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Geração de Ordens de Compra - CC0325

Visão Geral do Programa

Ordem de Compra é um documento ou uma autorização oriunda do subsistema de controle Estoque/Planejamento/Investimento), que informa o que, quanto e quando repor os materiais necessários, dando partida ao fluxo de compras.

Ao gerar uma ordem de compra, este programa de Geração de Ordem de Compra verifica no programa Manutenção dos Parâmetros de Compras (CC0104), se a informação referente à “Geração Ordens Compras”, localizada na pasta "Parâmetros" é por “Grupo de Compras” ou “Comprador”. Caso seja por “Comprador”, as ordens serão geradas de acordo com o comprador padrão do item, definido na Função Manutenção Itens x Estab Compras (CC0120). Caso contrário, a ordem será relacionada ao grupo de compras do item, também definido na Função Manutenção Itens x Estab Compras (CC0120), para que posteriormente seja vinculada a um comprador específico.


Importante:

Quando selecionado o campo Grupo de Compras, na geração automática da ordem de compra, mesmo que o módulo de Compras esteja parametrizado para gerar cotação automática e o item da ordem de compra esteja relacionado a uma tabela de preços ativa e dentro do período de validade, a situação da cotação da ordem de compra não ficará com a situação "Cotada", mas com a situação "Em Cotação". Isto porque a ordem de compra é gerada sem um comprador, e é neste momento que o sistema faz uma restrição e gera a ordem de compra com situação Em Cotação para que seja informado um comprador para a ordem de compra.

Em relação aos itens da solicitação, o sistema também verifica, na Função Manutenção Item X Estab Materiais (CD0140), se os itens estão com situação igual a "Ativo".

A execução pode ser com seleção de solicitações na pasta Digitação ou não. Poderá ainda ser on-line ou programado em um servidor RPW.

  • Quando na pasta Digitação for selecionada as solicitações que se deseja gerar Ordens de Compra, apenas as solicitações marcadas serão processadas;
  • Quando não for selecionada nenhuma solicitação na pasta Digitação, serão consideradas todas as solicitações que estiverem em ‘aberto’ no momento da execução, conforme os dados informados na pasta Seleção.

Nota:

Nas versões 2.04 ou superior do EMS a Função Manutenção de Itens para Compras (CC0103) é substituída pela Função Manutenção de Itens para compras (CC0120).

Caso a release seja igual ou superior a 2.08, o sistema permite gerar as ordens de compras com até oito posições.


Geração Ordens Compra – Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Permite confirmar os dados da função Geração de Ordens de Compra.

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Grupo Estoque

Inserir o código do grupo de estoque correspondente ao item da ordem de compra.

Família

Inserir o código da família de material do item da ordem de compra.

Item

Inserir o código do item da ordem de compra.

Requisição

Inserir o número da requisição de material correspondente ao item informado.

Comprador

Inserir o código do comprador responsável pela compra do item.

Geração Ordens Compra – Pasta Classificação

Objetivo da tela:

Permite adicionar uma classificação as Ordens de Compra.

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Natureza OC

Selecionar a natureza da ordem de compra a ser emitida: Serviço; Material; Beneficiamento ou Item.

Geração Ordens Compra – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Permite editar os parâmetros das Ordens de Compra.

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Agrupar Itens

Quando selecionado, indica que os itens serão agrupados, quando do processo de geração automática de ordens de compras, na mesma ordem de compra. Isto acontecerá sempre que os itens pertençam à mesma solicitação de compras (em seqüências distintas) e que tenham sido cadastrados para a mesma conta contábil (conta e subconta).

Importante:
Caso os itens estejam localizados em solicitações distintas o programa gera uma ordem para cada solicitação.

Exemplo:
Em uma mesma solicitação:

Seqüência 1:   10 peças

Seqüência 2:   20 peças (do mesmo item)

Nesse caso, o sistema gera uma ordem de compra de 30 peças desse item.

Fazer Divisão das Ordens

Quando selecionado, indica que será realizada a divisão, ou da ordem de compra entre os diversos fornecedores do item. Essa divisão será de acordo com o percentual de fornecimento de cada fornecedor.

Importante:
O percentual correspondente ao fornecedor será informado por intermédio do programa Manutenção de Item x Fornecedor (CC0105).

Esse campo não será habilitado se o campo Gerar Ordens Múltiplas estiver selecionado.

Nota:
As ordens de compra somente serão enviadas para o Contrato de Compras quando esse campo estiver selecionado.

Considera Prazo Entrega do ContratoEste campo ficará habilitado somente quando o campo Fazer Divisão das Ordens for assinalado. Quando assinalado, indica que a data de entrega das parcelas da ordem de compra será a data atual somada ao prazo de entrega dos itens dos contratos. Este campo não considera a data informada na aba de Digitação.

ICMS

Selecionar o tipo de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) a ser utilizado quando da geração da ordem de compra, o qual terá influência sobre cálculo do preço de reposição.

As opções disponíveis são:

  • Industrialização
  • Consumo

Geração Ordens Compra – Pasta Digitação

Objetivo da tela:

Permite inserir informações adicionais para detalhar as Ordens de Compra

Importante:

A unidade de negócio a ser considerada quando a geração da ordem de compra corresponde à informada na solicitação de compras. Caso o campo "Agrupar Itens", localizado na pasta "Parâmetros" desse programa, tenha sido selecionado, os itens constantes na solicitação de compras serão agrupados na ordem de compra correspondente. Isso será possível sempre que os itens em questão pertencerem à mesma solicitação e que tenham sido cadastrados para a mesma conta e centro de custo. Ao mesmo tempo, esses item devem estar relacionados à mesma unidade de negócio.

No caso da ordem de compra ser relacionada a um contrato com item do tipo de controle por Ordem, caso haja matriz de unidade de negócio na solicitação, é gerada uma nova matriz no contrato relacionado à ordem de compra com a conta e as unidades de negócio da solicitação. Esta nova matriz será utilizada no Recebimento, e não é necessário informar no Recebimento a conta de aplicação nem a unidade de negócio.


Principais Campos e Parâmetros:


Ação:

Descrição:

Selecionar

Quando acionado, permite selecionar a requisição de compras desejada dentro dos dados informados previamente.

Todas

Quando acionado, permite selecionar todas as requisições de compra disponíveis dentro dos dados informados anteriormente.

Nenhuma

Quando acionado, caso exista alguma ou todas as requisições selecionadas, desmarcar as mesmas.

Urgentes

Quando acionado, permite selecionar somente as requisições de caráter urgente.

Narrativa

Quando acionado, é apresentada a janela Narrativa – Texto Follow-Up (CC0317), por intermédio da qual o usuário poderá consultar a narrativa da requisição selecionada.