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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Simular a Recomposição da Margem
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Simular a Recomposição da Margem
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas
  6. Tecnologias Homologadas

01. VISÃO GERAL

É possível simular a venda e a margem futura para os próximos 3, 7 ou 15 dias utilizando a Saída Média Diária, ou o Modelo de Machine Learning.

O Machine Learning é mais preciso, podendo diferenciar o volume de vendas pelos dias da semana.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Cenário > Mais Opções > Simular a Recomposição da Margem

Pré-Requisitos e Restrições

Criar Cenário, Filtrar resultados e selecionar produto(s)

Passo a Passo

Abra Cenário, ou, Crie Cenário e Filtre, selecione produto com valor no campo Prc.Novo maior que 0 (zero). São considerados na tela de simulação apenas os produtos que serão enviados ao ERP.

Clique no campo Mais Opções, selecione a opção: Simular a Recomposição da Margem.


Imagem 01 - Acessar tela Simular a Recomposição da Margem


Configuração

Para exibir a simulação da margem, selecione a quantidade de dias.

Caso haja mais de uma divisão, clique no campo Selecione a divisão e clique na divisão desejada.

Clique no campo Selecione qual nível da estrutura deseja visualizar, clique no nível desejado entre:

  • Departamento
  • Seção
  • Grupo
  • SubGrupo
  • Categoria


Imagem 02 - Configuração


Grid

o Grid é composto pelos campos:

  • Código
  • O nível selecionado na configuração
  • Preço Médio Sugerido
  • Quantidade de Vendas
  • Valor das Vendas
  • Margem %
  • Margem $

Além dos campos iniciais, que podem ser reordenados, há os campos:

  • Comp. Preço Novo com o Menor Preço%
  • Comp. Preço Novo com o Preço Médio%
  • Comp. Preço Vigente com o Menor Preço%
  • Comp. Preço Vigente com o Preço Médio%
  • Comp. Preço Atual com o Menor Preço%
  • Comp. Preço Atual com o Preço Médio%

Recompor a Margem

Clique no botão Recompor a Margem, informe um percentual para a nova margem (valor entre 0 e 100).

Clique no botão Analisar Produtos. Será redirecionado para a página de produtos selecionados para a recomposição da Margem.

Os produtos iniciam desmarcados, para aplicar novo Preço, selecione o(s) produto(s). Clique no botão Aplicar Novo Preço.

O valor das colunas Novo Preço Sugerido e Margem Novo Preço Sugerido aplicadas deverão substituir os antigos valores nas colunas Prc.Novo e Mrg.Prç.Novo% no grid.


Imagem 03 - Recompor Margem


O modelo de machine learning irá priorizar os produtos inelásticos no processo de recomposição. Irá verificar se a sua quantidade de predição futura calculada é melhor que a saída média do ERP.

Se for melhor, irá sugerir novos preços para se aproximar ao máximo da nova margem solicitada.

Se a saída média do ERP for melhor, irá sugerir o preço pela margem cadastrada com base no custo selecionado no cenário.

No final do processo irá exibir a nova margem futura projetada para o número de dias selecionado.

Reordenar Colunas

Clique no botão de engrenagem, localize o nome da coluna desejada e clique nas setas reorganizando da maneira desejada.


Imagem 04 - Reordenar Colunas


Colunas de Competitividade

Clique no botão de engrenagem, selecione um dos campos abaixo:

Comp. Preço Novo com o Menor Preço%

Comp. Preço Novo com o Preço Médio%

Comp. Preço Vigente com o Menor Preço%

Comp. Preço Vigente com o Preço Médio%

Comp. Preço Atual com o Menor Preço%

Comp. Preço Atual com o Preço Médio%.


Imagem 05 - Incluir colunas de Competitividade


Totais

Demanda Futura

É a quantidade de venda futura de cada produto marcado no grid para envio ao ERP conforme análise do modelo de machine learning.

O modelo de machine learning calcula uma demanda futura com base na elasticidade do produto e no seu histórico do último ano em cada loja.

Na sequência, compara o seu resultado com a saída média do ERP usando cálculos preditivos.

Se o valor da saída média do ERP for mais eficiente que o seu próprio cálculo, o modelo sugere a saída média do ERP.

Portanto, a quantidade de venda (ou demanda futura) pode conter em um mesmo produto, mas em lojas diferentes, quantidades calculadas pelo modelo e quantidades da saída média.


Exemplo de um produto selecionado com 2 lojas no grid para os próximos 3 dias:

Produto: Refrigerante


Empresa 1:

Saída média do ERP: 25 un (o modelo de machine learning definiu que a saída média é mais eficiente na empresa 1)


Empresa 2:

Demanda calculada pelo modelo: 31 un (o modelo de machine learning definiu que o seu cálculo é mais eficiente na empresa 2)


Total exibido no campo Quantidade de Venda: 25+31 = 56 un


Valor de Venda Futura

É previsão total de venda para os próximos 3, 7 ou 15 dias. É calculada com a soma da multiplicação do preço médio de cada produto com a demanda futura.

Quando o produto possui preços diferentes por embalagem ou por lojas, é utilizado o preço médio do produto entre os registros considerando a menor embalagem.


Exemplo de um produto selecionado com 2 embalagens diferentes no grid para os próximos 3 dias:


Produto: Refrigerante

Embalagem un: Preço Novo R$ 8,99

Embalagem Fardo com 6 un: Preço Novo R$ 49,99

Preço médio para cálculo da previsão do valor total de venda = 8,99 + (49,99/6) = 17,32 / 2 = 8,66


Margem Futura %

É a previsão da margem em percentual para os próximos 3, 7 ou 15 dias.

É calculada com base no preço médio de cada produto multiplicado pela demanda futura e aplicado em uma das fórmulas conforme parametrização existente no ERP.

As fórmulas podem ser: Margem Bruta, Margem Líquida ou Mark Down.

Quando o produto possui preços diferentes por embalagem ou por lojas, é utilizado o preço médio do produto entre os registros considerando a menor embalagem.


Exemplo de um produto selecionado com 2 embalagens diferentes no grid para os próximos 3 dias:


Produto: Refrigerante

Embalagem un: Preço Novo R$ 8,99

Embalagem Fardo com 6 un: Preço Novo R$ 49,99

Preço médio para cálculo da previsão do valor total de venda = 8,99 + (49,99/6) = 17,32 / 2 = 8,66


Margem Futura R$

É a previsão da margem em valor para os próximos 3, 7 ou 15 dias.

É a aplicação da margem em percentual sobre o Valor Total R$.


Comp.Prç.Novo Mnr.Prç.% 

É o resultado da soma do preço novo multiplicado pela demanda para os próximos 3, 7 ou 15 dias dividido pela soma do menor preço da concorrência também multiplicado pela

demanda para os próximos 3, 7 ou 15 dias.

Com isso obtém-se o índice de competitividade pela média ponderada dentro da categoria ou do cenário.


Exemplo de dois produtos da mesma categoria para os próximos 3 dias:


Produto: Refrigerante

Categoria: Bebidas

Empresa: 1

Demanda futura: 47 um

Preço: 2,79

Preço da Concorrência: 2,89

Total do Preço Novo: 2,79 * 47 = 131,13

Total do Menor Preço da Concorrência: 2,89 * 47 = 135,83


Comp.Prç.Novo Prç.Méd.%

É o resultado da soma do preço novo multiplicado pela demanda para os próximos 3, 7 ou 15 dias dividido pela soma do preço médio da concorrência também multiplicado pela

demanda para os próximos 3, 7 ou 15 dias.

Com isso obtém-se o índice de competitividade pela média ponderada dentro da categoria ou do cenário.


Exemplo de dois produtos da mesma categoria para os próximos 3 dias:


Produto: Refrigerante

Categoria: Bebidas

Empresa: 1

Demanda futura: 47 un

Preço Novo: 2,79

Preço Médio da Concorrência: 2,89

Total do Preço Novo: 2,79 * 47 = 131,13

Total do Preço Médio da Concorrência: 2,89 * 47 = 135,83


Produto: Suco

Categoria: Bebidas

Empresa: 1

Demanda futura 18 un

Preço Novo: 2,39

Preço Médio da Concorrência: 2,19

Total do Preço Novo: 2,39 * 18 = 43,02

Total do Preço Médio da Concorrência: 2,19 * 18 = 39,42


Percentual de competitividade da categoria Bebidas

131,13 (Total do Preço Novo Refrigerante) + 43,02 (Total do Preço Novo Suco) = 174,15 135,83 (Total do Preço Médio da Concorrência Refrigerante) + 39,42 (Total do Preço Médio da Concorrência Suco) = 175,25 Competitividade da Categoria = 174,15 / 175,25 = 99,37%


Comp.Prç.Vig.Mnr.Prç.%

É o resultado da soma do preço vigente multiplicado pela demanda para os próximos 3, 7 ou 15 dias dividido pela soma do menor preço da concorrência também multiplicado pela

demanda para os próximos 3, 7 ou 15 dias. Com isso obtém-se o índice de competitividade pela média

ponderada dentro da categoria ou do cenário.

Exemplo de dois produtos da mesma categoria para os próximos 3 dias:

Produto: Refrigerante

Categoria: Bebidas

Empresa: 1

Demanda futura: 47 un

Preço Vigente: 2,79

Menor Preço da Concorrência: 2,89

Total do Preço Vigente: 2,79 * 47 = 131,13

Total do Menor Preço da Concorrência: 2,89 * 47 = 135,83

Produto: Suco

Categoria: Bebidas

Empresa: 1

Demanda futura 18 um

Preço Vigente: 2,39

Menor Preço da Concorrência: 2,19

Total do Preço Vigente: 2,39 * 18 = 43,02

Total do Menor Preço da Concorrência: 2,19 * 18 = 39,42

Percentual de competitividade da categoria Bebidas

131,13 '(Total do Preço Vigente Refrigerante)' + 43,02 '(Total do Preço Vigente Suco)' = 174,15

135,83 '(Total do Menor Preço da Concorrência Refrigerante)' + 39,42 '(Total do Menor Preço da Concorrência Suco)' = 175,25

Competitividade da Categoria = 174,15 / 175,25 = 99,37%


Comp.Prç.Vig.Prç.Méd.%

É o resultado da soma do preço vigente multiplicado pela demanda para os próximos 3, 7 ou 15 dias dividido pela soma do preço médio da concorrência também multiplicado pela

demanda para os próximos 3, 7 ou 15 dias. Com isso obtém-se o índice de competitividade pela média

ponderada dentro da categoria ou do cenário.

Exemplo de dois produtos da mesma categoria para os próximos 3 dias:

Produto: Refrigerante

Categoria: Bebidas

Empresa: 1

Demanda futura: 47 un

Preço Vigente: 2,79

Preço Médio da Concorrência: 2,89

Total do Preço Vigente: 2,79 * 47 = 131,13

Total do Preço Médio da Concorrência: 2,89 * 47 = 135,83

Produto: Suco

Categoria: Bebidas

Empresa: 1

Demanda futura 18 un

Preço Vigente: 2,39

Preço Médio da Concorrência: 2,19

Total do Preço Vigente: 2,39 * 18 = 43,02

Total do Preço Médio da Concorrência: 2,19 * 18 = 39,42

Percentual de competitividade da categoria Bebidas

131,13 (Total do Preço Vigente Refrigerante) + 43,02 (Total do Preço Vigente Suco) = 174,15

135,83 (Total do Preço Médio da Concorrência Refrigerante) + 39,42 (Total do Preço Médio da Concorrência Suco) = 175,25

Competitividade da Categoria = 174,15 / 175,25 = 99,37%

Comp.Prç.Atual Mnr.Prç.%

É o resultado da soma do preço atual multiplicado pela demanda para os próximos 3, 7 ou 15 dias dividido pela soma do menor preço da concorrência também multiplicado pela

demanda para os próximos 3, 7 ou 15 dias. Com isso obtém-se o índice de competitividade pela média

ponderada dentro da categoria ou do cenário.


Exemplo de dois produtos da mesma categoria para os próximos 3 dias:


Produto: Refrigerante

Categoria: Bebidas

Empresa: 1

Demanda futura: 47 un

Preço Atual: 2,79

Menor Preço da Concorrência: 2,89

Total do Preço Atual: 2,79 * 47 = 131,13

Total do Menor Preço da Concorrência: 2,89 * 47 = 135,83

Produto: Suco

Categoria: Bebidas

Empresa: 1

Demanda futura 18 um

Preço Atual: 2,39

Menor Preço da Concorrência: 2,19

Total do Preço Atual: 2,39 * 18 = 43,02

Total do Menor Preço da Concorrência: 2,19 * 18 = 39,42

Percentual de competitividade da categoria Bebidas

131,13 '(Total do Preço Atual Refrigerante)' + 43,02 '(Total do Preço Atual Suco)' = 174,15

135,83 '(Total do Menor Preço da Concorrência Refrigerante)' + 39,42 '(Total do Menor Preço da Concorrência Suco)' = 175,25

Competitividade da Categoria = 174,15 / 175,25 = 99,37%


Comp.Prç.Atual Prç.Méd.%

É o resultado da soma do preço atual multiplicado pela demanda para os próximos 3, 7 ou 15 dias dividido pela soma do preço médio da concorrência também multiplicado pela

demanda para os próximos 3, 7 ou 15 dias. Com isso obtém-se o índice de competitividade pela média

ponderada dentro da categoria ou do cenário.


Exemplo de dois produtos da mesma categoria para os próximos 3 dias:


Produto: Refrigerante

Categoria: Bebidas

Empresa: 1

Demanda futura: 47 un

Preço Atual: 2,79

Preço Médio da Concorrência: 2,89

Total do Preço Atual: 2,79 * 47 = 131,13

Total do Preço Médio da Concorrência: 2,89 * 47 = 135,83

Produto: Suco

Categoria: Bebidas

Empresa: 1

Demanda futura 18 un

Preço Atual: 2,39

Preço Médio da Concorrência: 2,19

Total do Preço Atual: 2,39 * 18 = 43,02

Total do Preço Médio da Concorrência: 2,19 * 18 = 39,42


Percentual de competitividade da categoria Bebidas

131,13 (Total do Preço Atual Refrigerante) + 43,02 (Total do Preço Atual Suco) = 174,15

135,83 (Total do Preço Médio da Concorrência Refrigerante) + 39,42 (Total do Preço Médio da Concorrência Suco) = 175,25

Competitividade da Categoria = 174,15 / 175,25 = 99,37%


03. TELA Criar Cenário

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Criar CenárioConfiguração da tabela e produtos quem compõem o cenário.
Filtrar CenárioDescrição de cada filtro.

04. TELA Criar Cenário

Principais Campos e Parâmetros

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.

06. TECNOLOGIAS HOMOLOGADAS

O uso do Tipo de Produto em diferentes tecnologias não homologadas, como em Sistema Operacional, Plataforma, Navegadores e outros dispositivos, pode comprometer a segurança dos sistemas e está sujeito a situações não previstas, sem cobertura de suporte.
Tipo de produtoERP Web
Sistema OperacionalWindows Desktop
PlataformaDesktop
Navegador

Google Chrome

Utilização/Experiência

Aplicações Web em geral