Árvore de páginas

Duvida: Como faço para que a métrica "Métrica desejada" não seja afetada pelo desmembramento do atributo no relatório?

Solução:

Para que a métrica em um relatório não seja afetada pelo desmembramento de um atributo utilizamos a cláusula “BY”, um exemplo sobre a utilização dessa cláusula é o seguinte cenário. Você precisa utilizar uma métrica que demonstra o tempo de empresa de um funcionário, repare na imagem abaixo que o tempo de casa do funcionário em questão é 1 ano e 4 meses:


Quando adicionamos o atributo mês do aniversário o valor muda:


O correto é que o tempo de empresa mantenha 1 ano e 4 meses, sendo assim criamos a seguinte métrica a partir da métrica existente (Tempo de Empresa):

Segue a explicação referente ao BY da métrica:

Cláusula "BY":

  • Uso: A cláusula "BY" é usada para especificar como os dados devem ser agregados com base em um ou mais atributos.
  • Exemplo: "BY Nome do funcionário" significa que a agregação dos dados será feita para cada funcionário individualmente.

Cláusula "ALL IN ALL OTHER DIMENSIONS":

  • Uso: A cláusula "ALL IN ALL OTHER DIMENSIONS" é usada para garantir que todas as outras dimensões que não foram explicitamente mencionadas na cláusula "BY" sejam agregadas de acordo com o primeiro atributo definido.
  • Exemplo: Se você está agregando dados "BY Nome do funcionário", mas também possui dimensões como "Região", "Produto", etc., "ALL IN ALL OTHER DIMENSIONS" vai garantir que essas outras dimensões sejam tratadas de forma agregada.


Utilizando a cláusula “ALL IN ALL OTHER DIMENSIONS” conseguimos manter o nível de agregação, veja abaixo:


Você pode encontrar exemplos das cláusulas “BY” dentro da interface de criação das métricas, basta clicar em criar métrica -> métrica personalizada, conforme exemplo abaixo:


Os exemplos da utilização do “BY” estão na aba “Granularidade”:



  • Sem rótulos