Índice

Objetivo

Esta rotina realiza a listagem das propostas e a alocação de atendentes de acordo com os locais de atendimento, definidos na proposta comercial.

É possível controlar as permissões para realização de alocação de atendentes, de acordo com a quantidade estipulada na proposta comercial.

É importante considerar que as informações do Gestão de Contratos dependem de pré-condições cadastradas nas seguintes rotinas:

  • Cadastro de Funcionários;
  • Turnos de Trabalho;
  • Tabela de horário padrão;
  • Atendentes;
  • Oportunidades;
  • Proposta Comercial;
  • Orçamento de Serviços;

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 

 

Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

Para visualizar, acesse Outras Ações / Visualizar contrato.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Selecione o contrato e clique em Outras Ações / Confirm.de entrega e coleta.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para visualizar, acesse Outras Ações /Alocação de Atendentes

Para alocar o atendente em uma reserva técnica, crie um contrato que possua locais de atendimento configurado como reserva técnica.

Somente é possível efetuar a alocação de atendente havendo um contrato que possua local de atendimento e configurado com o tipo Reserva Técnica informado com Sim.

Não é permitido efetuar alocação de reserva em locais de atendimento que não forem configurados como reserva técnica.

Na Alocação de Atendentes e durante a seleção de substituto dentro da manutenção da agenda, os atendentes alocados com o tipo de movimentação de Reserva, são apresentados nas listagens como disponíveis para alocação.

Ao realizar a alocação, internamente o sistema faz a manutenção para o tipo de cancelamento para a agenda, referente à alocação em reserva técnica, e será considerada como válida a nova agenda gerada para o atendente.

A manutenção realizada tem como motivo de manutenção, requer que o motivo esteja configurado no parâmetro do sistema MV_ATMTCAN (Motivo de Cancelamento).


Para alocação de atendente em dois contratos diferentes selecione o contrato para o qual deseja alocar o atendente e acesse Outras Ações /Alocação de atendentes.

Ao acessar a rotina, selecione o local e na aba Detalhes do Atendente | Filtro, selecione o turno, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Remover.

Após a seleção do local e a remoção do filtro, na aba Atendenteselecione o período de alocação, localize e selecione os atendentes. Utilize as setas direcionados para a direita (Alocar).

Após a confirmação, a alocação é feita de acordo com o horário configurado no contrato (neste caso, o período das 8h às 12h).

Ao selecionar um novo contrato em que o período de alocação seja das 13h às 18h, o mesmo atendente selecionado no contrato anterior pode ser alocado por não haver inconformidade de horários.

Confira os dados e confirme.


Consulta de Atendentes por Cursos, Habilidades e Características

Na alocação por atendentes, por meio do painel Detalhes do Atendente | Filtro é possível consultar as informações sobre os cursos, as habilidades e as características do atendente, dentro da configuração para a alocação selecionada.

Estas informações são refletidas na realização do filtro dos atendentes, no painel Atendentes e a permissão para manipulação dos filtros é definida na rotina Grupo de Acesso/ Perfil.

Clique em Outras Ações / Alocação de Atendentes e ao selecionar um local de atendimento, as informações do filtro FILTRAR POR são atualizadas de acordo com as habilidades, características e cursos cadastrados.

Ao selecionar um atendente, são atualizados os Detalhes do Atendente na árvore dos detalhes, de acordo com o cadastro de habilidades/ cursos efetuado no módulo Treinamento (SIGATRM) e características no módulo Gestão de Serviços (SIGATEC).

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para visualizar, acesse Outras Ações /Alocação Automática.

Esta opção permite realizar a alocação automática de atendentes para contratos integrados.

A automatização da alocação automática para o posto inicial de reserva técnica e a inclusão do atendente automática pelo cadastro de funcionários

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para revisão, posicione o cursor no contrato que deseja revisar e clique em Outras Ações /Revisão do contrato.

Esta opção permite somente a revisão dos contratos que sejam do tipo B (Renovação) que consiste em uma junção dos conceitos de realinhamento (ajuste de valor unitário dos produtos) e aditivo (adição de quantidade e/ou prazo ao contrato). Portanto, é possível alterar os valores unitários dos itens nas planilhas, as quantidades dos itens e mudar a vigência do contrato (a data sempre deve ser maior que a atual do contrato).

Com isso, é possível realizar a revisão em contratos que estejam com o saldo para medição igual a zero, evitando assim a necessidade de realizar um novo contrato para o faturamento.

Veja os principais pontos do processo de revisão que tiveram alteração:

Tipo B = Renovação

  1. Não há necessidade de criar um contrato quando o saldo ficar zerado;
  2. A atribuição dos valores para quantidade, valor unitário e total serão calculadas corretamente;
  3. É possível ajustar a vigência e os valores do contrato com apenas uma revisão;
  4. Ao identificar uma quantidade restante a medir muito baixa (menor que 0,25) o sistema realizará a alteração do valor unitário em conjunto com uma adição para voltar a quantidade do item para 1.

Revisão do Contrato com Vínculo de Benefícios ao Turno do Local de Atendimento

Na revisão do contrato são aplicadas as mesmas regras descritas na seção Vínculo de Benefícios ao Turno do Local de Atendimento. Deste modo é possível visualizar os benefícios existentes para a filial, cliente e local de atendimento. Também são listados os turnos da escala ou o turno relacionado ao item de recursos humanos. A apresentação deste vínculo está condicionada à existência da entidade TDX, cadastrada no sequenciamento de critério de benefícios do módulo SIGAGPE.

Ao realizar uma revisão de Realinhamento, é possível aplicar as devidas manutenções dos benefícios de qualquer item de Recursos Humanos.

Ao realizar uma revisão de Aditivo, é permitido somente realizar manutenções de vínculo de benefícios para itens de recursos humanos pertencentes a um local de atendimento, incluído durante a realização da revisão. Para os itens de recursos humanos já existentes no contrato, não é possível realizar as manutenções em seu vínculo de benefícios.

Não é permitido também realizar alterações do tipo ou do benefício já existente, anteriormente na revisão. Para a realização desta troca informe a data final do benefício e inclua um novo benefício, conforme a necessidade.

Durante a revisão, não é possível realizar a alteração do turno ou da escala, caso os benefícios existentes para o turno ou escala não estejam com a data final preenchida.

Bloqueio ao Orçamento de Serviços

O bloqueio ao Orçamento de Serviços é utilizado para impedir a geração de uma revisão quando o valor total do local, for menor que o valor já medido/realizado na planilha do contrato.

Com esta finalidade, o parâmetro MV_CNREALM deve estar desabilitado.

Bloqueio da revisão de contratos

O objetivo é bloquear a geração de contratos e a movimentação de equipamentos para os locais de prestação dos serviços, bem como ajustes indevidos por pessoal não autorizado.

A configuração do parâmetro MV_ATVREVI com .T. (True/Verdadeiro) impede a revisão do contrato de locação, e o parâmetro MV_BLQREVI configurado com .F. (False/Falso) permite selecionar qualquer tipo de revisão. 

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Acesse Outras Ações /Aprova revisão

 A efetivação só é possível quando o Orçamento de Serviço está com a situação em revisão (legenda )

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para aprovação acesse Outras Ações /Aprova revisão.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para adicionar itens, acesse Outras Ações /Adicionar itens extras.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para editar, acesse Outras Ações / Editar conf. alocação.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Acesse Outras Ações / Excluir.

O sistema só permite excluir orçamento que esteja na condição em revisão desde que não esteja com a revisão em andamento.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Acesse Outras Ações / Memorando

Esta opção apenas está disponível quando existam atendentes alocados.

Quando esta condição for atendida, o sistema exibe a tela solicitando a confirmação para gerar os memorandos.

Para confirmar clique em Sim, ou para cancelar clique em Não.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para editar, acesse Outras Ações / Encerramento Posto.

O objetivo desta opção é realizar a marcação dos locais, dos postos para recursos humanos (itens de rh) e equipamentos (locação) que não estão mais ativos e, portanto, não recebem mais alterações, seja para serviços extras, reforços ou mesmo durante uma revisão.

De acordo com o contrato selecionado, são exibidos os locais e respectivos itens de recursos humanos e locação de equipamentos para marcar o encerramento.

Marque os itens que deseja encerrar e clique em Confirmar, o sistema verifica se todos os recursos envolvidos na prestação do serviço já foram recolhidos. Se houver recursos que ainda não tenham sido devolvidos, é apresentada uma mensagem informando o problema e os recursos devem ser devolvidos antes de efetivar o encerramento.

Ao efetivar o encerramento são atualizados os campos local de contrato, item de recurso humano e item de locação e quando todos os postos de um contrato forem encerrados, o contrato também é encerrado.

Depois que o posto for encerrado, não é possível realizar qualquer movimentação.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Nesta opção é possível realizar o encerramento do contrato.

O encerramento do contrato será definido através da opção Outras ações / Encerramento posto e quando todos os postos de um contrato estiverem encerrados o contrato será encerrado. O encerramento do posto

(local) do contrato será semelhante, mas irá considerar os itens de recursos humanos e locação de equipamentos. Portanto quando todos os itens de recursos humanos e locação de equipamentos estiverem

encerrados em um local do contrato este local deve ser encerrado.

Para encerramento do contrato selecione o contrato e clique em Outras ações / Encerramento posto.

Marque os itens que deseja encerrar e clique em Confirmar.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para editar, acesse Outras Ações / Cancelamento.

O sistema só permite o cancelamento de um orçamento de serviços quando o contrato a ele associado, esteja em elaboração, ou seja, legenda Contrato em elaboração no GCT.

Quando o contrato está em elaboração o sistema emite tela dizendo Deseja realmente Cancelar?, ao confirmar em Sim, o contrato é cancelado.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Acesse Outras Ações / Situação gestão de contratos

Para visualizar estes contratos é necessário que o usuário tenha esse direito.

O acesso é liberado pelo gestor do contrato.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Acesse Outras Ações / Manutenção do assistente

Para acessar esta opção é necessário que o contrato selecionado esteja com a condição Em elaboração.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Acesse Outras Ações / Legenda e visualize o significado:

  • Ativo;
  • Revisado;
  • Em revisão;
  • Aguardando aprovação;
  • Contrato em elaboração no SIGAGCT;
  • Contrato emitido no SIGAGCT;
  • Contrato em aprovação no SIGAGCT;
  • Contrato Encerrado;
  • Cancelado;

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

De acordo com as informações cadastradas nas pré-condições, os Principais Campos podem ser preenchidos por meio da utilização da consulta padrão (tecla F3).

Principais Campos 

Campo:

Descrição

Atendente

Informe o código do Atendente.

Exemplo:

0000000000TEC01

Alocação De / Até

Informe as datas inicial e final correspondente ao período de alocação.

Exemplo:

De 08/07/2016 a 08/08/2016

Filtra por

Utilize a seta indicadora e selecione entre as opções:

Exemplo:

1 - Banco de Apoio

2 - Reserva Técnica

3 - Todos Atendentes

Entidade

Utilize a seta indicadora e selecione entre as opções:

Exemplo:

1 - Cliente

2 - Prospect

Código

Informe o código.

Exemplo:

000001

Endereço

Informe o endereço do local de atendimento.

Exemplo:

Avenida do Estado

Bairro

Informe o bairro do local de atendimento.

Exemplo:

Centro

Município

Informe o município do local de atendimento.

Exemplo:

São Paulo

EstadoInforme o Estado.

Exemplo:

SP

ContatoInforme o contato.

Exemplo:

000001

Local ?Informe o local.

Exemplo:

0000000001

Num. Contrato

O preenchimento deste campo é automático.

Exemplo:

CONTR01OP0002

Cod. Entidade

O preenchimento deste campo é automático.

Exemplo:

CLITEC01

Lj. Entidade

O preenchimento deste campo é automático.

Exemplo:

01

Nome Entidade


O preenchimento deste campo é automático.


Exemplo:

Tecidos Glória

Tipo Frete

Informe o tipo de frete.

Exemplo:

CIF

FOB

Confir.Entrega

Utilize a seta indicadora e selecione entre as opções:

Exemplo:

Sim

Não

Agenda Ent.

Informe neste campo a data para agendamento da entrega.

Exemplo:

02/05/2016

Confir. Coleta

Utilize a seta indicadora e selecione entre as opções:

Exemplo:

Sim

Não

Coleta Equip.

Informe aqui a data para coleta do equipamento.

Exemplo:

10/05/2016

CampoDescrição
Tp.Rev.

Visualize o símbolo ? e clique para habilitar a consulta padrão e assim selecionar o tipo de revisão.

Exemplo: 

003 - Aditivo - Quantidade e prazo

CampoDescrição
Tp. Rev.Pressione F3 para acessar a consulta padrão e selecionar o tipo.

Exemplo:

001 - ADITIVO

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