01. DADOS GERAIS
Produto: |
TOTVS DMS |
---|---|
Linha de Produto: | Linha Protheus |
Segmento: | Varejo |
Módulo: |
TOTVS DMS (Linha Protheus) - Oficina (SIGAOFI) TOTVS DMS (Linha Protheus) - Veiculos (SIGAVEI) TOTVS DMS (Linha Protheus) - Auto-Peças (SIGAPEC) |
Função: | Não se aplica. |
País: | Brasil |
Ticket: | 21002363 |
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) : | DVARMIL-5373 |
02. SITUAÇÃO/REQUISITO
Os serviços da API JD Quote da John Deere passarão a ser via arquitetura REST. Com isso, as rotinas utilizadas anteriormente precisam se adequar à esta nova arquitetura.
03. SOLUÇÃO
As rotinas que faziam comunicação com o JD Quote foram adaptadas para obedecerem a arquitetura REST implementada pela John Deere.
Características da Integração
A seguir seguem as principais características da integração desenvolvida no Protheus:
- Importação de cotações;
- Importação de informações do cliente CKC;
- Relacionamento de cliente CKC com o cliente padrão do Protheus;
- Relacionamento de modelo da cotação do JDQuote no Protheus;
- Relacionamento de cotações do JDQuote com Oportunidade de Negócios;
- Importação de Pedidos (Purchase Orders);
- Visualização de arquivo PDF do pedido diretamente no Protheus;
- Relacionamento de cotações do JDQuote com Atendimento;
- Criação de cliente padrão do Protheus a partir dos dados de cliente CKC;
- Validação de campos obrigatórios na criação de clientes padrão a partir dos dados de cliente CKC;
- Pesquisas e Filtros na listagem de cotações a serem importadas no Protheus;
- Controle de Status de Clientes CKC no Protheus;
- Importação automatizada de cotações através de agendamento;
- Possibilidade de geração automática de registro de cadastro de clientes no Protheus através da importação de uma cotação de um cliente inexistente no Protheus;
- Possibilidade de importação de cotações máster para visualização no Protheus;
- Relacionamento de uma cotação a uma oportunidade/ interesse já existente no Protheus;
- Definição de fase padrão da oportunidade de negócios no momento da criação da mesma a partir da importação de uma nova cotação;
- Importação de uma cotação por meio de agendamento fazendo com que seja criado automaticamente uma oportunidade ou um atendimento relacionado a esta nova cotação;
- Parametrização para cancelamento automático de oportunidade de negócios ou atendimento vinculado a cotação atualizada;
- Relacionamento automático do registro de vendedor no Protheus (tabela SA3) com usuário XC da John Deere na integração da cotação.
No arquivo appserver.ini, verifique se a tag maxstringsize está configurada com, no mínimo, o valor 10. A tag maxstringsize=10 deve estar dentro da seção GENERAL.
Configurações iniciais para utilização:
- Configure a rotina Autent. Webservice JD OKTA (OFIA280) na aba "Geral" com as informações do usuário e na aba "JDQuote2" com os URL's corretos;
- Client IDe Client Secret: Disponíveis no portal da John Deere
- JDQuote2 / Maintain Quote:
- OAUTH2: 1-Sim
- URL TOKEN: https://signin.johndeere.com/
- AUTH SERVER: aus78tnlaysMraFhC1t7
- URL AUTH: /v1/token
- URL WS (PRODUÇÃO): https://jdquote2-api.deere.com/om/maintainquote/api/v1
- URL WS (CERT): https://jdquote2-api-sandbox.deere.com/om/cert/maintainquote/api/v1
- JDQuote2 / Purchase Order
- OAUTH2: 1-Sim
- URL TOKEN: https://signin.johndeere.com/
- AUTH SERVER: aus78tnlaysMraFhC1t7
- URL AUTH: /v1/token
- URL WS (PRODUÇÃO): https://jdquote2-api.deere.com/om/podata/api/v1
- URL WS (CERT): https://jdquote2-api-sandbox.deere.com/om/cert/podata/api/v1
- Parâmetro MV_MIL0133: Deve receber o código do dealer number principal na John Deere, ou seja, normalmente se trata do código do concessionário da matriz da concessão junto a John Deere;
- Parâmetro MV_MIL0005: Verifique se está configurado corretamente para cada filial;
- Na rotina Equipe Técnica (OFIOA180), posicione sobre o usuário que irá trabalhar com as cotações John Deere no sistema e selecione alterar
- Na aba "Oficina", verifique se está configurado o Usuário X do portal John Deere
- Na aba "Veículos", verifique a configuração do campo Cot.Out.Vend (VAI_JDQOUT).
- Este campo define se o usuário poderá visualizar cotações de outros usuários, onde 1=SIM (Visualiza outras cotações) e 2=NÃO (Não visualiza outras cotações)
Importação de Cotações
No Veículos (SIGAVEI) acesse a rotina Cotações JDQuote (VEIA110)
- Nesta rotina o usuário poderá importar e acompanhar as cotações importadas do JDQuote no Protheus.
- Selecione a opção "Importar" para iniciar o processo de importação de cotações.
- Será exibida uma janela para que sejam informados parâmetros a serem considerados no levantamento das cotações aptas a serem importadas:
- Data Inicial e Data Final: informe o período de inclusão que deseja considerar no levantamento das cotações.
- Exibir Vencidas: marque esta caixa para considerar cotações vencidas.
- Exibir Expiradas: marque esta caixa para considerar cotações expiradas.
- Cotação: caso já possua o número da cotação, informe o seu número neste campo para que seja considerada apenas esta cotação no levantamento.
- Após preencher os parâmetros, clique no botão "Atualizar" para que seja iniciado o levantamento destas cotações no portal.
- Será exibida uma listagem com todas as cotações aptas a serem importadas. Nesta listagem, o usuário poderá ordenar as informações utilizando qualquer uma das colunas existentes. Além disso, também poderá realizar filtros e pesquisas, facilitando a busca pela cotação que deseja importar.
- Selecione uma ou mais cotações, e confirme para realizar a importação da cotação para o Protheus.
- Após a confirmação, a cotação será exibida no browse principal da rotina.
- Clique em Visualizar para exibir as informações da cotação recém importada. As informações da cotação são agrupadas em três abas denominadas Cotação, Equipamentos e Usados.
No Veículos (SIGAVEI) acesse a rotina Importação de Cotações (VEIA113)
- Esta rotina tem como objetivo realizar a importação de novas cotações JDQuote para o Protheus e a sincronização de cotações já existentes no Protheus com as informações atualizadas no portal.
- Clique em "Perguntas" para configurar a forma de realização da importação:
- Dias a Processar: informe quantos dias retroativos serão considerados a partir da database do Protheus para realizar o processo.
- Importar Vencidas: informe se as cotações vencidas deverão ser consideradas no processo.
- Importar Expiradas: informe se as cotações expiradas
- Para iniciar o processo, clique em Executar.
- Esta rotina pode ser configurada para ser executada periodicamente e automaticamente através da rotina Schedule (CFGA010).
- Após a sincronização das cotações, as cotações que foram excluídas do Portal e que ainda possuem um registro no Protheus aparecerão na browse com a linha pintada de cinza.
- ATENÇÃO! Só será permitida a exclusão de cotações no Protheus que foram excluídas anteriormente no Portal JDQuote.
Importação de Cotações Masters
No Veículos (SIGAVEI) acesse a rotina Cotações JDQuote (VEIA110)
- Nesta rotina o usuário poderá importar e acompanhar as cotações importadas do JDQuote no Protheus.
- Selecione "Outras Ações" e então selecione a opção "Importar Master" para iniciar o processo de importação de masters.
- Será exibida uma janela para que sejam informados parâmetros a serem considerados no levantamento das cotações aptas a serem importadas:
- Data Inicial e Data Final: informe o período de inclusão que deseja considerar no levantamento das cotações.
- Exibir Vencidas: marque esta caixa para considerar cotações vencidas.
- Criada Por: Informe para considerar cotações criadas pela concessionária. Opção 2=Concessionária
- Cotação: caso já possua o número da cotação, informe o seu número neste campo para que seja considerada apenas esta cotação no levantamento.
- Após preencher os parâmetros, clique no botão "Atualizar" para que seja iniciado o levantamento destas cotações masters no portal.
- Será exibida uma listagem com todas as cotações aptas a serem importadas. Nesta listagem, o usuário poderá ordenar as informações utilizando qualquer uma das colunas existentes. Além disso, também poderá realizar filtros e pesquisas, facilitando a busca pela cotação que deseja importar.
- Selecione uma ou mais cotações, e confirme para realizar a importação da cotação para o Protheus.
- Após a confirmação, a cotação será exibida no browse principal da rotina e o "Tipo" estará como "Master"
- Clique em Visualizar para exibir as informações da cotação recém importada. As informações da cotação são agrupadas em três abas denominadas Cotação, Equipamentos e Usados.
Dados de Clientes
No Veículos (SIGAVEI) acesse a rotina Clientes CKC John Deere (VEIA111).
- No browse desta rotina serão exibidos todos os dados de clientes oriundos de importação de cotações JDQuote no Protheus.
- Os clientes informados nas cotações serão cadastrados automaticamente na tabela de clientes CKC John Deere no Protheus.
- Esta rotina utiliza dois tipos de classificação do cliente CKC em formato de legendas:
- Primeira Coluna: a primeira coluna trata do status do cliente CKC com relação ao JDQuote, onde:
- Cor Rosa: este cliente não está cadastrado no JDQuote, ou seja, ao realizar a cotação no JDQuote não foi informado um cliente cadastrado (sem código), apenas informações primordiais do mesmo.
- Cor Amarela: este cliente possui cadastrado no JDQuote, ou seja, ao realizar a cotação no JDQuote foi informado um cliente cadastrado (com código).
- Segunda Coluna: a segunda coluna trata do status do cliente CKC com relação ao cadastro de clientes do Protheus, onde:
Cor Vermelha: este cliente não está cadastrado no Protheus, ou seja, o mesmo não possui um cadastro no cadastro de clientes padrão do Protheus ou ainda não foi relacionado a este.
Cor Verde: este cliente está cadastrado no Protheus, ou seja, o mesmo possui um cadastro no cadastro de clientes padrão do Protheus.
- Primeira Coluna: a primeira coluna trata do status do cliente CKC com relação ao JDQuote, onde:
- Clique em Visualizar para consultar as informações do cliente.
- No browse da rotina estão disponíveis duas opções para utilização do usuário.
A opção Relacionar Cliente permite ao usuário relacionar o cadastro de clientes CKC com um cadastro de clientes padrão já existente no Protheus.
Estando com o cliente posicionado no browse, ao clicar nesta opção uma nova janela será aberta.
Esta janela é dividida verticalmente em duas partes:
Parte Superior: serão exibidas as informações do cliente CKC posicionado no browse anteriormente.
Parte Inferior: o sistema tentará encontrar o cliente na base de dados de clientes utilizando a informação de CPF (pessoa física) e CNPJ (pessoa jurídica). Desta forma, na parte inferior serão exibidos um ou mais registros de clientes para que o relacionamento seja feito
ATENÇÃO! Caso nenhum cliente seja exibido na parte inferior, isto significa que não foi encontrado nenhum registro no cadastro de clientes com a informação de CPF (pessoa física) e CNPJ (pessoa jurídica).
Posicione no registro de clientes da parte inferior que deseja relacionar com o cliente CKC na parte superior e clique em Confirmar para realizar o relacionamento.
A opção Outras Ações \ Criar Cliente Protheus permite ao usuário criar um novo cadastro de clientes a partir dos dados do cliente CKC.
Estando com o cliente posicionado no browse, ao clicar nesta opção uma nova janela será aberta.
A janela exibirá as informações do cliente CKC na parte superior. Abaixo, serão exibidas as informações do cadastro de cliente para que o usuário realize a digitação.
As informações de cliente CKC serão aproveitadas, fazendo assim com que alguns campos do cadastro de clientes sejam preenchidos automaticamente.
Após preencher todos os campos, clique em Confirmar para realizar a inclusão deste novo cliente já com o relacionamento ao cliente CKC realizado.
ATENÇÃO! Todas as regras e validações de cadastro de clientes padrão do Protheus serão consideradas aqui, como campos obrigatórios e pontos de entrada.
Importação de Pedidos (Purchase Orders)
No Veículos (SIGAVEI) acesse a rotina Cotações JDQuote (VEIA110).
No browse da rotina, posicione em uma cotação que foi gerado um pedido no portal e selecione a opção Outras Ações \ Atualizar.
Neste momento, o pedido desta cotação será importado para o Protheus. Sendo assim, ao importar uma cotação que já possua um pedido ou realizar a atualização da cotação com pedido, o mesmo será importado para o Protheus.
No Veículos (SIGAVEI) acesse a rotina PO JDQuote (VEIA112).
Nesta rotina serão exibidos os pedidos de venda importados do JDQuote para o Protheus.
Através da opção Atualizar, é possível atualizar as informações deste pedido junto ao portal JDQuote.
Já a opção Visualizar exibirá ao usuário as informações do pedido para serem consultadas.
Em Outras Ações \ Visualizar PDF é possível visualizar diretamente do Protheus o arquivo PDF do pedido.
Relaciona Modelo
No Veículos (SIGAVEI) acesse a rotina Cotações JDQuote (VEIA110).
Posicione sobre uma cotação recém importada e selecione a opção Outras Ações \ Relaciona Modelo.
Para prosseguir com o processo do JDQuote no Protheus, nesta janela o usuário precisará relacionar qual modelo oriundo da cotação corresponde ao seu cadastro de modelos do Protheus.
Para isso, o mesmo deverá preencher os campos Marca e Modelo na parte inferior da janela.
Após informar estes campos, clique em Confirmar.
Agora a cotação está apta a ser relacionada.
Cria e Relaciona Oportunidade de Negócios
No Veículos (SIGAVEI) acesse a rotina Cotações JDQuote (VEIA110).
Dando continuidade ao processo, caso a concessão trabalhe com a rotina de oportunidade de negócios, será possível tomar duas ações.
Posicione sobre uma cotação e selecione a opção Criar Oportunidade.
Através desta opção, o sistema criará uma nova oportunidade de negócios e a relacionará a cotação posicionada.
Posicione sobre uma cotação e selecione a opção Outras Ações \ Relaciona Oportunidade.
Através desta opção, o sistema utilizará uma oportunidade de negócios existente no Protheus para relaciona-la a cotação posicionada.
Na janela aberta, o usuário poderá posicionar no item da cotação na parte superior da janela que deseja relacionar com uma cotação e na parte inferior posicionar na oportunidade que deseja relacionar com o item da cotação.
Conforme o posicionamento ocorre, os campos da cotação Marca, Cód. Modelo e Modelo serão preenchidos, caso a oportunidade já possua estas informações preenchidas.
Confirme para que o relacionamento seja realizado.
Cria e Relaciona Atendimento
No Veículos (SIGAVEI) acesse a rotina Cotações JDQuote (VEIA110).
Dando continuidade ao processo, caso a concessão não trabalhe com a rotina de oportunidade de negócios, será possível tomar duas ações.
Posicione sobre uma cotação e selecione a opção Outras Ações \ Criar Atendimento.
Através desta opção, o sistema criará um novo atendimento e o relacionará a cotação posicionada.
Posicione sobre uma cotação e selecione a opção Outras Ações \ Relaciona Atendimento.
Na janela aberta, o usuário poderá posicionar no item da cotação na parte superior da janela que deseja relacionar com um atendimento e na parte inferior posicionar no atendimento que deseja relacionar com o item da cotação.
Conforme o posicionamento ocorre, os campos da cotação Marca, Cód. Modelo e Modelo serão preenchidos, caso o atendimento já possua estas informações preenchidas.
Confirme para que o relacionamento seja realizado.
Alteração de Campo no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela VJK - JD - Itens da Cotação:
Campo | VJK_PRICE | VJK_LIST |
---|---|---|
Tamanho | 12 | 12 |
Picture | @E 9.999.999.999,99 | @E 9.999.999.999,99 |
04. DEMAIS INFORMAÇÕES
Pacotes Gerados | 12.1.2210: https://r.totvs.io/p/1166905 12.1.2310:https://r.totvs.io/p/1166906 12.1.2410:https://r.totvs.io/p/1166909 12.1.33:https://r.totvs.io/p/1166908 |
---|
As atualizações de dicionário estarão disponíveis na próxima release 1.12.2410IMPORTANTE!
05. ASSUNTOS RELACIONADOS