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Manutenção de Ordens de Compra - CC0301

Visão Geral do Programa

A Ordem de Compra é um documento ou autorização oriunda do subsistema de controle (Estoque/Planejamento/Contabilidade), informando as necessidades de material, dando partida ao fluxo de compras. 

No EMS, as Ordens podem ter origem em outros módulos, tais como:

  Planejamento

  Estoque 

  Planejamento Manutenção Industrial

  Investimento

Mais informações podem ser obtidas em Integração dos Módulos.

As ordens também poderão ter a sua origem nas Solicitações de Compras, as quais, por sua vez, serão geradas no módulo Compras. Mais detalhes podem ser obtidos em  Solicitações de Compras.

A numeração das Ordens de Compras geradas pelo Planejamento, Planejamento da Manutenção Industrial e pelo Estoque será por intermédio da faixa da numeração para ordens automáticas, determinada nos parâmetros do módulo.

Manutenção de Ordens – Pasta Parcelas

Objetivo da tela:

Permitir o cadastramento de Ordens de Compra, assim como, incluir e efetuar a manutenção nas parcelas das mesmas.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Elimina Ocorrência Corrente

Quando selecionado, permite a eliminação de Ordens de Compra que possuam a situação igual a Não Confirmada e Em Cotação.

Importante:

Caso o módulo de Cotações de Compra não estiver implantado, também é permitida a eliminação de Ordens de Compra que possuam a situação igual a Cotada.
Após selecionar a Ordem a ser eliminada, quando acionado o botão Eliminar, o programa emite a seguinte pergunta: Confirma Exclusão do Registro?

Congela/Descongela Ordem de Compra

Quando acionado, congela ou descongela a ordem de compra.

Observação:
Algumas informações mesmo com o descongelamento da ordem de compra não poderão ser alteradas se a ordem de compra estiver integrada ao portal de compras:
- Não será possível alterar quantidade, data de emissão, unidade de medida e data de entrega das parcelas.

Nota:

Este campo somente é apresentado ao usuário que estiver utilizando a função de liberação especial referente a integração (com o portal de compras Webb) ativa, e com o parâmetro Integra com o Portal de Compras marcado nos parâmetros de compras.

Narrativa

Quando acionado, é apresentada a janela Narrativa – Texto Follow-up (CC0317), por intermédio da qual é possível inserir a narrativa correspondente à Ordem de Compra informada.

Unidade de Negócio

Quando acionado, apresenta a janela Unidades de Negócio da Ordem de Compra (CD9764).

Nota:

Este botão será habilitado sempre que uma Ordem de Compra estiver relacionada à uma Ordem de Manutenção Industrial, para que seja possível visualizar a matriz de unidade de negócio da Ordem de Compra. Mais detalhes sobre a matriz de unidade de negócio MI podem ser obtidos no Conceito de Matriz de Unidade de Negócio MI.

Também ficará habilitado caso a ordem de compra esteja relacionada a uma ordem de manutenção “MV” que tenha uma matriz, exibindo assim as unidades de negócio existente na ordem de compra.

Mais detalhes sobre a matriz de unidade de negócio "MV", podem ser obtidos no Conceito de Matriz de Unidade de Negócio Frotas.

Parâmetros Cadastro da Ordem

Quando acionado, é apresentada a janela Parâmetros Cadastro Ordem (CC0301C), por intermédio da qual é possível acompanhar a evolução do pedido de compras, assim como digitar, utilizando o campo Narrativa, novas informações ao respeito do mesmo.

Incluir

Quando acionado, é apresentada a janela Manutenção Parcelas da Ordem (CC0301B).

Modificar

Quando acionado, é apresentada a janela Manutenção Parcelas da Ordem (CC0301B), por intermédio da qual é possível alterar os dados correspondentes as parcelas da Ordem de Compra informada.

Importante:

O programa permite alterar somente os campos Quantidade, Unidade de Medida, Data de Entrega e Cliente.

Eliminar

Quando acionado, é possível eliminar as parcelas da ordem de compra informada.

Importante:

O usuário deve selecionar, na tela principal do programa, a parcela a ser eliminada. Após acessar o botão Eliminar o programa emite a seguinte pergunta: Confirma Exclusão do Registro?

Manutenção de Ordens – Botão Parâmetros


Objetivo da tela:

Permite definir o tipo de ordem de compra que se está cadastrando.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Intervalo de Validação para Datas

Inserir o intervalo de validação para validação das datas das parcelas da ordem.

Manutenção Ordem Compra – Cadastra Pai – Pasta Ordem


Objetivo da tela:

Permite incluir uma nova ocorrência nos cadastros da função Manutenção Ordens de Compra.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Ordem

Exibe o número da ordem de compra a ser cadastrada.

Importante:

O sistema sugere o número da última ordem dentro da faixa de numeração definida por intermédio da Função Manutenção de Parâmetros de Compras (CC0104).

Nota:

Caso a release seja igual ou superior a 2.08, será permitido incluir ordens de compra com numeração de até oito posições.

Item

Selecionar o item a ser comprado por intermédio dessa Ordem de Compra.


Estabelecimento

Selecionar o estabelecimento de entrega dos itens da Ordem de Compra.

Processo

Selecionar o número do processo de compras para a respectiva Ordem.

Importante:

O processo foi previamente cadastrado por intermédio do programa Processo de Compras (OC0202).

Data Emissão

Exibe a data corrente como data de emissão da ordem de compra.

Número Contrato

Selecionar o número do contrato de compras a ser relacionado à Ordem de Compra

Nota:

Se o material informado na Ordem de Compra é fornecido por contrato de compras, ou contrato de fornecimento, o comprador pode relacionar nesse momento o contrato à ordem de compra. Ao informar o número do contrato de compras, a ordem será relacionada igualmente ao contrato, assumindo as condições comerciais estabelecidas nos contratos de compras.

Um item pode ser vinculado a mais de um contrato de compras. Quando a Ordem de Compra está vinculada a um contrato de compras não há necessidade de informar como requisitante o mesmo requisitante do contrato.

Qtde

Inserir a quantidade a ser comprada de itens da Ordem de Compra.

Prior. Aprov.

Selecionar uma das opções que define a prioridade de aprovação da Ordem de Compra. As opções disponíveis são:

  • Muito Alta.
  • Alta.
  • Média.
  • Baixa.

Loc Entrega

Selecionar nesse campo o local de entrega a ser considerado para a Ordem de Compra. As opções disponíveis são:

  • Estabelecimento: indica que será considerado para o local de entrega da ordem de compra o Estabelecimento.
  • Emitente: indica que será considerado para o local de entrega da Ordem de Compra o emitente.

Situação

Exibe a situação da ordem de compra no sistema. As opções disponíveis são:

  • Não Confirmada: indica que a Ordem está cadastrada no sistema mais ainda não foi relacionada a uma cotação.
  • Confirmada: indica que a Ordem já está associada a um Pedido de Compra.
  • Cotada: indica que a Ordem já possui cotação aprovada.
  • Eliminada: indica que a Ordem foi excluída após ter sido vinculada a um Pedido de Compra.
  • Em Cotação: indica que a Ordem já possui cotação, a qual não está confirmada.
  • Terminada: indica que as parcelas da Ordem já foram entregues.

Ordem Emitida

Quando assinalado, indica que a Ordem de Compra deve ser impressa.

Nota:

Válido para o módulo Controle de Contratos de Compras.

Expectativa

Exibe nesse campo a situação da cotação de compra, caso a solicitação de compra esteja pendente esse campo é marcado como expectativa de compra.

Nota:

Ao aprovar a pendência da solicitação de cotação, o parâmetro expectativa de compra será desmarcado, estando a ordem disponível para ser vinculada a um pedido.

Manutenção Ordem Compra – Cadastra Pai – Pasta Requisitante


Objetivo da tela:

Permite selecionar o nome do requisitante do material a ser comprado.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Requisitante

Selecionar o nome do requisitante do material a ser comprado.

Comprador

Selecionar o nome do comprador do item solicitado na ordem de compra.

Nota:

Caso o item informado na ordem de compra, na pasta Ordem, possua contrato de compras, não será necessário que o comprador a ser informado neste campo seja o mesmo registrado no contrato.

Se a ordem de compra possuir um processo, será sugerido o comprador do processo. Caso contrário, é sugerido o comprador definido no relacionamento item x Estabelecimento, podendo essa informação ser alterada.

Ordem Invest

Selecionar o número da ordem de investimento a ser considerada para a Ordem de Compra, quando o item comprado estiver relacionado a uma Ordem de Investimento.

Imprime Ficha Cotação

Quando assinalado, indica que a ficha de cotação para a Ordem de Compra deve ser impressa.

ICMS

Selecionar uma das opções que define o tratamento para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referente à Ordem de Compra. As opções disponíveis são:

  • Consumo.
  • Industrialização.

Natureza

Selecionar uma das opções que define a natureza da ordem de compra. As opções disponíveis são:

  • Compra: quando selecionada, indica que a finalidade é compra.
  • Serviço: quando selecionada, indica que a finalidade é a contratação de serviços.
  • Beneficiamento: quando selecionada, indica que a finalidade é o envio para beneficiamento.

Origem

Exibe a origem da ordem de compra. As origens possíveis são:

  • Manual: quando selecionada, indica que a Ordem de Compra é implantada no módulo Compras.
  • Dependente: quando selecionada, indica que a ordem de compra é implantada com base na geração das necessidades do módulo Planejamento.
  • Independente: quando selecionada, indica que a ordem de compra é implantada com base na geração das necessidades dos itens de demanda independente, da rotina de ressuprimento do módulo Estoque.

Manutenção Ordem Compra – Cadastra Pai – Pasta Tipo Despesa

Objetivo da tela:

Permite extrair informações para o fluxo de caixa classificado por despesa.

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Ordem Serviço

Selecionar o número da ordem de serviço quando a compra estiver relacionada para uma ordem de serviço/produção/manutenção.

Importante:

Para permitir a alteração da Ordem de Compra quando a Ordem de Manutenção Industrial ou de Frotas estiver Finalizada, deve ser ativada a função "ativa-ordem-term" por intermédio do programa Manutenção Função Liberação Especial (CD7070).
Assim, quando a função estiver Ativada, será permitido o recebimento de NF e alterações na OC para OM "Finalizada".

Conta

Selecionar o código da conta na qual deve ser debitada a compra. Quando o item a ser comprado possui o tipo de controle igual a Débito Direto ou Físico, ou quando se tratar de compra debitada diretamente a um centro de custo.

Se foi informada uma ordem de serviço, será sugerida a conta contábil da Ordem de Serviço/Produção, o campo fica desabilitado.

Caso seja informada uma ordem de investimento, será sugerida a conta contábil da ordem de investimento. O campo só ficará desabilitado se na Função Parâmetros Investimento (IN0101), campo “Habilita Conta” não estiver assinalado.

Importante:

É sugerida inicialmente a conta contábil definida no relacionamento item x estabelecimento, podendo essa ser alterada.

Centro Custo

Selecionar o código da conta na qual deve ser debitada a compra. Quando o item a ser comprado possui o tipo de controle igual a Débito Direto ou Físico, ou quando se tratar de compra debitada diretamente a um centro de custo.

Tipo Despesa

Selecionar o código do tipo de despesa gerada com a compra. O tipo de despesa por finalidade separar os documentos gerados para o Módulo de Contas a Pagar, tendo como objetivo extrair informações para o fluxo de caixa classificado por despesa.


Importante:

É sugerido o tipo de despesa padrão do relacionamento item x estabelecimento, podendo essa ser alterada.

Operação

Selecionar o código da operação solicitada na Ordem de Serviço.

Importante:

Esse campo será habilitado quando a natureza da ordem for do tipo Beneficiamento.

Depósito

Selecionar o Depósito referente ao item a ser comprado/beneficiado, previamente selecionado.

Importante:

É sugerido inicialmente o depósito definido para o relacionamento item x estabelecimento, assim que for preenchido o campo Estabelecimento, podendo esse ser alterado.

Estab Gestor

Inserir o código do estabelecimento gestor quando utilizado o conceito central de compras (multiplanta). O sistema sugere como estabelecimento gestor, o Estabelecimento definido como padrão na Função Relacionamento Item x Estabelecimento Materiais (CD0140).

Unidade Negócio

Selecionar o código da unidade de negócio correspondente à ordem do Pedido de Compra informado.

Importante:

Esse campo será habilitado sempre que o campo Unidade Negócio, localizado na pasta Gerais do programa Parâmetros de Materiais (CD1001), estiver selecionado.

Quando da compra de um item a ser requisitado para uma Ordem de Produção, a unidade de negócio não será solicitada. Nesse caso, o sistema assume a unidade de negócio da Ordem de Produção.

Quando da compra de um item a ser requisitado para uma conta contábil, o sistema sugere a unidade de negócio do relacionamento item x Estabelecimento x depósito. Caso esse relacionamento não exista o sistema considera a unidade de negócio do relacionamento item x Estabelecimento e a mesma poderá ser alterada pelo usuário.

Quando da compra de um item a ser direcionado ao Estoque, o sistema assume a unidade de negócio do relacionamento item x Estabelecimento x depósito. Caso esse relacionamento não exista o sistema considera a unidade de negócio do relacionamento item x Estabelecimento e a mesma não poderá ser alterada pelo usuário.

Quando a ordem de compra estiver relacionada a um Contrato e existir matriz de unidades de negócio na ordem/solicitação, ao relacioná-la a um item de débito direto de contrato por Ordem, a matriz de rateio é copiada, formando uma nova matriz com a conta da Ordem. Nesse caso, o campo de unidade de negócio e a conta da Ordem devem ficar em branco para que o recebimento efetue a contabilização pela matriz de rateio.

Quando a ordem de compra possuir ordem de manutenção industrial com matriz de rateio, esta será copiada para ordem de compra.

Quando a ordem de compra possuir ordem de manutenção mecânica com matriz de rateio,esta será copiada para ordem de compra.

Manutenção Ordem Compra – Cadastra Pai – Pasta Narrativa

Objetivo da tela:

Permite incluir/visualizar uma narrativa para a ordem a qual poderá ter sido incluída manualmente ou a partir do configurador.

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Narrativa

Inserir uma narrativa, caso necessário, correspondente a Ordem de Compra cadastrada. Se estiver apresentando uma narrativa cadastrada, esta pode ter sido incluída conforme regras de inclusão de narrativas definidas na Função Geração de Ordens Configuração – CF0501.

Código Referência Neogrid


Objetivo da tela:

Permite informar uma descrição ou código de referência para que o fornecedor identifique o item desejado.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Narrativa

Inserir uma descrição ou código de referência para que o fornecedor identifique o item desejado.

Manutenção Parcelas Ordem


Objetivo da tela:

Permite incluir as parcelas da Ordem de Compra, conforme o material deve ser entregue, em quantidade e data de entrega.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Parcela

Exibe a parcela da ordem de compra a ser cadastrada.

Importante:

Este campo será automaticamente preenchido pelo programa.

Qtde

Inserir a quantidade do item cadastrado na Ordem de Compra correspondente a esta parcela.

Unidade de Medida

Inserir o código da unidade de medida correspondente ao item da Ordem de Compra.

Importante:

Será sugerida a unidade medida padrão do item quando na função Manutenção Parâmetros do Estoque (CE0101), no campo Unidade de Medida estiver marcado como Default Item.

Data Entrega

Inserir a data de entrega do item correspondente à parcela informada.

Nota

Quando identificado que a ordem de compra foi associada e um contrato, será apresentada uma mensagem questionando se deverá ser considerado ou não o prazo entrega do item do contrato para compor a data de entrega da parcela.

Cliente

Selecionar o código do cliente correspondente a Ordem de Compra.


Split Ordens Compra

Objetivo da tela:

Permite realizar a divisão do split da Ordem de Compra entre os diversos fornecedores do item. A divisão é sugerida quando do cadastro de ordens de compras, ou feita automaticamente na geração de ordens automáticas.

Exemplo:
Ordem de Compra número 205.

Quantidade da ordem 1000 pçs

Item7007.

O item possui dois fornecedores:

  Fornecedor A com percentual igual a 40%.

  Fornecedor B com percentual igual a 40%

O EMS criará novas Ordens, uma para cada fornecedor. Cria a Ordem 206 para o fornecedor A com 400 pçs e a Ordem 207 para o fornecedor B com 400 peças. A ordem número 205 ficará para a opção – “outros”, com a quantidade restante ou 20% com 200 peças. A opção Outros permite ao comprador cotar com um outro fornecedor que não esteja cadastrado na relação Item x Fornecedor.

Importante:

Na inclusão da ordem de compra, no momento do Split da ordem para um determinado fornecedor, é verificado se o fornecedor possui contrato de fornecimento ativo, caso exista:

  • a informação do comprador da ordem de compra será substituída com a informação contida no campo comprador do contrato. Essa situação também é considerada quando o usuário informa o número do contrato manualmente na ordem de compra e/ou a ordem de compra é gerada vinculada ao contrato quando executado a Geração de Ordens de Compra (CC0325).
  • será apresentada uma mensagem questionando se deverá ser considerado ou não o prazo entrega do item do contrato para compor a data de entrega da parcela.

Prazo de Entrega das Parcelas


Objetivo da tela:

Permite informar se a data de entrega das parcelas da ordem de compra serão calculadas com base no prazo de entrega do item do contrato.

Esta tela será aberta na alteração de uma ordem de compra, quando identificado que a ordem de compra foi associada a um contrato.

Principais Campos e Parâmetros:


CampoDescrição:
Considerar o Prazo Entrega do Item do Contrato na Data das Parcelas?

Quando assinalado indica o prazo de entrega dos itens do Contrato na Data das Parcelas. As opções disponíveis são:

 •  Até Entrega: Indica que todas as parcelas com entrega anterior a nova data estabelecida assumirão esta nova data.

 •  Todas: Indica que a primeira parcela assume a nova data estabelecida. Para as demais será verificada a diferença, em dias, da nova data de entrega com a data original. Essa diferença será somada aos demais prazos de entrega, prevalecendo assim o intervalo entre uma entrega e outra.

 •   Não Atualiza.

Exemplo:

Exemplo:

Com duas parcelas em uma ordem e os seguintes prazos de entrega:  

- prazo de entrega: 1 - 11/11/20XX;  

- prazo de entrega: 2 - 30/11/20XX;  

- prazo de entrega (em dias) do item do contrato: 20 dias;  

- hoje = 30/11/20XX  

Opta-se pela Segunda opção de atualização de datas.

Então:

1 - 30/10/20XX + 20 dias = 19/11/20XX => 8 dias com a data inicial;

2 - 30/11/20XX + 8 dias = 08/12/20XX


Conceitos

Ordens Múltiplas

Segurança por Estabelecimento – Compras

Conteúdos Relacionados:

Manutenção de Itens (CD0204)

Manutenção de Estabelecimentos (CD0403)

Manutenção de Processo de Compras (OC0202)

Manutenção de Contratos (CN0201)