Índice

Objetivo

Esta rotina realiza a listagem das propostas e a alocação de atendentes de acordo com os locais de atendimento, definidos na proposta comercial.

É possível controlar as permissões para realização de alocação de atendentes, de acordo com a quantidade estipulada na proposta comercial.

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 

 

Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

 

 

 

Para visualizar, acesse Outras Ações /Visualizar contrato.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

 

 

 

Para visualizar, acesse Outras Ações /Alocação de Atendentes

Para efetuar a alocação do atendente em uma reserva técnica crie um contrato que possua locais de atendimento configurado como reserva técnica.

Ao realizar a alocação selecione o tipo de alocação configurado com Reserva Técnica igual a Sim.

Somente é possível efetuar a alocação do tipo Reserva Técnica para locais configurados como Reserva Técnica informado com Sim.

Não é permitido efetuar alocação de reserva em locais de atendimento que não forem configurados como reserva técnica.

Na Alocação de Atendentes e durante a seleção de substituto dentro da manutenção da agenda, os atendentes alocados com o tipo de movimentação de Reserva, são apresentados nas listagens como disponíveis para alocação.

Ao realizar a alocação de um atendente que possua reserva técnica, internamente o sistema faz a manutenção para o tipo de cancelamento para a agenda, referente à alocação em reserva técnica, e será considerada como válida a nova agenda gerada para o atendente.

A manutenção realizada tem como motivo de manutenção, o motivo configurado no parâmetro do sistema MV_ATMTCAN (Motivo de Cancelamento).

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para visualizar, acesse Outras Ações /Alocação Automática.

Esta opção permite realizar a alocação automática de atendentes para contratos integrados.

A automatização da alocação automática para o posto inicial de reserva técnica e a inclusão do atendente automática pelo cadastro de funcionários

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

 

 

Selecione o contrato e clique em Outras Ações / Confirm.de entrega e coleta.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para alocação de atendente em dois contratos diferentes selecione o contrato para o qual deseja alocar o atendente e acesse Outras Ações /Alocação de atendentes.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Após a abertura da rotina de alocação, selecione o local e na aba Detalhes do Atendente | Filtro, selecione o turno, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Remover.

Após a seleção do local e a remoção do filtro, na aba Atendenteselecione o período de alocação e realize a busca dos atendentes.

Selecione o atendente e clique nas setas direcionadas para a direita (Alocar).

Após a confirmação, a alocação será feita de acordo com o horário configurado no contrato (neste caso, o período das 8h às 12h). Confirme.

Ao selecionar um novo contrato em que o período de alocação seja das 13h às 18h, o mesmo atendente selecionado no contrato anterior poderá ser alocado por não haver inconformidade de horários.

Confira os dados e Confirme.


Consulta de Atendentes por Cursos, Habilidades e Características

Na alocação por atendentes, por meio do painel Detalhes do Atendente | Filtro é possível consultar as informações sobre os cursos, as habilidades e as características do atendente, dentro da configuração para a alocação selecionada.

Estas informações são refletidas na realização do filtro dos atendentes, no painel Atendentes.

A permissão para manipulação dos filtros é definida na rotina Grupo de Acesso/ Perfil.

Selecione um registro de contrato e clique em Outras Ações / Alocação de Atendentes.

Ao selecionar um local de atendimento, as informações do filtro FILTRAR POR são atualizadas de acordo com as habilidades, características e cursos cadastrados.

Ao selecionar um atendente, são atualizados os Detalhes do Atendente na árvore dos detalhes, de acordo com o cadastro de habilidades/ cursos efetuado no módulo de Treinamento (SIGATRM) e características no módulo Gestão de Serviços (SIGATEC).

Confirme a alocação.

Para alocação, acesse Outras Ações /Alocação automática.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para revisão, posicione o cursor no contrato que deseja revisar e clique em Outras Ações /Revisão do contrato.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Esta opção permite somente a revisão dos contratos que sejam do tipo B (Renovação) que consiste em uma junção dos conceitos de realinhamento (ajuste de valor unitário dos produtos) e aditivo (adição de quantidade e/ou prazo ao contrato). Portanto, é possível alterar os valores unitários dos itens nas planilhas, as quantidades dos itens e mudar a vigência do contrato (sempre deve ser maior que a atual do contrato).

Com isso, é possível realizar a revisão em contratos que estejam com o saldo para medição igual a zero, evitando assim a necessidade de realizar um novo contrato para o faturamento.

Veja os principais pontos do processo de revisão que tiveram alteração:

Tipo B = Renovação

1. Não há necessidade de criar um contrato quando o saldo ficar zerado;

2. A atribuição dos valores para quantidade, valor unitário e total serão calculadas corretamente;

3. É possível ajustar a vigência e os valores do contrato com apenas uma revisão;

4. Ao identificar uma quantidade restante a medir muito baixa (menor que 0,25) o sistema realizará a alteração do valor unitário em conjunto com uma adição para voltar a quantidade do item para 1.


Revisão do Contrato com Vínculo de Benefícios ao Turno do Local de Atendimento

Na revisão do contrato são aplicadas as mesmas regras descritas na seção Vínculo de Benefícios ao Turno do Local de Atendimento. Assim, é possível visualizar os benefícios existentes para filial, cliente e local de atendimento. Também são listados os turnos da escala ou o turno relacionado ao item de recursos humanos. A apresentação deste vínculo está condicionada à existência da entidade TDX, cadastrada no sequenciamento de critério de benefícios do módulo SIGAGPE.

Ao realizar uma revisão de Realinhamento, é possível aplicar as devidas manutenções dos benefícios de qualquer item de Recursos Humanos.

Ao realizar uma revisão de Aditivo, é permitido somente realizar manutenções de vínculo de benefícios para itens de recursos humanos pertencentes a um local de atendimento incluído durante a realização da revisão. Para os itens de recursos humanos já existentes no contrato, não é possível realizar as manutenções em seu vínculo de benefícios.

Não é permitido que sejam realizadas as alterações do tipo ou do benefício já existente anteriormente na revisão. Para a realização desta troca, é necessário preencher a data final do benefício e incluir um novo benefício, conforme a necessidade.

Durante a revisão, não é possível realizar a alteração do turno ou da escala, caso os benefícios existentes para o turno ou escala não estejam com a data final preenchida.

Bloqueio ao Orçamento de Serviços

O bloqueio ao Orçamento de Serviços é utilizado para impedir que seja gerada uma revisão em que o valor total do local seja menor do que o valor já medido/realizado na planilha do contrato.

Com esta finalidade, o parâmetro MV_CNREALM deverá estar desabilitado.

Bloqueio da revisão de contratos

O objetivo é bloquear a geração de contratos e a movimentação de equipamentos para os locais de prestação dos serviços, bem como ajustes indevidos por pessoal não autorizado.

A configuração do parâmetro MV_ATVREVI com .T. (True/Verdadeiro) impede a revisão do contrato de locação, e o parâmetro MV_BLQREVI configurado com .F. (False/Falso) permite selecionar qualquer tipo de revisão. 


Para aprovação acesse Outras Ações /Aprova revisão.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para adicionar itens, acesse Outras Ações /Adicionar itens extras.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para editar, acesse Outras Ações / Editar conf. alocação.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para editar, acesse Outras Ações / Encerramento Posto.

O objetivo desta opção é realizar a marcação dos locais, dos postos para recursos humanos (itens de rh) e equipamentos (locação) que não estão mais ativos e, portanto, não recebem mais alterações, seja para serviços extras, reforços ou mesmo durante uma revisão.

De acordo com o contrato selecionado, são exibidos os locais e respectivos itens de recursos humanos e locação de equipamentos para marcar o encerramento.

Marque os itens que deseja encerrar e clique em Confirmar.

O sistema verifica se todos os recursos envolvidos na prestação do serviço já foram recolhidos. Se houver recursos que ainda não tenham sido devolvidos, será apresentada uma mensagem informando o problema e os recursos devem ser devolvidos antes de efetivar o encerramento.

A efetivação do encerramento atualiza os campos local de contrato, item de recurso humano e item de locação.

Quando todos os postos de um contrato forem encerrados, o contrato também é encerrado.

Depois que o posto for encerrado, não é possível realizar qualquer movimentação.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para editar, acesse Outras Ações / Cancelamento.

O sistema só permite o cancelamento de um orçamento de serviços quando o contrato a ele associado estiver em elaboração, ou seja, legenda Contrato em elaboração no GCT.

Quando o contrato está em elaboração o sistema emite tela dizendo Deseja realmente Cancelar?, ao confirmar em Sim, o contrato é cancelado.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Principais Campos 

Campo:

Descrição

Atendente

Selecione o atendente para alocação.

Exemplo:

0000000000TEC01

Alocação De / Até

Informe o período de alocação.

Exemplo:

08/07/2016 á 08/08/2016

Filtra por

Utilize a seta indicadora e selecione a opção.

Exemplo:

1 - Banco de Apoio

2 - Reserva Técnica

3 - Todos Atendentes

Entidade

Utilize a seta indicadora e selecione a entidade.

Exemplo:

1 - Cliente

2 - Prospect

Código

Pressione F3 e selecione o código.

Exemplo:

000001

Endereço

Informe o endereço do local de atendimento.

Exemplo:

Avenida do Estado

Bairro

Informe o bairro do local de atendimento.

Exemplo:

Centro

Município

Informe o município do local de atendimento.

Exemplo:

São Paulo

EstadoPressione F3 e selecione o código.

Exemplo:

SP

ContatoPressione F3 e selecione o contato.

Exemplo:

000001

Local ?Pressione F3 e selecione o local.

Exemplo:

0000000001

Num. Contrato

Preenchido automaticamente.

Exemplo:

CONTR01OP0002

Cod. Entidade

Preenchido automaticamente.

Exemplo:

CLITEC01

Lj. Entidade

Preenchido automaticamente.

Exemplo:

01

Nome Entidade


Preenchido automaticamente.


Exemplo:

Tecidos Glória

Tipo Frete

Informe o tipo de frete.

Exemplo:

CIF

FOB

Confir.Entrega

Utilize a seta indicadora e selecione a opção.

Exemplo:

Sim

Não

Agenda Ent.

Data da agendamento da entrega.

Exemplo:

02/05/2016

Confir. Coleta

Utilize a seta indicadora e selecione a opção.

Exemplo:

Sim

Não

Coleta Equip.

Data da coleta do equipamento.

Exemplo:

10/05/2016

CampoDescrição
Tp.Rev.

Visualize o símbolo ? e clique para habilitar a consulta padrão e assim selecionar o tipo de revisão.

Exemplo: 

003 - Aditivo - Quantidade e prazo

CampoDescrição
Tp. Rev.Pressione F3 e selecione o tipo.

Exemplo:

001 - ADITIVO

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O objetivo desta funcionalidade é permitir que seja realizado o controle para as alocações e manutenções das agendas do atendente, considerando o conceito de reserva operacional.
Durante a prestação de serviço, podem ocorrer diversas situações que não são previstas, tais como a falta de atendente efetivo de um local de atendimento ou até mesmo uma solicitação de reforço operacional por parte do cliente, o que demanda a alocação de novos atendentes para suprir este tipo de necessidade. Para realizar este tipo de atendimento é utilizada a reserva técnica, que são os atendentes que ficam disponíveis na empresa prestadora de serviço para atender estes cenários específicos.
Para que seja possível definir o tipo de alocação que será realizada na alocação por escalas, foi criado o campo Tipo de Alocação na rotina Posto x Funcionário, dentro da Gestão de Escalas.
Para alocar o atendente em uma reserva técnica é necessário criar um contrato que tenha locais de atendimento configurados como reserva técnica. Ao realizar a alocação deverá ser selecionado o tipo de alocação que esteja configurado como “Reserva Técnica” igual a “Sim”. Somente será possível realizar a alocação do tipo “Reserva Técnica” em locais que foram configurados como Reserva Técnica igual a Sim.
Ao realizar a alocação de um atendente que esteja em reserva técnica, internamente o sistema realizará uma manutenção do tipo de cancelamento para a agenda referente à alocação em reserva técnica e será considerada como válida a nova agenda gerada para o atendente. A manutenção que será realizada terá como motivo de manutenção o que está configurado no parâmetro MV_ATMTCAN (Motivo de Cancelamento).