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01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Varejo Franquias e Redes

Linha de Produto:

Franquias e Redes

Segmento:

Varejo

Módulo:

Vendas

Função:Processamento de Mensagens
País:Brasil
Ticket:
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVARLIVEBT-10895


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Algumas mensagens de vendas são processadas no servidor de fila porém não são incluídas no TVFR Retaguarda, causando assim uma ausência de vendas e divergência de informações.
Em análise ao problema, identificamos que esta situação só poderia ocorrer nos casos em que a rotina responsável pelo processamento da mensagem de venda não execute nada e também não gere nenhum erro pois o mesmo seria gravado no registro da mensagem no banco de dados e isso não ocorreu.
As únicas formas desse cenário ocorrer é:

  1. Caso a rotina identifique que o objectid da venda enviado na mensagem existe na tabela operacao e, neste caso, está correto pois a mensagem já foi processada então sai da rotina sem executar nada e atualiza a situação da mensagem para processado ( status=1 ).
  2. Se a validação anterior não for efetiva, a rotina valida se já existe uma mesma venda com essas informações: DataHora, Loja, Número Cupom e Número PDV. Também está correto pelo mesmo motivo do item anterior, porém identificamos casos em que cai nessa situação mas a venda gravada tem o ObjectID diferente do enviado na mensagem, ou seja, o PDV está enviando duas vendas iguais com IDs diferentes.
  3. Caso o parâmetro "9124  PDV Utiliza integração com EAI - Integração de Venda? (1=SIM | 0=NAO)" esteja habilitado.
  4. Caso, por algum motivo, não consiga associar os itens da venda ao objeto que será enviado para gravação da venda no banco de dados.


Acreditamos que os itens 3 e 4 possam estar causando o problema.

03. SOLUÇÃO

Após análise de todas as regras envolvidas na rotina de processamento da mensagem de venda identificamos que os itens 3 e 4, anteriormente mencionados, possam ter contribuido para o problema em questão e foram tratados da seguinte forma:

  • Removemos o trecho de código que tratava o parâmetro 9124. Esse parêmetro é algo antigo e não é mais usado pelo cliente, caso esteja ativo é por configuração incorreta.
  • A validação referente aos itens da venda foi alterada para gerar uma mensagem de erro na tabela e consequentemente não mudar o status do registro para processado.
  • Também identificamos que, em alguns casos, o campo IDReferencia da tabela de mensagens está ficando errado e realizamos um ajuste para corrigir esse problema.

04. DEMAIS INFORMAÇÕES

05. ASSUNTOS RELACIONADOS