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Características e Opções do Relatório de Carteira de Pedidos

Objetivo:

Listar todos os pedidos em aberto ou atendidos parcialmente, contidos na faixa de seleção informada, permitindo inclusive a visualização da disponibilidade de estoque para atendimento deles.

Principais Características:
  • Permite ao usuário indicar se deseja que a listagem dos pedidos em carteira seja emitida de forma resumida ou detalhada.
  • Permite imprimir as quantidades dos itens na unidade de medida do estoque, da família de materiais e da família comercial.
  • Permite indicar se o resumo do relatório deve ser emitido por família material ou comercial do item.
  • Pode-se indicar a situação do pedido e do item, que devem ser consideradas na emissão do relatório, bem como a situação de crédito do pedido (não avaliado, avaliado, aprovado ou reprovado).
  • Além disto, é possível indicar se devem ser considerados pedidos:
    • Não Faturáveis: quando a natureza de operação dos mesmos está parametrizada para não gerar duplicata (verificar no Manutenção de Naturezas de Operação - CD0606, pasta "Atualizações", parâmetro "Gerar Duplicatas").
    • Entrega Futura/Entrega Faturamento: quando o pedido foi emitido/implantado, sendo posteriormente faturado será em breve faturado, mas sua entrega ocorrerá somente em alguns dias ou semanas (verificar CD0606 – Manutenção de Natureza de Operação, pasta "Atualizações", parâmetro "Operação Entrega Futura/Faturamento Antecipado", opção "Faturamento Com Entrega Futura" e "Remessa Entrega Futura"). Como nestas operações o pedido pode ser implantado com a natureza de entrega ou com a natureza de faturamento, marcando os dois campos indicados neste tópico, o pedido será sempre considerado para emissão do relatório.
  • Os valores do pedido podem ser expressos em moedas diferentes do real, que é a moeda padrão, desde que a moeda indicada possua cotação na data de emissão dele.
  • A emissão do relatório também pode ficar restrita aos clientes de um determinado grupo, não havendo necessidade de especificá-los na faixa de seleção.
  • Possibilidade de visualizar as informações listadas por diversas classificações. Verifique as opções disponíveis na pasta "Classificação".

 

Informações Listadas
As quebras do relatório, bem como as totalizações variam de acordo com a classificação escolhida. Em geral, todas totalizam as quantidades e os valores originais do pedido, seguido da quantidade e valor de saldo a atender. Um exemplo de exceção neste caso é se a opção "Imprimir Qtde na Unidade" estiver como "Item", a quantidade não é totalizada no relatório resumido. Neste tópico estaremos apenas descrevendo as linhas de detalhe sobre os itens/pedidos, das opções resumido e detalhado.

 

Opção Resumida
Este relatório, em sua opção resumida imprime informações sobre os itens de modo sintetizado, conforme segue:

  • Item/Descricao/Cod Refer: identifica o item que está sendo listado.

  • UN: de acordo com a parametrização.
    Opções: Unidade de medida estoque.
                   Unidade de medida família materiais.
                   Unidade de medida família comercial.

  • Saldo Em Estoque: disponibilidade de estoque do item em questão, considerando os depósitos de todos os estabelecimentos indicados na faixa de seleção (veja na pasta "Seleção", campos "Estabelecimento" e "Depósitos"). A composição do saldo em estoque sofre influência do parâmetro Tipo Alocação Pedido, localizado na pasta Alocações do programa Manutenção de Atualização Parâmetros do Pedido - PD0301, conforme segue;

  • Se estiver marcada a opção "Não Aloca":  serão verificados todos os saldos existentes nos depósitos dos estabelecimentos indicados. Nesta opção, as quantidades alocadas por embarque, mas ainda não atendidas, são consideradas na composição deste saldo. Ex: se temos no estoque 100 unidades do item, sendo que 20 delas estão alocadas por embarque, será exibido neste campo que há disponibilidade de 80 peças em estoque, sendo que a consulta de saldos do item no estoque também será de 80.

  • Se estiver marcada a opção "Alocação Lógica Pedido": se esta opção estiver marcada, o saldo em estoque será  o total disponível em estoque na data (CE0830) menos as quantidades alocadas logicamente. Se houverem embarques, a quantidade embarcada no CE0830, baixa o estoque, e também é abatida neste relatório.
    Exemplo: o item "X" possui 3500 unidades disponíveis em estoque, das quais foram solicitadas 25 unidades em um pedido de vendas. Quando o pedido de venda foi implantado, foram alocadas logicamente as 25 unidades e posteriormente foram, faturadas em um embarque 12 unidades. O saldo inicial será 3500 – 13 – 12 = 3475, onde 3500 é a quantidade inicial, 13 é quantidade ainda alocada logicamente e 12 é a quantidade embarcada/pré-faturada.

  • Se estiver marcada a opção "Alocação Física Pedido": se esta opção estiver marcada, o saldo em estoque será o total disponível em estoque na data (CE0830) menos as quantidades alocadas fisicamente.
    Exemplo: O item "X" possui 3500 unidades em estoque, das quais 100 estão alocadas fisicamente e posteriormente foi efetuado embarque de 80, este saldo será de 3500 – 20 – 80, onde 3500 é a quantidade inicial, 20 é a quantidade alocada fisicamente e 80 é a quantidade embarcada.

  • Quantidade Pedido:  Acumulado da quantidade originalmente solicitada para o item, nos pedidos de venda que foram englobados pela faixa de seleção.

  • Valor Pedido:  Valor total acumulado de todos os itens solicitados nos pedidos contidos na faixa de seleção.

  • Quantidade Saldo a Atender: Acumulado da quantidade ainda não atendida (saldo) dos itens dos pedidos contidos na faixa de seleção.

  • Valor Saldo a Atender: Acumulado correspondente ao valor do saldo a atender de todos os itens dos pedidos englobados na faixa de seleção. 

 

Opção Detalhada
A opção detalhada deste relatório emite, além das informações sobre a quantidade a atender dos itens, informações sobre o pedido de venda onde os mesmos foram solicitados, conforme segue:

  • Item/Referência: código, seguido da descrição do item e o código de referência, se o estoque for controlado por referência, para identificação do item que está sendo listado.

  • UN: de acordo com a parametrização.
    Opções: Unidade de medida estoque.
                   Unidade de medida família materiais.
                   Unidade de medida família comercial.

  • Qt Atual Em Estoque: disponibilidade atual em estoque do item em questão. O saldo em estoque nesta opção também considera o tipo de alocação, se estiver parametrizado no programa Manutenção de Atualização Parâmetros do Pedido - PD0301 da mesma forma que descrito acima para a opção "Resumida".

Nas linhas de detalhes do pedido de venda, são listadas as seguintes informações:

  • Cliente: código e nome abreviado do cliente do pedido de venda.

  • Pedido: número do pedido de venda do cliente ao qual o item pertence.

  • Canal de Venda: código do meio pelo qual o pedido foi efetuado.
    Na opção "Detalhado" o código Canal Venda aparece nas seguintes classificações: "Grupo Est / Item / Cliente / Entrega" e "Fam. Mat./ Item / Cliente".

  • Dt Orig: data original de entrega do pedido de venda.

  • Dt Entrega: data atual de entrega do pedido de venda.

  • Dias Atraso: diferença existente entre a data de entrega e a data de referência para emissão do relatório existente na pasta "Parâmetros".

  • Quantidade Pedido: quantidade originalmente pedida do item neste pedido de venda.

  • Valor Pedido: valor do total do item no pedido de venda.

  • Quantidade Saldo a Atender: saldo a atender do item no pedido de venda.

  • Valor Saldo a Atender: valor correspondente a quantidade ainda não atendida do item no estoque.

  • Quant Saldo: o valor desta coluna, na primeira linha, é o resultado da subtração da quantidade a atender do item da quantidade atual em estoque, mostrada na linha de detalhe das informações do item. Nas linhas seguintes, para os próximos pedidos, será sempre o valor mostrado nesta coluna na linha anterior menos a quantidade a atender da linha que está sendo impressa. Vale ressaltar que quanto há alocação física, lógica ou de embarque, estas quantidades não são retiradas na linha em que o pedido estiver sendo mostrado, porque já foram abatidas quando foi apurado o valor do campo ‘Quantidade Atual Em Estoque’.
    Exemplo: Implantando o pedido Nº 10/2004 para item "X" com quantidade pedida de 150pçs.
    Considerando que há disponível no estoque para este item 500pçs, houve uma alocação física manual somente de 50pçs.


Considerações Importantes

  • Se o pedido de venda não estiver completo, não será considerado na emissão do relatório.

  • Independentemente da classificação escolhida para emissão do relatório, sempre será emitida uma totalização de valores por estabelecimento.

  • Os depósitos de CQ (Controle de Qualidade) também são considerados na composição do saldo dos itens, desde que o parâmetro "Considera Saldo Somente Depósito Prod. Acabado?" não esteja marcado.