Essa implementação visa incluir a opção para que determinados contratos possam trabalhar com moedas que serão cotadas de forma diferente em relação a moeda utilizado no projeto e essa moeda do contrato ser prioritária em relação a do projeto.
Parâmetros:
Foi criado o parâmetro "Utilizar moeda no contrato" na aba Geral nos parâmetros do Contrato para que seja possível no cadastro de contratos, a informação de uma moeda diferente da moeda definida no Projeto.
Ao marcar esse parâmetro, é obrigatório a informação de uma "Data base de conversão da Moeda". Esse parâmetro se faz necessário para a busca da cotação das moedas a partir dessa data, quando houver necessidade de conversão.
Obs: Se existir algum contrato que possua alguma moeda definida, esse parâmetro não poderá ser desmarcado.
No cadastro de contratos deverá ser possível informar a moeda que será adotada para o Contrato. Exemplo: U$ DOLLAR.
Obs: Contratos com insumos ou tarefas associadas, não poderão ter moeda do contrato alterada.


Associação de Itens/Objetos aos Contratos
Na associação de itens ao contrato, a associação irá considerar a moeda definida no Contrato. As opções de associação por "Valor Unitário (Com BDI), Custo Unitário e Nenhum" ficarão desabilitadas quando o projeto utilizar moeda no contrato diferente da do projeto e o valor a ser associado deverá ser informado manualmente já na moeda do Contrato. Obs: Esse caso, também será considerado na Associação de Objetos ao Contrato.


Importante: A associação de tarefas, continua considerando o parâmetro "Permitir contratação de serviços com o Valor Superior ao Orçado (Contrato a Pagar)". Porém, irá considerar a cotação cadastrada para as moedas de Projeto para moeda do Contrato.

Exemplo:   Moeda do Projeto = R$ (Real)                     Moeda do Contrato = U$ (Dólar)                     Cotação cadastrada: 1,00 Dólar = 4,00 Reais
Nesse caso, se a tarefa é 1000,00 Reais, o máximo a ser associado na moeda do contrato é 250,00 Dólares.

Importante: Foi definido uma margem de erro para casos em que o valor fica com casas decimais, tendo a seguinte regra:
Considerando o exemplo acima, o valor associado poderá ser no máximo 251,00 Dólares, pois a margem de erro é considerada 1000,00 Reais do valor da tarefa + UMA unidade da Moeda do Contrato.


Ou seja: 1000,00 + 4,00 = 1004,00 / 4 (U$) = 251,00 U$.
Se a associação for feita acima de 251,00 U$ o sistema vai consistir em cima do parâmetro marcado, informando que está acima do orçado.
Esses valores de moedas diferentes, poderão ser visualizados através das colunas "Valor Unitário Orçado e Custo Unitário Orçado", estes, mostram a moeda do contrato e projeto.
Liberação de Período
No processo de liberação de período, os valores utilizados, todos serão considerados os de medição, nos quais, já na moeda do contrato.
Essa liberação, vai enviar para o financeiro a moeda do contrato.
Reajuste do Contrato
O processo de reajuste do contrato e do item do contrato, vai considerar a moeda do contrato para aplicação de seu fator.
Geração de Integração com Suprimento/Faturamento
Nesse processo, os valores enviados serão os valores da liberação do contrato, não tendo necessidade de conversão, uma vez que na medição, os valores já estão na moeda do contrato.
A moeda do contrato deverá ser enviada, juntamente com os parâmetros e valores que atualmente são enviados para o movimento. Isso também ocorrerá com a liberação da Retenção.
Cronograma
No processo de atualizar cronograma pelos lançamentos da medição, haverá uma conversão de valores no momento em que esses valores são lançados no cronograma quando a moeda do contrato for diferente da do projeto. A data de referência para essa conversão sempre vai ser a Data Início do Período.
Insumo Derivado Existe a possibilidade de vincular um contrato de serviço de qualquer projeto na regra de derivação. Existem três funções de fórmulas que complementam essa derivação de contratos que deverão ter o retorno dos valores, previsto, medido e liberado, convertidos de acordo com a moeda do contrato em relação à moeda do projeto do insumo. A data base para a conversão deverá ser a data de início do período do contrato:

  • VLRPDOCNTPLAN(TIPOBUSCA): Resgata o valor previsto do contrato para o período de cronograma;
  • VLRPDOCNTMED(TIPOBUSCA): Resgata o valor medido do contrato para o período de cronograma;
  • VLRPDOCNTREAL(TIPOBUSCA): Resgata o valor liberado do contrato para o período de cronograma.

Pedido de Material / Pedido de Material Extra
Na geração do pedido de material, os itens incluídos serão considerados com moeda definida no Contrato e valor dessa moeda de acordo com o que foi associado.
Já no pedido de material extra, ao efetuar o vínculo com o contrato que tenha moeda diferente, esse item associado neste pedido extra, deverá vir com o valor já convertido de acordo com a moeda e item associado ao contrato.
Para esses dois tipos, ao gerar um movimento, esse movimento não será separado de acordo com a moeda, pois o processo já agrupa os movimentos separadamente em relação ao contrato vinculado.
Cronograma de Desembolso
Ao calcular o cronograma de desembolso considerando os contratos, vai acontecer a conversão do Valor Unitário Contrato de cada insumo contratado utilizando o parâmetro Data Base de Conversão da Moeda como referência e também do Valor Previsto do Contrato, porém essa conversão irá utilizar a Data Início do período do contrato.
Saldo para Fluxo de Desembolso
No processo de saldo para fluxo de desembolso, ao obter a natureza orçamentária relacionada ao contrato, o valor medido/liberado ou o valor atual de cada item associado, deverá ser convertido para a moeda do projeto. Considerando sempre a Data Início do período do cronograma como referência, e o mesmo deverá acontecer para o valor do contrato e valor previsto que também são utilizados para o cálculo do fluxo.
Relatórios                  
Os seguintes relatórios foram apresentarão a moeda do contrato ao lado dos valores exibidos:
Medição Completa: Medição Completa e Medição Completa com Detalhamento de Retenção.
Genéricos: Contratos por Projeto, Itens do Contrato, Relação de Contratos por Projeto, Itens Medidos, Pagamento de Medição, Resumos de Medições do Projeto por Contrato e Evolução Financeira.



Importante: Não é possível criar contratos de licitação em projetos que tenham contratos com moedas diferentes do projeto. O processo de Gerar Contrato não é possível informar a moeda do contrato.


Como Fazer


Reajuste Diferenciado por Item do Contrato

Gerando Períodos 

Gerar Períodos Conforme Planejamento do Cronograma 

Atualiza Cronograma pelos Lançamentos de Medição 

 Associação de Itens do Projeto ao Contrato 

Associar Períodos do Contrato à periodos do Cronograma 

Cálculo do Contrato 

Medição do Contrato

 Liberar Período 

Gerar Integração com Suprimentos/Faturamento 

Realinhamento de Preço 

Reajuste Definitivo 

Liberar Adiantamento 

Alterar Quantidade do Item 

Cancelamento de Liberação