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  • DDVENDAS-19 - Central de Faturamento.

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01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:PC Sistemas
Segmento:D&L
Módulo:14 - Faturamento
Função:Demonstrar os processos realizados pela Central de Faturamento - CFAT.
Versão/Release:29.04
Requisito/Story/Issue:

DDVENDAS-19 // DDVENDAS-20

DDVENDAS-21 //DDVENDAS-22


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Simplificar o processo de faturamento de pedidos.

03. SOLUÇÃO

A rotina 1420 – Central De Faturamento substitui as seguintes rotinas:

Vendas

  • 1402 - Faturar carregamento
  • 1406 - Faturar pedido
  • 1419 - Gerar nota de transferência de filial virtual
  • 1423 - Devolução de Transferência filial virtual
  • 1432 - Faturar pedido balcão reserva
  • 1436 - Gerar transferência filial retira
  • 1439 - Cancelar nota de transferência para filial virtual

   

Referente a rotina 1409 - Cancelar Nota Fiscal esta rotina não será substituída pelo CFAT, porém, as Notas de Saída de Transferência geradas pela Central de Faturamento, rotina      1420, não poderão ser canceladas na rotina 1409, devendo ser canceladas dentro da própria Central de Faturamento. As Notas de Venda continuam sendo canceladas na rotina 4109 normalmente. 


      Material de Construção

  • 4102 - Faturar Carregamento
  • 4132 - Faturar Balcão Reserva


Referente a rotina 4109 - Cancelar Nota Fiscal esta rotina não será substituída pelo CFAT, porém, as Notas de Saída de Transferência geradas pela Central de Faturamento, rotina     1420, não poderão ser canceladas na rotina 4109, devendo ser canceladas dentro da própria Central de Faturamento. As Notas de Venda continuam sendo canceladas na rotina 1409 normalmente


Relação de rotinas do módulo Material de Construção que são impactadas com a Central de Faturamento:

4100 - Atualizar Menu Venda Assistida

4101 - Procedure Venda Assistida

** Necessário atualizar a opção 01: Faturamento_VA (Venda Assistida)

4113 - Devolução de Cliente

4116 - Venda

4132 - Faturamento Venda Posterior

4136 - Alterar Pedido

4199 - Procedure de Venda Balcão

** Necessário atualizar opção Programa de Faturamento - Varejo (P_PC_FATU_FATURA_ORCAMENTO)


As rotinas 1303 - Devolução de Cliente e 4113 - Devolução de Cliente Home Center vão executar o processo de devolução de estoque da Central de Faturamento ao final do processo de Devolução, caso o pedido da venda devolvida tenha usado o processo CFAT.

Uma vez iniciados os processos de faturamento através da Central de Faturamento - CFAT, Não é possível retornar ao processo anterior.


Status Carregamento:

 Faturado: Pedidos do Carregamento que foram Faturados.

 Aguardando Transferência: Iniciou o processo de Transferência e aguarda a conclusão da Transferência para o destino. Existem Notas de Saída pendentes de realizar Entrada. Ou o processo foi iniciado e cancelado/devolvido internamente.

 Processo Não Iniciado: Aguardando iniciar o Faturamento.

 Pendente no WMS: Existem pendências no WMS que impedem iniciar o Faturamento.

 Em Processamento: Carregamento está em um Processamento em segundo plano. Pode haver Note de Saída pendente de Entrada ou Processamento.

 Faturamento Pendente: Transferências foram realizadas, porém, não foi possível Faturar o Carregamento. Aguardando ação do usuário para finalizar o Faturamento.

 Processo Legado: Existe processo Legado, portanto deve-se utilizar o processo Legado para Faturar.

 Cancelado: Todos os pedidos do Carregamento foram cancelados.


Status Pedido:

 Faturado: Pedido foi faturado.

 Aguardando Transferência: Iniciou o processo de transferência e aguarda a conclusão da para o destino. Existem notas de saída pendente de realizar entrada. Ou o processo foi iniciado e cancelado/devolvido internamente.

 Processo Não Iniciado: Aguardando iniciar o faturamento.

 Pendente no WMS: Existem pendências no WMS que impedem o início do faturamento. 

 Em Processamento:  Pedido está em processamento sem segundo plano. Pode have nota de saída pendente ou entrada em processamento.

 Faturamento Pendente: Transferências foram realizadas, porém, não foi possível faturar o pedido. Aguardando ação do usuário para finalizar o faturamento.

 Processo Legado: Existe processo legado, portanto deve-se utilizar o processo legado para faturar.

 Cancelado: Pedido foi cancelado.


Fluxo de Notas - Situação da Nota

 Aguardando Entrada: Nota de Saída aguardando realizar Entrada.

 Aguardando Saída: Não foi gerada Nota de Saída, aguarda Geração.

 Aguardando Aprovação: Nota não foi Aprovada e aguada Servidor Fiscal.

 Transferência Realizada:  Nota de Saída foi gerada com sucesso e Entrada foi realizada.

 Nenhuma: Nenhuma situação de Transferência encontrada para Nota.

 Aguardando Transferência Retira:  Não foi gerada nota de Saída Retira, então a Nota de Saída da Filial Virtual aguardaTtransferência da Filial Retira.

 Devolvida: Transferência devolvida.

 Cancelada: Nota cancelada.

 Gerar Novamente: Nota de Saída aguarda para ser gerada novamente, pois foi cancelada/devolvida internamente.


Fluxo de Notas - Situação Fiscal

 Aprovada: Nota foi Aprovada pelo Servidor Fiscal.

 Em Processamento: Nota está em Processamento pelo Servidor Fiscal.

 Nenhuma: Não foi iniciado processamento pelo Servidor Fiscal ou Situação Indefinida.

 Cancelada: Nota Cancelada pelo Servidor Fiscal.

 Reprovada: Nota Reprovada pelo Servidor Fiscal.

 Denegada: Nota Denegada pelo Servidor Fiscal.


Fluxo de Notas - Processamento

 Inclusão: Nota foi Incluída.

 Estoque: Nota aguarda Movimentação de Estoque.

 PIS/COFINS: Nota aguarda Cálculo de PIS/COFINS.

 Financeiro: Nota aguarda Geração de Financeiro.

 Conclusão: Nota foi Processada com sucesso.

 Nenhuma: Nota não possui situação de Processamento.

CFAT Não contempla o Processo Cesta Básica.

O projeto de melhoria de controle do Estoque tem por objetivo aprimorar o controle de estoque e reduzir ou eliminar as movimentações de produto do tipo apenas Contábil e apenas Gerencial. O processo de Cesta Básica realiza movimentações separadas de contábil e gerencial para os produtos, sendo o produto cesta apenas gerencial (status "B") e os produtos de dentro da cesta apenas contábil (status "A").

As movimentações geradas na Central de Faturamento – CFAT serão Todas com status "AB", ou seja, Gerencial e Contábil. Desta forma, empresas que realizam o processo Cesta Básica devem migrar para o processo Kit Aberto, pois este movimenta sempre Gerencial e Contábil que é compatível com o projeto de melhoria de controle do Estoque.

Para informações sobre processo Kit Aberto acesse o documento Como Cadastrar e Faturar Pedido KIT Aberto - Cesta Básica?



Para realizar a venda com filial retira e filial virtual na rotina 316, siga os procedimentos abaixo:


1. Acesse a rotina 316 - Digitar Pedido de Venda;

Observação: para clientes que utilizam o módulo Material de Construção a rotina de vendas é 4116 - Venda.


2. Informe o Cliente e pressione a tecla F10;
3. Selecione a aba Itens (F5);
4. Informe o Código, a Quantidade do produto e a Filial (Venda/NF/Retira) conforme necessidade;


Note que a Filial de Venda e Filial NF são diferentes.


Neste exemplo a Filial de Venda é diferente da Filial Retira.

Note que neste exemplo Filial de Venda, Filial NF e Filial Retira são diferentes.


                 

5. Clique o botão para confirmar o produto.

6. Clique no botão F2-Gravar;

7. É exibida a mensagem abaixo, clique a opção Sim.



Acesse o WinThor Anywhere, localize a Rotina 1420 - Central de Faturamento;

O faturamento dos pedidos gerados, agora será realizado na rotina 1420 - Central de Faturamento. Saiba como fatura-los seguindo os procedimentos abaixo:

  1. Acesse o WinThor Anywhere, localize/pesquise a rotina 1420 - Central de Faturamento;
  2. Utilize os filtros conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;
  3. Localize o pedido desejado, clique na opção Detalhes;

    Observação: é possível filtrar pedidos que tenham carregamento ou não, para isso habilite o botão em destaque. De acordo com a opção selecionada os filtros de pesquisa serão alterados.


           

          

           



1.  Preencha o campo obrigatório Status com uma das seguintes opções:

  • Todos
  • Faturado
  • Aguardando Transferência
  • Processo Não Iniciado
  • Pendente no WMS
  • Em processamento
  • Faturamento Pendente
  • Processo Legado
  • Cancelado


2. Selecione/informe a Filial desejada;

3. Informe o Período Inicial e Período Final, bem como os demais campos conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;



4. Note na planilha o(s) pedido(s)  disponíveis para faturamento:


Observação: uma lista de carregamentos é exibida com as informações do Número do carregamento, Pedidos, Destino, Peso, Valor e Status.



Observação: conforme a Legenda, pedidos com Status NI referem-se ao Processo Não Iniciado.


5. Clique o botão Iniciar Faturamento;



6. Na tela Dados do Faturamento, preencha os campos: Data de Entrega, Motorista, Veículo , Cobrança e demais campos conforme necessidade e em seguida clique o botão Avançar;



Observação: quando habilitada a opção Gerar Vale ela funciona da seguinte forma: o valor do adiantamento será o percentual informado na rotina 1420 em relação ao valor encontrado no cálculo abaixo:

Cálculo

Valor total dos pedidos / % Comissão motorista = Vale motorista

Onde:

  • % Comissão motor898ista: é o percentual de comissão para o motorista na rota (cadastrado na rotina 520),
  • Valor total dos pedidos: é o valor de todos os pedidos dentro do carregamento.


7. Selecione/informe o Veículo Filial Retira, Transportadora Filial Retira e clique o botão Faturar;


Observação: o campo Conta Filial Retira virá automaticamente preenchido conforme definido no parâmetro 3771 - Conta gerencial utilizada na saída de transferência, da rotina 132.





Observação: note o status do carregamento que passou para AT - Aguardando Transferência;


7.1 Na coluna Atalhos, opção Detalhes são disponibilizadas as informações do carregamento:


7.1.1 Caixa Pedidos;


Exibe todos os pedidos do carregamento, com detalhamento dos itens do mesmo.



7.1.2 Caixa Fluxo;


Exibe o detalhamento em relação ao processo de faturamento do carregamento, bem como sua Situação:



7.1.3 Caixa Eventos;


Exibe os logs de eventos realizados pela rotina em relação ao processo de faturamento, com nível de detalhes das Informações, Erros e Depurações da nota fiscal:

Observação: é possível escolher visualizar apenas logs de informações, erros e/ou de depurações ocorridos no processo.



7.1.4 Caixa Financeiro com as informações financeiras do pedido (essa movimentação financeira é relativo a custos da transferência não se trata das condições comerciais);



7.1.5 Caixa Notas Faturadas;


Exibe as notas faturadas para um determinado carregamento, trazendo as colunas: Data Saída, Carregamento, Nota, Pedido, Transação Venda e Valor Total.


1.  Preencha o campo obrigatório Status com uma das seguintes opções:

  • Todos
  • Faturado
  • Aguardando Transferência
  • Processo Não Iniciado
  • Pendente no WMS
  • Em processamento
  • Faturamento Pendente
  • Processo Legado
  • Cancelado


2. Selecione/informe a Filial desejada;

3. Selecione/informe o Cliente;

4.  Informe o Período Inicial Período Final, bem como os demais campos conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;



5.  Note na planilha o(s) pedido(s)  disponíveis para faturamento:


Observação: note a planilha que exibe as informações do Número do pedido, Data, Cliente, Valor, Status e Atalho. 



Observação: conforme a Legenda, pedidos com Status NI referem-se ao Processo Não Iniciado.


6. Verifique o pedido para faturamento e clique o botão Iniciar Faturamento;



7. Na tela Dados do Faturamento note que são disponibilizadas as opções de Cobrança atual do pedido e Cobrança faturamento pedido. Clique o botão Faturar;



Observação: note que o status do pedido foi alterado para Faturado.



8. Caso queira consultar as informações do pedido faturado:

8.1 Clique o botão Detalhes;


8.2 Na tela Pedidos estão disponibilizados as Informações Adicionais do pedido (RCA, Plano de Pagamento e Origem do Pedido) bem como as caixas;



8.2.1 Caixa Itens, que exibe todos o produtos do pedido faturado:



8.2.2 Caixa Fluxo que para pedidos já faturado virá com a informação de que Não há fluxo para pedido/carregamento sem transferências, conforme imagem abaixo:



8.2.3 Caixa Eventos, que exibe os logs de eventos realizados pela rotina em relação ao processo de faturamento, com nível de detalhes das Informações, Erros e Depurações do pedido:

Observação: é possível escolher visualizar apenas logs de informações, erros e/ou de depurações ocorridos no faturamento.



8.2.4 Caixa Financeiro (essa movimentação financeira é relativo a custos da transferência não se trata das condições comerciais); 



8.2.5 Caixa Notas Faturadas;


Exibe as notas faturadas para aquele determinado pedido.




Observação: quando se trata de originado do módulo 41 - Material de Construção, e este for um pedido TV7 - Entrega Futura, com opção de Venda Assistida, Não é permitido faturamento do mesmo na rotina 1420, nem de Carregamento com as mesmas características. Ao tentar faturar, pedido e também carregamento são exibidas as mensagens de alerta conforme imagens abaixo:



Para dar entrada a na transferência, Reprocessamento de Entrada e/ou Saída realize os seguintes procedimentos:


Observação: só será possível o pedido ser faturado após suas transferências serem realizadas e aprovadas na Sefaz.


1. Utilize os filtros conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;


2. Localize o pedido desejado, clique na opção Detalhes;

3. Selecione a opção Dar entrada na transferência;


Observação: a aba Realizar entrada de transferência será habilitada apenas quando a nota de Saída de Transferência estiver aprovada na Sefaz.



4. Verifique/marque os dados do pedido e clique o botão Confirmar;


Observações:


  •  Note que o status do carregamento foi alterado para R - Reprocessamento até a situação da geração da nota mudar para C - Conclusão.

          - 


  • Caso para pedido/nota já exista Reprocessamento de Entrada e/ou Saída em andamento é exibida mensagem de informação conforme imagem abaixo: 

        -


Para cancelar carregamento com status Aguardando Transferência realize os seguintes passos: 

1. Selecione o carregamento desejado na tela de Faturamento, botão Detalhes;

1.1 Clique a opção Cancelar transferência de saída;




2. Na tela Dados Cancelar Transferência selecione a nota, clique o botão expandir, informe o Motivo Cancelamento e botão Confirmar;



Para devolver transferência realize os procedimentos abaixo:


1. Na caixa Status selecione a opção Aguardando Transferência, Período Inicial e Período Final e informe os demais campos conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;


2. Na planilha selecione o carregamento e clique na opção Detalhes;

3. Selecione a opção Devolver transferência;



3.1 Na tela Dados para devolução transferência, selecione a(s) nota(s) fiscal(ais) desejada(s) e clique o botão Confirmar;



4. O status da nota passou para FP - Pendente Faturamento;


Observação: o status FP - Pendente Faturamento ocorre quando Não forem encontrados/localizados os dados da tabela PCDADOSUSURFAT. Para situações assim é necessário abrir Ticket (ferramenta Zendesck) para verificação do porque os dados não foram devidamente gravados.



5. Pra finalizar este processo, selecione o carregamento na planilha e clique o botão Finalizar Faturamento. 


6. Na tela Finalizar Faturamento clique o botão Faturar;



Observação:

Após realizados os processos de transferência e faturamento, realize a devolução do item na 1303 - Devolução de Cliente. Porém, ao realizar a devolução na rotina 1303 caso ocorra alguma inconsistência é exibida mensagem de Atenção conforme imagem abaixo. 

Para assim o processo ser concluído manualmente na rotina 1420 (processos em paralelo). 


O processo de refazer transferência de saída é realizado quando processo de transferência foi cancelado uma vez ou mais ou foi devolvido internamente dentro da rotina 1420 - CFAT.

Para refazer transferência de saída siga os procedimentos abaixo:


1. Na caixa Status selecione a opção Aguardando Transferência, Período Inicial e Período Final e informe os demais campos conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;


2. Na planilha selecione o Nº Carregamento e clique na opção Detalhes;

3. Clique a opção Refazer transferência de saída;


4. Na tela Dados para refazer transferência, marque o Tipo de Transferência e clique o botão Confirmar;



5.1 Ainda com o mesmo N° carregamento, acesse a opção Detalhes e note que foi disponibilizado o passo de Reprocessar Nota de Transferência;

5.2 Saiba como reprocessar nota acessando a aba Reprocessar Nota de Transferência neste mesmo documento.


Este processo é realizado quando foi feito todo processo de transferência e faturamento de carregamento e ao tentar a devolução na rotina 1303 - Devolução de Cliente apresente alguma inconsistência então este campo é habilitado na rotina 1420 para devolução manual.

Para voltar estoque Devolução cliente, siga os procedimentos abaixo: 


1. Na caixa Status preencha o campo Nº do Carregamento, bem como os demais campos conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;



2. 2. Clique o botão Detalhes e selecione a opção Voltar Estoque Devolução Cliente;


3. Na tela Dados para devolução de cliente selecione/marque a nota desejada e clique o botão Confirmar;


4. Note que é exibida mensagem de confirmação conforme a imagem abaixo:



O processo de reprocessar nota se dá caso tenha ocorrido alguma incoerência durante o processo de transferência, por exemplo, o Servidor parar, ou outra situação similar. Caso isto ocorra o sistema reenvia a transferência novamente.

Para reprocessar nota de transferência realize os procedimentos abaixo:


1. Na caixa Status selecione a opção Aguardando Transferência, Período Inicial e Período Final e informe os demais campos conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;


2. Na planilha selecione o Nº Carregamento e clique na opção Detalhes;

3. Selecione a opção Reprocessar Nota de Transferência;


4. Na tela Dados reprocessar nota (carregamento XXX), selecione o nota de saída desejada e clique o botão Confirmar;


5. Ainda com o mesmo N° carregamento, acesse a opção Atalhos e clique o botão Fluxo;


6. Na tela Fluxo,  consulte o campo de Detalhes e verifique o Nº nota e Nº Trans. que precisa(m) ser reprocessada(s);

6.1 Clique o botão Reprocessar;


7. Na tela Dados reprocessar nota (XXXXXXX) selecione/marque a nota desejada e clique o botão Confirmar;



O processo de voltar estoque cancelamento venda ocorre quando se tem uma Nota de Venda que cliente que foi Cancelada, porém, o estoque ainda não retornou.

Para voltar estoque com cancelamento de venda siga os procedimentos abaixo:


1. Na caixa Status preencha o campo Nº do Carregamento, bem como os demais campos conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;



2. Clique o botão Detalhes e selecione a opção Voltar Estoque Cancelamento Venda;


3. Na tela Dados Para Devolução de Estoque selecione a nota fiscal de saída e clique o botão Confirmar;



Observação: após a confirmação do fluxo é exibido carregamento com status AE - Aguardando Entrada para continuação do processo de entrada de devolução ou troca.



** Cancelar Nota de Devolução de Cliente.

Este processo é processo é utilizado depois de realizada a venda e o cliente na rotina 1302 - Devolução a Fornecedor. Feita a devolução, o estoque pode voltar para Filial de Origem (pode ser toda ou parte dela).


Dicionário de Legendas:

 Devolvida: evolução do cliente retornou a filial de origem.

 Transferência Iniciada: Iniciou o Cancelamento de Devolução de transferência.

Cancelamento de Devolução Transferido: Concluído, pronto para 1316.

 Devolvendo Transferência: Devolução do cliente não retornou a filial de origem.

 Cancelamento de Devolução Concluído.


Observação: caso a opção Voltar Estoque automaticamente na devolução ou cancelamento, esteja marcada como Não voltar estoque (menu 3 - Configuração) não é possível realizar o processo descrito acima, de devolver o estoque na rotina 1420. 



A devolução de estoque é realizada apenas quando marcadas as opções Voltar estoque via devolução ou Voltar estoque via transferência (menu 3 - Configuração)


1. Acesse o sub-menu 2 - Devolução e note a tela Cancelar Nota de Devolução do Cliente;


2. Preencha/informe os campos e filtros de pesquisa/consulta conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;

3. Selecione a Nota e de transação desejado, clique o botão Detalhes;



3.1 Na tela Iniciar Transferência para cancelamento Devolução clique o botão Iniciar e note que é exibida mensagem de processo iniciado;




4. Após realizado processo acima descrito o status da devolução será TI - Transferência Iniciada conforme os exemplos abaixo;



5. Selecione a nota com status destacado acima, clique a opção Detalhes e selecione a opção Realizar Entrada de Transferência;



6. Na tela Dados para entrada transferência, selecione a nota de saída desejada e clique o botão Confirmar;




6.1 Note que status da nota é alterado para Cancelamento de Devolução Transferido, ou seja, processo está pronto para ser concluído na rotina 1316 - Cancelar NF de Devolução de Cliente.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Como atualizar as rotinas do WinThor?


05. ASSUNTOS RELACIONADOS

As informações refentes a Central de Faturamento - CFAT também podem ser consultadas no documento Tutorial CFAT - Central de Faturamento.


Para informações sobre como cadastrar e faturar kit Aberto acesse o documento Como Cadastrar e Faturar Pedido KIT Aberto - Cesta Básica?