Introdução:


Este documento tem por objetivo auxiliar na criação de um layout simples no Gerador de Saídas, para exemplificação de uso da ferramenta.

Neste exemplo será criado um relatório de Funcionários e seus dependentes, que pode ser seguido e depois adaptado para as necessidades do usuário.

Manual

Esta documentação tem como objetivo resumir o uso do Gerador de Saídas em um exemplo simples e prático. Aqui não serão explicados termos e componentes da ferramenta. Para acesso à estas e mais informações, acesse: Manual do Gerador de Saídas

Incluindo um novo Layout


  • Primeiramente, iremos acessar a visão do Gerador de Saídas (Contida em Gestão → Ferramentas de Análise → Gerador de Saída) e então, cadastrar um novo Layout do Gerador de Saídas. Determinaremos o Nome como "Funcionários e seus Dependentes" e então, selecionaremos uma categoria em que o usuário utilizado possui permissões:


  • Agora, vamos abrir o Layout recém criado para podermos editá-lo. Isso pode ser feito clicando duas vezes sobre o Layout cadastrado. Logo após, é apresentada a tela de parametrização do gerador de Saídas:

Editando e Parametrizando o Layout


  • Com a tela de parametrização aberta, iremos adicionar primeiramente um novo Contexto. Para este exemplo utilizaremos uma Consulta SQL simples, mas você pode utilizar toda a gama de Contextos diferentes suportados pelo Gerador de Saídas

Adicionando um Contexto


Contexto

Para aprender mais sobre o que é um contexto e a importância dele para o Gerador de Saídas, acesse: Manual - Contextos

  • Para adicionar o Contexto, iremos clicar em Contextos no canto inferior esquerdo da tela (Ou apertar F5 no teclado), acessar a aba recém habilitada Adicionar Contexto e então, selecionar Consulta SQL:


  • Agora basta selecionar a Consulta SQL cadastrada no sistema:


Consulta SQL

Abaixo a Consulta SQL que está sendo utilizada:

SELECT PFUNC.CHAPA, PFUNC.NOME, PFDEPEND.NOME AS 'NOME DEPENDENTE', PFDEPEND.DTNASCIMENTO, PFDEPEND.SEXO
FROM PFUNC INNER JOIN PFDEPEND ON PFUNC.CODCOLIGADA =
PFDEPEND.CODCOLIGADA
AND PFUNC.CHAPA = PFDEPEND.CHAPA

Parâmetros na Consulta SQL

É possível também utilizar parâmetros na consulta SQL conforme exemplo abaixo:

SELECT CHAPA FROM PFUNC
WHERE CODCOLIGADA = :$CODCOLIGADA

Atenção

Ao utilizar filtros de visão que fazem o uso da condição (In SQL) onde a consulta SQL possua parâmetros, os parâmetros precisam começar com a Letra F e logo após um número identificando o parâmetro. 

Exemplo:

SELECT * FROM PFUNC WHERE CHAPA = :F1 AND CODCOLIGADA = :F2 

Variáveis de contexto não precisam seguir este padrão:


SELECT * FROM PFUNC WHERE CHAPA = :F1 AND CODCOLIGADA = :$CODCOLIGADA


  • Após a seleção da Consulta SQL, podemos notar que no Contexto recém adicionado já constam os campos da sentença SQL



Agora finalizamos a etapa de seleção de Contexto e iremos adicionar um Layout.

Adicionando um Arquivo


Contexto

Para aprender mais sobre o que é um arquivo e a importância dele para o Gerador de Saídas, acesse: Manual - Configuração do Arquivo


  • Para adicionar um Arquivo, primeiramente iremos acessar novamente a aba Layout, presente no canto inferior esquerdo da tela (Ou apertando F4):


  • Logo então selecionaremos na árvore chamada Layout o item Arquivos. Assim, os botões Adicionar Arquivo Adicionar Registro serão liberados. Selecionamos Adicionar Arquivo para adicionar um novo arquivo ao Layout do Gerador de Saídas:



  • No campo Nome, definimos o Nome deste arquivo que será gerado.
  • Nas Propriedades iremos determinar o caractere "|" como separador de campos e linhas:


  • E após a criação do Arquivo, é necessário determinar os Registros que serão impressos.

Adicionando um Registro


Contexto

Para aprender mais sobre o que é um registro e a importância dele para o Gerador de Saídas, acesse: Manual - Configuração do Registro

  • Assim como com os Arquivos, selecionaremos na árvore chamada Layout o item Registros e então,  Adicionar Registro para adicionar um novo registro ao Layout do Gerador de Saídas.

Criação dos Campos do Registro

Um registro pode conter vários campos. Para criar os campos, selecione o registro com duplo-clique.


No painel demonstrado abaixo são apresentadas as informações sobre o registro selecionado:


Nos Campos (na parte inferior da tela) poderão ser criados os campos do layout.

O botão criará campos visíveis que serão gravados no arquivo texto.

O botão  criará campos invisíveis.

Estes servem somente para executar cálculos e utilizarem expressões e não são gravados no arquivo texto.

Utilize o botão para excluir campos.

Os botões e auxiliam na movimentação de campos criados na ordem incorreta.

Crie campos com nomes que estejam relacionados ao seu conteúdo. Para informar mais a respeito dos campos utilize o campo Descrição.
  •  Iremos então adicionar um novo campo, utilizando o botão . Devemos informar o tamanho, se o campo é obrigatório e o tipo de dados que ele receberá:


A propriedade Modo pode assumir os seguintes valores:

• Primeiro valor
• Último valor
• Chave Primária
• Contar
• Somar
• Média


  • Agora é necessário realizar a atribuição do campo à sua propriedade no contexto, mas antes de realizar essa atribuição, devemos atrelar o contexto que será fornecedor dos campos ao registro. Para isso, iremos selecionar a aba Contexto no canto inferior esquerdo da tela, selecionar a tabela da consulta SQL e arrastá-la até a propriedade Ligação do Registro:


Se for necessário adicionar dois Contextos do tipo Conjunto de Dados ou Consulta SQL a um mesmo registro é aconselhável que estes contextos sejam revistos. Provavelmente eles possuem relação entre si e podem ser transformados em um contexto apenas.
  • Por fim, vamos atrelar então as colunas da tabela proveniente da Consulta SQL aos Campos do Registro do Gerador de Saídas. Para fazer isso, iremos selecionar a coluna desejada na aba de Contexto e arrastá-la até a propriedade Ligação do campo do Registro:

Após a associação, não se esqueça de definir o Tipo de Dados, Tamanho e Modo do campo.


  • Por fim adicionamos mais duas colunas aos seus respectivos campos e estamos prontos para realizar a geração:

  • Agora toda a configuração do Layout do Gerador de Saídas está feita. Iremos então realizar a geração deste Layout.

Gerando o Layout Configurado


  • Para realizar a geração deste Layout iremos retornar a visão do Gerador de Saídas, selecionaremos o Layout e na aba Processos, iremos clicar em Geração de Saídas:



  • Seremos então apresentados ao Assistente de Geração de Saídas. Aqui iremos determinar as informações de acordo com a necessidade de onde gerar o arquivo e afins:



Geração no Servidor

A partir da versão 12.1.2406, gerações do Gerador de Saídas que estiverem marcadas para Gerar arquivos no servidor não permitirão a determinação do caminho em que o arquivo deverá ser salvo no servidor, por razões de segurança e privacidade de informações. Nestes casos o arquivo será gerado de acordo com o determinado na tag FileServerPath (ou na pasta compartilhada padrão do sistema caso a tag não tenha sido fornecida), dentro de uma pasta chamada Saidas.


  • Em um cenário hipotético que a pasta compartilhada determinada no FileServerPath do servidor seja "C:\TOTVS\RM.NET\ArquivosCompartilhados", o arquivo de uma geração de saídas será salvo em: 

C:\TOTVS\RM.NET\ArquivosCompartilhados\Saidas


Para gerações que deverão ser salvas no mesmo dispositivo-cliente (Sem a marcação Gerar arquivos no servidor), o usuário poderá escolher livremente onde na sua própria máquina, deseja salvar os arquivos provenientes da geração.


  • E por fim, após a execução, podemos notar que o arquivo salvo no diretório determinado (Neste caso não marcamos para Gerar arquivos no servidor) possui os registros dais quais determinamos na configuração do Gerador de Saídas:


Associando uma Fórmula aos campos do registro


  • Ao adicionar um campo ele pode ser vinculado a vários tipos de ligação.


  • Ao selecionar o tipo Fórmula, será apresentada a visão com as Fórmulas do RM.


Proibido selecionar Fórmula na coligada Zero

Caso seja selecionada alguma Fórmula que esteja na coligada Zero, será apresentado um aviso informando que não é permitido, portanto deve ser selecionada outra Fórmula.
Quando for possível identificar será apresentado qual o Registro e o Campo, que a Fórmula esta vinculada.

Ao editar o Layout e tentar salvar o aviso de erro será apresentado, sendo possível identificar qual o Registro, Campo e Fórmula a ser corrigida!


Para maiores informações:


COMUNIDADE  @FRAMEWORK


Canais de Atendimento:

Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 – (RM), 9 – (Demais Áreas), 4 – (BI) e 3 –  (Gerador de Relatórios e Planilha);

Índice

Produto: Framework

Processo: Gerador de Saídas

Status

 CONCLUÍDO