Índice
Introdução
A rotina EPI X Tarefa (MDTA626) é responsável por relacionar os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) necessários as funções. A NR-9 ressalta que o EPI é de suma importância no que se diz respeito ao risco quanto as medidas de proteção, onde:
9.3.5.4 Quando comprovado pelo empregador ou instituição a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantação, ou ainda em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo-se à seguinte hierarquia:
a) medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho;
b) utilização de equipamento de proteção individual - EPI.
Objetivo
A rotina EPI x Tarefa (MDTA626) tem como objetivo estabelecer a relação entre as tarefas desempenhadas pelos colaboradores e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para garantir sua segurança e bem-estar. Este processo integra cada tarefa desempenhada na empresa com os EPIs correspondentes.
Página Inicial
Na página inicial da rotina, estão disponíveis as opções:
Permite a Inclusão de um novo relacionamento entre a tarefa, os EPIs e suas respectivas informações. Através da opção, é possível Alterar os registros incluídos ou Excluir a linha inserida com o respectivo EPI.
É necessário fazer a configuração do parâmetro MV_NGMDTTR para configurar se há integração entre o módulo SIGAMDT e o SIGATRM. O módulo SIGATRM refere-se ao módulo de treinamentos, ou seja, se você configurar o parâmetro MV_NGMDTTR para 2 - Não, a opção de inclusão de treinamentos por tarefa disponível na rotina EPI X Tarefa irá ser desativada. Para que a opção de inclusão de treinamentos fique ativa, é necessário realizar a configuração do parâmetro para 1 - Sim, selecionar uma tarefa, depois ir em Outras Ações / Treinamentos para realizar a inclusão.
MV_NGMDTTR
Parâmetro que indica se há integração entre o módulo SIGAMDT e o SIGATRM. Configurar o parâmetro conforme informado abaixo:
- 1 - Sim
- 2 - Não
As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.
Ao selecionar a opção de EPIs, o sistema apresenta uma tela permitindo a seleção de EPIs e suas respectivas informações. Apenas EPIs relacionados a um fornecedor (EPI x Fornecedor (MDTA620 - SIGAMDT)) poderão ser relacionados a tarefa. Se não houver esse relacionamento, o sistema apresentará uma mensagem informando que o EPI não possui certificado de aprovação válido.
Para definir um produto como sendo um EPI é necessário que seja informado no parâmetro MV_MDTPEPI, quais são os tipos que serão considerados como EPI.
O parâmetro MV_MDTPEPI é utilizado para determinar se um produto é um produto químico válido dentro do sistema. O usuário deve configurar este parâmetro com base no tipo de produto químico definido para o produto no campo Tipo (B1_TIPO). Inicialmente, o produto deve ser cadastrado na rotina de Produto (EPI) (MATA010) informando o tipo do produto no campo Tipo (B1_TIPO) de acordo com o que foi cadastrado anteriormente no parâmetro. A filtragem dos produtos será realizada conforme o tipo especificado, que deve estar previamente registrado na tabela genérica 02 (SX5).
MV_MDTPEPI
Define o parâmetro MV_MDTPEPI com o tipo de produto que deverá ser filtrado.
Campos Gerais
Campos presentes para o cadastro de informações referentes aos EPIs que serão vinculados a Tarefa.
Campo: |
Descrição: |
---|---|
EPI (TIK_EPI) | Informar o código do EPI que terá relação com a tarefa. Exemplo: 000001 |
Descr. EPI (TIK_DESEPI) | Campo para informar a descrição do EPI. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior EPI (TIK_EPI) é informado. Exemplo: Luva |
Conteúdos Relacionados
Palavras-chave
- Tarefa
- EPI
- Relacionamento
- NR-9
- Treinamento