Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Produto:NF-e                        Versão: a partir 11.40                                                                 
Processo:Paramtrizar o sistema para emissão de NF-e
Subprocesso:Paramtrizar o sistema para emissão de NF-e
Data da publicação:09/07/2013


Introdução:

Este documento tem o objetivo de direcionar a implantação da NF-e, porem é muito importante que este processo seja acompanhado por um consultor Totvs e um responsável de TI da empresa para evitar alguns problemas.

Importante: se algum dos passos não for executado com sucesso os passos seguintes apresentarão problemas até que a pendência seja resolvida.

Passo 1: Instalar e configurar TopConnect

Siga os passos do link abaixo para a correta instalação e configuração do TopConnect: 

NF-e - Configuração Top Connect MSSQL

NF-e - Configuração Top Connect ORACLE

Passo 2: Instalar e configurar o TSS

Siga os passos do link abaixo para a correta instalação e configuração do TSS:

NF-e - Instalação e Configuração do TSS

Passo 3: Preparar o certificado

Siga os passos do link abaixo para a correta preparação do certificado digital:

Certificado Digital - Preparar Certificado Digital para Emissão de NF-E

Passo 4: Configurar os parâmetros da NF-e para a Filial

Siga os passos do link abaixo para a correta configuração:

NF-e - Parâmetrizar a filial para correta emissão de NF-e

Passo 5: Revisar cadastros

Siga os passos do link abaixo para conferir os cadastros necessários para a emissão de NF-e:

NF-e - Verificar cadastros para emissão de NF-e

Passo 6: Parametrizar o movimento Saída

Siga os passos do link abaixo para a correta parametrização dos movimentos de Saída para emissão de NF-e:

NF-e - Parametrizar movimento de saída para emissão de NF-e

Passo 7: Parametrizar o movimento Entrada

Siga os passos do link abaixo para a correta parametrização dos movimentos de Entrada para emissão de NF-e:

NF-e - Parametrizar movimento de entrada para emissão de NF-e

Passo 8: Enviar a NF-e

Acesse o seguinte menu: Utilitários SPED NF-e (Estadual) Processos Enviar NF-e.
Será apresentada uma tela para informar quais movimentos serão enviados, preencha conforme os dados parametrizados e clique em “Executar”.

Após executar o envio a nota ficará com o status pendente, conforme figura abaixo.

clip_image002

Basta aguardar alguns minutos e executar o processo “Consultar Autorização/Cancelamento” e NF-e mudará de pendente para autorizada conforme figura abaixo:

clip_image004

Nesta visão ficaram todas as NF-e que passaram pelo processo descrito acima “Enviar NF-e” podem assumir um dos seguintes STATUS:

clip_image006Pendente (P)

Inconsistente (I)

Rejeitada (R)

Autorizada (A)

Cancelada (C)

Em Contingência (T)

Cancelamento Pendente (K)

Denegada (W)

Onde:

Pendente
Sempre que ocorrer o processo “Enviar NF-e” for executado com sucesso a NF-e ficará aguardando validação da SEFAZ ou seja Pendente.

Inconsistente
Sempre que ocorrer um erro no processo “Enviar NF-e” a NF-e assumirá este status e isto significa que nota(neste caso o movimento) precisa de algum “ajuste” para ser enviada com sucesso.

Rejeitada
Ao executar o Processo “Consultar Autorização/Cancelamento” se a SEFAZ não autorizar uma NF-e ela assumirá este STATUS, deverá ser verificado a orientação da mensagem de erro para saber o que fazer.

Autorizada
Sempre que a SEFAZ autorizar uma NF-e, ao executar o Processo “Consultar Autorização/Cancelamento” ela assumirá este STATUS e significa que a NF-e já esta autorizada no site da SEFAZ.

Cancelada
Sempre que a SEFAZ autorizar o cancelamento de uma NF-e, ao executar o Processo “Consultar Autorização/Cancelamento” ela assumirá este STATUS e significa que a nota já esta cancelada no site da SEFAZ.

Em Contingência
Ela assumirá este STATUS sempre que for utilizada a modalidade de emissão contingência off-line, e significa que está autorizada a emissão do DANFE em papel especial, mas a NF-e ainda não foi enviada para validação da SEFAZ. Normalmente esta modalidade é utilizada quando existe algum problema envolvendo a SEFAZ ou o cliente que impede a transmissão da NF-e.

Cancelamento Pendente
Sempre que for solicitado o cancelamento de uma NF-e ela assumirá este status enquanto aguarda a resposta da SEFAZ.

Denegada
Ao executar o Processo “Consultar Autorização/Cancelamento” se a SEFAZ não autorizar uma NF-e informando que o cliente desta nota está com irregularidades fiscais ela assumirá este STATUS sendo este Status final da nota.

Passo 9: Emitir o Relatório DANFE

Após a autorização da NF-e deverá ser impresso o relatório DANFE (Documento de Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) que está previsto na legislação e deve obrigatoriamente acompanhar o transporte da mercadoria.

O DANFE só poderá ser impresso para NF-e autorizadas e não deve ser confundido com a NF-e, pois este é apenas um documento auxiliar que contém informações resumidas da NF-e que é o XML.

Para imprimir o relatório DANFE acesse o menu: Utilitários SPED NF-e (Estadual) Marque a NF-e que será impressa Processos Imprimir DANFE ou imprimir DANFE.NET (RM Reports) Selecione o relatório DANFE disponibilizado pelo suporte e realize a impressão normalmente.

Passo 10: Enviar XML por email

Siga os passos do link abaixo para enviar o XML por email para o cliente da NF-e:

NF-e - Envio de XML por email

Informações adicionais

NF-e de Ajuste - Cancelamento indevido:

NF-e - Ajuste - Cancelamento indevido

NF-e de Ajuste - Estorno:

NF-e - Ajuste - Estorno

Emissão de NF-e em DPEC:

NF-e - Modalidade DPEC


Para maiores informações:

 Consulte o WikiHelp TOTVS

 COMUNIDADE  R@Nfe

 

Canais de Atendimento:

Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções: 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 - (RM), 3 - (Fiscal), 3 - (Nota Fiscal Eletrônica)