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Ordens de Compra - HTML.CC0301

Visão Geral do Programa

A Ordem de Compra é um documento ou autorização oriunda do subsistema de controle (Estoque/Planejamento/Contabilidade), informando as necessidades de material, dando partida ao fluxo de compras. 

As ordens podem ter origem em outros módulos, tais como:

  Planejamento

  Estoque 

  Planejamento Manutenção Industrial

  Investimento

Mais informações podem ser obtidas em Integração dos Módulos.

As ordens também poderão ter a sua origem nas solicitações de compras, as quais, por sua vez, serão geradas no módulo Compras. Mais detalhes podem ser obtidos em Solicitações de Compras.

A numeração das Ordens de Compras geradas pelo Planejamento, Planejamento da Manutenção Industrial e pelo Estoque será por intermédio da faixa da numeração para ordens automáticas, determinada nos parâmetros do módulo.

Ordens de Compra

Objetivo da tela:

Permitir o monitoramento e cadastramento de Ordens de Compra, assim como, incluir e efetuar a manutenção nas parcelas das mesmas.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Adicionar

Quando acionado, apresenta a tela Nova Ordem de Compra, na qual é possível registrar uma nova ordem de compra.

Transferir

Quando acionado, apresenta a tela Transferência de Ordens, na qual é possível transferir as ordens previamente selecionadas para outro comprador.

Nota:

Somente é possível fazer a transferência de compradores para ordens de compra cuja situação seja Sem Cotação, Em Cotação ou Cotada.

Definir Comprador

Quando acionado, apresenta a tela Definir Comprador, na qual é possível definir o comprador a ser relacionado as ordens previamente selecionadas que não possuem um comprador.

Nota:

Caso as ordens estejam com situação “Em Cotação”, será definido o mesmo comprador para as cotações das ordens selecionadas.

Solicitar Cotação

Quando acionado, apresenta a tela Manter Processos de Cotação, na qual é possível solicitar cotações para as ordens previamente selecionadas.

Nota:

Somente serão consideradas ordens “Sem Cotação”, “Em Cotação” e não estejam em nenhum processo de cotação ou pacote de compra.

Cotações

Quando acionado, apresenta a tela Manter Cotação (HTML.OC0201) filtrando para mostrar apenas as cotações da ordem de compra em questão.

Nota

Essa opção é apresentada apenas para ordens que possuem cotação respondida pelo fornecedor.

FiltroPermite informar a ordem, código ou descrição do item para filtrar as ordens de compra apresentadas em tela. Após inserir a informação desejada como filtro, é necessário acionar o ícone de Funil.
Busca Avançada

Quando acionado, apresenta a tela de Pesquisa Avançada, na qual é possível definir vários critérios para busca das ordens de compra. Os critérios de busca aqui definidos, serão apresentados na tela principal em "Filtrado por".

Nota:

A busca avançada pode apresentar comportamentos distintos de acordo com a configuração, conforme segue:

O comportamento quando o sistema está parametrizado para trabalhar por comprador é o seguinte:

  • O parâmetro “Apenas grupo de compra do comprador” fica desabilitado;
  • A faixa de grupo de compra fica desabilitada;
  • A faixa de comprador fica habilitada;
  • São apresentadas as ordens de compra que tiverem o comprador dentro da faixa de compradores informada.

O comportamento quando o sistema está parametrizado para trabalhar por grupo de compra é o seguinte:

  • Parâmetro “Apenas grupo de compra do comprador” marcado:
    • A faixa de comprador fica habilitada;
    • A faixa de grupo de compra fica desabilitada;
    • Para ordens com comprador, mostra se ela estiver dentro da faixa de comprador;
    • Para ordens sem comprador, mostra se o grupo de compra da ordem pertencer a algum dos compradores da faixa de compradores;
  • Parâmetro “Apenas grupo de compra do comprador” desmarcado:
    • A faixa de comprador fica habilitada;
    • A faixa de grupo de compra fica habilitada;
    • Para ordens com comprador, mostra se ela estiver dentro da faixa de comprador;
    • Para ordens sem comprador, desconsidera a faixa de comprador e mostra se o grupo de compra da ordem estiver na faixa de grupos de compra;
    • Será apresentada uma mensagem em tela com o seguinte aviso: A faixa de comprador somente será considerada para ordens de compra com comprador já definido.
Filtrado porApresenta os filtros aplicados para apresentação das ordens de compra. Podendo facilmente retirar os filtros, sem a necessidade de acessar a busca avançada. Para isso, basta clicar no ícone de fechar do filtro desejado. Esse ícone é representado por um "X".
Classificação

Permite alterar a classificação e ordenação das ordens apresentadas em tela. As opções de classificação são:

  • Ordem
  • Data Emissão
  • Data Entrega
  • Data Requisição
  • Estabelecimento
  • Situação
  • Prioridade
Detalhar Ordem de Compra

Quando acionado, apresenta a tela Consultar Ordem de Compra, na qual é possível consultar detalhes da ordem de compra selecionada.

Editar

Quando acionado, apresenta a tela Editar Ordem, na qual é possível editar as informações da ordem em questão.

Nota:

Somente é possível alterar ordens de compra cuja situação seja Sem Cotação ou Em Cotação.

Excluir

Quando acionado, permite excluir a ordem de compra em questão. Será apresentada uma pergunta, a qual irá confirmar a intenção de remover o registro da ordem de compra.

Nota:

Somente é possível excluir ordens de compra cuja situação seja Sem Cotação ou Em Cotação.

Copiar

Quando acionado, apresenta a tela Nova Ordem de Compra, na qual é possível registrar uma nova ordem de compra com base nas informações da ordem de compra em questão.

Importante:

A cópia de ordens agiliza muito o processo de inclusão de ordem, mas é importante ficar atendo aos fatores que devem ser diferentes da ordem de compra original, como por exemplo: item, quantidade e outros fatores.


Transferir

Quando acionado, apresenta a tela Transferência de Ordens, na qual é possível transferir a ordem em questão para outro comprador.

Nota:

Somente é possível fazer a transferência de compradores para ordens de compra cuja situação seja Sem Cotação, Em Cotação ou Cotada.

Follow-UpQuando acionado, apresenta a tela Follow-Up, na qual é possível registar comentários pertinentes a ordem de compra em questão.
Solicitar Cotação

Quando acionado, apresenta a tela Manter Processos de Cotação, na qual é possível solicitar cotações para a ordem de compra em questão.

Nota:

Somente é possível solicitar cotações para ordens de compra cuja situação seja Sem Cotação ou Em Cotação e não possuam pacote de compra.

Exibir DetalhesQuando acionado, apresenta mais detalhes pertinentes a ordem de compra em questão.
Ocultar DetalhesQuando acionado, oculta os detalhes referentes a ordem de compra em questão.
Mais Resultados

Quando acionado, o sistema efetua a busca por mais resultados e apresenta em tela.

Importante:

Essa opção somente é apresentada quando houver mais de 50 registros na listagem.

Para maximizar a performance e reduzir o tempo de apresentação das informações para o usuário, as ordens de compra são carregadas de 50 em 50 registros.



Anexos

Quando acionado, apresenta a tela Anexos de documentos onde é possível visualizar, criar, fazer download ou excluir os anexos relacionados a ordem.

Importante

Usuários sem permissão de acesso no programa html.cc0301 não podem manipular ou visualizar anexos na ordem de compra.

Programas onde podem ser configuradas as permissões no html.cc0301:


Nova Ordem de Compra


Objetivo da tela:

Permite incluir uma nova ocorrência nos cadastros da função Manutenção Ordens de Compra.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Expandir/Contrair Todos

Quando acionado, permite expandir e contrair todos os agrupadores de informações.

Expandir/Contrair (Agrupador)Quando acionado, permite expandir e contrair o agrupador de informação em questão.

    Principais Campos e Parâmetros:


    Campo:

    Descrição:

    Ordem

    Exibe o número da ordem de compra a ser cadastrada.

    Importante:

    O sistema sugere o número da última ordem dentro da faixa de numeração definida por intermédio da Função Manutenção de Parâmetros de Compras (CC0104).

    Situação

    Exibe a situação da ordem de compra no sistema. As opções disponíveis são:

    • Não Confirmada: indica que a Ordem está cadastrada no sistema mais ainda não foi relacionada a uma cotação.
    • Confirmada: indica que a Ordem já está associada a um Pedido de Compra.
    • Cotada: indica que a Ordem já possui cotação aprovada.
    • Eliminada: indica que a Ordem foi excluída após ter sido vinculada a um Pedido de Compra.
    • Em Cotação: indica que a Ordem já possui cotação, a qual não está confirmada.
    • Terminada: indica que as parcelas da Ordem já foram entregues.

    Origem

    Exibe a origem da ordem de compra. As origens possíveis são:

    • Manual: quando selecionada, indica que a Ordem de Compra é implantada no módulo Compras.
    • Dependente: quando selecionada, indica que a ordem de compra é implantada com base na geração das necessidades do módulo Planejamento.
    • Independente: quando selecionada, indica que a ordem de compra é implantada com base na geração das necessidades dos itens de demanda independente, da rotina de ressuprimento do módulo Estoque.
    Expectativa

    Exibe a situação da cotação de compra, caso a solicitação de compra esteja pendente esse campo é marcado como expectativa de compra.

    Nota:

    Ao aprovar a pendência da solicitação de cotação, o parâmetro expectativa de compra será desmarcado, estando a ordem disponível para ser vinculada a um pedido.


    Item

    Selecionar o item a ser comprado por intermédio dessa Ordem de Compra.

    Nota:

    Quando o comprador estiver definido para comprar somente itens pré-definidos para ele, não é possível confirmar a ordem de um item que não tenha permissão de comprar. Veja mais detalhes no campo Compra Itens Pré-definidos, do cadastro de Usuário Materiais (CD1700).

    Quantidade

    Inserir a quantidade a ser comprada de itens da Ordem de Compra.

    Unidade Medida Unidade de medida na qual a quantidade está sendo solicitada.
    Entrega Única

    Quando informado, determina que será gerada uma entrega única para a ordem com essa data.

    Importante:

    Se forem informadas entregas, a informação deste campo é desconsiderada.

    Estabelecimento

    Selecionar o estabelecimento de entrega dos itens da Ordem de Compra.

    Depósito

    Selecionar o Depósito referente ao item a ser comprado/beneficiado, previamente selecionado.

     

    Importante:

    É sugerido inicialmente o depósito definido para o relacionamento item x estabelecimento, assim que for preenchido o campo Estabelecimento, podendo esse ser alterado.


    Natureza

    Selecionar uma das opções que define a natureza da ordem de compra. As opções disponíveis são:

    • Compra: quando selecionada, indica que a finalidade é compra.
    • Serviço: quando selecionada, indica que a finalidade é a contratação de serviços.
    • Beneficiamento: quando selecionada, indica que a finalidade é o envio para beneficiamento.

    ICMS

    Selecionar uma das opções que define o tratamento para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referente à Ordem de Compra. As opções disponíveis são:

    • Consumo.
    • Industrialização.


    Principais Campos e Parâmetros:


    Campo:

    Descrição:

    Requisitante

    Selecionar o nome do requisitante do material a ser comprado.

    Comprador

    Selecionar o nome do comprador do item solicitado na ordem de compra.

    Nota:

    Caso o item informado na ordem de compra, na pasta Ordem, possua contrato de compras, não será necessário que o comprador a ser informado neste campo seja o mesmo registrado no contrato.

    Se a ordem de compra possuir um processo, será sugerido o comprador do processo. Caso contrário, é sugerido o comprador definido no relacionamento item x Estabelecimento, podendo essa informação ser alterada.

    Principais Campos e Parâmetros:


    Campo:

    Descrição:

    Estab Gestor

    Inserir o código do estabelecimento gestor quando utilizado o conceito central de compras (multiplanta). O sistema sugere como estabelecimento gestor, o Estabelecimento definido como padrão na Função Relacionamento Item x Estabelecimento Materiais (CD0140).

    Imprime Ficha Cotação

    Quando assinalado, indica que a ficha de cotação para a Ordem de Compra deve ser impressa.


    Ordem emitida

    Quando assinalado, indica que a Ordem de Compra deve ser impressa.

    Nota:

    Válido para o módulo Controle de Contratos de Compras.


    Prioridade de aprovação

    Selecionar uma das opções que define a prioridade de aprovação da Ordem de Compra. As opções disponíveis são:

    • Muito Alta.
    • Alta.
    • Média.
    • Baixa.

    Outras Ações/Ações Relacionadas:


    Ação:

    Descrição:

    Adicionar

    Quando acionado, apresenta a tela Entregas, na qual é possível dividir a quantidade da ordem de compra em uma ou mais entregas, de acordo com o cronograma para recebimento.

    Configurar Regras Quando acionado, apresenta a tela Configurar Regras, na qual é possível definir regras para validação das parcelas a serem inclusas.
    Editar Quando acionado, apresenta a tela Entregas, permitindo alterar informações da entrega selecionada.
    Excluir Quando acionado, permite excluir a entrega selecionada.


    Entrega


    Objetivo da tela:

    Permite incluir as entregas da Ordem de Compra, conforme o cronograma em que o material deve ser recebido.


    Principais Campos e Parâmetros:


    Campo:

    Descrição:

    Ordem de Compra


    Exibe o número da ordem de compra.

    Quantidade Ordem

    Exibe a quantidade total do item na ordem de compra.

    Quantidade Inserir a quantidade a ser entregue na data.

    Data Entrega

    Inserir a data de entrega do item.

    Referência Exibe a referência do item a ser entregue.

    Cliente

    Selecionar o código do cliente correspondente a ordem de compra.

    Pedido Selecionar o pedido do cliente correspondente a ordem de compra.
    Sequência Selecionar a sequência do item no pedido do cliente.


    Configurar Regras


    Objetivo da tela:

    Permite configurar as regras para validação das entregas.


    Principais Campos e Parâmetros:


    Campo:

    Descrição:

    Intervalo de datas válidas para data de entrega

    Inserir uma faixa de datas, formando um intervalo válido para as entregas da ordem de compra.

    Permite quantidade menor que o Lote Mínimo

    Permite determinar se a quantidade das entregas pode ou não ser inferior o lote mínimo definido para o item.

    Permite quantidade menor que o Lote Múltiplo

    Permite determinar se a quantidade das entregas pode ou não ser inferior o lote múltiplo definido para o item.

    Exporta cliente/pedido para outras parcelas. Permite determinar se o cliente e pedido do cliente devem ou não ser exportados para as demais parcelas de entrega da ordem de compra.

    Principais Campos e Parâmetros:


    Campo:

    Descrição:

    Ordem Invest

    Selecionar o número da ordem de investimento a ser considerada para a Ordem de Compra, quando o item comprado estiver relacionado a uma Ordem de Investimento.

    Empresa Exibe a empresa da ordem de investimento selecionada.

    Ordem Serviço

    Selecionar o número da ordem de serviço quando a compra estiver relacionada para uma ordem de serviço/produção/manutenção.

    Importante:

    Para permitir a alteração da Ordem de Compra quando a Ordem de Manutenção Industrial ou de Frotas estiver Finalizada, deve ser ativada a função "ativa-ordem-term" por intermédio do programa Manutenção Função Liberação Especial (CD7070).
    Assim, quando a função estiver Ativada, será permitido o recebimento de NF e alterações na OC para OM "Finalizada".

    Operação

    Selecionar o código da operação solicitada na Ordem de Serviço.

    Importante:

    Esse campo será habilitado quando a natureza da ordem for do tipo Beneficiamento.

    Conta

    Selecionar o código da conta na qual deve ser debitada a compra. Quando o item a ser comprado possui o tipo de controle igual a Débito Direto ou Físico, ou quando se tratar de compra debitada diretamente a um centro de custo.

    Se foi informada uma ordem de serviço, será sugerida a conta contábil da Ordem de Serviço/Produção, o campo fica desabilitado.

    Caso seja informada uma ordem de investimento, será sugerida a conta contábil da ordem de investimento. O campo só ficará desabilitado se na Função Parâmetros Investimento (IN0101), campo “Habilita Conta” estiver assinalado.

    Importante:

    É sugerida inicialmente a conta contábil definida no relacionamento item x estabelecimento, podendo essa ser alterada.

    Centro Custo

    Selecionar o código da conta na qual deve ser debitada a compra. Quando o item a ser comprado possui o tipo de controle igual a Débito Direto ou Físico, ou quando se tratar de compra debitada diretamente a um centro de custo.

    Tipo Despesa

    Selecionar o código do tipo de despesa gerada com a compra. O tipo de despesa por finalidade separar os documentos gerados para o Módulo de Contas a Pagar, tendo como objetivo extrair informações para o fluxo de caixa classificado por despesa.


    Importante:

    É sugerido o tipo de despesa padrão do relacionamento item x estabelecimento, podendo essa ser alterada.

    Contrato de Compra

    Selecionar o contrato de compra a ser relacionado à ordem de compra.


    Sequência Selecionar a sequência do item no contrato de compra.
    Pacote de compra Selecionar o pacote de compra a ser relacionado à ordem de compra.

    Inserir, caso necessário, uma descrição complementar correspondente a Ordem de Compra cadastrada.

    Nota:

    A narrativa de descrição complementar da ordem pode ser apresentada de forma automática quando na Manutenção Parâmetros Compras (CC0104) estiver assinalado a opção Sugere narrativa do item, disponível na pasta Parâmetros 2.

    Outras Ações/Ações Relacionadas:


    Ação:

    Descrição:

    Adicionar

    Quando acionado, permite a inclusão de mais uma linha para que seja informada a unidade de negócio e seu respectivo percentual de rateio.

    Eliminar

    Quando acionado, permite eliminar a unidade de negócio e percentual relacionado a ordem de compra.

    Nota:

    Ao eliminar uma ou mais unidades de negócio, o percentual de rateio terá que ser revisto para que a soma seja igual a 100%.


    Principais Campos e Parâmetros:


    Campo:

    Descrição:

    Unidade de Negócio

    Selecionar o código da unidade de negócio correspondente à ordem de compra.

    Importante:

    Esse campo será habilitado sempre que o campo Unidade Negócio, localizado na pasta Gerais do programa Parâmetros de Materiais (CD1001), estiver selecionado.

    Quando da compra de um item a ser requisitado para uma Ordem de Produção, a unidade de negócio não será solicitada. Nesse caso, o sistema assume a unidade de negócio da Ordem de Produção.

    Quando da compra de um item a ser requisitado para uma conta contábil, o sistema sugere a unidade de negócio do relacionamento item x Estabelecimento x depósito. Caso esse relacionamento não exista o sistema considera a unidade de negócio do relacionamento item x Estabelecimento e a mesma poderá ser alterada pelo usuário.

    Quando da compra de um item a ser direcionado ao Estoque, o sistema assume a unidade de negócio do relacionamento item x Estabelecimento x depósito. Caso esse relacionamento não exista o sistema considera a unidade de negócio do relacionamento item x Estabelecimento e a mesma não poderá ser alterada pelo usuário.

    Quando a ordem de compra estiver relacionada a um Contrato e existir matriz de unidades de negócio na ordem/solicitação, ao relacioná-la a um item de débito direto de contrato por Ordem, a matriz de rateio é copiada, formando uma nova matriz com a conta da Ordem. Nesse caso, o campo de unidade de negócio e a conta da Ordem devem ficar em branco para que o recebimento efetue a contabilização pela matriz de rateio.

    Quando a ordem de compra possuir ordem de manutenção industrial com matriz de rateio, esta será copiada para ordem de compra.

    Quando a ordem de compra possuir ordem de manutenção mecânica com matriz de rateio, essa será copiada para ordem de compra.

    Percentual

    Inserir o percentual de rateio entre as unidades de negócio.

    Nota:

    A soma de todos os rateios deve ser igual a 100%.

    Caso seja somente uma unidade de negócio, essa deverá ter o valor equivalente a 100%.


    Divisão de Entrega entre Fornecedores


    Objetivo da tela:

    Determinar se as entregas podem ou não ser divididas entre fornecedores.

    Nota:

    Essa tela é apresentada logo após confirmar a inclusão da ordem de compra.


    Principais Campos e Parâmetros:


    Campo:

    Descrição:

    Dividir entrega entre fornecedores

    Permite determinar se a quantidade das entregas pode ou não ser dividida entre fornecedores do item.

    Visualizar divisão

    Permite determinar se a deseja ou não visualizar a divisão das entregas do item.


    Visualização da Divisão de Entrega entre Fornecedores


    Objetivo da tela:

    Monitorar a divisão das entregas entre os fornecedores e, caso necessário, efetuar os devidos ajustes nas quantidades.

    Os fornecedores sugeridos nesta tela, são com base no relacionamento Item X Fornecedor x Estabelecimento, e se este não existir, serão considerados os fornecedores do relacionamento Item X Fornecedor.

    Exemplo:
    Ordem de Compra número 205.

    Quantidade da ordem 1000 pçs

    Item7007.

    O item possui dois fornecedores:

      Fornecedor A com percentual igual a 40%.

      Fornecedor B com percentual igual a 40%

    O sistema irá sugerir a divisão das entregas em novas Ordens, uma para cada fornecedor.

    Cria a Ordem 206 para o fornecedor A com 400 pçs e a Ordem 207 para o fornecedor B com 400 peças

    A ordem número 205 ficará para a opção – “outros”, com a quantidade restante ou 20% com 200 peças.

    A opção Outros permite ao comprador cotar com um outro fornecedor que não esteja cadastrado na relação Item x Fornecedor.

    Importante:

    Na inclusão da ordem de compra, no momento da divisão das entregas da ordem para um determinado fornecedor, é verificado se o fornecedor possui contrato de fornecimento ativo, caso exista, a informação do comprador da ordem de compra será substituída com a informação contida no campo comprador do contrato. Essa situação também é considerada quando o usuário informa o número do contrato manualmente na ordem de compra e/ou a ordem de compra é gerada vinculada ao contrato quando executado a Geração de Ordens de Compra (CC0325).


    Principais Campos e Parâmetros:


    Campo:

    Descrição:

    Quantidade

    Exibe a quantidade do item dividida entre os fornecedores, podendo ser ajustada manualmente essas quantidades.


    Conceitos

    Segurança por Estabelecimento – Compras

    Conteúdos Relacionados:

    Manutenção de Itens (CD0204)

    Manutenção de Estabelecimentos (CD0403)

    Manutenção de Processo de Compras (OC0202)

    Manutenção de Contratos (CN0201)