Páginas filhas
  • Como cancelar verba criada pela rotina 1302 - Devolução a Fornecedor?

Fique atento!

Esta documentação não é mais atualizada neste canal.

Confira as FAQ's atualizadas clicando aqui. 

Cancelar verba criada pela rotina 1302

Produto:

1302 - Devolução a Fornecedor 

Passo a passo:

Ao realizar uma devolução ao fornecedor na rotina 1302 - Devolução a Fornecedor é possível gerar uma verba como forma de ressarcimento. O cancelamento dessa verba ocorre automaticamente quando é realizado o cancelamento da devolução, porém, existe um prazo para cancelamento dessa devolução, estabelecido pela Sefaz e ao descumpri-lo não será mais permitido realizar o cancelamento.

Sendo assim, serão necessárias as seguintes ações:  

  • Realizar novamente a entrada da mercadoria na rotina 1301 - Receber MercadoriaTipo igual a R- Ent. Simples Remessa;
  • Atualizar somente o custo contábil;
  • Não gerar contas a pagar, mas o estoque deverá considerar essas informações,
  • Ao realizar a entrada da mercadoria novamente para o processo de estorno da verba, realize os procedimentos abaixo:


Caso a verba tenha sido gerada em Mercadoria:

1) Acesse a rotina 1823 - Alterar forma de pagamento de Verba, informe o Nº verba, o Fornecedor, e clique Pesquisar;

2) Selecione a verba desejada e dê duplo clique sobre ela;

3) Selecione a Forma de pagamento igual a Dinheiro, preencha o campo Obs e clique Confirmar

4) Feche a rotina e, em seguida, prossiga com o procedimento informado para verba em dinheiro.


Caso a Verba tenha sido gerada em Dinheiro deve ser executado o processo abaixo:

1) Acesse a rotina 1803 - Baixar Verba em Dinheiro, informe o Fornecedor e clique Pesquisar;

2) Selecione a verba desejada e clique Baixar;

3) Informe o valor a ser baixado na planilha, coluna Vlr. Baixa e preencha os campos Banco/Caixa e Moeda;

4) Marque o Tipo de Recebimento igual a Dinheiro, informe o Histórico caixa e clique Confirmar;

5) Acesse a rotina 631 - Lançamentos de Despesas e Receitas e clique Incluir;

6) Selecione a Filial desejada e informe o número da verba ou documento no campo Num.Doc;

7) Defina o Valor a ser criado na despesa e marque o Tipo de Lançamento igual a Despesas;

8) Marque o Tipo de Parceiro como F-Fornecedor e informe o código do Fornecedor, no campo Parceiro;

9) No campo Caixa/Bco, informe o número do caixa gerado na rotina 1803 e preencha o campo Moeda com D,

10) Preencha o campo Cód. Conta com o motivo da despesa e clique Confirmar.

ObservaçõesO motivo da despesa pode ser informado manualmente no campo Histórico. Se desejar marque a opção Emitir Recibo.