Árvore de páginas

Definição da Central de Vendas e de Estabelecimentos de Controle - MPD

Tem por finalidade definir qual(is) o(s) estabelecimento(s) que efetua(m) o controle de vendas e quais os estabelecimentos de atendimento vinculados à central de vendas. 

Para centralizar a administração de vendas é necessário que se tenha implantado os módulos de Multiplanta, Pedidos de Venda e Faturamento em cada uma das bases de dados interligadas por meio de rede, com conexão ativa e permanente.

É necessário definir, com antecedência, quais serão as plantas que farão parte da central de vendas e qual será o estabelecimento de controle da carteira de pedidos de venda. 

Na Manutenção de Estabelecimentos - CD0403, para os Estabelecimentos da planta que detém o controle, devem ser definidos os parâmetros do Multiplanta que identificam o estabelecimento como central de vendas, e seus parâmetros de controle. Devem ser definidos também os Parâmetros de Pedidos de Venda para administração de vendas via Multiplanta. Veja mais detalhes na descrição das informações da pasta Multiplanta, na Manutenção de Parâmetros de Pedidos de Venda - PD0301, processo Preparação das Informações. 

Atualização dos processos via Multiplanta

Tem por finalidade demonstrar como são efetuadas as atualizações de todos os processos do EMS via Multiplanta.

Todos os processos adotam um critério de direcionamento para troca de mensagens entre as plantas. Será sempre a planta origem que envia as transações para a planta destino. Não existe rota alternativa.

 

 

A central, conforme determinado na Manutenção de Parâmetros de Pedidos de Venda - PD0301 e nos parâmetros do Multiplanta, gera uma mensagem que fica armazenada na base de dados do Multiplanta de Origem, conforme agendamento de envio-RPW. Ver detalhes no processo Processamento Automático, Manual de Referência de Multiplanta, ou por meio do programa de envio, na função Envio da Transação, processo Envio e Recepção Manual, Manual de Referência de Multiplanta, são extraídas da base de origem todas as mensagens pendentes. É efetuada a conexão com a base destino e armazenadas as mensagens pendentes na base do Multiplanta, conforme o agendamento de efetivação. Ver detalhes no processo Processamento Automático, Manual de Referência de Multiplanta, ou por meio do programa de efetivação, na função Efetivação da Transação, processo Envio e Recepção Manual, Manual de Referência de Multiplanta. São extraídas, da base Multiplanta destino, as mensagens pendentes para atualização na base de dados do Aplicativo do Datasul-EMS Framework.

Nota:

Cada transação executa uma "api"; responsável por tratar os dados, fazer as críticas e manter a integridade da base de dados. Se houver erro, a relação das inconsistências fica disponível para consulta no módulo de Multiplanta. Ver detalhes nas funções Erros Atualização Mensagem Envidada e Erros Atualização Mensagem Recebida, processo Consultas e Relatórios, Manual de Referência de Multiplanta. 

 

Manutenção de Pedidos de Venda

Possibilita o gerenciamento das implantações e manutenções dos pedidos de venda para a central de pedidos de venda.

Na inclusão do pedido de venda, é informado o código do estabelecimento de atendimento. A central de pedidos de venda é o próprio estabelecimento no qual se está incluindo o pedido de venda. A afirmação anterior só é válida para os pedidos de venda que estão sendo digitados na central e serão, posteriormente enviados. Para os pedidos de venda que são digitados nas plantas e que serão atendidos, o estabelecimento central é o estabelecimento que está parametrizado como "Detém Central", na pasta Multiplanta, Manutenção de Estabelecimentos - CD0403.

Transferência de Pedidos de Venda

Possibilita a transferência de pedidos de venda entre estabelecimentos via Multiplanta.

Nota:

Não existe transferência de pedidos de venda no EMS 2.00. 

Existem dois tipos de transferência entre estabelecimentos: A Direta e a Indireta.

A transferência Direta compreende o envio do pedido de venda entre uma central de pedido de venda e uma unidade de atendimento.

A transferência Indireta constitui-se na alteração de uma unidade de atendimento para outra unidade de atendimento através da central de pedidos de venda.

Na transferência indireta, o processo segue através das seguintes etapas:

  • Alteração da unidade de atendimento por parte do usuário.

  • Geração do log para posterior busca por parte da unidade que possui o pedido de venda.

  • Busca da mensagem pela unidade de atendimento.

  • Geração de mensagem para pedido de venda antigo e pedido de venda novo, caso necessário. O pedido de venda antigo refere-se ao caso em que o pedido de venda está parcialmente atendido. Desta forma, o saldo constitui-se no novo pedido de venda e a quantidade atendida no antigo.

  • A central de pedidos de venda busca a mensagem para atualização, acerta o pedido de venda na central enviando o novo pedido de venda (quando necessário) e gera log para o estabelecimento de atendimento.

  • A unidade de atendimento que receberá o pedido de venda busca a mensagem e atualiza o pedido de venda.

  • É gerado um log recebido para acertos posteriores que devem ser feitos na unidade de onde se originou o pedido de venda. 

 

Acerto de Pedidos de Venda 

Possibilita a execução de procedimentos de acerto dos pedidos de venda transferidos entre estabelecimentos.

Nota:

Não existe transferência de pedidos de venda no EMS 2.00. 

No processo de transferência entre estabelecimentos, é gerada uma mensagem "recebida" pelo estabelecimento de destino, para acerto posterior no estabelecimento origem. O processo de acerto é executado pelo estabelecimento origem do pedido de venda em um momento posterior à busca. Com base na mensagem recebida, o processo de acerto é responsável pelo ajuste das estatísticas e possíveis eliminações do pedido de venda, caso seja necessário.

 

Atendimento do Pedido de Venda 

Possibilita o controle do atendimento do pedido de venda executado nas unidades de atendimento. 

A central de pedidos de venda detém o controle sobre os faturamentos executados nas unidades de atendimento. 

Na unidade de atendimento, quando a nota fiscal é calculada, já é criada uma mensagem de envio para a central de vendas com a nota fiscal e com o pedido de venda, para que seja atualizado o saldo e o status do pedido de venda, e, quando a nota é impressa e confirmada no estoque, são criadas mensagens para atualizar a flag da nota fiscal que já foi enviada para a planta central. 

As plantas de atendimento são as que efetuam o envio dos logs para o estabelecimento central.