Em Expedição, é possível criar ajustes e parâmetros no processo que serão refletidos na operação logística.
Ao clicar no botão Configuração, localizado no canto superior direito da tela inicial, você acessa as Configurações da expedição.
Ali, você consegue visualizar algumas das configurações possíveis do processo, a começar pela Automatização.
Clicando em Automatizar criação de processos, você pode configurar se deseja automatizar as etapas relacionadas ao processo de expedição no sistema.
Confira abaixo como funciona cada uma das opções de configuração:
Por documento disponível: selecionando essa opção, um novo processo de expedição será automaticamente criado a cada documento que for gerado ou importado.
Também é possível configurar a automatização por Agrupamento de processos. Isso quer dizer que serão agrupados num mesmo processo de expedição os documentos que pertencem ao mesmo grupo delimitado.
Confira as possibilidades de agrupamento:
Você ainda pode selecionar se quer agrupar por processo ou segregar por documento as configurações de Execução das atividades, Coleta na separação e Conferência.
Você ainda pode selecionar se quer agrupar por processo ou segregar por documento as configurações de Execução das atividades, Coleta na separação e Conferência.
Você ainda pode selecionar se quer agrupar por processo ou segregar por documento as configurações de Execução das atividades, Coleta na separação e Conferência.
O segundo tipo de configuração disponível é o de Seleção de estoque, onde é possível ajustar o Controle de validade e Selecionar quantidade diferente da solicitada.
Nos ajustes de Controle de validade é definida a vida útil da mercadoria a ser entregue e o seu prazo de entrega.
O primeiro passo é clicar no botão +Novo controle de validade.
Em seguida, você deve preencher os campos solicitados do novo controle de validade Por produto ou Por cliente.
No caso de ser Por produto, é necessário informar os campos de Prazo vida útil e Produto, além de vincular um cliente.
Se for Por cliente, basta informar o campo Prazo vida útil e selecionar um Cliente nos campos solicitados.
Uma vez informados os campos necessários para o controle de validade por produto ou por cliente, clique em Salvar.
Caso seja necessário incluir outro registro na sequência, clique em Salvar e novo.
Já em Selecionar quantidade diferente da solicitada é possível informar na seleção de estoque uma quantidade de mercadorias diferente daquela que foi informada no documento.
A próxima etapa de configurações da expedição diz respeito à Separação, onde é possível realizar os ajustes de Características de estoque e Troca de estoque.
Essas configurações também podem ser realizadas em Fluxo de processos no Configurador.
As configurações de Características de estoque permitem que o sistema solicite a inclusão das características do estoque no momento da separação.
Em Troca de estoque é possível efetuar a troca de estoque durante o processo de separação.
Você pode desabilitar a permissão, permitir a troca apenas para características iguais ou por qualquer característica.
Por último, é possível realizar as configurações de Conferência, com as opções:
Vamos conferir como você pode configurar cada uma delas:
É possível configurar:
Acesse o Artigo 3 EXPED - Como gerar um novo processo de expedição e confira os procedimentos necessários para a geração de um processo de Expedição.