feita antes do Job anterior finalizar a execução, sendo o mesmo Job ele utiliza os mesmos arquivos de logs e desta forma é necessário que sejam executados um por vez. 


Observações:

Para saber mais sobre as notificações, acessem: 32.0 Push Notification



  • Sem rótulos