Com a utilização da rotina de Faturamento Parcial, o Usuário se vê, em certas situações, na necessidade de que este Pedido não seja mais Faturado. Isto pode ocorrer por situações corriqueiras dos processos da empresa como: indisponibilidade do material no Fornecedor, insatisfação na entrega, falta de espaço no transporte ou no armazenamento, dentre outras. Por conta das rotinas de Recebimento de Materiais, este processo alterará a Quantidade dos Itens que ainda estão pendentes de recebimento para 0 (zero), como se todos eles já estivessem sido 'recebidos'.

É possível rastrear a execução do processo (Data, Motivo da Conclusão e Usuário Responsável) consultando a tabela TMOTIVOCONCLPED no banco de dados ou em menu Gestão > Visões de Dados, utilizando a consulta abaixo:

SELECT * FROM TMOTIVOCONCLPED WHERE IDMOV = X AND CODCOLIGADA = Y
Onde:
X = Identificador do Movimento
Y = Código da Coligada

Além disso, a quantidade concluída de cada item ficará gravada na tabela de Itens de Movimento (TITMMOV), campo QUANTIDADECONCLUIDA.

Para o correto funcionamento desse processo, alguns pré-requisitos devem ser cumpridos:

  • O movimento deve ter seu status igual a Parcialmente Faturado, Pendente ou Bloqueado.

O sistema também faz diversas verificações a fim de validar os dados não só do(s) Movimento(s) em questão, mas também suas dependências/ integrações com outras rotinas. Vale lembrar que essas validações somente serão consistidas em movimentos daquele contexto (no que diz respeito à parametrização). Integrações que poderão ser validadas:

  • Portal Paradigma (mais informações aqui);
  • Reserva (mais informações aqui);
  • Financeiro (mais informações aqui);
  • Orçamento (mais informações aqui);
  • Imobilizado (mais informações aqui).
  • Projeto (mais informações aqui).

Status do Registro

Após a execução do processo, o Status de Conclusão (campo STSCONCLUIDO, tabela TMOV) será preenchido com um valor de forma a sinalizar quais movimentos foram submetidos ao mesmo.

Este campo pode conter os seguintes valores:

  • Parcialmente concluído (P): Nem todos os itens foram completamente concluídos;
  • Concluído (C): O movimento foi completamente concluído;
  • Vazio: O processo responsável pela conclusão de pedidos não foi executado para este movimento.

Após a conclusão de todos os itens do movimento, seu Status será alterado para Recebido/Faturado.

Com esta nova rotina, os Usuários passam a contar com uma ferramenta importante no processo de gestão de Compras/Vendas, agilizando as rotinas de entrega/recebimento de materiais, mantendo toda a documentação do que é executado dentro do sistema.

Atenção!

  • A execução deste processo é irreversível e não excluirá as integrações do movimento, como Contabilização ou Lançamentos Financeiros gerados com tipos de documento classificados como Adiantamento. Os lançamentos financeiros classificados como Previsão ou Sem Classificação serão excluídos após a conclusão do pedido.
  • O movimento concluído não estará disponível para continuar o faturamento e o movimento que o originou não voltará a ficar com status pendente.
  • Os itens que forem concluídos terão as quantidades estornadas, caso o tipo de movimento esteja com a parametrização Informa Projeto/Tarefa (etapa 71) diferente de Não informa e possua itens oriundos do TCOP será realizado o estorno para o TCOP (recurso disponível a partir da versão 12.1.2310). Com exceção dos movimentos gerados a partir do Pedido Extra.
  • Caso seja necessário restringir o acesso do usuário à Conclusão de Pedidos, poderá retirar a permissão Concluir Pedido no perfil usuário, aba Acesso a Menus.

Informações

Foi disponibilizado no Totvs Compartilhamento a consulta SQL (NUCSQL0005 - Histórico de Conclusão de Pedidos) para visualizar o Histórico de Conclusão de Pedidos