Produto: TOTVS Gestão Financeira Versão: 11.51.35
Processo de Negócio: Integração Contábil
Processo do Sistema: Exclusão Operação Contábil – Extrato de Caixa
Introdução
Os passos a seguir servirão de guia para a Nova rotina cujo objetivo é a Exclusão dos Lançamentos Contábeis de Estorno e Estornado referente aos Extratos de Caixa do TOTVS Gestão Financeira.
Desenvolvimento/Procedimento
1º. Para que o processo seja realizado, é necessário que exista um Extrato de Caixa no Gestão Financeira do Tipo Contábil já integrado ao Lote Zero.
2º. Selecione e edite o Extrato de Caixa que deseja realizar o processo de estorno, acessar o menu: Processos – Estornar Contabilização.
ATENÇÃO: Caso as opções de estorno não sejam apresentadas no menu conforme acima, verifique a biblioteca, versão do produto e perfil do usuário. Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk. |
3º Informar a data que será realizado o estorno, caso esta não seja informada o sistema irá preencher com a data default do Sistema.
4º Ao acessar o Gestão Contábil na visão de Lançamentos é possível verificar que o Lançamento original teve seu status “Tipo Geração” alterado para ESTORNADO e na tela de Manutenção de Lote foram gerados outros dois Lançamentos. O primeiro referente ao Estorno (Dentro do lote de Estorno) e o segundo referente à Contabilização de Inclusão do Novo Lançamento Financeiro (Dentro do lote de Inclusão).
ATENÇÃO: Este processo ocorre visto que a partir da versão 11.50 a contabilização dos Extratos financeiros entre os módulos Gestão Financeira e o Gestão Contábil é automática.
Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk. |
5º Realizado o estorno, pode ser solicitada a exclusão de toda operação Contábil no TOTVS Gestão Financeira, que é a Exclusão dos Lançamentos de Estorno e Estornados da Contabilidade. Editar o Extrato de Caixa já estornado e no menu Processos - Solicitar Exclusão Operação Contábil.
6º A solicitação de exclusão foi realizada, entretanto é imprescindível a execução da tarefa no TOTVS Gestão Contábil através do Menu: Utilitários – Tarefas – Gerenciador . Selecione a tarefa que deseja executar e no menu Processos solicite a execução da mesma.
No TOTVS Gestão Financeira através do Menu: Utilitários - Visualizar Tarefas Contábeis, é possível consultar as solicitações de tarefas geradas pelo mesmo ao TOTVS Gestão Contábil.
ATENÇÃO: Caso seja apresentada a mensagem: “ Você não está autorizado a executar tarefas ”. Deve ser atribuída no Modulo Gestão Contábil a permissão de execução da tarefa ao usuário, através do Menu: Utilitários – Terefas – Permissões.
Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk. |
No processo é obrigatório o preenchimento do campo: Observação da Exclusão.
7º. Após a conclusão do processo acima, será possível verificar na visão de Lançamentos Contábeis que os registros foram excluídos.
Produto: TOTVS Gestão Financeira Versão: 11.81.5
Processo de Negócio: Módulo de Cartão de Crédito
Processo do Sistema: Pagamento Cartão de Crédito
Introdução
Os passos a seguir servirão de guia para a Nova rotina cujo objetivo é a integração do Módulo E-commerce com o ERP da Totvs – Gestão Financeira, para efetuar pagamentos de produtos e serviços com as bandeiras Visa e Mastercad da operadora de Cartão de Crédito CIELO.
Desenvolvimento/Procedimento
1º. Para parametrizar as bandeiras da operadora de Cartão de Crédito CIELO no Módulo Gestão Financeira, é necessário acessar o menu: Contas a Receber – Baixas – Cartão de Crédito.
Na etapa 1 deverá marcar o FLag para utilizar a Bandeira definida para o processo, informando a Conta Caixa e Forma de Pagamento a ser utilizada.
2º. No Módulo Gestão Financeira ainda deverá informar os dados do Lojista junto a empresa de Cartão de Crédito CIELO, na etapa 2 do menu: Contas a Receber – Baixas – Cartão de Crédito.
2.1 Afiliação preencher com o Código de afiliação conforme a bandeira selecionada Visa/ Master , este campo receberá o número do registro do lojista junto a operadora de Cartão de Crédito CIELO.
2.2 Cielo preencher o campo Chave Acesso do Lojista com a chave de acesso junto a operadora de Cartão de Crédito CIELO.
2.3 Informações de Proxy preencher com as Informações do Servidor que será realizada a conexão entre o FLUXUS e o Modulo E- Commerce.
2.4 URL do Web Service informar o Link de acesso para conectar ao Host do Portal E-Commerce.
https://qasecommerce.cielo.com.br/servicos/ecommwsec.do
ATENÇÃO: Os dados de Afiliação, Cielo e Configurações de Proxy, são de responsabilidade do Cliente. A TOTVS não se responsabiliza por informar estes dados. Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk. |
3º) No Módulo Gestão Educacional é necessário parametrizar a liberação do Pagamento por Cartão de Crédito no Portal, no menu: Configurações - Parâmetros - Portal - Rm Portal - Gerais - Etapa 5/5.
3.1 Marcar a flag – Pagamento dos boletos pode ser efetuado com cartão de Crédito.
4º) Acessar o Portal do Classis para realizar a efetivação do pagamento via Cartão de Crédito.
Link: http://engrm-site1180/Corpore.Net , deverá informar o usuário e senha.
4.1 Selecionar o Menu - Educacional - Financeiro - Extrato Financeiro e aguardar o Contexto Educacional ser carregado.
4.2 Selecionar o Menu- FINANCEIRO e Clicar sobre a barra de Status para visualização dos Extratos em aberto.
4.3 Deverá clicar no botão de pagamento por Cartão de Crédito do extrato selecionado.
ATENÇÃO: Somente é possível realizar o Pagamento de um único registro em cada operação de pagamento via Cartão de Crédito. Relacionamento um para um. O pagamento está sendo realizado com a opção de Crédito – á vista. Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk. |
5º) Integração Site operadora de Cartão de Crédito CIELO, será aberto a pag do E- Commerce com os dados do aluno.
5.1 Deverá selecionar a bandeira já definida e parametrizada para realizar o pagamento junto a operadora do Cartão de Crédito e solicitar pagamento.
5.2 Será aberto a pagina da Cielo , deverá ser informado o Nº. do cartão de Crédito utilizado para efetizar o pagamento do serviço, data de validade do cartão e o código verificador do mesmo para confirmar a efetivação de pagamento.
5.3 Após confirmação do site será registrado efetivação de pagamento.
6.1 Agendamento do processo de integração, apenas busca as transações efetuadas e agenda a baixa do lançamento, deverá acessar o menu utilitários – agendamento de leitura. Para identificação do Titulo o sistema utiliza o IDBOLETO.
6.2 Ao realizar a baixa dos lançamentos será gerado o extrato correspondente com a Conta Caixa parametrizada no Assistente 1 de configurações de Cartão de Crédito.
7.1 Consulta de Histórico de transações realizadas, deverá acessar o menu utilitários – Histórico de Transação.
8 – Para realizar o cancelamento de transação com cartão de crédito, é necessário na visão de lançamento selecionar o título e executar o processo “Cancelar Transação de Cartão de Crédito”, disponível no menu de processos, o título estará novamente em aberto tanto no portal quanto na visão de lançamentos.
Informações Adicionais
Lembre-se de habilitar :
1º) No módulo Educacional a parametrização para o pagamento com Cartão de Crédito.
2º) No módulo Financeiro a liberação do menu: Utilitários - Cartão de Crédito - Historico de Transação e Agendamento de Leitura.
Produto | : | RM Gestão Financeira 11.81 |
Processo | : | Rastreabilidade Lançamento |
Subprocesso | : | Rastreamento de Lançamentos |
Data da publicação | : | 05/10/12 |
Implementado processo de Rastreabilidade de lançamentos na Visão Geral de Lançamentos.
Este processo possibilita visualizar o lançamento de origem e o lançamento gerado com infomações sobre a movimentação de cada um deles. Para executar o processo teremos duas opções de acesso:
Menu de acesso
Basta selecionar o lançamento desejado e através dos Anexos clicar no menu Rastreabilidade Lançamento Financeiro.
Ícone de atalho
A execução do processo também poderá ser através do ícone de atalho “Rastreamento de Lançamento” disponibilizado na Visão Geral de Lançamentos.
Produto | : | RM Gestão Financeira 11.80 |
Processo | : | Módulo de Caixa |
Subprocesso | : | Sessão de Caixa |
Data da publicação | : | 03/10/12 |
Através da Interface do Caixa o Usuário Operador da Sessão poderá registrar Recebimentos e/ou Pagamentos, baixando e incluindo Lançamentos Financeiros, Extrato de Caixa Manual entre outros.
No Módulo de Caixa o operador irá gerenciar ou trabalhar com as Sessões de Caixa, desta forma será necessário criar um perfil de “Operador de Caixa” e um perfil de “Operador Supervisor”.
Módulo Serviços Globais | Segurança | Perfis - Usuários
Operador Supervisor
Cadastrar um perfil e permitir acesso aos principais menus do Módulo de Caixa.
Cadastrar este usuário definindo que ele será Supervisor, em qual coligada irá atuar e associar ao perfil criado.
Operador de Caixa
Cadastrar um perfil permitindo ou restringindo acesso aos principais menus do Caixa.
Cadastrar o usuário e associar ao perfil criado.
Parâmetros
Nos parâmetros do sistema será preciso configurar a usabilidade do Módulo de Caixa:
Menu Ambiente | Parâmetros | Gestão Financeira | Contas a Receber | Caixa | Módulo de Caixa.
Autenticação do caixa
- Autenticação Mecânica
Marcar esta opção para que seja usada a autenticação mecânica no caixa.
- Permite não imprimir autenticação
Marcar esta opção caso não queira que a autenticação seja impressa.
- Permite reimprimir autenticação
Marcar esta opção caso seja preciso reimprimir a autenticação mecânica no caixa.
- Obrigatória à impressão de abertura do caixa
Marcar esta opção caso queira que seja obrigatória à autenticação na abertura do caixa.
- Saída de impressão
Selecionar a porta de saída de impressão da autenticação mecânica no caixa.
- Configuração Layout
Selecionar quais funções serão usadas na autenticação de abertura, baixa e estorno.
- Número Autenticações
Selecionar onde será impresso a autenticação do caixa, se em documento ou em Bobina.
- Relatórios do Caixa
Selecionar qual relatório será usado no Fechamento do Caixa, qual e se será impresso Recibos de Baixa, Estorno e Extrato.
Após definir as permissões de acesso e parametrizar o sistema será preciso abrir a sessão para o operador de caixa e definir em quais processos o mesmo terá acesso.
Abrir Nova
Campos que deverão ser preenchidos na abertura do caixa:
Operador
Informar quem irá operar a sessão.
Conta caixa
Informar a Conta Caixa onde às operações serão executadas.
Nº do Caixa
O sistema apresentará por default de forma sequencial a numeração de acordo com a Conta Caixa selecionada, mas é possível editar.
Filial
Informar a Filial.
Permissões
Recebimento, Pagamentos, Ambos.
Marcar a natureza dos lançamentos que o operador poderá trabalhar.
Fechamento
Marcar esta opção caso queira que o operador de caixa possa fechar a sessão, se não marcar somente o operador supervisor poderá fechar a sessão.
Emissão de Relatório de Fechamento de Caixa
Marcar esta opção para que o relatório de fechamento seja impresso no encerramento da sessão de caixa.
Consulta aos Saldos
Marcar está opção para que o operador de caixa tenha acesso aos saldos atuais da sessão de caixa.
Estornar Lançamento Baixado outra Sessão
Marcar esta opção para que o operador possa estornar lançamentos baixados em outra sessão de caixa.
Saldo Inicial
O saldo inicial poderá ser preenchido manualmente ou carregado através do Saldo por Operador ou do Saldo por nº Caixa.
Abrir
Ao clicar no botão Abrir a sessão de caixa será aberta e poderá ser ativada a qualquer momento pelo operador que irá trabalhar na sessão.
Ativar Sessão de Caixa
Financeiro
Após ativar a sessão aberta será exibida a Interface do caixa onde o operador terá as seguintes opções para pesquisar os lançamentos:
Número do Documento
Preencher o campo com o número do documento, acionar o botão de pesquisa que o lançamento será apresentado na tela.
Referência do Lançamento
Preencher o campo com a referência do lançamento, acionar o botão de pesquisa que o mesmo será apresentado na tela.
Cliente / Fornecedor
Preencher o campo com o código ou o nome de fantasia, acionar o botão de pesquisa que o lançamento será apresentado na tela.
IPTE
Informar o código no campo, acionar o botão de pesquisa que o lançamento será apresentado na tela.
Código de Barras
Informar o código de barras, acionar o botão de pesquisa que o lançamento será apresentado na tela.
Nosso Número
Preencher o nosso número, acionar o botão de pesquisa que o lançamento será apresentado na tela.
Processos
Através da Interface o operador poderá dar início às atividades:
Baixa
- Selecionar o Lançamento em aberto e clicar no botão " Baixa".
- Indicar o (s) meio (s) de pagamento (s), executar o processo de baixa.
Conforme definido nos parâmetros poderá imprimir o recibo de baixa e a autenticação mecânica da baixa do lançamento.
Estorno
- Após pesquisar e selecionar o lançamento já baixado, clicar no botão “Estorno”.
- Informar os dados de estorno do lançamento e salva.
- O sistema estorna o lançamento e apresenta os dados atualizados do lançamento na tela do Caixa
- Após o estorno o sistema inseri log da sessão caixa (CAIXA-LOG)
- Atualiza o IDOPERACAO da FXCX, para equivaler ao FLOGSESSAOCAIXA
- E se parametrizado: Emite recibo de baixa e imprime autenticação mecânica.
Incluir Lançamento
- Incluir lançamentos de qualquer natureza, a inclusão dependerá da permissão de acesso ao campo, salvar.
Editar Lançamento
- Selecionar o lançamento na tela clicar no campo “Editar Lançamento” e fazer as alterações necessárias no lançamento incluído pela sessão de caixa ou mesmo através da Visão Geral de Lançamentos.
Serviço Extra
Clicar no botão Serviço Extra e preencher os campos:
- Filial - Informar.
- Nível de ensino - Informar.
- Período Letivo - Informar o Período que o aluno está cadastrado.
- Aluno, informar.
- Contrato - este campo será preenchido automaticamente ao selecionar o aluno.
-Parcela - Informar o número da mesma.
- Cota - Informar.
- Data de Emissão – informar a data que será carregada para o lançamento gerado.
- Data de Vencimento - informar a data que será carregada para o lançamento gerado.
- Serviço - selecionar a opção de serviço de acordo com o look up.
- Valor - será preenchido automaticamente ao informar o serviço.
Clicar no botão Adicionar para que o serviço seja carregado para a tela ou remover se o serviço não estiver correto.
Após executar o processo o lançamento gerado será inserido na tela de pesquisa da Interface do Caixa, este lançamento poderá ser baixado ou editado.
Incluir Extrato
Clicar no ícone e preencher os campos necessários.
Valor Líquido
Selecionar um lançamento e clicar neste botão para que a tela de Calculo do valor liquido seja apresentada.
Desativar Sessão
Ao clicar neste botão a sessão de caixa será desativada sem que a mesma seja fechada e poderá ser ativada a qualquer momento pelo operador.
Fechar sessão
Poderá encerrar a sessão de caixa aberta se a permissão de acesso estiver marcada.
Educacional
A pesquisa poderá ser feita pelo:
Aluno – informar o nome do aluno.
Responsável pelo (s) Lançamento (s) do aluno – informa o responsável financeiro do aluno.
Clicar no botão de pesquisa, selecionar o lançamento desejado na tela de pesquisa e executar o processo de baixa ou estorno.
Fechar Atual
O operador poderá fechar a sessão desde que tenha permissão, as opções são através dos menus:
Caixa | Fechar Atual
Ao clicar neste ícone o operador poderá fechar a sessão aberta para o mesmo.
Caixa |Gerenciar Caixas | Fechar
Ao clicar neste ícone o operador poderá fechar a sessão selecionada.
Caixa | Ativar | Fechar Sessão
Ao clicar neste ícone o operador poderá fechar a sessão ativa.
Produto | : | RM Gestão Financeira 11.81 |
Processo | : | Migração do Book de Relatórios para o Novo Gerador |
Subprocesso | : | Relatório Extrato Cliente Fornecedor |
Data da publicação | : | 03/10/12 |
O relatório denominado “Extrato de Cliente/Fornecedor”, demonstrará exclusivamente a posição financeira por Cliente/Fornecedor em determinado período.
Este relatório é uma versão simplificada do relatório “Razão”, sem dependências com integração com tabelas contábeis ou com tabelas da Gestão de Compras Estoques e Faturamento.
O Relatório fixo ‘Razão de Cliente/Fornecedor’ que serve para atender a uma demanda legal exigida para o fechamento da contabilidade passará a ser emitido pelo Gestão Contábil.
A execução do relatório será através da aba Gestão Financeira | Relatórios | Extrato Cliente\Fornecedor, primeiro estabeleça os parâmetros para a montagem dos filtros:
· Filiais
Para todas as Filiais:
Marcando esta opção serão impressos no relatório todos os lançamentos de todas as filiais cadastradas.
De Filial / Até Filial:
Nesta opção será preciso definir se o relatório será impresso para uma filial específica ou várias Filiais que estarão entre o intervalo informado.
· Cliente/Fornecedor
Para todos os Clientes e Fornecedores:
Marcando esta opção o sistema irá buscar lançamentos de todos os Clientes / Fornecedores na geração do relatório.
De Cliente/Fornecedor Até Cliente/Fornecedor :
Nesta opção será preciso definir se o sistema irá buscar um Cliente / Fornecedor específico , do inicial ao final e do intervalo entre eles.
· Ordenado por
Na geração do relatório será possível definir o critério de ordenação, por default o relatório será ordenado pelo código do Cliente/Fornecedor, mas será possível ordenar pelo nome fantasia, basta selecionar a opção desejada.
· Intervalo de datas
Neste campo será preciso definir a partir de que data até que data serão apresentados os lançamentos no relatório.
· Data Considerada no Extrato
Data de Emissão:
Ao marcar esta opção o sistema irá considerar todos os lançamentos com a data de emissão de acordo com as datas informadas no parâmetro e que esteja dentro do período informado.
Data opcional:
Marcando esta opção o sistema irá considerar todos os lançamentos com a data opcional parametrizada que esteja dentro do período informado.
· Tabela Opcional
Definir se será usado uma das Tabelas Opcionais ou Tipo de Cliente/Fornecedor para seleção dos lançamentos.
· Valor da Tabela Opcional
Após definir a tabela que será usada, informar um valor cadastrado na mesma.
· Status (Classificação) do Lançamento, do Cliente/Fornecedor e Tipo Contábil
- Lançamentos - se a pagar ou a receber ou poderá marcar os dois.
- Cliente/Fornecedor – se Cliente, Fornecedor ou ambos marcando as duas opções.
- Tipo Contábil – se Contábeis ou Não Contábeis.
· Relatório a ser utilizado
Selecionar o relatório do novo gerador (RM Reports) que será utilizado.
· Gerar Relatório
Ao executar o processo para gerar relatório o sistema irá listar todos os extratos do(s) Cliente(s)/Fornecedor(es) de acordo com os parâmetros definidos.
Produto | : | RM Gestão Financeira 11.81 |
Processo | : | Contabilização das provisões da Aplicação Financeira |
Subprocesso | : | Provisão IOF e IR sem incidência de resgate |
Data da publicação | : | 03/10/12 |
Na Aplicação Financeira será possível contabilizar os lançamentos de provisão de IOF e IR referente aos Rendimentos de Aplicações Financeiras de natureza CDB Pós Fixado, Fundo Curto prazo e Fundo Médio Prazo sem a incidência de resgate.
1- Marcar a opção “Contabiliza Provisões” no menu Ambiente | TOTVS Gestão Financeira |Parâmetros | Controle Bancário | Aplicação Financeira.
- Ao marcar a opção será disponibilizado para a geração dos lançamentos contábeis de provisão de IOF e IR, no cadastro de Aplicação Financeira, aba Eventos Contábeis, dois default de eventos: Evento Provisão de IOF e Evento Provisão de IR.
2- Na interface da Aplicação Financeira, clicar no botão “Incluir”, cadastrar uma aplicação financeira, preenchendo os campos Evento de Provisão de IOF e Evento de Provisão de IR, aba Eventos Contábeis.
3- Incluir uma Aplicação Financeira, através do menu Processos | Inserir Nova Aplicação.
4- Através do menu Processos | Encerramento de Período, fazer o encerramento do período.
- Os valores de IOF e IR a serem provisionados serão calculados e lançados juntamente com o valor do Rendimento no encerramento do período e salvos na tabela FAPLFIN, no campo “Periodicidade”.
- No encerramento do próximo período, o sistema irá excluir os lançamentos dos valores provisionados anteriormente e salvar o novo lançamento do valor calculado para o próximo período.
- Nos meses em que ocorrer a incidência do “IR Come Cotas” para Aplicações de natureza Fundo de Investimento, o sistema irá provisionar somente a diferença entre o que seria provisionado para o período e o valor já debitado no IR Come cotas.
5 - Através do menu Processos | Integração Contábil, gerar a contabilização.
Em Anexos da interface da Aplicação Financeira, está disponível o menu “Contabilização de Período”, que irá demonstrar os lançamentos das contabilizações geradas para a respectiva Aplicação Financeira, inclusive os lançamentos das provisões do IOF e do IR.
- À medida que for executado o processo de Integração Contábil, a contabilização integrada ao lote “N” será excluída e a integrada ao lote “0” será estornada.
Observação
- Para as aplicações financeiras que no encerramento do primeiro período após a data de aplicação, não tenham completado 30 dias, o sistema irá gerar a provisão do IOF e do IR.
No encerramento do período seguinte, quando a aplicação já terá 30 dias, o sistema exclui a provisão da do IOF do período anterior e não gera o lançamento de Provisão no encerramento do período seguinte. As movimentação do período atual serão geradas normalmente, inclusive o lançamento de provisão de IR.
6 - Através do menu Processos | Resgate, realizar o resgate.
Ao realizar o resgate parcial o lançamento de previsão continuará a ser gerada nos períodos seguintes, no resgate total na Aplicação o lançamento de provisão será excluído e gerado o lançamento do imposto.
Informações Técnicas
Os valores provisionados de IOF ou IR serão salvos na tabela FAPLFIN, no campo PERIODICIDADE:
Provisão de IOF =16
Provisão de IR = 17
Produto | : | RM - Totvs Gestão Financeira - Versão 11.81.5 |
Processo | : | Integração Bancária – Pagamento Eletrônico |
Subprocesso | Remessa de Pagamento Eletrônico | |
Data da publicação | : | 04/10/12 |
O Pagamento Eletrônico é um processo que automatiza os pagamentos dos títulos através de integração com a Rede Bancária. Consiste na
geração de arquivos de remessa dos lançamentos a pagar e envio à rede bancária, que oferece serviços diversificados de processamento.
Neste contexto, a empresa estabelece um convenio com o Banco, que tem uma importante atuação garantindo agilidade e praticidade ao processo.
O sistema gerencia desde os cadastros necessários (Clientes, Bancos, Agência, Conta Corrente, Lançamento Financeiro...etc) até
a quitação automática dos Lançamentos Financeiros através do processo de Retorno de Pagamento.
Atenção!
A partir da versão 11.80 o layout do arquivo de remessa deverá ser desenvolvido pelo novo Gerador de Saídas e não mais pelo menu de Relatórios.
Os novos layout´s foram desenvolvidos pela Totvs e estão disponíveis para download no próprio contexto do Gestão Financeira. Para isso, clique na aba lateral direita superior “TOTVS By You” e digite o texto que você deseja pesquisar, exemplo “Pagamento eletrônico”. Em seguida clique no link “By You”, que fica no canto inferior direito. Utilize a barra de rolagem para selecionar o assunto desejado e faça o download.
As adequações no Layout deverão ser feitas pelo usuário, a exemplo do procedimento adotado nas versões anteriores.
A remessa de Pagamento será realizada pelo menu Borderô de Pagamentos e não mais pelos Lançamentos Financeiros.
Desenvolvimento/Procedimento
1. Executar o RM.EXE / Serviços Globais / Segurança: O usuário deverá ter permissão de acesso ao Segmento Integração.
2. Acessar o Segmento INTEGRAÇÃO / Gerador de Saídas /Cadastrar uma Categoria. Em seguida acessar o menu Gerador de Saídas / Layout / Processos
e importar o relatório, que será utilizado para gerar a remessa.
3. Através do contexto Gestão Financeira:
· Acessar o menu Movimentações Bancárias/Controle Bancário e conferir os cadastros:
. Bancos: deverá ter o código Febraban correto, exemplo Banco do Brasil = 001.
. Para cada Banco deverá haver a Agência e Conta corrente cadastradas.
. Cadastrar o Convênio : todos os requisitos do pagamento eletrônico serão gerenciados pelo Convênio, inclusive a Conta Caixa. Na guia “Remessa Bancária” deverá ser indicado o layout a ser utilizado para gerar o arquivo de remessa.
· Selecionar os Lançamentos Financeiros , que deverão estar associados à Conta caixa/Convênio e inclua-os no Borderô de Pagamento (Visão de Lançamentos / Processos / Incluir Borderô). Como nas versões anteriores, a forma de pagamento bem como o código de barras/IPTE deverão estar corretamente indicados em cada Lançamento pela aba “Integração Bancária”.
Para gerar a remessa:
1º. Cadastrar uma remessa pelo menu: Movimentações Bancárias / Integração Bancária / Cadastro Bancário / Cadastro Pagamento ou durante o processo.
2º. Acessar o menu “Movimentações Bancárias / Integração Bancária / Borderô de Pagamentos e:
. Selecionar o Borderô e em seguida o usuário com permissão, deverá “autorizá-lo” através do menu: Processos / Autorização de Borderô de pagamento.
. Para gerar o arquivo de remessa: Processos / Remessa Pagamento (nesta etapa também é possivel incluir a remessa citada no 1º item).
Resultado:
- O resultado será um arquivo em formato txt.
- O Borderô e os respectivos Lançamentos do Borderô terão o campo STATUS.CNAB atualizado para Remetidos.
- O arquivo de remessa a ser encaminhado ao Banco será gravado no local especificado.
Para cancelar a remessa:
Menu: Movimentações Bancárias / Integração Bancária /Borderô de Pagamento / Processos / Cancela Remessa Pagamento.
Informações adicionais
Ao incluir o Borderô será criado para cada Lançamento o respectivo item de baixa. Para visualizá-lo, edite o Lançamentos / Baixas do Lançamento.
Produto | : | RM - Totvs Gestão Financeira - Versão 11.81.5 |
Processo | : | Integração Bancária – Pagamento Eletrônico |
Subprocesso | Borderô de Pagamento | |
Data da publicação | : | 04/10/2012 |
Atenção! A partir da versão 11.81, a remessa de pagamento será pelo Borderô de Pagamento e não mais pelos Lançamentos Financeiros. |
Considerando que o Lançamento esteja vinculado a uma conta caixa devidamente associada ao Convênio cadastrado para o processo:
Para incluir o Borderô:
Selecione os Lançamentos e acesse o Menu: Processos/Borderô de Pagamento / Incluir Borderô. Todos os Lançamentos selecionados pertencerão a este Borderô.
Após a sua inclusão, você poderá selecionar outros Lançamentos compatíveis e agregá-los ao Borderô ora gerado, desde que o mesmo esteja
com status que permita tal operação. Para isso, selecione o Lançamento, Processos / Borderô de Pagamento / Vincular Borderô de Pagamento.
Desejando “Desvinular Lançamento do Borderô” utilize este mesmo menu e selecione a opção “Desvincular Borderô de Pagamento”.
Somente Borderôs autorizados poderão ser remetidos. A autorização do borderô será definida pelo perfil do usuário.
Resultado:
- Os Lançamentos serão inseridos no Borderô.
- Através dos Anexos do Borderô é possível visualizar os Lançamentos do Borderô.
- Através dos Anexos do Lançamento é possível visualizar o respectivo Borderô.
Informações adicionais
- Ao incluir o Borderô será criado para cada Lançamento o respectivo item de baixa. Para visualizá-lo, edite o Lançamentos / Baixas do Lançamento.
- A baixa dos Lançamentos do Borderô poderá ser realizada manualmente ou via importação do arquivo de retorno e não está vinculada ao Borderô,
mas aos Lançamentos Financeiros.
- Desejando imprimir relatório simplificado dos Lançamentos que compõem o Borderô, através do menu “Borderô de Pagamento”, selecione-o e clique
em Acessos | Lançamentos. Deixe ativa apenas as colunas que deseja que sejam impressas e em seguida clique no botão “Relatório Simplificado”.