A Folha Tarefa foi criada com o objetivo de agilizar o direcionamento de tarefas nas frentes de obra e acompanhar os projetos através de envio/recebimento de informações sobre o andamento das tarefas com o uso de coletores móveis, podendo ser considerada como um planejamento a curto prazo. Trata-se de uma planilha em que é possível visualizar as tarefas a serem realizadas em um dado intervalo de tempo, distribuir os planejamentos entre as equipes/usuários das diversas frentes de obras, receber/gerir os apontamentos e atualizar o TOP com tais informações após sua validação.

O usuário deve montar uma Folha Tarefa com as tarefas e seu planejamento a curto prazo e exportar suas informações para o coletor móvel. Outros usuários devem registrar, através dos coletores, as informações (apontamentos) sobre o andamento das tarefas exportadas, sendo que tais informações serão importadas para o Totvs Obras e Projetos para atualização do PERT.

Observação: A Folha Tarefa é criada por Projeto e sua inclusão, edição ou exclusão é feita em "Controle | Mobilidade | Folha Tarefa". A criação da Folha Tarefa faz validação com a Parametrização Projeto | Construção e Projeto | Projetos (ou atalho F6) | Mobilidade | 'Quebra por período do Cronograma'. Quando este parâmetro estiver habilitado a Data Inicio e Fim da Folha deve estar no período parametrizado. Caso o usuário queira fazer um intervalo fora deste período o sistema irá automaticamente dividir em duas ou mais Folhas Tarefa dentro da data dos períodos subsequentes.

Os campos pertinentes ao cadastro de Folha Tarefa Padrão são:

Número: Código identificador da Folha Tarefa.

Status da Folha Tarefa: Identifica em que etapa está a Folha Tarefa: Gerada: folha cadastrada e não associada a nenhum coletor; Encerrada: quando o PERT já foi atualizado ou Cancelada: após executar o processo de Cancelamento da Folha Tarefa.

Descrição: Nome resumo da Folha Tarefa para facilitar a sua identificação.

Data Criação: Exibe a data do dia em que a Folha foi criada, buscando da data do servidor.

Data Apontamento: Data em que foram realizados os apontamentos.

Data de Atualização do PERT: Data gravada após a execução do processo de atualização do PERT.

Período das Tarefas da Folha: Determinará a data final do planejamento, podendo ser "Semanal", "Quinzenal", "Mensal" ou "Personalizada".

Data Início: Início do intervalo de tempo da Folha Tarefa, será utilizado como filtro para a associação de tarefas o cronograma da Planilha de Atividades.

Data Fim: Data final do intervalo de tempo da Folha Tarefa.

Tipo de Apontamento: Define se o apontamento será feito através de coletor móvel, manual (leitor de código de barras) ou avulso.

Folhas Tarefas do tipo Avulso não são sincronizadas para o aplicativo Minha Obra, com isso após sua criação ela permanece com status de Em Processamento. A criação dessa folha é necessária para que seja possível a sincronização dos apontamentos avulsos de Mão de obra  que foram realizados no coletor.

Pronto para impressão: Após marcar este campo, nenhuma alteração poderá ser realizada na Folha Tarefa, pois esta opção habilita a impressão da mesma.

Após o cadastro da Folha Tarefa é preciso associar as tarefas da Planilha de Atividades. Tal associação será feita através do anexo "Itens da Folha Tarefa" e poderá ser executada de três maneiras diferentes:

É possível cancelar a Folha Tarefa, o que irá alterar o status da associação aos coletores para "Cancelada" e implicará que os dados das tarefas (por exemplo, oriundos de coletores) desta Folha não poderão gerar atualização no PERT e não poderão ser importadas dos coletores. As tarefas associadas a uma Folha cancelada poderão ser associadas a outras Folhas. O cancelamento é feito através do menu "Processos | Cancelamento de Folha Tarefa".

Atenção: Caso a Folha Tarefa esteja com o status "Associada ao coletor" a mesma poderá ser cancelada ou sincronizada. Somente quando a Folha Tarefa não estiver com status de associada ela será liberada para alteração ou exclusão.

Observações: Durante o registro dos apontamentos, informações da localização são coletadas e enviadas no sincronismo para o sistema, o que possibilita verificar as posições dos apontamentos do coletor referentes a Avanço Físico e Mão de Obra através da aba "Mapa" localizada na tela de edição da Folha Tarefa. Para habilitar esta funcionalidade é preciso configurar "Chave de identificação para o Google Maps" em "Ambiente| Parâmetros| Parâmetros Globais| Google".

Pacote de Serviço - Folha de Produtividade

O cadastro do Pacote de Serviço é realizado no cadastro da Folha Tarefa, onde a mesma pode assumir dois tipos distintos, o tipo "Padrão", que é o tipo já conhecido e utilizado no App Minha Obra, e o tipo "Produtividade", que se refere ao pacote de serviços, e faz com que a Folha Tarefa assuma algumas características específicas:

Processo de Associar Tarefas (Itens) na Folha Tarefa: Para esse tipo de folha,  o processo de associar de Tarefas à mesma, deve obedecer as mesmas regras do anexo e que também não são consideradas no tipo de folha tarefa "Padrão":



Quando a folha tarefa for do tipo padrão:


A quantidade programada e quantidade planejada, é calculada da seguinte forma:

(qtdeTarefa - (qtdeTarefa * percConcluidoTarefa / 100) - qtdePlanejada) * diasIntersecaoTarefaFolha / diasRestantesTarefa)


Onde:

QtdeTarefa: É a quantidade total da tarefa (Planejada na Planilha de atividades).

PercConcluidoTarefa:  É o percentual já concluído da tarefa.

QtdePlanejada: É a quantidade planejada dessa tarefa em qualquer outra folha ativa.

DiasIntersecaoTarefaFolha: São os dias da tarefa na folha.

DiasRestantesTarefa: São os dias uteis restantes na folha, lembrando que a definição de dias uteis pode ser parametrizada.


Quando a folha tarefa for do tipo de produtividade não será distribuída da mesma forma que na folha padrão não será aplicada a mesma formula de cálculo. Utilizando a quantidade informada pelo usuário e realizando as validações referentes a produtividade.

  • Se o tipo de folha definido for Produtividade é necessário definir o Valor Alocado para a Tarefa na Folha de Produtividade, basta editar o valor no grid na coluna Valor Alocado;
  • Se a folha for do tipo produtividade e possuir valor e quantidade alocado o processo verifica se tal quantidade ou valor é maior que a quantidade ou valor total planejado para a tarefa. O valor alocado não pode ser maior que o valor da mão de obra da tarefa.A menos que o parâmetro “Permite associação acima do valor orçado” estiver habilitado.



Saiba mais em: Unidade de Serviço e Local de Serviço



 Informações Complementares


Coletores Associados a Folha Tarefa 
Itens da Folha Tarefa 
Apontamentos de Avanço Físico 
Visão de Avanço Físico 
Interface de Coleta via Leitura de Código de Barras da Folha Tarefa 
Programado x Alocado 
Tarefas Associadas à Equipe 
Periodicidade e Inicio da Folha Tarefa 
 
 
  Como Fazer 


Incluir Folha Tarefa Padrão

Copiar Folha Tarefa 
Cancelar Folha Tarefa 
WebService de Exportação de Dados de Folha Tarefa para Coletor 
WebService de Importação de Dados de Folha Tarefa para Coletor 
Encerrar Folha Tarefa 
WebService de Exportação de Alocação - Mão de Obra 
WebService de Importação de Apontamento - Mão de Obra