Páginas filhas
  • FAQ - Novo modelo padrão de integração Protheus x CRM pelo iPaaS usando webhooks

O modelo padrão de integração entre Protheus e CRM utilizando a ferramenta iPaaS recebeu diversas melhorias, então fique de olho no que mudou:

  • Apresentação do modelo e manuais de implantação

https://drive.google.com/drive/folders/1zmCDSNUvYw3l6b277MPUDCSnN-IAkvhW

Observação: o compartilhamento deste conteúdo está restrito somente aos TOTVERS

  • A localização do repositório iPaaS standard mudou
    • Agora deve-se importar os diagramas a partir do Tenant CRM PROJETOS no projeto Standard - TOTVS CRM-PROTHEUS
    • Caso não tenha permissão, solicitar ao William Mello ou Everton Pedrolo.


  • Padronização da nomenclatura
    • Nomes de diagramas, campos, descrições e observações foram padronizados para inglês;
    • Nomes dos diagramas iniciam com número, na ordem lógica de execução da carga inicial:
      • 00-EAI-Receiver-Protheus - diagrama central que recebe as informações do Protheus e envia para o HUB
      • 01-Timer-Country
      • 01-Timer-State
      • 01-Timer-OrderSituation
      • 01-Timer-City
      • 01-Timer-FreightType
      • 02-Timer-Protheus-MessageResponseFromTo - diagrama que devolve o de/para ao Protheus
      • 03-Timer-Company
      • 03-Webhook-Company
      • 04-Timer-MeasurementUnit
      • 04-Webhook-MeasurementUnit
      • 05-Timer-ProductGroup
      • 05-Webhook-ProductGroup
      • 06-Timer-PaymentCondition
      • 06-Webhook-PaymentCondition
      • 07-Timer-Carrier
      • 07-Webhook-Carrier
      • 08-Timer-User
      • 08-Webhook-User
      • 09-Timer-Product
      • 09-Webhook-Product
      • 10-Timer-PriceTable
      • 10-Webhook-PriceTable
      • 11-Timer-PriceTableItem
      • 12-Webhook-Customer
      • 12-Webhook-Customer-Update-List - diagrama é disparado caso o de cima dê erro, atualiza a lista e chama o diagrama de baixo para reprocessamento do registro com problema
      • 12-Timer-Reprocess-Customer - diagrama que executa no final do dia para reprocessar todos os cliente com erro, caso o erro ainda persista, o registro é retirado da fila de sincronização
      • 13-Timer-Stock
      • 13-Webhook-Stock
      • 14-Timer-Exportation-Customer-Update - diagrama que busca os clientes atualizados e chama o diagrama abaixo para exportar o cliente para o Protheus
      • 14-Webhook-Exportation-Customer - diagrama que exporta o cliente para o Protheus
      • 15-Timer-OrderStatus
      • 15-Webhook-OrderStatus
      • 16-Webhook-Exportation-Order - diagrama que exporta o pedido para o Protheus
      • 16-Timer-Exportation-Order-Errors - diagrama que reexporta os pedidos do HUB para o Protheus (a cada 30 minutos a principio) caso o mesmo esteja fora do ar ou com algum tipo de problema


  • Integração por gatilho dos dados que chegam do Protheus
    • Antes:
      • Qualquer modificação realizada no Protheus era integrada com o hub do iPaaS usando webhook;
      • A integração do hub do iPaaS para o CRM era iniciada através de agendamentos a cada X minutos para cada diagrama, independente de haver registros para integrar ou não;
    • Depois: 
      • Qualquer modificação realizada no Protheus é enviada ao hub do iPaaS e na sequencia ao TOTVS CRM usando webhooks;
      • As rotinas iniciadas por agendamento foram alteradas para executar 1 vez ao dia inicialmente, apenas para garantia de possíveis falhas de integração nas rotinas por webhook;
        • As rotinas de timer foram padronizadas com o texto XX-Timer;
        • Os diagramas usando webhooks foram padronizados com o texto XX-Webhook;


  • Funções JOLT migradas para o novo componente de diagrama Jolt
    • Ao realizar a troca das transformações de função para este componente dedicado:
      • Facilitamos a manutenção e entendimento das transformações realizadas nos diagramas;
      • Melhoramos o rastreamento das transformações da função JOLT na tela de monitoramento:

                                                       


  • Redução drástica no consumo do pacote de integrações do iPaaS

Ao eliminar as execuções que são realizadas mesmo sem dados a ser integrados e também tentativas de envio de ordens de venda e cadastros de clientes incompletos, possibilitamos uma redução significativa no consumo da franquia contratada pelo cliente no iPaaS.

Segue uma evidência em um cliente onde este modelo foi implantado:

MODELO ANTIGO (total de mensagens de um dia inteiro)


NOVO MODELO (total de mensagens de um dia inteiro)


  • Exportação de pedido de forma inteligente
    • Assim como a exportação do protheus para o hub, utilizamos um recurso do TOTVS CRM chamado de Workflow para exportar apenas registros de ordem de venda que tiveram modificação, eliminando assim a necessidade de agendar um diagrama de exportação de dados do CRM a cada X minutos e trazendo benefícios já citados.
      • Abaixo está explicitado como configurar o recurso de workflow com as condições de filtragem para que o diagrama execute conforme esperado:

 

    • A exportação de clientes ainda ficará como timer, pois é necessário evoluir uma funcionalidade no cadastro de cliente.
    • Reabertura do cadastro de ordem de venda e cliente no TOTVS CRM evitando as tentativas ilimitadas de envio e erro;
      • Quando uma ordem de venda retorna erro ao exportar para o Protheus (seja de negócio ou não), é alterado seu status para reaberto, ficando como rascunho;
      • Quando um cliente retorna erro ao exportar para o Protheus (seja de negócio ou não), é alterado apenas a data de sincronia;
    • Gravação do retorno da exportação do Protheus no campo personalizado Observação da Integração (observacaoDaIntegracao) em ordem de venda e cliente

ERRO:

 

SUCESSO:


  • Sem rótulos