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Manutenção de Parâmetros de Compras - CC0104

Visão Geral do Programa

Nessa rotina é possível efetuar  a definição e configuração de parâmetros considerados na utilização do módulo de Compras.

Essas informações serão fundamentais no processo de implantação do módulo, pois caso alguma das mesmas estiverem faltando, ou forem implantadas erroneamente, o módulo terá seu funcionamento prejudicado, influenciando também no funcionamento de outros módulos.

Manutenção Parâmetros Compras – Pasta Ordenação

Objetivo da tela:

Permitir a definição e configuração de parâmetros considerados na utilização do módulo de Compras.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Prim Ord Manual / Ult Ord Manual

Apresenta a seqüência numérica para ser utilizada no cadastro das ordens de compras manuais.

Nota:

Caso a release seja igual ou superior a 2.08, será permitido configurar a numeração das ordens de compras com até oito posições.

Prim Solic Manual / Ultima Solic Manual

Apresenta a sequência numérica para ser utilizada nas solicitações de Compras manuais.

Prim Solic Especial / Ultima Solic Especial

Essa faixa deverá obedecer à mesma seqüência da ordem de investimento de acordo com a seqüência definida nos parâmetros do modulo de investimento (Esse campo no CC0104 é apenas documentacional).

Prim Solic Auto / Ultima Solic Auto

Nesses campos, será informada a faixa de solicitação automática. Tal campo é documentacional e está aberto a implementações futuras.

Pedido Inicial / Pedido Final

 Apresenta a seqüência numérica para ser utilizada pelos pedidos de compras.

Prox Ord Auto

Apresenta a seqüência numérica para ser utilizada na geração de Ordens de Compras automática.

Nota:

Sugere-se que esta numeração inicie com a numeração após a última ordem manual.

Caso a release seja igual ou superior a 2.08, será permitido configurar a numeração da próxima ordem de compra com até oito posições.

Habilita Número da Ordem / Habilita Número da Solicitação

Por intermédio destes campos, caso sejam informados, será possível acessar os campos de numeração dos programas de cadastro de ordens e solicitações/requisições.

Nota:

Caso não sejam informados será evitada a alteração inadvertida destas numerações.

Manutenção Parâmetros Compras - Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Indicar quais impostos serão solicitados no cálculo de preços dos pedidos de compra cadastrados.

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Trata Despesas

Quando selecionado, indica se o módulo de compras irá tratar as despesas, informando-as nas cotações das ordens de compras.

Utiliza Taxa Financ

Quando selecionado, indica que a taxa financeira será solicitada em tela e considerada no cálculo de preços dos pedidos de compra cadastrados.

Utiliza ICMS

Quando selecionado, indica que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) será solicitado em tela e considerado no cálculo de preços dos pedidos de compra cadastrados.

Utiliza ISS

Quando selecionado, indica que o Imposto sobre Serviços (ISS) será solicitado nos programas de cadastro de cotações.

Cria Evento Fecha Pedido

Quando selecionado indica que tem a mesma lógica do evento para uma cotação, porém em relação a pedidos de compra, indicando qual a data de fechamento do pedido de compra com fornecedor.

Compras Centralizado na Base

Quando selecionado, indica que a base de dados parametrizada será uma central de compras, utilizando o Módulo de Multiplanta.

Nota:

O informado acontece caso a empresa trabalhe com compras centralizadas, na empresa e suas filiais.

Gera Relação Item / Fornecedor

Quando selecionado, indica que o EMS abrirá automaticamente o programa (item x fornecedor), para que o usuário faça a relação sem abandonar a cotação que está incluindo.

Importante:

O informado acontece caso o usuário deseje gerar a relação durante o cadastro de uma cotação de um Item que não possua o relacionamento com um determinado fornecedor. Se no cadastro de uma cotação não existe a relação Item x fornecedor, e essa opção não estiver selecionada, o EMS obriga ao usuário abandonar a cotação para que faça a relação do item com o fornecedor.

Considera Restr Usuário Docto

Quando selecionado, indica que serão consideradas as permissões do usuário responsável.


Sugere Fator de Conv. Geração Item/Fornec

Quando selecionado, indica que ao cadastrar uma cotação para um Fornecedor que não possui relacionamento Item/Fornecedor cadastrado (CC0105) e a unidade de medida do fornecedor for diferente da unidade de medida do item, o sistema verifica se existe o relacionamento Item X Unidade de Medida (CC0106) para a unidade do fornecedor informada.

Caso exista, utiliza o fator de conversão desse relacionamento para criar o relacionamento Item X Fornecedor.

Caso contrário, é buscado o fator de conversão cadastrado na manutenção Fatores de Conversão CD0902 para criar o relacionamento Item/Fornecedor. Se mesmo assim não for encontrado o fator de conversão nesse programa, esse relacionamento será gerado com os valores padrões (fator de conversão igual a 1 e casas decimais igual a 0).

Nota:

Este campo somente é habilitado quando assinalado o campo Gera Relação Item / Fornecedor.

Integra com o Portal de Compras

Quando selecionado, indica que será realizada a integração com o Portal de Compras.

Nota:

Este campo somente é apresentado para os usuários que estiverem com a função de liberação especial referente a integração ativa.

Sugere Estab. Gestor

Quando selecionado, indica que o estabelecimento gestor do pedido de compras será informado automaticamente.

Estabelecimento Central

Selecionar o código do estabelecimento para o qual serão enviadas as informações correspondentes às ordens e pedidos de compra cadastrados.

Importante:

Quando do cadastro de ordens e pedidos de compra, o sistema verificará se o estabelecimento informado se encontra relacionado a uma planta remota ou local.

Esse campo deve ser informado quando a empresa trabalha com central de compras. 

Variac Preço Perm

Inserir a variação permitida entre o preço do item constante no pedido e o preço constante na nota fiscal de recebimento.

Importante:

A informação desse campo somente será utilizada para o recebimento feito por compras, quando o módulo de Recebimento não for utilizado.

Variac Qtde Perm

Inserir a variação permitida entre a quantidade constante no pedido e a quantidade constante na nota fiscal de recebimento.

Importante:

Essa variação é verificada no momento da digitação da nota fiscal, caso a variação seja maior do que a permitido. Se for assim, o módulo de Compras não permitirá o recebimento da mesma. A informação desse campo somente será utilizada para o recebimento feito por compras, quando o módulo de Recebimento não for utilizado.

Cálculo IPI Preço

Selecionar a forma de cálculo do valor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de uma compra. As opções disponíveis são:

 •  Bruto

 •  Líquido

Regra de Negócio
Considerar se o desconto dado ao material é sobre o preço bruto ou liquido, o qual irá influenciar o cálculo do IPI.

O cálculo obedece a seqüência estipulada:

1 – Cálculo IPI definido para considerar o Preço Líquido:

a) Calcula-se primeiramente o desconto, (se houver):
     preço unitário x (1 - ( % desconto /100))

b) Cálculo da taxa financeira – calculado se o prazo de pagamento > 0 e, se taxa financeira não estiver inclusa no preço.

     Cálculo do prazo médio – calcula a média ponderada da condição de pagamento de acordo com o número de parcelas de pagamento:

      Prazo médio = prazo médio + prazo [1] x % pagamento duplicata 1 + prazo 2 x % pagamento duplicata 2.../1

      Taxa = EXP (EXP ( 1 + valor taxa / 100, 1 / dias da data), prazo médio)

c) Cálculo do preço com a taxa financeira (se houver):
    preço unitário = preço unitário x taxa

2 – Cálculo IPI definido para considerar o Preço Bruto:

a) Cálculo da taxa financeira – calculado se o prazo de pagamento > 0 e, se a taxa não estiver inclusa no preço:
     Cálculo do prazo médio – calcula a média ponderada da condição de pagamento de acordo com o número de parcelas de pagamento:

      Prazo médio = prazo médio + prazo1 x % pagamento duplicata 1 + prazo2 x % pagamento duplicata2.../100

      Taxa = EXP (EXP ( 1 + valor taxa / 100, 1 / dias da data), prazo médio)

b) Cálculo do preço com a taxa financeira:
     Preço unitário = preço unitário x taxa

c) Cálculo do IPI (se não inclusão):
     Preço unitário = preço unitário x (1 + alíquota IPI / 100)

d) Cálculo do desconto (se houver):
     Preço unitário = preço unitário x (1 – desconto / 100)

Exemplo
Considerando os seguintes valores:
Preço do Fornecedor =8,44
% desconto(não incluso ) = 10  %
Alíquota IPI(não incluso) = 15  %
Taxa Financeira (não incluso) =2  %
Condição Pagamento = 30 e 45 dias
 % pagamento = 1a. parcela duplicata = 50 %; = 2a. parcela duplicata = 50 %
Dias da data = 30 dias

Preço Unitário Fornecedor igual a: 
a) 8,44 x (1 - (10 / 100) ) = 7,5960
b) prazo médio = ((30 x 50) + (45 x 50) ) / 100 = 37,5
     taxa = exp (exp(1 + 2 / 100, 1/ 30), 37,5) = 1,0251
c) 7,5960 x 1,0251 = 7,7864
d) 7,7864 x (1 + 15 / 100) ) = 8,9543

Preço Unitário do Fornecedor = 8,9543

Geração Ordem Compras

Selecionar o tipo de relacionamento a ser utilizado pelo sistema. As opções disponíveis são:

  • Grupo de Compras: quando selecionada, indica que as ordens de compras serão relacionadas ao comprador.
  • Comprador: quando selecionada, indica que o sistema relaciona um comprador ao item.

Nota:

Quando da geração de uma ordem de compra, a informação desse campo será verificada pelo programa Geração de Ordens de Compra (CC0325). Caso o mesmo esteja selecionado como Comprador as ordens serão geradas de acordo com o comprador padrão do item. Caso selecionado como Grupo de Compras, a ordem será relacionada ao grupo de compras do item, para ser vinculada posteriormente a um comprador específico

Importante:

Quando selecionado o campo Grupo de Compras, na geração automática da ordem de compra, mesmo que o módulo de Compras esteja parametrizado para gerar cotação automática e o item da ordem de compra esteja relacionado a uma tabela de preços ativa e dentro do período de validade, a situação da cotação da ordem de compra não ficará com a situação "Cotada", mas com a situação "Em Cotação". Isto porque a ordem de compra é gerada sem um comprador, e é neste momento que o sistema faz uma restrição e gera a ordem de compra com situação Em Cotação para que seja informado um comprador para a ordem de compra.

Taxa Financ

Inserir o percentual padrão a ser considerado para a cotação quando da inclusão da mesma.

Importante:

Esse campo deve ser informado caso o campo Utiliza Taxa Financeira estiver selecionado.

Dias Taxa Financeira

Inserir a quantidade de dias equivalente à a taxa financeira.

Exemplo
Taxa = 10%

Dias Taxa = 15 dias

Alíquota ICMS Padrão

Inserir o percentual correspondente à alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a ser considerada nas cotações quando não for localizada a tabela de preço ou cotação desvinculada. Ver origem da alíquota de ICMS.

Alíquota ISS Padrão

Inserir o percentual correspondente à alíquota do Imposto sobre Serviços (ISS) a ser considerada pelo sistema caso não houver cotação desvinculada nem alíquota de ISS definida para o item.


Manutenção Parâmetros Compras – Pasta Parâmetros 2

Objetivo da tela:

Definir os principais critérios referentes à entrega e condição de pagamento da compra.

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Est Cobrança Padrão

Selecionar o estabelecimento a receber a cobrança referente a compra. O estabelecimento informado será levado para a ordem de compra, quando da inclusão da mesma.

Nota:

Este estabelecimento poderá ser alterado.

Est Entrega Padrão

Selecionar o estabelecimento padrão para entrega de mercadorias. Possui a mesma lógica do campo anterior.

Condição Pagamento

Selecionar a condição de pagamento padrão que utilizada pela ordem de compra e cotação quando da inclusão das mesmas.

Nota:

A condição de pagamento poderá ser alterada na ordem de compra e na cotação da mesma.

Mensagem Padrão

Selecionar a mensagem padrão a ser utilizada na ordem de compra a ser cadastrada posteriormente.

Múltiplas Unid Medida

Quando assinalado, indica ao sistema a possibilidade de múltiplas unidades de medida cadastradas para a relação item x fornecedor.

Considera Somente Dias Úteis

Quando assinalado, indica que o sistema deve considerar somente os dias úteis para o cálculo da entrega da parcela da ordem de compra. Nesse caso, não serão considerados os sábados, domingos e feriados.

Importante:

O calendário considerado para a identificação dos dias úteis, sábados, domingos e feriados é definido na rotina de Manutenção do Calendário de Produção (CD0911).

Exemplo de utilização:

Data atual : 20/06/2016

Tempo de ressuprimento: 7 dias

SegTerQuaQuiSexSabDom
20212223242526
272829



Quando o parâmetro estiver assinalado, será sugerida a data de entrega como o dia 29/06/2016, uma vez que não considerou os dias 25 e 26, que são referentes a sábado e domingo.

Quando não assinalado, será sugerida a data do dia 27/06/2016, sem que sejam considerados sábados, domingos ou feriados.

Cria como Pendente de Compl./ Incompleta

Quando assinalado, a solicitação de compra será criada como pendente de complemento/incompleta, impossibilitando a geração de ordem de compra enquanto a solicitação não estiver completa (com todos os itens). No momento da inclusão de itens, caso seja acionado os botões "OK" ou "Cancelar" (se já tiver algum item na solicitação) é questionado se o usuário deseja alterar a situação da solicitação para deixá-la liberada para geração de ordem de compra.

Sugere narrativa do item

Quando assinalado, determina que a narrativa do item deve ser reaproveitada e ser sugerida como narrativa da ordem de compra, no momento da inclusão de Ordens (HTML.CC0301).

Manutenção Parâmetros Compras – Pasta Aprovação

Objetivo da tela:

Definir os principais parâmetros de e-mail

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Envia E-mail

Quando selecionado, indica que o módulo de Compras permite que o documento de pedido de compras seja enviado por intermédio de e-mail.

Diretório E-mail Pedido

Selecionar o endereço de localização e o nome do arquivo no qual serão armazenados os documentos de pedidos de compra a serem enviados por E-mail.

Nota:

Esse campo será habilitado sempre que o campo E-mail estiver selecionado.

Limite Pedido

Nesse campo será informado o limite mínimo de valor, necessário para que seja impresso o nome do responsável que deverá assinar o pedido.

Responsável

Pessoa responsável que deverá assinar o pedido impresso.

Nota:

O sistema não possui nenhum controle destas informações (Limite Pedido, Responsável), elas simplesmente serão impressas no Pedido ou não, dependendo dos valores totais dos pedidos.

Cargo Assinante

Cargo da pessoa responsável que deverá assinar o pedido impresso.

Nota:

O sistema não possui nenhum controle destas informações (Limite Pedido, Responsável ou Cargo Assinante), elas simplesmente serão impressas no Pedido ou não, dependendo dos valores totais dos pedidos.

Manutenção Parâmetros Compras – Pasta Integrações

Objetivo da tela:

Definir os critérios de integração das principais movimentações do módulo Compras com outros módulos.

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Clicbusiness

Quando selecionado, indica que a integração com o Clicbusiness está habilitada.

Importante:

Esse campo vem por padrão marcado, caso o usuário deseje desabilitar a integração, deve desmarcá-lo.

Experiência de uso aceita

Quando assinalado, apresenta a janela CC0104A, na qual é possível ter acesso ao termo de aceite, que estando de acordo o usuário deve confirmar o aceite.

Importante:

Uma vez assinalado o campo, não é possível desmarcar o mesmo.

Cotações visíveis no Clicbusiness

Quando assinalado, indica que nas telas de solicitação de cotação o parâmetro “Visível no Clicbusiness” deve vir por padrão marcado, para indicar que a cotação pode ser publicada e estar visível no Clicbusiness.

Ambiente

Assinalar a opção de determina qual ambiente está sendo utilizado. As opções disponíveis são:

  • Homologação (ambiente de testes ou simulação)
  • Produção
Tp.Receita

Nesse campo será informado o Tipo de Receita utilizado no Fluxo de Caixa para adiantamento de pagamento de ordem de compra.

Importante:

O código informado neste campo irá definir a classificação para o adiantamento de ordem de compra no Fluxo de Caixa.

CC0104A

Objetivo da tela:

Selecionar a opção que determina qual o ambiente que está sendo utilizado.

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Abrir os termos de uso

Quando acionado, será apresentado um documento com os termos de aceite da experiência de uso do TOTVS MARKETPLACE.

Li os termos de uso e aceito

Quando assinalado, indica que os termos de uso foram lidos e aceitos pelo usuário.

Você está utilizando um ambiente de testes ou simulação?

Selecionar a opção que determina qual o ambiente que está sendo utilizado. As opções disponíveis são:

  • Sim - indica que o ambiente é de testes ou simulação, nesse caso os fornecedores do Clicbusiness não serão notificados das cotações.
  • Não - indica que o ambiente é de produção e as notificações de cotações devem ser enviadas aos fornecedores do Clicbusiness.