CONTEÚDO

  1. VISÃO GERAL
  2. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
    1. Caminho
    2. Sobre o Inventário
    3. Incluir Novo Inventário
      1. Cadastrar membro
      2. Configurar
      3. Gerar Coleta
    4. Iniciar Inventário
    5. Finalizar Inventário
    6. Cancelar Inventário
  3. TELA INVENTÁRIO DE BENS
  4. TELA INVENTÁRIO DE BENS
  5. TABELAS UTILIZADAS
  6. TECNOLOGIAS HOMOLOGADAS

01. VISÃO GERAL

Nesta documentação estão descritos os procedimentos para cadastrar um Inventário de Bens no Módulo Patrimonial Web.

Pré-requisitos:

  • Atualizar o sistema para a release 24.07.001 ou release superior.
  • Criar os locais sintéticos e analíticos onde ficarão os bens

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Módulo Web > Patrimonial > Inventário de Bens

Imagem 1 - Menu de acesso

Sobre o Inventário

O inventário é a base para qualquer movimento que se faça dentro do sistema. A partir da criação dele será possível criar as coletas e gerar os relatórios.

A lista com todos os inventários aparece na página inicial do sistema, e as ações aparecem na primeira coluna, ao clicar nos 3 pontinhos (...).

Um inventário pode estar em apenas quatro status:

  • Pendente: Status inicial, ao criar o inventário;
  • Cancelado: Só pode ser cancelado caso inventário ainda não esteja iniciado;
  • Em Andamento: Inventário iniciado, a partir daqui o inventário só poderá ser finalizado;
  • Finalizado: Neste ponto, o inventário já foi concluído e só poderá gerar relatórios.

Incluir novo Inventário

Na página inicial, clique sobre o botão + Novo Inventário para cadastrar um Inventário.



Cadastrar Membros


A primeira etapa de criação de um inventário é a inclusão dos membros que irão trabalhar neste inventario.
Além dos dois membros nos campos de Responsável, é possível selecionar mais membros clicando no campo de check na tabela abaixo.

Responsável por eventuais ajustes: Pessoa responsável pelos registros relativos ao inventário no sistema. Pode ser a mesma pessoa responsável pelo inventário ou uma pessoa que responda para o responsável;
Responsável pelo inventário: Pessoa que responde pelo inventário.


Caso não encontre o colaborador na lista de membros, será necesário cadastrá-lo. Clique em + Cadastrar novo membro e informe:

  • Nome: Nome completo do novo membro que está sendo cadastrado;
  • Número de matrícula: Número da matrícula do novo membro;
  • Cargo atual: Cargo atual do novo membro;
  • Líder: Líder direto do novo membro. 

Clicar nos 3 pontinhos (...) em cada linha da tabela é possível editar ou excluir um membro. Só é possível excluir um membro que não tenha um líder selecionado.

Observação: cadastrar um novo membro não inclui ele como membro deste inventário, é necessário selecionar ele no check da tabela antes de avançar (a menos que insera ele nos campos de responáveis).

Após informar todos os dados, clique em avançar.

Configurar

Nesta etapa, deverá inserir a Descrição do Inventário, qual o Tipo ele se encaixa e deverá selecionar o Local Sintético ao qual ele estará alocado.

Ao selecionar um local sintético, todos os locais analíticos dentro dele serão inventariados. Se optar por selecionar locais sintéticos de menor grau, todos os locais sintéticos filhos também serão inventariados.

Na última etapa é possível ver quais os locais analíticos estão dentro do local sintético selecionado.

Sobre o Tipo de inventário: 

  • Anual: o inventário ocorre com periodicidade anual e geralmente ocorre juntamente com o fechamento do período;
  • Inicialsão inventários de cargas iniciais, por exemplo abertura de empresa. Geralmente são realizados para primeira inclusão dos bens no sistema;
  • Extinção ou Transformação: usado quando há encerramento de atividades de uma empresa ou alguma transformação relacionada á sua atividade;
  • Eventual: são inventários realizados sem uma periodicidade definida;
  • Transferência de responsabilidade: usado geralmente quando tem mudança de gestão.

Observação: a escolha do Tipo de inventário não altera qualquer mecânica dentro do sistema.


Após informar todos os dados, clique em avançar.

Gerar Coletas

Na última etapa da criação do inventário, será necessário informar os responsáveis por cada coleta.

Se souber o id do usuário que deseja atribuir à coleta, é possível digitá-lo e apertar a tecla TAB no teclado, isso fará com que o sistema pesquise e atribua automaticamente.



Se preferir, pode clicar na lupa para pesquisar a pessoa desejada.



Observação: os usuários listados não são os mesmos cadastrados na primeira etapa.

Após atribuir todos os responsáveis em cada coleta, clique em Finalizar. O inventário será criado e ficará com status Pendente.


Iniciar o inventário

Para começar o processo de coleta é necessário iniciá-la primeiro. Isso fará com que o sistema busque todos os bens e suas configurações como quantidade, local e plaqueta, por exemplo, e importe para o inventário.

Não necessariamente precisa ser na mesma hora, o operador pode esperar até o dia que desejar antes de iniciar.
Isto pode ser útil quando ainda houver ajustes a se fazer nos locais e bens, mas o responsável já quer deixar os inventários programados.

Clicar na célula de ações (3 pontinhos), e selecionar a opção Iniciar.


Após este ponto, o operador poderá usar o app para realizar as coletas.

Finalização

Na página inicial - listagem dos inventários - clique no menu de ações (3 pontinhos) do inventário desejado e depois clique em Finalizar.

Só é possível finalizar um inventário que esteja com status Em Andamento.


A finalização pode ocorrer de duas formas, solicitando ou não uma justificativa.

A justificativa só será necessária quando houverem itens com divergência.

Após finalizado, não é possível alterar o status novamente, nem mesmo cancelar.

Cancelamento

Na página inicial - listagem dos inventários - clique no menu de ações (3 pontinhos) do inventário desejado e depois clique em Cancelar.


Só é possível cancelar um inventário que esteja com status Pendente.

É necessário inserir uma justificativa para poder cancelar um inventário.


Após cancelado, não será possível mudar o status deste inventário.

03. TELA INVENTÁRIO DE BENS

Outras Ações / Ações relacionadas

Ação

Descrição

Coleta no Inventário de Bens

Visualização das coletas e divergências dentro do inventário de Bens

Relatório de Inventário de Bens

Visualização e exportação de relatórios dentro do inventário de Bens

Coletas no App.

Processo de coleta realizado dentro do app Coletor de Bens

04. TELA INVENTÁRIO DE BENS

Principais Campos e Parâmetros

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.

06. TECNOLOGIAS HOMOLOGADAS

Tipo de produtoERP Web
Sistema Operacional

Windows Desktop

PlataformaDesktop
NavegadorGoogle Chrome
Utilização/ExperiênciaAplicações Web em geral



  • Sem rótulos