Índice
Introdução
Nessa rotina são registradas todas as informações relacionadas às medidas de controle que podem ser associadas a um ambiente físico de risco específico ou na inclusão de um Prod. Químicos (MDTA183 - SIGAMDT). Essas informações serão posteriormente utilizadas na elaboração de Laudos (MDTA210 - SIGAMDT) e no gerenciamento de Riscos (MDTA180 - SIGAMDT).
Essa rotina tem relacionamento com várias outras, sendo elas, Laudos X Controle (MDTA225), onde é possível realizar a relação de uma medida de controle já cadastrada a um Laudo, Relacionamentos (MDTA232), onde é possível fazer o relacionamento dos vínculos com o Laudo, Risco X EPC (MDTA265), onde é possível relacionar um risco a um tipo de EPC do tipo Bem que também se trata de uma medida de controle, entre outras rotinas como Relacionamentos (MDTA181- SIGAMDT), Med. Controle EPC (MDTC702), Relatório Medida Controle (MDTR551), L.t. Pericial (MDTR570), Ltcat (MDTR572), Rel. Geral PPRA(MDTR850) e Rel. Geral (MDTR870).
Objetivo
Essa rotina tem como objetivo cadastrar e gerenciar as medidas de controle necessárias para a mitigação de riscos associados a produtos químicos presentes na empresa. Isso envolve identificar os riscos específicos relacionados a cada produto químico e implementar estratégias eficazes para garantir a segurança de todos.
Página Inicial
Na página inicial da rotina, estão disponíveis as opções:
Permite a inclusão de uma nova medida de controle e suas respectivas informações.
As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.
Permite a alteração de informações de uma determinada medida de controle já cadastrada.
Não é permitida a alteração do campo Controle (TO4_CONTRO).
As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.
Permite a visualização de informações de uma determinada medida de controle já cadastrada.
Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.
As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais.
Permite realizar a pesquisa de uma medida de controle específica aplicando filtros. Para isso, basta clicar em Outras Ações / Pesquisar.
Filtros disponíveis para pesquisa:
- Filial + Controle
- Filial + Medida Cont. + Controle
As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.
Permite a exclusão de uma medida de controle. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir.
Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.
Permite realizar a cópia de todas informações de uma medida de controle já cadastrada, é necessário apenas realizar a alteração do campo Controle (TO4_CONTRO).
Para isso, basta clicar em Outras Ações / Copiar e ajustar as informações conforme necessário.
Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse.
Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Imprimir Browse.
Campos Gerais
Campos presentes para o cadastro de informações referentes a Medida de Controle.
Campo |
|
Controle (TO4_CONTRO) |
Informar um código para identificação da medida de controle. Exemplo: 000001 |
Med. Control (TO4_NOMCTR) |
Informar o nome da medida de controle. Exemplo: MEDIDA DE CONTROLE MDT |
Tipo Control (TO4_TIPCTR) |
Selecionar o tipo da medida de controle que será posteriormente relacionada a um ambiente de risco identificado no Laudo. As opções disponíveis para seleção são:
- 1 - Proteção Individual
- 2 - Proteção Coletiva
- 3 - Monitoração Biológica
- 4 - Medidas Administrativas
5 - Engenharia
Clique aqui para saber mais sobre os tipos de medidas de controle!
1 - Proteção Individual: faz o controle dos equipamentos de proteção individual dos funcionários (EPIs).
2 - Proteção Coletiva: são equipamentos de contenção que possibilitam a proteção do trabalhador e as demais pessoas em uma determinada área. Devem estar instalados em locais bem sinalizados e de fácil acesso. São utilizados, portanto, para minimizar a exposição dos trabalhadores aos riscos e, em caso de acidentes, reduzir suas consequências. Exemplo: sistemas de extinção de incêndio.
3 - Monitoração Biológica: consiste no processo de medir e avaliar a quantidade de agentes químicos ou seus metabólitos no organismo, utilizando amostras como sangue, urina e saliva. Esses dados são comparados com padrões de segurança para determinar o risco à saúde do trabalhador. Conforme a NR 07, a implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) transformou a gestão da saúde dos trabalhadores em um programa integrado e planejado, considerando os riscos identificados nos ambientes de trabalho e outras normas regulamentadoras, em vez de ações isoladas de exames médicos.
4 - Medidas Administrativas: medidas que visam reduzir ou eliminar a exposição a riscos ambientais. Exemplo: rotatividade de trabalhadores, limitando o tempo que eles trabalham em um local insalubre e/ou perigoso; sinalização do ambiente
5 - Engenharia: refere-se à prevenção da exposição dos profissionais por meio do desenvolvimento de métodos alternativos e da aplicação de tecnologias inovadoras. Essa abordagem é especialmente importante na prevenção de acidentes envolvendo materiais perfurantes ou cortantes, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro e reduzindo riscos associados a tais materiais. As medidas de engenharia incluem dispositivos que permitam, por exemplo, a realização de procedimentos sem a utilização de agulhas ou a utilização de agulhas com dispositivos de segurança.
Exemplo: 2 - Proteção Coletiva
|
Meta (TO4_DESCRI) |
Informar uma descrição para a medida de controle e os resultados que busca ao ser aplicada, ou seja, uma meta.
Exemplo: Reduzir o tempo médio de resolução de problemas para menos de 72 horas por solicitação, dentro de um mês, visando mais eficiência e a satisfação dos clientes
|
Ponto de Entrada
Não há.
Conteúdos Relacionados
Palavras-chave
- Medida de Controle
- Tipos de Medidas
- Risco
- Produto Químico
- Ambiente Físico
Referências
Norma Regulamentadora No. 7 (NR-7)
Comissão Permanente de Prevenção e Controle de Riscos Ambientais
Risco Biológico