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Objetivo

Existem duas grandes dificuldades em se cadastrar um cliente no ERP: A quantidade de campos, e responsabilidade sobre eles, que muitas vezes é dividida dentro da empresa. Este workflow vem para resolver estes problemas, pois divide o cadastro dentro das áreas da empresa, desta forma, cada área digita somente as informações de sua responsabilidade, que ela domina. E tudo isto ligado ao um processo de aprovação onde, todos os dados são previamente validados e se todos estiverem corretos, o cliente é efetivamente criado dentro do ERP.

Benefícios

Os principais benefícios na utilização deste processo são:

  • Rastreabilidade;
  • Governança.

Ambiente de Negócio

Segmento

Manufatura

Áreas de Negócios

Finanças

Processo Workflow

 

    Atividades do Processo


    Atividade: Início

    Descrição: Informações do Cliente

    Instruções: Abertura da solicitação de inclusão ou alteração de um Cliente.

     

    Atividade: Informações Financeiro

    Descrição: Informações Financeiro

    Instruções: Preencher os campos referente as informações dos dados Financeiro.

     

    Atividade: Informações Fiscais

    Descrição: Informações Fiscais

    Instruções: Preencher os campos referente as informações dos dados Fiscais.

     

    Atividade: Informações Vendas

    Descrição: Informações Vendas

    Instruções: Preencher os campos referente as informações dos dados de Vendas.

     

    Atividade: Informações Exportação

    Descrição: Informações Exportação

    Instruções: Preencher os campos referente as informações dos dados de Exportação.

     

    Atividade: Informações Avaliação de Crédito

    Descrição: Informações Avaliação de Crédito

    Instruções: Preencher os campos referente as informações dos dados de Credito.

     

    Atividade: Validação das Informações

    Descrição: Validação das Informações

    Instruções: Ocorrerá a integração com o ERP onde serão feitas as validações das informações preenchidas.

     

    Atividade: Final

    Descrição: Integrar ao ERP

    Instruções: O Cliente é criado ou alterado no ERP.

     

    Como Utilizar

    Iniciando Processo BPM pelo TOTVS 12

     

       

      • O Solicitante escolhe o Tipo de Solicitação: Inclusão ou Alteração;
      • Inclusão: Será solicitado todos os dados para inclusão de um novo Cliente;
      • Alteração: O usuário informa o Código do Cliente que deseja alterar e os dados do Formulário são preenchidos com as informações atuais do Cliente.

       

      • O Solicitante informar/altera os dados principais do Cliente;
      • Ao informar o CPF/CNPJ o produto verifica se já existe outro cliente com o mesmo CPF/CNPJ. Caso exista um ou mais, será questionado ao Solicitante se deseja alterar um destes Clientes já existentes, ou se deve ser criado um novo;
      • Também será verificado se existe algum Fornecedor com o mesmo CPF/CNPJ, caso exista, será questionado ao Solicitantes se ele deseja criar o Cliente com Ambos;
      • Os dados das demais áreas podem ser alterados também, mas não é obrigatório;
      • Após informar os dados, o Solicitante envia o WorkFlow para as Áreas informares dos demais dados, divididos em: Financeiro, Fiscal, Vendas, Exportação e Avaliação de Crédito;
      • Observação: Neste momento será verificado se o Solicitante informou todos os campos obrigatórios dos dados Principais.

       

      • Um Usuários pertence ao Grupo “Analista Financeiro” assume a tarefa do WorkFlow;
      • O Analista Financeiro preenche os dados da aba “Financeiro”;
      • Observação: Neste momento será verificado se o Analista Financeiro informou todos os campos obrigatórios dos dados do Financeiro.


      • Importante: Este passo somente será executado se o País atual for o Brasil;
      • Um Usuários pertence ao Grupo “Analista Fiscal” assume a tarefa do WorkFlow;
      • O Analista Fiscal preenche os dados da aba “Fiscal”;
      • Observação: Neste momento será verificado se o Analista Fiscal informou todos os campos obrigatórios dos dados do Fiscal.


      • Importante: Este passo somente será executado se o Financeiro estiver integrado com o Faturamento;
      • Um Usuários pertence ao Grupo “Analista de Pedidos Vendas” assume a tarefa do WorkFlow;
      • O Analista de Pedidos Vendas preenche os dados da aba “Vendas”;
      • Observação: Neste momento será verificado se o Analista de Pedidos Vendas informou todos os campos obrigatórios dos dados de Vendas.


      • Importante: Este passo somente será executado se o Módulo de Exportação estiver implantado;
      • Um Usuários pertence ao Grupo “Analista de Exportação” assume a tarefa do WorkFlow;
      • O Analista de Exportação preenche os dados da aba “Exportação”;
      • Observação: Neste momento será verificado se o Analista de Exportação informou todos os campos obrigatórios dos dados de Exportação.

       

      • Importante: Este passo somente será executado se o Módulo de Avaliação de Crédito estiver implantado;
      • Um Usuários pertence ao Grupo “Analista de Crédito” assume a tarefa do WorkFlow;
      • O Analista de Crédito preenche os dados da aba “Avaliação de Crédito”;
      • Observação: Neste momento será verificado se o Analista de Crédito informou todos os campos obrigatórios dos dados de Avaliação de Crédito.


      • O Processo de WorkFlow ficará aguardando até que todos as Áreas preencham os dados;
      • Depois que todas as áreas atualizarem os dados, o WorkFlow retorna para o Solicitante.

      • O Solicitante verifica se os dados estão corretos;
      • Caso ele verifique alguma inconsistência, ele pode alterar a informação ou a rejeitar o WorkFlow para a área responsável;
      • Para rejeitar o WorkFlow, basta marcar a opção “Rejeitar?” das Abas que possuem a informação incorreta e selecionar a opção “Rejeição” para envio de atividade do processo;
      • O WorkFlow será rejeitado apenas para as áreas responsáveis pela aba, que tiverem esta opção marcada.

       

      • Após verificar todos os dados, o Solicitante envia o WorkFlow para a próxima etapa onde será realizada a integração com o ERP;
      • Neste momento serão feitas todas as consistências de negócio, para verificar se é possível criar ou alterar o Cliente;
      • Caso exista algum problema, as mensagens serão apresentadas para o Solicitante, neste momento ele poderá fazer a correções necessárias ou rejeitar para a área responsável para informação que está incorreta.

       

      • Se todos os dados estiverem corretos, o Cliente será criado/alterado no ERP.



       

      Como Instalar

       

      Fluig

      Instalar o ambiente de Desenvolvimento Fluig 

      Para realizar a instalação do Processo BPM é preciso ter instalado o TDS (TOTVS Developer Studio) e o plugin do FLUIG para o mesmo. Para instalar o TDS e o plugin do FLUIG visite esta página que contém detalhes para tal: Guia de instalação fluig Studio.

       

      Buscar os Arquivos para Instalação do Processo BPM 

      O nome do arquivo para instalação do processo BPM é: wfutbcadcli.zip. Ele se encontra dentro do diretório de expedição dos arquivos progress.

      Na seguinte estrutura: ems5/fluig/process

       

      Abrir o Arquivo do Instalação do Processo BPM no TDS 

      No link estão as instruções de como fazer a abertura do arquivo do processo BPM dentro do TDS.

      Importação e exportação de projeto no Fluig Studio.

       

      Componentes dos Processos BPM

      Processo BPM

      Aprovação de Orçamento

      Tipo Arquivo

      Nome do Arquivo

      Descrição

      Formulário

      wfutbcadcli.html

      Formulário principal, contendo as informações para criação ou alteração de um Cliente

      Evento Formulário

      displayFields.js

      Regras executadas ao mostrar os campos do formulário

      Evento Formulário

      validateForm.js

      Regras executadas ao validar o formulário

      Java Script Formulário

      tableFunctions.js

      Funções referente a manipulação da tabela utilizada no formulário

      Java Script Formulário

      wfutbcadcli.js

      Funções referente ao formulário principal do WorkFlow

      Propriedades Formulário

      wfutbcadcli_en_US.properties

      Arquivo com as literais para apresentação no idioma Inglês

      Propriedades Formulário

      wfutbcadcli_es.properties

      Arquivo com as literais para apresentação no idioma Espanhol

      Propriedades Formulário

      wfutbcadcli_pt_BR.properties

      Arquivo com as literais para apresentação no idioma Português

      Formulário Mobile

      wfutbcadcli_ecmmobile.html

      Formulário para aparelhos móveis - Apenas apresenta uma mensagem indicando que esta Processo não está disponível para versão Mobile

      Propriedades Formulário Mobile

      wfutbcadcli_ecmmobile_en_US.properties

      Arquivo com as literais para apresentação no idioma Inglês

      Propriedades Formulário Mobile

      wfutbcadcli_ecmmobile_es.properties

      Arquivo com as literais para apresentação no idioma Espanhol

      Propriedades Formulário Mobile

      wfutbcadcli_ecmmobile_pt_BR.properties

      Arquivo com as literais para apresentação no idioma Português

      Diagrama Processo

      wfutbcadcli.process

      Diagrama do processo Cadastro de Cliente

      Evento Processo

      wfutbcadcli.beforeStateEntry.js

      Regras executas antes de entrar na próxima atividade do Processo

      Evento Processo

      wfutbcadcli.beforeTaskSave.js

      Regras executas antes de salvar as informações do Processo

      Evento Processo

      wfutbcadcli.verificarIntegrAvalCred.js

      Regras executas para validar a integração com Avaliação de Crédito no ERP

      Evento Processo

      wfutbcadcli.verificarIntegrExport.js

      Regras executas para validar a integração com o módulo de Exportação no ERP

      Evento Processo

      wfutbcadcli.verificarIntegrFatur.js

      Regras executas para validar a integração com o Faturamento no ERP

       

      Componentes Adicionais

      Para que seja possível utilizar este WorkFlow é necessário realizar a importação de um componente adicional chamado “totvs_ux”.

      Importante:

      Somente é necessário realizar esta importação um vez, portanto se ela já foi realizada, este processo pode ser desconsiderado.

      Os passos para realizar a importação estão descritos no documento: Importação componente TOTVS_UX.

       

      Envio do Processo BPM para o Fluig

      Uma vez instalado TDS deve de importar o Processo BPM para o TDS para manipularmos e posteriormente importá-lo para o servidor Fluig do cliente. Para importar o Workflow siga os passos explicados nesta página:http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action;jsessionid=D2A6F7626B6B8CB061A77A89F9693875?pageId=128681226#ExpediçãodeProcessosdeWorkflowpeloFluigStudio-ExpediçãodeprocessodeworkflowpeloplugImportação e exportação de projeto no Fluig StudioinFluignoTDS.

      ERP

      A seguir são apresentados links para as configurações necessárias para a integração do ERP com o Fluig. Uma vez feita essa configuração, não há necessidade de efetuar novamente a mesma.

      Criação do aplicativo Datasul no Identity

      Efetuar a parametrização do aplicativo Datasul para utilizar o Fluig Identity, conforme descrito no documento Itentity - Criação de Aplicativo.

      Sincronizar os dados com Identity

      Efetuar a sincronização dos dados conforme descrito no documento Itentity - Linha Datasul.

      Configuração no Datasul para Integração com o Fluig

      Integrar rotinas da linha Datasul com o Fluig para criação de processos permitindo ao cliente trabalhar com a rotina como uma solicitação com atribuição de responsáveis por atividade utilizando o workflow do Fluig para controle de prazo de conclusão, acompanhamento e notificação de responsável e requisitante, sendo as informações enviadas no final do processo para a linha de produtos Datasul para persistência. Veja no neste link como Configurar.

      Considerações 

      Informamos que é de suma importância conhecimento técnico para implantação do componente no Fluig. Caso necessite, sugerimos aquisição de horas de consultoria para auxiliar na Implantação desses componentes junto ao canal TOTVS que lhe atende ou através da Fluig Store. 

      Todos os produtos comercializados e distribuídos na Fluig Store possuem como pré-requisito a plataforma Fluig para funcionamento.  

      Acesse esse link para mais informações sobre a EXPUSO002.0005 - Instalação de WorkflowInstalação de Workflow.

      • Sem rótulos