Páginas filhas
  • PROCESSO EM HOMOLOGAÇÃO - DT Interface de Monitoramento e Processamento de Transações de Venda na API de Transação do ERP TOTVS Moda

01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Moda

Segmento:

Varejo

Módulo:

Moda - Faturamento

Função:Interface de monitoramento e processamento de transações de venda na API de Transação do ERP TOTVS Moda
País:Brasil
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DVAARM-12145


Este processo foi desenvolvido de forma bem específica, a sua utilização dependerá de uma avaliação interna do P&D do Totvs Moda.


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

    Desenvolver uma interface no TOTVS Moda para monitoramento e acompanhamento do processamento de transações de venda originadas do PDV Optimus imputadas através da API de transação (general transactions).
    Este processo tem por finalidade realizar o recebimento financeiro, a autorização e impressão de NFe ou NFCe das transações imputadas via API general (transactions) para o sistema Optimus.

03. SOLUÇÃO

Foi desenvolvido o componente TRAFP106 (Processamento de Transação) para realizar o monitoramento, o recebimento financeiro, a autorização e a impressão de NFe ou NFCe das transações imputadas via API general (transactions) para o sistema Optimus.


Parâmetros diretamente envolvidos no processo:

  • TP_EMISSAO_NFE
  • TP_AMBIENTE_NFE
  • NR_VERSAOXML_NFE
  • QT_SEGUNDOS_BASE
  • IN_GERA_NFE_AUTOMATIC
  • TP_ENVIO_NFE_AUTOMATIC

Informações importantes:

  • As transações deverão ser inseridas a partir do endpoint "/api/totvsmoda/general/v2/transactions" com o "componentCode" como "APIV2_OPTIMUS".
  • As transações deverão ser criadas utilizando operações (GERFM276) de NFe (modelo 55) ou NFCe (modelo 65) e com a situação como "1" (Em andamento).
  • As operações(GERFM276) devem possuir a configuração para gerar financeiro. Caso a transação seja de brinde, a operação deve estar desmarcada a opção "gerar financeiro" e não deve ser enviado a tag de pagamento "paymentPlanItems".
  • O parâmetro "TP_ENVIO_NFE_AUTOMATIC" que controla o envio e a impressão da nota fiscal será respeitado a configuração por empresa(ADMFM014) ou operação(GERFM276 - botão "Parâmetro...").
  • Para as informações de pagamentos que deverão ser enviadas via API, será permitido para este processo apenas os documentos (Fatura, Dinheiro, PIX, Cartão de crédito e débito).
  • Quando o documento financeiro a ser enviado for fatura, deverá possuir um registro para cada parcela já com seu vencimento.
  • Quando  o documento financeiro a ser enviado for cartão, deverá atentar-se a sequência de cadastro no FCXFL002.
    • O cartão de crédito deve ser enviado apenas um registro para cada cartão, mesmo que possua várias parcelas, pois a configuração do FCXFL002 se encarrega de gerar as parcelas.
    • Para cartão de crédito e débito enviar dentro da tag "description" o nsu e autorização conforme exemplo: "nsu=3333;autorization=3333".
  • Para pix enviar dentro da tag "description" o NSU e o transactionId, conforme exemplo: "nsu=3333;transactionId=alfa3333".


Foi desenvolvido o  TRAFP106 (Processamento de Transação) para realizar o monitoramento, o recebimento financeiro, a autorização e a impressão de NFe ou NFCe.

O TRAFP106 possui quatro frames:

  • "Filtro": Apresenta a empresa e a data do sistema e o filtro de modalidade da operação que será processada, sendo possível selecionar: nota fiscal eletrônica (NFe), Nota fiscal de venda ao consumidor final eletrônica (NFCe) ou ambas;
  • "Lista de transação pendente": São as transações imputadas via API, que ainda não foram processadas. O processamento pode ser automático quando o monitoramento do TRAFP106 está ativo (para ativar o monitoramento deve-se clicar no botão "Ativar") ou realizar o processamento manual da transação (para processamento manual deve-se selecionar a transação e clicar no botão "Executar" do TRAFP006).
  • "Lista de transação finalizada": São as transações que foram processadas com sucesso tanto pelo método manual ou automático;
  • "Lista de transação com divergência": Lista de transações que foram recepcionadas com erro. Estas transações devem ser corrigidas ou canceladas pelos processos do sistema. 


Imagem 01 - Demonstração do frame "Filtro".


Imagem 02 - Demonstração do frame "Lista de transação pendente".


Imagem 03 - Demonstração do frame "Lista de transação finalizada".


Imagem 04 - Demonstração do frame "Lista de transação com divergência".


Para ativar o processamento automático, no TRAFP106 deve preencher o filtro da modalidade da operação e clicar no botão "Ativar". 

A recepção das transações ocorrerá automaticamente, elas apareceram em um primeiro momento na listagem de transações pendentes. As que forem processadas com sucesso irão para a lista das transações finalizadas e as que apresentarem erro irão para a lista de transação com divergência.

O TRAFM066 será apenas aberto e fechado em tela automaticamente para processar o recebimento. 

Imagem 01 - Demonstração do processamento automático de transações no TRAFP106.

Obs.: A quantidade de tempo(segundos) entre as consultas, para consultar novas transações enviadas via API para recepcionar no TRAFP106 é definida no parâmetro: QT_SEGUNDOS_BASE.



Para processar uma transação de forma manual deve-se selecionar a transação e clicar no botão "Executar".

Ao clicar no botão irá processar a transação, abrir e fechar automaticamente o TRAFM066 para processar o recebimento e encerrar a transação.

Dependendo das configurações do ambiente também irá realizar a autorização e impressão do Danfe da nota fiscal.


Imagem 01 - Demonstração do processamento manual da transação 1986.