Contas a Pagar
Objetivo
Fornecer informações operacionais e gerenciais sobre todos os eventos relacionados com os processos de baixas e pendências nos pagamentos realizados pela empresa.
Conceito
Através do Módulo do RMS de Contas a Pagar é possível controlar as pendências e baixa dos títulos pagos, com diversos relatórios que analisam a situação real do "Contas a Pagar" da empresa.
Parametrização
Aba Pagar Dup/ Abt
Campos de tela
NOME DO CAMPO | DESCRIÇÃO | |
---|---|---|
Pagar Dup/ Abt | ||
Duplicatas | ||
Permitir duplicatas com filiais diferentes | Parâmetro: 112. | |
Usar filial de um dos títulos | Parâmetro: 168. | |
*Usar Filial da associação EmpresaFilial* | Parâmetro: 166. | |
*Associação de EmpresaFilial* | Parâmetro: 166. | |
Empresa | Código da Empresa. | |
Filial | Código da filial. | |
Botão ADICIONAR | Para incluir a associação Empresa/Filial ao leque de opções. | |
Botão EXCLUIR | Para excluir a associação Empresa/Filial do leque de opções. | |
Agrupar título na integração | Parâmetro: 168. | |
Agrupar títulos agendados ao gerar remessa | Parâmetro: 168. | |
Filial para dup. de títulos agendados | Parâmetro: 168. | |
Agrupamento manual com a mesma agenda/CFO | Parâmetro: 116. | |
Abatimento Automático | ||
Usar abatimento Automático | Parâmetro: 168. | |
Agenda do Contas a Receber | Parâmetro: 174. | |
Agenda | Parâmetro: 168. | |
Botão ADICIONAR | Para incluir a agenda do Contas a Receber ao leque de opções. | |
Botão EXCLUIR | Para excluir agenda do Contas a Receber do leque de opções. | |
Títulos a Receber | ||
Vencidos. | Parâmetro: 174. | |
A vencer em__ dias (informar o número de dias no espaço em branco). | Parâmetro: 174. | |
Geral. | Parâmetro: 174. | |
Somente abatimento total (receber = pagar). | Parâmetro: 174. | |
Efetuar abatimento também a partir da integração do Contas a Receber. | Parâmetro: 174. | |
Gerar Recibo. | Parâmetro: 174. | |
Baixar os títulos abatidos. | Parâmetro: 174. | |
Informar conciliação PAG X REC no cadastro do fornecedor |
|
Permissão de Acesso Contas a Pagar
USUÁRIO | PROGRAMA | TECLA | TRANSAÇÃO | DESCRIÇÃO | ||
---|---|---|---|---|---|---|
NOME DO USUÁRIO. | MATPG### | (NÃO CONTROLADA PELO PROGRAMA) | Não utilizada | 1 – Indica se o usuário pode ou não trabalhar com a operação informada. | ||
NOME DO USUÁRIO. | MPAGTO### | (NÃO CONTROLADA PELO PROGRAMA) | Não utilizada | 1 – Indica se o usuário pode ou não trabalhar com a operação informada. | ||
NOME DO USUÁRIO. | SECMONLI | APENAS CONSTAR NA PITUTRAN TECLA 01 | (S/N) | Não utilizada | Permissão para alterar o campo "SEÇÃO" do título. | |
NOME DO USUÁRIO. | PAPMCONM | F2 – MAN = 30 | (S/N) | Não utilizada | Permite o bloqueio das teclas do programa, para que sejam alterados somente por usuários autorizados. | |
NOME DO USUÁRIO. | PAPREINT | 02 - ALT = 02 | (S/N) | 01 | (S/N) | Permite o bloqueio das teclas do programa, para que sejam alterados somente por usuários autorizados. |
NOME DO USUÁRIO. | PAPMONLB | PGUP – ALTER = 07 | (S/N) | Não utilizada | Permite o bloqueio das teclas do programa, para que sejam alterados somente por usuários autorizados. | |
NOME DO USUÁRIO. | PAPMONLI | F4 – DUP = 04
|
|
|
| Se não Incluso na pitutran, todas as teclas de operações estarão liberadas.
Na transação 25 - Programa PAPMONLI é onde retira a permissão do usuário para não desmarcar a opção BLOQUEIO no Contas a Pagar. |
NOME DO USUÁRIO. | RBORD### | 1 | Não utilizada | Devem ser informados as cinco últimas letras do programa e código da agenda, identificado por ###. | ||
NOME DO USUÁRIO. | RBORP### | 1 | Não utilizada | Devem ser informados as cinco últimas letras do programa e código da agenda, identificado por ###. | ||
NOME DO USUÁRIO. | RCHII### | 1 | Não utilizada | Devem ser informados as cinco últimas letras do programa e código da agenda, identificado por ###. | ||
CENTRALIZA | IMPAG### | 1 | Não utilizada | Devem ser informados as cinco últimas letras do programa e código da agenda, identificado por ###. |
Aba Pagar – Geral
Campos de tela
NOME DO CAMPO | DESCRIÇÃO |
---|---|
EDI | |
Sequencia Número bancário | Parâmetro: 168 |
Banco | Parâmetro: 168 |
Portador | Parâmetro: 168 |
Sequencia | Parâmetro: 168 |
Botão ADICIONAR | Para incluir código de banco, código de portador e sequencia bancária ao leque de opções. |
Botão EXCLUIR | Para excluir código de banco, código de portador e sequencia bancária do leque de opções. |
Permitir reabrir título não baixado | Parâmetro: 168. |
Informar nome do arquivo em número bancário ao baixar o título | Parâmetro: 168. |
Filtro Avançado Padrão | Parâmetro: 168. |
Usuário | Código de usuário a ser adicionado ou excluído através dos botões de adicionar e excluir. |
Botão ADICIONAR | Para incluir código de usuário ao leque de opções. |
Botão EXCLUIR | Para excluir código de usuário do leque de opções. |
Informar EDI banco do portador igual banco do fornecedor. | Parâmetro: 168. |
Verificar código de barras já informado. | Parâmetro: 168. |
Desdobrar títulos pelo valor líquido. | Parâmetro: 168. |
Emitir aviso de batimento. | Parâmetro: 168. |
Fornecedor original do produto na obs (F. Padrão). | Parâmetro: 168. |
Integrar títulos bloqueados para pagamento. | Parâmetro: 168. |
Permitir excluir títulos liberados manualmente. | Parâmetro: 168. |
Manutenção de títulos somente Filial do usuário. | Parâmetro: 168. |
Manutenção de títulos somente Empresa da filial do usuário. | Parâmetro: 168. |
Agendamento Automático na integração. | Parâmetro: 168. |
Informar fornecedor não informado na seleção. | Parâmetro: 168. |
Manutenção de títulos – impressora Matricial. | Parâmetro: 30. |
Texto de Confirmação Cod. Barras divergente. | Parâmetro: 30. |
Usar fornecedor padrão. | Parâmetro: 168. |
Validar Filial x Portador. | Parâmetro: 168. |
Impressora de cheques Sweda. | Parâmetro: 168. |
Impressora de cheques Schalter. | Parâmetro: 168. |
Verificar mês contabilidade VAC. | Para contabilidade Antiga: |
Verificar mês contabilidade VCT. | Para contabilidade Nova: |
Verificar liberação fiscal. | Parâmetro: 30. |
Verificar liberação no Caixa e Bancos. | Parâmetro: 30. |
Destacar título com desconto. | Parâmetro: 168. |
Validar Bordero com Data Pgto X Sistema. | Parâmetro: 168. |
Bordero em Formato Gráfico. | Parâmetro: 166. |
Habilitar linha digitável do Código de Barras | Parâmetro: 268. |
Gerar log de processos direto do banco de dados. | Parâmetro: 30. |
Servidor padrão UNIX. | Parâmetro: 50. |
Tabela para Antecipação. | Parâmetro: 168. |
Dias para Pagamento – Pgto X Sistema. | Tabela: 101. |
Dias para Pagamento Futuro. | Tabela: 101. |
Dias para Agendamento – Vencto X Sistema | Parâmetro: 168. |
Portador para Pagamento e Dinheiro | Parâmetro: 168. |
Valor limite para Retenção | Parâmetro: 200. |
Aba DDA
Campos de tela
NOME DO CAMPO | DESCRIÇÃO |
Limite para diferença de valores | |
Valor abaixo. | Parâmetro: 268. |
Valor acima. | Parâmetro: 268. |
Percentual abaixo. | Parâmetro: 268. |
Percentual acima. | Parâmetro: 268. |
Limite para diferença de vencimento | |
Dias abaixo. | Parâmetro: 268. |
Dias acima. | Parâmetro: 268. |
Validar diferença somente pelo valor líquido. | Parâmetro: 268 |
Aceitar número de título divergente. | Parâmetro: 168. |
Sugerir alteração de vencimento divergente. | Parâmetro: 168. |
Excluir existência antiga não conciliada | Parâmetro: 168. |
Dias para manter DDA não conciliado | Parâmetro: 168. |
Aba Receber
Campos de tela
NOME DO CAMPO | DESCRIÇÃO |
Duplicatas | |
Agendas para agrupamento mensal. | Leque de opções de agendas para agrupamento mensal. |
Agenda. | Código da agenda que deve ser incluída ou excluída no leque de opções do campo anterior para agrupamento mensal através dos botões adicionar ou excluir. |
Botão ADICIONAR. | Para incluir a agenda para agrupamento mensal ao leque de opções. |
Botão EXCLUIR. | Para excluir a agenda para agrupamento mensal do leque de opções. |
Filial. | Código da filial. |
Títulos Duplicata. | Parâmetro: 112. |
Sequencia Atual. | Parâmetro: 112. |
Apenas mesma filial. | Parâmetro: 112 |
Agendas para Agrupamento Automático | Leque de opções de agendas para agrupamento automático. |
Agenda. | Código da agenda incluída para agrupamento automático |
Botão ADICIONAR. | Para incluir a agenda para agrupamento automático ao leque de opções. |
Botão EXCLUIR. | Para excluir a agenda para agrupamento automático do leque de opções. |
Apenas mesma agenda. | Parâmetro: 112. |
Apenas mesma data de emissão. | Parâmetro: 112. |
Data da agenda de um dos títulos. | Parâmetro: 112. |
Descartar desconto em nota de devolução do acordo. | = Sim. |
Considerar pagamento antecipado em: Carteira. | = Sim. |
Criticar notas não atualizadas na integração. | = Sim. |
Calcular juros automaticamente. | = Sim. |
Juros simples. | = Sim. |
Pesquisar código do cliente na Caderneta Eletrônica. | = Sim. |
Manutenção de títulos somente Filial do Usuário. | = Sim. |
Filtro Avançado Padrão | Código do usuário. |
Usuário | Código do usuário para ser incluído ou excluído do filtro avançado padrão. |
Botão ADICIONAR. | Para incluir o código de usuário ao leque de opções. |
Botão EXCLUIR. | Para excluir o código do usuário do leque de opções. |
Trade | Parâmetro: 174. |
Agenda. | Código da agenda incluída para Acordo promocional. |
Botão ADICIONAR. | Para incluir a agenda para o Acordo Promocional ao leque de opções. |
Botão EXCLUIR. | Para excluir a agenda para o Acordo Promocional do leque de opções. |
Motivos de Baixa Exceto | Motivo que não deve ser considerado como motivo para baixa de título. |
Motivo de baixa | Leque de opção de motivos a serem selecionados, conforme cada caso, como motivo de baixa de título. |
Botão ADICIONAR. | Para incluir motivo para baixa de título ao leque de opções. |
Botão EXCLUIR. | Para excluir motivo para baixa de título do leque de opções. |
Agenda Cheque | Parâmetro: 174. |
Agenda Caderneta Eletrônica | Parâmetro: 174. |
Agenda Crediário | Parâmetro: 174. |
Dias para Pagamento – Pgto X Sistema | Tabela: 101. |
Descartar desconto em nota de devolução do acordo | Parâmetro: 174. |
Considerar pagamento antecipado em: Carteira | Parâmetro: 174. |
Criticar notas não atualizadas na integração | Parâmetro: 174. |
Juros Simples | Tabela: 113. |
Pesquisar código do cliente na Caderneta Eletrônica | Parâmetro: 174. |
Manutenção de títulos somente Filial do Usuário | Parâmetro: 166. |
Descrição do processo
Executando o Módulo de Contas a Pagar
Menu Principal do Sistema
Após execução do processo de acesso, aparece o Menu principal do Sistema RMS, apresentando todos os módulos instalados a que você tem acesso.
Acesse a opção Contas a Pagar. Isso fará com que o sistema passe para a tela do Menu Principal de Contas a Pagar.
Integração - VAPINTEG
O primeiro passo para a utilização do Contas a Pagar é efetuar a integração do sistema, é preciso uma definição que todas as notas sejam atualizadas, para estas entrarem na integração.
Entre no programa de nome Integração (VAPINTEG) dentro do modulo Contas a Pagar e surgirá a tela conforme abaixo.
Clique no botão F4 Confirma. O sistema processará a integração automaticamente.
Num primeiro momento ele exibirá um relatório com os títulos que não serão integrados no processo.
Este relatório discrimina todas as informações sobre a Nota e o motivo para não integrar a mesma.
Analise o relatório verifique se a situação se aplica ou necessita correção do problema.
O sistema prossegue a integração e será gerado um relatório (abaixo) exibindo todas as informações sobre as notas que foram integradas, feche o relatório.
Efetuado esse processo o Contas a Pagar do RMS já estará alimentado para administração dos pagamentos.
O sistema ainda pergunta:
Escolha a opção desejada:
- SIM = O Sistema vai gerar um novo relatório com os Saldos dos Fornecedores.
- NÃO = O sistema fecha o programa.
IMPORTANTE:
ERROS POSSÍVEIS NA INTEGRAÇÃO DO CONTAS A PAGAR:
01 = RESUMO TAB. CONT. N/ CADASTRADA.02 = NÃO REGRAVOU CAPA DE AGENDA.03 = VENCIMENTO ZERADO OU INVALIDO.04 = NOTA NÃO CADASTRADA NO FISCAL.05 = ORIGEM N/ CADASTRADA ARQ. TIPOS.06 = DESTINO N/ CADASTRADO ARQ. TIPOS.07 = EMPRESA N/ CADASTRADA ARQ. EMPR.08 = NOTA CANCELADA NO FISCAL.09 = AGENDA / CFO TAB. CONT. N/ CADASTRA.10 = NOTA BONIFICADA NO FISCAL.11 = EMPRESA PRINCIPAL INVALIDA.12 = NÃO EXISTE VENCTO. NO LVENC.13 = PAGTO. ANTECIPADO.
14 = VLR ABATIMENTO > VALOR DA NOTA.15 = NÃO GRAVOU TITULO NO C. PAGAR.16 = NOTA JÁ EXISTE NO CONTAS PAGAR.17 = NÃO REGRAVOU DETALHE DE AGENDA.18 = PORTADOR NÃO CADASTRADO.19 = NOTA NÃO ATUALIZADA NO FISCAL.20 = COND.PAGTO N/ CADASTRADA.21 = MOEDA N/ CADASTRADA P/ DATA.22 = VALOR DA MOEDA IGUAL A ZEROS.23 = NÃO GRAVOU EXTRATO DE MOVTO.24 = NÃO GRAVOU LOG DE INT. PAGAR.25 = COND.PAGTO NÃO CADASTRADA.26 = NÃO GRAVOU INCLUSÃO PARA CPFC.27 = LOJA NÃO INTEGRA C. PAGAR.28 = FORA PAGAMENTO = ZERO.29 = VALOR DE VENCTOS. DIFERE DA NF.30 = PARAM. 166-NUNCONCIL NÃO CAD.31 = PARAM. 166-PAGPORT NÃO CAD.32 = PAG.ANTEC. - MOV. NÃO LIBERADO.33 = NÃO GRAVOU AG1PAGRT.34 = Erro na atualização dos saldos do CXB35 = NÃO GRAVOU AA1MOVCB. 36 = Erro no tratamento do IVA (MX) 39 = DUPLICIDADE NOTA/ SER/ FORN. / VENC. 40 = FORN. NÃO CAD. NO AA2CTIPO.41 = NÃO ATUALIZOU AA1ICPFC.
Manutenção do Contas a Pagar
Através dos programas dentro da sub pasta de "Manutenção" do módulo "CONTAS A PAGAR", pode-se efetuar a alteração de quaisquer dados referentes aos documentos já integrados, assim como viabilizar todo o processo de pagamento, desde a solicitação de emissão de cheques e borderôs, até o efetivo pagamento, baixando-os do sistema.
Note que:
Qualquer alteração envolvendo valores fiscais e contábeis deve ser efetuada e processada nos módulos de LIVROS FISCAIS, que contém os valores originais. Neste caso o título deve ser excluído do módulo do "Contas a Pagar", efetuada a alteração no módulo de Livros Fiscais e reintegrado novamente a este módulo.
Ao clicar no programa Notas (VAPMONLI), dentro da sub pasta Manutenção o sistema exibirá a tela Administração de Pagamentos como na figura abaixo.
Administração de Pagamentos – VAPMONLI
Campos de tela
NOME DO CAMPO | DESCRIÇÃO |
---|---|
Critérios de Pesquisa | |
Fornecedor | Informar: CNPJ ou CPF ou Código do fornecedor. |
Nome | Automaticamente informado a partir dos dados do campo anterior. |
Tipo Período |
|
Período | Data inicial / Data Final do período (DDMMAA). |
Título | Número da Nota Fiscal. |
Série | Série da Nota Fiscal. |
Empr. | Código da Empresa. |
Agd. | Código da Agenda. |
Port. | Código do Portador. |
Filial | Código da Filial. |
Nome fantasia | Nome fantasia da empresa. |
Filtro Avançado | USAR FILTRO AVANÇADO?
|
Botões |
|
Observação | Descrever alguma observação necessária. |
Seleção | Qtde. = Quantidade de títulos selecionados. |
Grade | Qtde. = Quantidade total de títulos na grade |
VALIDADOS – Preparação do título para pagamento | |
Duplicata | Número da duplicata. |
Vencimento | Data do vencimento (DDMMAA) |
Cobrança | Selecionar o tipo de cobrança:
|
Bco. Forn. | Código do banco do Fornecedor. |
Desconto | Valor de desconto. |
Abatimento | Valor de abatimento. |
Variação | Valor da variação. |
Valor do Título | Valor bruto do título. |
Valor Líquido | Valor líquido do título. |
Tipo de pagamento |
|
| Indicar se o valor considerado deve ser o valor bruto ou o valor líquido do título. |
Código de Barra | |
Boleto | Campo para leitura óptica do código de barra |
Linha Digitável | Para digitação do código de barras |
Concessionária /DARF / GPS | Para pagamento de Concessionárias: água e luz, |
Bloqueio | Bloqueio de pagamento do título selecionado |
DUPLICATA – Agrupamento de títulos em duplicata | |
Duplicata | Número da duplicata. |
Recepção | Data da recepção (DDMMAA). |
Emissão | Data da emissão (DDMMAA). |
Vencimento | Data de vencimento (DDMMAA). |
Desconto | Valor de desconto (se houver). |
Abatimento | Valor de abatimento (se houver). |
Juros | Valor de juros (se houver). |
Despesas | Valor de despesas (se houver). |
FUNRURAL | Valor correspondente ao FUNRURAL (se houver). |
Correção | Valor de correção (se houver). |
Valor do Título | Valor total bruto da duplicata. |
Valor Líquido | Valor líquido da duplicata. |
DESDOBRA – Separação do título em "N" vencimentos | |
Título | Número da Nota Fiscal. (Default) |
Série | Série da Nota Fiscal. (Default) |
Vencimento | Vencimento do título. (Default) |
Valor do Título | Valor do título. (Default) |
Valor a desdobrar | Valor a desdobrar. |
Vencimento / Valor | Datas de vencimento e valores pra o pagamento desdobrado. |
Valor Acumulado | Valor correspondente a soma dos valores desdobrados que deve ser igual ao valor do título original. |
AGRUPA DESDOBRA – Junção de vários vencimentos em uma única data | |
Título | Número da Nota Fiscal selecionada na grade |
Série | Número de série da Nota Fiscal selecionada na grade. |
Vencimento | Data do vencimento (DD/MM/AA) |
Valor do título | Valor do título selecionado na grade. |
PAGAMENTOS | |
Controle | Número de controle |
Tipo de Pagamento | Baixa |
Data | Data para pagamento (DD/MM/AA) |
Portador | Código do portador. |
Motivo da Baixa | Selecionar o motivo da baixa. |
Selecionar o tipo de pagamento |
|
Valor do título | Valor do título. |
Valor em dinheiro | Valor pago em dinheiro. |
Valor Cheque | Valor pago em cheque. |
PAGAMENTO EDI (pagamento COM código de barra) | |
Portador | Código do portador |
Valor | Indicar se o valor é:
|
Código de barra | Para pagamento através de leitura de código de barra. |
Boleto | Para pagamento de boleto bancário |
Concessionária | Para pagamento de Concessionárias: água, luz. |
DARF | Para pagamento de DARF. |
GPS | Para pagamento de GPS. |
Linha digitável | Campos para digitação do código de barra. |
Pagamento | Data de pagamento. |
Instruções | Instruções enviadas ao banco. |
CVT | Instruções enviadas ao banco. |
Vencimento | Data de vencimento. |
Valor do título | Valor do título. |
Valor líquido | Valor líquido. |
DOC EDI (pagamento SEM código de barra por DOC/ TED) | |
Portador | Código do portador |
Pagamento | |
VCT |
|
Vencimento | (Default) |
Abatimento | (Default) |
Acréscimo | (Default) |
Valor Título | (Default) |
Valor Líquido | (Default) |
GRADE | |
Duplicata | Identificação da duplicata |
Título | Número da Nota Fiscal |
Série | Série da Nota Fiscal |
Fornecedor | Código do Fornecedor |
Razão Social | Nome do Fornecedor |
Agd | Código da agenda utilizada para emissão da Nota Fiscal |
Recepção | Data de recebimento da Nota Fiscal. |
Vencimento | Data de vencimento da Nota Fiscal. |
Filial | Código da filial que emitiu a Nota Fiscal. |
Portador | Código do portador utilizado no pagamento. |
Pagamento | Data de pagamento da Nota Fiscal. |
Numero Pagamento | Número/ código do pagamento. |
Valor Líquido | Valor final do título (com impostos mais abatimentos, se houver). |
Status | Código da situação atualizada (data de consulta) do título:
|
Abaixo dos botões de função dentro do quadro de nome Critérios de Pesquisa, à direita da tela, estão os botões que permitem a seleção dos títulos: Em Aberto, Pagos, Validados, Geral, Agendados ou Histórico. Essa seleção pode ser realizada por fornecedor, tipo de período (Vencimento, Pagamento, Agenda ou Integração) por período de vencimento do título, por título, Empresa, Agenda, Portador ou filial. Em seguida, para efetivar a seleção, clicar em ShF9 - Filtrar.
Será exibida a Grade de Seleção, todos os títulos "Geral", conforme figura abaixo, trazendo informações referentes ao título (Número da Duplicata, Título, Série, Fornecedor, Nome de Fantasia do Fornecedor, Agenda, Recepção, Vencimento, Filial, Portador, Pagamento, Número do Pagamento, Valor Líquido do Título e Status). Caso queira mudar de "Geral" para "Agendados", basta clicar o botão correspondente dentro do campo Critérios de Pesquisa.
Manutenção de Títulos
Na parte inferior da tela, estão as fichas que permitem toda a manutenção de títulos antes do pagamento, compostas da maneira que segue, observe a figura abaixo:
- Valida Pagamento.
- Duplicata.
- Desdobra.
- Agrupa Desdobra.
- Pagamento.
- Pagto EDI.
- DOC EDI.
Nos sub tópicos a seguir, demonstraremos as funcionalidades de cada uma das fichas do programa "Administração de pagamentos".
Valida de Pagamento
As operações de alteração dos dados de um título podem ser realizadas através da pasta Valida Pagamento, dentro do Módulo Administração de Pagamentos.
Após a seleção dos Títulos Em Aberto, conforme necessário poderão ser alterados os dados, originados no ato da entrada da Nota Fiscal.
Na Grade de seleção deve-se marcar o campo "Sel" com um clique do mouse o título que sofrerá alteração.
Clique duas vezes sobre a pasta "Valida Pagto".
Aparecerão no campo, na parte inferior da tela, os dados que compõe o título.
As opções podem ser Número da Duplicata, Data de Vencimento e Forma de Cobrança.
Para os campos de valores, como desconto, abatimento, juros e despesas, no momento da alteração, será mostrado o resultado no campo Valor do Título e Valor Líquido, no entanto, as informações só terão efeito após a confirmação.
Clique na opção F4 Confirmar.
IMPORTANTE:
Quando o pagamento do título for feito por Boleto Bancário, o Campo dará a opção para que o Código de Barra seja preenchido por leitor óptico, ou digitado manualmente.
Note: nesse caso, os títulos aparecerão com o status "E", e estarão na pasta "Em Aberto" e também em "Validados", como segue:
- Pasta "Em Aberto":
Pasta "Validados":
Poderemos agora executar os seguintes processos:
Agendamento em Grupo
Existem duas formas de se "Agendar Títulos em Grupo":
Selecionamos os títulos validados.
Assinalamos os vários títulos na Grade e executamos a Função <Portador>.
O Sistema abrirá a seguinte tela:
Determine qual o <Portador> e Confirme.
Selecione os títulos que deseja agendar e execute a função, <AGENDAR>.
Os títulos estarão disponíveis na pasta "Agendados".
Executamos diretamente a Função <Portador>.
Não deve ser marcado nenhum dos títulos.
Executamos diretamente a função <Portador>.
Teremos a tela abaixo, onde discriminaremos o Portador e o limite em valores, que deverão ser selecionados pelo Sistema, para pagamento.
Nessa função não escolhemos os títulos que deverão ser pagos, e sim o VALOR LIMITE para pagamento dos títulos.
Todos os títulos que perfizerem ou se aproximarem do valor estipulado serão selecionados automaticamente.
Execute a função "Agendar" e os títulos selecionados serão enviados para a Pasta de Agendados.
Cancelamento de Agendamento
Entramos na tela de <Agendado>.
- Selecionamos os títulos com vencimento agendados, que se deseja <CANCELAR>.
- Executamos a função <Agendamento>, e o Sistema abre a s funções para Cancelamento e Exclusão dos agendamentos.
- F7 – CancelAgend
O agendamento é cancelado com emissão de instrução na Fita Remessa.
- F6 – ExcluiAgend-EDI
Simplesmente exclui o agendamento sem emissão de instrução na Fita Remessa.
Duplicata
Esta função é utilizada para agrupar título de um mesmo fornecedor, em uma única Duplicata.
Efetue a seleção dos títulos em aberto como informado no tópico anterior. A seguir acionar a tecla ShF9 – Filtrar. Na Grade de seleção deve-se marcar o campo "Sel" com um clique do mouse os títulos (do mesmo fornecedor). Exibido na figura abaixo:
Clique duas vezes na ficha Duplicata.
Informe um número de Duplicata, a Recepção, Emissão e o Vencimento.
Ao final confirmar acionando F4 - Confirmar.
Após ser confirmado o agrupamento, o sistema muda o status do título no campo Número da Nota Fiscal e Série, onde passa a constar um número de Duplicata, sequencialmente gerado pelo Sistema e DUP, respectivamente.
ATENÇÃO:
Para tanto, deverá estar cadastro o Parâmetro 112 conforme segue:
Conteúdo | Acesso | ||
DUPPAG | Número sequencial | Código Loja – c/ Dígito | Número Máximo |
Devem ser selecionados títulos do mesmo fornecedor.
Não é necessário entrar com número de duplicata, que será capturado automaticamente do parâmetro 112 – DUPPAG.
Consulta de Duplicatas
Para consultar as Notas fiscais que compõe uma Duplicata, selecione a duplicata desejada e execute a Função <CONSULTA>.
- O Sistema disponibilizará a tela abaixo:
- E execute a função F6 – Fiscal:
Desagrupameto de Duplicata
Selecionamos na gride a duplicata a ser desagrupada.
Execute a função <Desagrupar>.
E os sistema apresentará a seguinte mensagem:
- Se a opção for <SIM>, os títulos voltarão a fazer parte da grade, sem nenhuma menção de qual duplicata eles compunham.
- Se a opção for <Não>, os títulos voltarão à grade, também separadamente, mas com o número da duplicata em cada um deles, favorecendo a sua localização.
Selecione a opção.
Clique em SIM e os títulos serão desagrupados respeitando a opção anterior.
Desdobra
É o processo de separação ou desvinculação de valores relativos a um mesmo documento, em função das datas de vencimento, alocando-os em diversas datas com os correspondentes valores.
Deverá ser selecionado o Título ou Duplicata, junto à Grade de Seleção, como já ensinado anteriormente.
Na parte inferior da tela, clicar na ficha Desdobra e, junto ao campo Vencimento, deverão ser informadas as novas datas de vencimentos e seus respectivos valores para o Título.
A cada novo vencimento, o sistema efetua o cálculo do valor restante para baixa completa do Título, informando-o no campo Valor Acumulado, veja figura abaixo.
Para salvar as alterações realizadas deverá clicar na opção F4-Confirmar.
No final do processo na Grade de Seleção, constará o título e seus respectivos vencimentos, (Figura abaixo):
Agrupa Desdobra
Operação inversa a Desdobra, onde mais de um título pode ser dobrado em uma única duplicata.
Selecionar os Títulos (somente aqueles que foram desdobrados como no tópico anterior), na Grade de Seleção, marque no campo "Sel" os títulos desejados.
Clicar duas vezes na ficha Agrupa Desdobra e, no campo Vencimento, será informada a nova data para pagamento do valor total dos títulos selecionados, clicando na Barra de Menus, na opção F4-Confirmar. Demonstramos esse processo na figura abaixo.
Ao final, na Grade de Seleção o título estará com o novo vencimento e o valor unificado.
Pagamentos
Para seleção do documento entre em títulos em Aberto, conforme necessário. A seguir acione a tecla ShF9 – Filtrar. Selecione o título, marque o campo "Sel" na grade de seleção.
ATENÇÃO:
Nesta opção, o pagamento será apenas agendado, para efetuar o pagamento deverá entrar no programa Pagamentos (VAPMPGTO).
Clicar duas vezes na ficha "Pagamento" e no campo "Tipo de Pagamento" será informado a forma de pagamento do título, a qual pode ser baixa, cheque ou débito em conta, informe a data de pagamento, o código do portador, o código do motivo da baixa.
Caso tenha selecionado o tipo de pagamento como cheque ou débito, informe em nome de quem será favorecido (nome do banco, portador ou fornecedor).
Se houver pagamento parcial ou total em dinheiro, no caso de valor em dinheiro parcial, o valor restante será emitido no cheque.
No final confirme clicando a opção F4 Confirma.
O título estará na grade de títulos agendados.
NÚMERO | NOME | ACESSO | CONTEÚDO | DESCRIÇÃO |
166 | BORDEROCXB | 1= 0000000AGD | Parametrização para envio do bordero ao Caixa e Bancos | |
166 | AGEADTOFOR | Código da agenda com três dígitos | Define a agenda para adiantamento ao fornecedor. |
Pagamento EDI
O módulo de Pagamento Eletrônico também chamado de EDI (Eletronic Data Interchange) tem como objetivo permitir o intercâmbio entre a empresa e o banco por meio de troca de arquivos de computador, possibilitando o agendamento dos títulos para pagamentos de fornecedores e sua consequente baixa.
Seu objetivo é agilizar as informações entre o Banco e o cliente, além de diminuir o trânsito de papel e o custo com despesas bancárias.
Antes de gerarmos o arquivo EDI para a Instituição Financeira com a qual você trabalha, devemos disponibilizar os títulos que serão gerados/ enviados em arquivo.
Para pagamento EDI deve-se primeiro fazer o agendamento e posteriormente gerar a Fita Remessa, como será explicado posteriormente.
NOTA IMPORTANTE:
168 | CONTROLE DE NUMERAÇÃO BANCÁRIA | CÓDIGO DO BANCO COM 03(TRÊS) POSIÇÕES | 1 = PORTADOR DO DDA. | CONTROLAR A NUMERAÇÃO BANCÁRIA PARA UM BANCO ESPECÍFICO |
Para seleção do documento entre em títulos em Aberto, conforme necessário. A seguir acione a tecla ShF9 – Filtrar. Selecione o título, marque o campo Sel na grade de seleção.
Clicar duas vezes na ficha Pagto EDI, digitar o código do Portador (Banco) para pagamento. No campo código de barras, de posse do boleto, passe o código de barras no leitor ótico e este será incluído automaticamente.
Caso não tenha leitor ótico digite a representação numérica do código no campo linha digitável e no campo Pagamento preencha a data para pagamento do título (respeitando a data de vencimento do mesmo).
Os campos instruções e CVT se referem a instruções para o Banco, caso necessite.
Por fim clique em F4 Confirma.
Os títulos mudarão da opção "Em Aberto" para a opção "Agendados"
Doc EDI
Para seleção do documento entre em títulos em Aberto, conforme necessário. A seguir acione a tecla ShF9 – Filtrar. Selecione o título, marque o campo Sel na grade de seleção.
Clicar duas vezes na ficha DOC EDI. Informe o Portador e data de Pagamento.
Por fim clique em F4 Confirma.
ATENÇÃO!
Para DOC EDI é importante verificar se no cadastro de fornecedor VABUFORN, consta o número da agência e número da conta deste fornecedor (esta informação não é obrigatória, contudo, NECESSÁRIA PARA QUE O PROCESSO SEJA PROCESSADO CORRETAMENTE.).
Inclusão de títulos para Pagamentos
É o processo de administração de títulos (independe da forma de pagamento) para efetivar seu pagamento.
Aqui será demonstrada a realização de um pagamento com a emissão do Borderô e do Cheque.
Inclusão de diversos títulos para pagamento
Entre no programa Pagamento (VAPMPGTO) dentro da sub pasta Manutenção do CONTAS A PAGAR.
Será exibido o programa como o da figura abaixo.
Clique em F5 – InclFiltro.
O sistema mostrará a tela para filtro, conforme abaixo.
Neste filtro deverá informar os campos:
- Empresa.
- Filial: Selecione uma filial ou clique em F2 para geral.
- Vencimento inicial e final do título que deseja pagar.
NOTA
Número | Nome | Acesso | Conteúdo | Descrição |
Parâmetro 168 | Portadores para Contas a Pagar | INVERTDATA | ATENÇÃO: |
- Fornecedor: Informar um fornecedor, ou clique em F2 para geral neste caso o sistema irá listar todos os fornecedores com títulos a pagar no período desejado.
- Cobrança: Permite optar por banco ou carteira.
- Duplicata: Existem as opções com, sem duplicata e geral, neste caso é recomendável utilizar o geral.
- Indexado/ Real.
- Portador: Digitar o banco onde será efetuado o pagamento.
- Data do pagamento: Corresponde à data efetiva do pagamento.
- Nominal: Se ao banco ou ao Fornecedor.
- Motivo da baixa: Permite optar por abatimento total, parcial, entre outras opções.
Clique na opção F4 Confirma para que o sistema possa realizar o filtro conforme solicitado.
Neste momento o sistema irá consolidar as informações e trazer os títulos que correspondem ao filtro solicitado criando um número de controle, informando quantos títulos estão inclusos neste. Veja figura abaixo.
Nesta tela é possível incluir títulos no controle, além dos que foram filtrados. Também é possível excluir, consultar, analisar abatimentos e desfazer análise.
Para incluir mais títulos, marque a opção Sel e controle o que deseja.
Depois clique na opção Incluir no final da tela à direita, conforme mostrado na figura abaixo:
Fazendo isto, o sistema abrirá a tela (VAPMONLI).
Faça a seleção desejada no Critério de Seleção conforme já explicado anteriormente. Marque o(s) título(s) desejado(s) na opção Sel.
Em seguida, clique F3 Fim. Neste momento, o sistema volta para a tela anterior.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
Caso a seleção de títulos tenha sido incorreta o sistema apresenta a TELA DE CRÍTICAS DE INCLUSÃO DE TÍTULOS para esclarecer o motivo.
Feche a tela e o sistema retornará na tela inicial do processo VAPMPGTO.
Refaça a seleção e de seguimento ao processo.
Entre na pasta títulos:
Verifique que os títulos selecionados foram inclusos no controle informado.
Clique em F4 Confirma para salvar a inclusão.
Para excluir títulos, marque a opção Sel e controle o que deseja.
Clique no título que deseja excluir e depois clique na opção Excluir no final da tela à direita, conforme mostrado na figura abaixo.
O sistema fará a pergunta, se o usuário confirma a exclusão do título selecionado.
Clique em SIM para confirmar e será feita a exclusão do título selecionado. Veja abaixo.
Consultar
Para consultar títulos, marque a opção Sel e controle o que deseja. Clique no título que deseja consultar e depois clique na opção Consulta no final da tela à direita, conforme mostrado na figura abaixo.
O sistema disponibilizará a tela abaixo a onde poderá ser visualizado todos os dados do título.
Clicando em F6 Fiscal o sistema disponibilizará a consulta dos dados da Nota Fiscal como Cadastro, Valores Fiscais, Produtos e Seção. Veja abaixo.
Para sair clique em F3 Fim.
Inclusão individual de título para pagamento
No campo "Período de Pagamento", dentro do quadro Critérios Ativos, defina a data inicial e final desejada para pagamento.
Em seguida clique em F6 – IncPgto.
Será liberada a digitação na ficha Pagamento, localizada abaixo da grade:
- Digite o código do portador.
- No campo pagamento digite a data de pagamento do borderô.
- Digite o código do motivo da baixa ou pesquise o código clicando no botão com a seta.
- Defina se o cheque será nominal ao Banco ou ao Fornecedor (neste caso só poderá selecionar títulos do mesmo fornecedor) ou ao Portador (somente títulos com o mesmo portador).
Finalize apertando o botão F4 Confirma.
Nota:
Este procedimento é para criar o número de controle para inclusão de títulos.
Após a confirmação, o programa habilitará a ficha título.
Marque a coluna Sel na grade da tela, no mesmo pagamento criado anteriormente e aperte o botão incluir dentro da ficha títulos.
O sistema abrirá a tela do programa de administração de pagamentos.
Efetue a inclusão de títulos conforme explicado anteriormente.
Efetuando o pagamento do título
Baixa do título
TABELA
NÚMERO | NOME | ACESSO | CONTEÚDO | DESCRIÇÃO |
101 | NUMERO DE DIAS PARA BAIXA | CTRPAGBAI | NÚMERO DE DIAS PARA BAIXA. CONTAS A PAGAR. | Quantidade de dias para baixar título no Contas a Pagar em número. |
ATENÇÃO:
Após a inclusão do título no programa VAPMPGTO, é necessário que seja realizada a baixa do título para emissão do cheque e/ ou borderô.
IMPORTANTE:
Parâmetro: 168
Acesso: CHKDIAORIG
Conteúdo: "S"
Descrição: Bloqueia as baixas com a Contabilidade Fechada.
Note que: O borderô poderá ser emitido sem que seja necessário efetuar a baixa do título, o que será explicado posteriormente.
Na tela de Manutenção de Pagamento (VAPMPGTO) selecione o controle a ser baixado.
Clique na opção F7 Baixar, o sistema irá baixar os títulos no Contas a Pagar.
O pagamento muda seu status de "Prévio" para "Baixado" (clique no botão "Baixado" para exibir os borderôs pagos).
A partir daí, clique no botão Shf4 Imprimir:
O programa abre a tela abaixo:
Para emitir o cheque, borderô ou recibo, proceda conforme orientações a seguir:
- Assinale o título para a respectiva emissão do cheque/ borderô correspondente.
- Escolha a opção para impressão: borderô, cheque ou recibo.
Emissão de borderô
Conforme explicado anteriormente, entre na tela Manutenção de Pagamento (VAPMPGTO).
- Na coluna Sel marque o (s) pagamento (s) desejado (s).
- Clique no botão Shf4 Imprimir.
- Em seguida no botão ShF2 Borderô.
- O sistema abrirá uma caixa de diálogo; nela marque a opção desejada de totalização:
Clique em Confirma. Neste momento sistema emitirá o borderô de pagamento.
Após a emissão, feche as telas do relatório, note que a situação "B" é exibida no pagamento.
Emissão de cheque
Na mesma tela explicada anteriormente, clique em IMPRIMIR.
Clique na opção botão ShF5 Cheque.
O sistema abrirá a tela correspondente à figura abaixo.
Note que: O sistema não emite cheques com o mesmo número e série, por isso cuidado na emissão de cheques, uma vez que a sequência é sempre em número crescente e controlada em tabela do Banco (AA1CCHEQ).
A tela apresenta informações do código do portador, série e número do cheque, caso seja necessário a alteração de número Seção e o número do Banco.
Arrume o formulário de cheques na impressora corretamente e Clique em F4 Confirma, o sistema emitirá o cheque com o número exibido no campo "número de cheque".
Note: Caso precise mude o número e/ou a série clicando na opção F2 Altera.
É bom lembrar que o sistema permite a reemissão tanto do Borderô quanto do cheque nas funções ShF3 Reebord e ShF6 ReeCheq respectivamente.
Após a emissão, feche as telas do relatório, note que a situação "E" é exibida no pagamento.
Emissão de Recibo
Caso precise de recibos do processo (tanto do borderô quanto do pagamento). Proceda da mesma maneira da emissão de cheque e borderô, clique na opção ShF7 Recibo.
Escolha a opção de emissão do recibo e clique em Confirma.
O sistema emitirá a opção desejada conforme parametrização definida:
Autorização de Pagamento - VAPMAUTP
Permite autorizar o pagamento de um título agendado via EDI.
Este programa libera ou bloqueia o pagamento de títulos agendados, via EDI.
Campos de tela
Nome do Campo | Descrição |
Critérios de Seleção | |
Banco | Código do banco e descrição (default) |
Período Vencimento | Data Inicial e Data Final do vencimento. |
Botões | Geral: Todos os títulos |
Grid | |
Sel | Coluna de seleção |
Vencto. | Data de vencimento do título |
Cód.For. | Código do fornecedor |
Descrição | Nome do fornecedor |
Título | Número do título |
Ser | Número da série |
Filial | Código da filial |
Bco. | Código do banco |
Valor Título | Valor do título |
Valor Líquido | Valor líquido do título |
L/ B | Indica se o título está liberado ou não |
Totais | Bloqueado
|
Tecla ALT + F7 | Marcar seleção |
Tecla ALT + F8 | Desmarcar seleção |
Funções
- F5 – Liberar
Libera os títulos selecionados na grid para pagamento.
- F6 - Bloquear
Bloqueia o pagamento dos títulos selecionados na grid.
- ShF9 – Filtrar
Apresenta na tela a relação de títulos conforme código do banco e período indicados.
Autorizar o pagamento de um título agendado via EDI:
O título passa a integrar a grade de títulos: "Autorizado".
Gerando o Arquivo Remessa
Entre no sub módulo de nome EDI com Bancos dentro do módulo "CONTAS A PAGAR".
Entre no programa de nome "Geração de Remessa Bancária" (VAPGEREX), será aberta a tela conforme abaixo:
No campo Tipo de Processamento selecione entre as opções processamento e reprocessamento.
ATENÇÃO:
Só utilize esta última no caso de reprocessar um arquivo já gerado com algum erro ou recusado pelo banco, para isso será necessário digitar o nome do arquivo no campo correspondente e o código do Banco clicar em F4 Confirma.
No caso de processamento digite o código do Banco (tabela 089) e o código do Portador.
Finalize clicando em F4 Confirma.
O sistema mostrará a tela abaixo, clique em OK.
Após a confirmação o sistema gerará um arquivo de nome PXXX00YY (XXX = número do Banco, YY = número sequencial de geração do arquivo EDI) na sub pasta DBW dentro da sub pasta do "contexto" da pasta RMS), na máquina local onde foi gerado o arquivo.
Observação Importante:
- Situação do Contas a Pagar:
- Na geração de fita remessa pelo programa VAPGEREX se usado o portador Bradesco é gerado o arquivo com a extensão inicial CB, pois é parametrizado:
- Parâmetro: 174.
- Acesso: SEQAREM237.
- Conteúdo 1 = a 27. Se usados outros bancos para geração de fita remessa ou se o mesmo 174 não estiver cadastrado será gerado como padrão RMS inicial P.
- Implica em mover o numeral 3 (outros) para tipo de inscrição do header do arquivo de remessa do Banco BRADESCO.
- Parâmetro: 168.
- Acesso: TIPINS
- Conteúdo: 1,2 e 3 = ZERO
Para envio ao banco devem-se seguir as instruções específicas de cada programa de Office Banking, alguns exigem que o arquivo tenha um nome determinado, para tanto apenas mude o nome do arquivo, localizando o arquivo no Windows Explorer e renomeie o nome do mesmo para o determinado pela instituição bancária.
Importando o Arquivo Retorno do Banco
Após o processamento do arquivo pelo Banco, este gera um arquivo de retorno contendo as ocorrências com cada título.
Primeiramente siga as instruções do seu banco para download do arquivo. A única observação é que o arquivo seja baixado/ direcionado na pasta DBW (a mesma citada no tópico anterior) uma vez que o RMS irá buscar o arquivo nessa referida pasta (não esqueça o nome do arquivo para poder localizá-lo facilmente depois).
Abra o programa "Importação Retorno Bancário" (VAPMFRET).
Digite o código do banco no campo "de mesmo nome" e localize o arquivo de retorno no campo Arquivo para Importação.
Marque o arquivo e clique no botão F4 Crítica para validação do arquivo.
Caso ocorra alguma divergência, o sistema processará o arquivo de retorno, efetuando as devidas manutenções no Contas a Pagar.
Caso exista alguma divergência ou ocorrência que impeça o processamento do arquivo parcial ou completamente, será gerado um relatório especificando quais os títulos e quais ocorrências aconteceram, para as devidas providências do setor Contas a Pagar.
Veja exemplo de relatório na figura a seguir.
Após a análise da crítica, clique na opção F7 Processamento para que o arquivo seja importado para o RMS. Neste momento o título é baixado.
Manutenção de Ocorrências Bancárias - VACMOCBC
Campos de tela
Nome do campo | Descrição |
Ocorrência Bancária | |
Banco | Código do banco. |
Ocorrência Bancária | Código da Ocorrência no Banco. |
Ocorrência RMS | Tipo de ocorrência. |
Banco / Descrição | Código do Banco / Nome do Banco (automático). |
Ocorrência Banco | Código da ocorrência no Banco. |
Ocorrência RMS / Leque de opções | Tipo de ocorrência. |
Importação / Exportação | |
Local do arquivo | Local do arquivo que deverá ser importado / exportado |
ATENÇÃO:
Cada banco tem sua própria lista de Códigos de Ocorrência Bancária.
Este programa tem por objetivo associar os códigos de ocorrência dos bancos aos códigos de ocorrência do RMS.
Funções:
Função F6 – Incluir
Confirme.
Função F5 - Alterar
Assinale na relação do quadro de Ocorrências Bancárias aquela que deseja fazer alteração.
O programa disponibiliza o campo de código do RMS para ser feita a alteração.
Confirme.
Função F7 – Excluir
Assinale na relação do quadro de Ocorrências Bancárias aquela que deseja excluir.
Clique em SIM.
Função F8 – Importar
Indique o caminho do arquivo e clique na função.
Exemplo de arquivo de ocorrências bancárias pronto para ser importado:
Função F9 – Exportar
Indique o caminho do arquivo e clique na função.
Função F10 – Imprimir
Fornecedor Principal
Agrega códigos diferentes de um mesmo fornecedor num único código de FORNECEDOR PRINCIPAL.
Foi criado objetivando INTEGRAR NO FINANCEIRO, Contas a pagar, Contas a Receber e Caixa e Bancos, todos os códigos de um mesmo fornecedor, em um ÚNICO código de fornecedor, FORNECEDOR PRINCIPAL.
OBSERVAÇÃO:
Este procedimento não altera em nada os procedimentos no modulo Fiscal.
Vantagens:
- Processo de Abatimento é feito com um único código.
- Na geração de duplicatas, agrupa títulos de vários códigos de um mesmo fornecedor, num único código principal.
- Na geração de Borderô, agrupa títulos de vários códigos de um mesmo fornecedor, num único código principal para pagamento.
O código de FORNECEDOR PRINCIPAL é criado no cadastro de TIPOS, VABUTIPO, como segue:
Um cliente que tenha vários códigos de fornecedor cada um correspondente a uma filial deste cliente.
Podemos, cadastrando um código de FORNECEDOR Principal, agrupar todos os códigos do fornecedor num único código.
ATENÇÃO!
Para ativar o processo no financeiro, do Código de Fornecedor Principal, é necessário habilitar o parâmetro abaixo:
Parâmetro: 166
Acesso: FORPRI
Conteúdo: zero
Listagem dos Pagamentos efetuados
É o processo de emissão do relatório de pagamentos efetuados e de cheques emitidos, para um período selecionado.
Acione o ícone "Listagem de Pagamentos Efetuados" (VAPRCHEM) dentro da sub-pasta Relatórios em CONTAS A PAGAR. No filtro, selecione o período a ser pesquisado e o tipo de relatório desejado, que pode ser cheques emitidos, outro que corresponde aos títulos pagos ou geral. No final clique em F4 Avançar. O sistema gerará um relatório em tela que poderá ser emitido.
Veja exemplo de relatório na figura a seguir.
Retenções – R$ 5.000,00
Conceitos
O controle das retenções no momento do pagamento foi implementado com duas situações distintas:
- A primeira refere-se a IRRF e INSS, em que os valores são retidos, independentemente do valor mensal do fornecedor. Neste caso foi criado um parâmetro (116–CTBPAGIRRF e 116–CTBPAGINSS) para indicar se a contabilização será feita no momento da entrada da nota (Fiscal) ou no pagamento (C. Pagar). Esta parametrização permite a separação por pessoa física e jurídica. No exemplo descrito neste documento, a contabilização de pessoa jurídica está sendo pela entrada da nota e a de pessoa física pelo pagamento.
O parâmetro 116 - CTBPAGIRRF, para indicar se a contabilização será feita no momento da entrada da nota (Fiscal) ou no pagamento (C.Pagar). Esta parametrização permite a separação por pessoa física e jurídica. Sendo que dentro do conteúdo '1' -Pessoa Física e dentro do conteúdo '2' -Pessoa Jurídica, deve-se informar 'Zero' para contabilizar no fiscal e com '1' para contabilizar no Pagar.
- A segunda situação é para os impostos de PIS, COFINS, CSLL e ISS. Neste caso há um limite mínimo mensal por fornecedor para ser efetivada ou não a retenção. O controle deve ser indicado na tabela contábil, que passa a aceitar a letra "P" para estes impostos.
- Se a tabela contábil indicar somente a retenção ("S" ou "R"), os valores retidos destes impostos só poderão ser contabilizados pela data da entrada da nota.
- Com a tabela contábil parametrizada com a letra "P" nos impostos e o parâmetro de limite cadastrado (200–LIMITE_RET), o controle das retenções é feito no agendamento do pagamento dos títulos.
- Se o valor total do fornecedor ultrapassar o limite, os valores dos impostos são associados ao título e o valor subtraído do valor líquido deste.
- É permitida a alteração dos valores das retenções enquanto o título está agendado. Um relatório para controle e apuração acompanha o processo de retenção.
- A contabilização dos valores retidos é feita na integração do Contas a Pagar pela data de pagamento do título.
- O processo de cálculo das retenções não leva em conta a data de vencimento dos títulos, mas a data agendada para pagamento e os títulos pagos e agendados no mês.
Este documento contém parametrizações de agenda e fornecedores, bem como exemplos de agendamento, pagamento e contabilização das retenções pelo pagamento.
Fornecedores:
- 45730-2 – 3M da Amazônia AS – FS
- Específico – 45730-2 - FS
- 77-9 – A B Lopes Alimentos ME – FS
- Específico – 77-9 – FS
- 78-7 – A Carvalho - FS
- Específico – 78-7
- Tabelas contábeis
- Agenda 960
- PIS Retido – Agenda 530
- COFINS Retido – Agenda 531
- CSLL Retido – Agenda 532
- ISS Retido – Agenda 533
- IRRF – Agenda 502.
- INSS – Agenda 520
Tabelas / Índices
- IRRF
- INSS
- PIS / COFINS retido
- CSLL retido
- Contabilização de IR e INSS
Para pessoa jurídica, a contabilização será na entrada da nota (zero no primeiro conteúdo).
Para pessoa física, a contabilização será no pagamento (um no segundo conteúdo).
- Limite de retenção – parâmetro 200 – LIMITE_RET
- Inclusão de notas
- Nota 001/ RET – R$ 3.830,00
- Nota 002/RET – R$ 3.234,70
- Nota 003/RET - R$ 3.398,60
- Nota 004/RET – R$ 8.980,00
- Nota 005/RET – R$ 2.880,00
- Nota 010 / RET – R$ 2000,00 (emissão fora do mês c/ 2 parcelas).
- Nota 006/RET – R$ 2340,00
- Nota 007/ RET – R$ 13.950,00
- Nota 008/ RET – R$ 5.225,00
- NOTA 009 / RET – R$ 3.233,00
- Notas atualizadas
O relatório de crítica das notas é FIS_ATUx xxxxxxxx xxxxxx.rel.
Ex: FIS_ATUf 20070123 162900.rel
Esse relatório pode ser feito individualmente nota a nota, ou selecionando todas as notas, num único relatório.
- Integração do Contas a Pagar
- Crítica da integração
- Títulos integrados
- Demonstrativo
- Títulos no Contas a pagar
Os títulos já possuem os valores dos impostos associados.
- Título 001
Valores dos impostos do título.
Estes valores NÃO foram retidos na entrada da nota.
- Fornecedor 3180-1 – BARILOCHE COMERCIAL DISTRIB LT
Os pagamentos serão agendados em cheque e agendamento bancário, das 3 notas do fornecedor 3180-1 – BARILOCHE COMERCIAL DISTRIB LT.
A soma do valor das notas ultrapassa o limite (5000,00) somente na terceira nota, ficando somente está com os valores retidos.
Agendamento da nota 011 por pagamento eletrônico (o código de barras é fictício).
- Título agendado
Os valores dos impostos não foram abatidos, pois o limite de retenção é maior que o título.
- Agendamento do título 012 via cheque
Os valores de retenção ainda não foram associados ao título uma vez que soma dos dois títulos não supera o limite (5000,00).
Ao ser agendado o terceiro título (013), no caso via DOC, os valores de retenção passam a ser descontados do valor líquido.
Os valores retidos correspondem ao total pago ao fornecedor no mês.
- Agendamento
- Título agendado
No momento do agendamento, os valores das 3 notas superaram o limite os valores de retenção correspondentes as 3 notas foram associadas à nota.
- Valores retidos da nota
Os valores da primeira coluna correspondem aos valores dos impostos associados ao título, enquanto que a segunda coluna mostra os valores retidos nesta nota, no caso, o somatório das três notas deste fornecedor.
A data de vencimento dos títulos não importa para o cálculo e atribuição das retenções.
O que importa é a ordem de agendamento, desde que os títulos tenham o pagamento dentro do mês.
- Fornecedor 45730-2
Para este fornecedor ocorre que a nota que ultrapassa o valor limite de retenção não comporta todo o valor a ser retido.
- Agendamento do título 123
Como o valor do título é inferior ao limite, não foi associada nenhuma retenção.
- Agendamento do título 321
- O valor líquido do título foi zerado, uma vez que as retenções são maiores que o valor do título.
- Os valores retidos são rateados de acordo com os valores de cada retenção.
Se mais outra nota do mesmo fornecedor for paga no mês, então os valores restantes a serem retidos são associados a esta nota.
- Integração
- Título a pagar do fornecedor 987 – 3M DA AMAZONIA
- Agendando o título 987
- Título 987 agendado
- As retenções não efetuadas anteriormente são efetuadas neste título.
O somatório dos valores retidos nos dois títulos com retenção corresponde à soma dos impostos associados aos 3 títulos.
- Fornecedor 2469-4 – Kelly
O procedimento demonstrado com este fornecedor é que ele possui uma nota com valor maior que o limite, porém esta foi paga em parcelas e, dentro do mês, o valor não ultrapassou o limite. Nenhuma retenção foi efetuada neste caso.
- Títulos em aberto
Os títulos em destaque pertencem a uma mesma nota.
- Agendamento da primeira parcela da nota 654 no mês de fevereiro.
Os valores de retenção permanecem zerados.
- Agenciamento da segunda parcela da nota 654, agora para o mês de março.
- Novamente nenhuma retenção é associada ao título.
Se fizermos o agendamento de mais um título em março e ainda assim o valor do título não ultrapassar o limite, as retenções não serão efetivadas.
- Agendamento do título 321
Nenhum dos títulos teve associado nenhuma retenção, porque dentro do mês não foi ultrapassado o valor limite para retenção.
Se for necessária alguma manutenção nos valores de retenção, esta manutenção só é possível enquanto o título está agendado.
Função CtF9
Como exemplo, vamos alterar o valor da retenção de CSLL do título 741.
CSLL de R$ 53,29 para R$ 50,00.
O resultado é:
- Por consequência, o valor líquido do título foi alterado de R$ 2062,12 para R$ 1905,54
- Assim como o valor do cheque.
- Baixando os pagamentos em cheque.
- Pagamentos baixados.
- Liberando os pagamentos de remessa bancária.
- Gerando a remessa bancária.
- Relatório da remessa – Arquivo P2370021.
- Importando o arquivo retorno.
Neste caso foi simulado um arquivo retorno para as baixas dos títulos enviados ao banco.
O arquivo P2370021 será utilizado para este fim.
- Critica.
- Importação.
- Títulos pagos.
- Relatório de retenções.
Este relatório deve ser utilizado como base para a apuração e o pagamento dos impostos retidos, a conciliação contábil e como informação aos fornecedores se for o caso.
Pode ser tirado a qualquer tempo, indicando as previsões de retenção ou o realizado.
- Relatório - VAPRIRET_250107_113645.TXT
- Integração contábil.
- Crítica da integração.
- Lotes contábeis.
- Crítica dos lotes.
- Relatório - VACRCRIT010502_1502_020720.TXT.
- Atualização.
- Lotes atualizados.
- Saldos contábeis (retenções a crédito).
- Emissão do relatório de saldos.
- Relatório contendo os valores movimentados (débito e crédito) - - VACRPLCT 250107 142741.TXT
- Saldos - VACRPLCT 250107 142741.TXT
Os valores de IRRF e INSS foram contabilizados parte pela integração do fiscal, referente ao fornecedor pessoa jurídica, parte pela integração do Contas a Pagar, para os fornecedores pessoa física.
A contabilização das retenções foi feita complementarmente pela integração do Contas a Pagar.
Abatimento Automático
Fornecedor
Específico
Parâmetro 168 – ABATAUTO
Recebimento com divergência – crítica
Notas atualizadas
- 201 - Contas a Pagar.
- 888 - Contas a Receber.
Integração Contas a Receber
- Deve ser feita antes da integração do pagar.
Nota de devolução integrada no Receber
Integração Contas a Pagar
Relatório de Crítica
Relatório de integração
Recálculo de fornecedor
Demonstrativo
Título integrado com o abatimento.
Manutenção de Abatimento – VAPMABAT
Este programa faz o encontro de contas entre títulos do Contas a Pagar e títulos do Contas a Receber.
Campos de tela:
Nome do Campo | Descrição do campo |
Fornecedor | Código do fornecedor |
CONTAS A PAGAR | |
Período de vencimento | Data inicial e data final |
Título | Numero do título (Nota Fiscal) |
Série | Sério do numero do título (npta fiscal) |
Filial | Código da filial |
GRADE | Forn = Codigo do fornecedor |
Filial = código da filial | |
Nro. = Numero da nota fiscal | |
Sér = Série da nota fiscal | |
Venc= data de vencimento da nota fiscal | |
Duplicata = Numero da duplicata | |
Vlr Bruto = Valor do título sem descontos. | |
Mov = Diferença entre Valor Bruto e Valor Líquido | |
Abatimento = Valor do abatimento | |
Liq – Ret = Valor líquido MENOS Valor da Retenção | |
CONTAS A RECEBER | |
Período de vencimento | Data inicial e data final |
Título | Numero do título (Nota Fiscal) |
Desd | Código do desdobramento |
Filial | Código da filial |
GRADE | Cliente = Codigo do cliente |
Filial = código da filial | |
Nro. = Numero da nota fiscal | |
Des = Código do desdobramento. | |
Venc= Data de vencimento da nota fiscal | |
Emissão = Data da emissão na nota fiscal | |
Age = Código da agenda no Contas a Receber | |
Vlr Bruto = Valor do título sem descontos. | |
Mov = Diferença entre Valor Bruto e Valor Líquido | |
Abatimento = Valor do abatimento | |
Liq = Valor líquido |
- Informar os campos do filtro para selecionar os títulos conforme a necessidade e filtrar (ShF9 - Filtrar):
O programa apresenta nas grades os titulos do Contas a Pagar e do Contas a Receber correspondentes.
- OBSERVAÇÃO:
Quando um título não aparecer dentro da selecão indicada é porque este título não esta disponível para o agendamento.
Pode já ter sido agendado, ou foi cancelado.
Funções
- F5 – Detalhe
Selecione o titulo desejado e clique na função:
- O programa remete para a tela de mautenção de título (VRCTITU):
- F6 - Incluir
O programa vai INCLUIR um novo abatimento para o fornecedor indicado, para o título selecionado.
- F8 - Pesquisar
O programa vai pesquisar no período indicado e só vai trazer na grade de tela os abatimentos existentes no período.
- F10 – Excluir
O programa vai pesquisar no período indicado e só vai EXCLUIR os abatimentos existentes no período.
A baixa de títulos se dará pelo Contas a Pagar e no Contas a Receber a baixa será automática.
Varredura de Sacado - VAPMCONM
Objetivo
Esse programa tem como objetivo permitir uma verificação, por parte do cliente, dos títulos que estão no Banco para serem cobrados contra ele.
Para isso o banco envia um arquivo com as informações de todos os títulos que estão para ser cobrado, para uma verificação e posterior comando de pagamento por parte do cliente para o banco.
- O Banco envia um arquivo com a relação e informação dos títulos.
- O programa compara as seguintes informações:
- CNPJ
- Data de Vencimento.
- Valor.
- Número do Título.
- OBSERVAÇÃO:
A INFORMAÇÃO QUANTO AO NÚMERO DO TÍTULO.
Quando o cliente envia o arquivo remessa para o Banco ele pode informar ou não o número do título.
Se esse número for informado o Banco terá a informação e quando enviar o arquivo para comparação esse número também será checado, do contrário o Banco não terá essa informação, e ela não constará do arquivo para as verificações de títulos na hora da Conciliação.
Se as quatro informações acima forem checadas e "baterem", o programa gera a Conciliação AUTOMÁTICA , ou seja, gera um arquivo com esses títulos para pagamento.
Caso essas informações "não batam", o programa apresenta na grade aqueles títulos que possuírem alguma informação igual para que o cliente selecione as que precisa e possa fazer a Conciliação MANUAL e agendar os títulos a serem pagos.
Parâmetros
Parâmetro: 268
- Acesso: LIMSUP/ LIMINF - Limite de diferença para conciliaçãoConteúdo 1: Teto em valor.Conteúdo 2: Em Percentual.
- Acesso: LIMDATLimite de diferença de Vencimento entre vencimento do título a pagar e vencimento do título em AA1CEXISConteúdo 1: D1 - Dias inf. (limite inferior de dias para agendamento do título).Conteúdo 2: D2 - Dias sup (limite superior de dias para agendamento do título).
Funções
ShF9 – Filtrar = Apresenta na tela as informações conforme informado no campo Fornecedor, Data de Inicial e Data Final.Veja figura abaixo.
- F.3 – Fim = Encerra o programa.
- F.4 – Associar = Associa o título existente na grade "Existência Bancária" com o título existente na Grade "Contas a Pagar" , para pagamento.
- F.5 – Desassociar = Desassocia os títulos associados para pagamento .
- F.6 – Agendar = Permite agendar os pagamentos dos títulos assinalados na grade.
- F.7 - Gerar Dupl. = Permite agrupar títulos para pagamento em duplicata.
- F.8 – Consultar = Permite consultar o título selecionado na grade.
- F.9 – Automático = Quando os títulos coincidem nas informações de CPF, Data de Vencimento, Valor e Número do título, são marcados e conciliados automaticamente através da função, e o programa abre a tela abaixo.
A partir do momento que o programa apresenta os títulos que foram Conciliados Automaticamente, é possível
- Agendar os títulos para pagamento.
- Consultar os títulos.
- Imprimir (gerar relatório) dos títulos de duas formas:
- Relatório de Pendências de Conciliação Bancária.
- Relatório dos títulos apresentados na grade.
- F.10 – Excluir = Exclui os títulos assinalados na grade.
- ShF9 – Filtrar = Apresenta na tela as informações conforme informado no campo Fornecedor, Data de Inicial e Data Final.Veja figura abaixo.
Relatórios
Listagem de Cheques Emitidos - VAPRCHEM
Este relatório emite uma listagem para cada dia do período selecionado.
Campos de tela
Nome do Campo | Descrição |
Data inicial | Data inicial para seleção dos pagamentos DD/MM/AA |
Data Final | Data final para seleção dos pagamentos DD/MM/AA |
Tipo de seleção |
|
Preencha os campos do filtro conforme a necessidade.
Exemplo:
Campos do relatório
Nome do Campo | Descrição |
Portador | Código do portador |
Numero do Contrato | Idem |
Numero do Cheque | Idem |
Data da emissão | DD/MM/AA |
Favorecido | Nome de quem vai receber o cheque. |
Cheque com vencimento em | DD/MM/ANO |
Total do dia | Quantidade de cheque emitido / dia |
Total do período | Quantidade de chques emitidos no período selecionado |
Diário Auxiliar Pagar – VAPRDIAX
Este relatório apresenta a movimentação diária do Contas a Pagar por empresa/ filial.
Campos de tela:
Nome do Campo | Descrição |
---|---|
Data Inicial | Data inicial para geração do diário. |
Data Final | Data final para geração do diário. |
Empresa | Código da empresa |
Filial | Código da filial |
Entidade | Código da entidade |
Tipo de agenda |
|
Agendas | Códigos das agendas que devem ser consideradas no diário |
Seção | Código da seção que deve ser considerada |
Condição de Pagamento | Código da condição de pagamento que deve ser considerada. |
Valor Liquido ou Bruto |
|
Tipo de Relatório |
|
Emite resumos | SIM ou NÃO |
Saldo |
|
Quebra or seção | SIM ou NÃO |
Classe da agenda |
|
Emitir Termo | Emitir Termo de Abertura: SIM ou NÃO |
Página Inicial | Numero da página que deve ser considerada para geração do relatório |
Número do Livro | Numero do livro que deve ser considerado para geração do relatório |
Data do Relatório | DD/MM/AA |
Reemissão | SIM ou NÃO |
Preencha os campos do filtro conforme a necessidade e clique em avançar.
Exemplo:
Campos do Relatório
Nome do Campo | Descrição |
---|---|
Empresa | Código e nome da empresa |
Filial | Código e nome da Filial |
Saldo Inicial | Valor do saldo inicial |
CNPJ / CPF | Numero do CNPJ ou CPF |
Razão Social | Nome |
Código | Código |
Nota Fiscal | Número da nota fiscal |
Agenda | Código da agenda |
CFO | Código Fiscal |
Seção | Códgo da seção |
Data | DD/MM/AA |
Portador | Código do portador |
Cheque | Numero do Cheque |
Recepções | Valor das recepções |
Liquidações | Valor das liquidações |
Saldo | Valor do Saldo |
Total da Seção | Código e nome da Seção |
Total do dia | DD/MM/AA |
Final do Relatório – Última página | |
Total da filial | Nome e códgo da filial |
Total da Empresa | Nome e códgo da empresa |
Total Geral | Valor total das recepções (empresa + filial) |
Termo de Encerramento
Razão Auxiliar Financeiro - VAPRRAZX
Este relatório apresenta a movimentação financeira por entidade.
Campos de tela:
Nome do Campo | Descrição |
Data Inicial | Data inicial para geração do diário. |
Data Final | Data final para geração do diário. |
Entidade com dígito | Código da entidade |
Agenda | Códigos das agendas que devem ser consideradas no diário |
Tipo de agenda |
|
Valor Liquido ou Bruto |
|
Tipo de Relatório |
|
Emite resumos | SIM ou NÃO |
Ordem |
|
Só movimentados | SIM ou NÃO |
Sistema |
|
Classe da agenda |
|
Classificar por |
|
Filiais | Código das filiais quedevem ser verificadas para o relatório. |
Preencha os campos do filtro conforme a necessidade.
Exemplo:
Campos do Relatório
Nome do Campo | Descrição |
Código | Código do fornecedor |
Razão Social | Ñome do fornecedor |
Filial | Código da filial |
Nota Fiscal | Numero da Nota Fiscal |
Recepção | Data da recepção |
Vencimento | Data do Venimento |
Pagamento | Data do pagamento |
Débitos | Valor dos débtos |
Créditos | Valor dos crédtos |
Saldo Inicial | Valor do saldo inicial por fornecedor |
Saldo Final | Valor do saldo final por fornecedor |
Total Geral | Valor total dos débtos |
Saldo de Fornecedores (Novo) - VAPRSLFR
Este relatório apresenta a informação de movimentação de saldo por fornecedor.
Campos de tela:
Nome do Campo | Descrição |
Código do Fornecedor | |
Natureza |
|
Data do saldo | DD/MM/AA |
Ordem de Impressão |
|
Preencha os campos do filtro conforme a necessidade.
Exemplo:
Campos do Relatório
Nome do Campo | Descrição |
Fornecedor | Código /Razão Social |
Pagos | Valor dos títulos pagos |
Recebidos | Valor dos títulos recebidos |
Saldo | Valor do saldo na data indicada no filtro |
Seleção | Indica qual o tipo de seleção foi indicada no filtro para a ageração do relatório. |
Relatório de Retenções – VAPRIRET
Este relatório apresenta as informações de retenções por fornecedor/ título
Campos de tela:
Nome do Campo | Descrição |
---|---|
Fornecedor | Código do fornecedor |
Natureza |
|
Pessoa | G = Geral |
Período | Data Inicial e Data Final a serem consideradas para geração do relatório. |
Data de referência |
|
Tipo de relatório |
|
Duplicata | Deverão ser considerados os números das duplicatas |
Notas Fiscais | Deverão ser considerados os numeros das notas ficais |
Somente COM Retenção | Deverão ser considerados somente os titulos COM retenção |
Somente SEM Retenção | Deverão ser considerados somente os titulos SEM retenção |
Geral | Devem ser considerados os titulos COM e os títulos SEM retenção |
Tabela Contábil | |
IRRF | Valor do IRRF deve ser calculado: |
INSS | Valor do INSS deve ser calculado: |
PIS / COFINS | Valor do PIS/COFINS deve ser calculado: |
CSLL | Valor do CLSS deve ser calculado: |
ISS | Valor do ISS deve ser calculado: |
Base dos Impostos | |
PIS | Considerar valor do PIS |
COFINS | Considerar valor do COFINS |
CSLL | Considerar valor do CSLL |
ISS | Considerar valor do ISS |
IRRF | Considerar valor do IRRF |
INSS | Considerar valor do INSS |
Valor Contábil | Considerar valor contábil |
Impostos | |
PIS | Considerar valor do PIS |
COFINS | Considerar valor do COFINS |
CSLL | Considerar valor do CSLL |
ISS | Considerar valor do ISS |
IRRF | Considerar valor do IRRF |
INSS | Considerar valor do INSS |
FUNRURAL | Considerar valor do FUNRURAL |
Retenções | |
PIS | Considerar valor do PIS |
COFINS | Considerar valor do COFINS |
CSLL | Considerar valor do CSLL |
ISS | Considerar valor do ISS |
Agrupar por raiz do CNPJ | = SIM |
Preencha os campos do filtro conforme a necessidade.
Exemplo:
Campos do relatório
Nome do Campo | Descrição |
Fornecedor | Código e nome do fornecedor |
CNPJ/ CPF | Número do CNPJ ou do CPF do fornecedor |
Nota Fiscal | Número da nota fiscal |
Filial | Código da filial |
Agenda | Código da agenda |
Data de recepção | DD/MM/AA |
Data de vencimento | DD/MM/AA |
Data de pagamento | DD/MM/AA |
Base do P.I.S. | Valor base do P.I.S. |
P.I.S. | Valor do P.I.S. |
Retenção P.I.S. | Valor de retenção do P.I.S. |
Base do COFINS | Valor base do COFINS |
COFINS | Valor do COFINS |
Retenção COFINS | Valor de retenção do COFINS |
Base do CSLL | Valor base do CSLL |
COFINS CSLL | Valor do CSLL |
Retenção CSLL | Valor de retenção do CSLL |
Base do ISS | Valor base do ISS |
COFINS ISS | Valor do ISS |
Retenção ISS | Valor de retenção do ISS |
Total Geral | Para cada um dos valores indicados acima |
Títulos por agenda – VAPRTTAG
Este relatório apresenta as informações de títulos por agenda.
Campos de Tela:
Nome do Campo | Descrição |
Empresa | Código da empresa |
Filial | Código da filial |
Agendas | Códigos das agendas que devem ser consideradas |
Tipo de período |
|
Data Inicial | Data inicial para geração do relatório |
Data Final | Data final para geração do relatório |
Situação |
|
Ordem |
|
Tipo de Relatório |
|
Classes de Agendas |
|
Entidades | Codigo da entidade |
Preencha os campos do filtro conforme a necessidade.
Exemplo:
Campos do relatório
Nome do Campo | Descrição |
Agenda | Código e nome da agenda |
Nota | Número da nota |
Série | Numero da série |
Data da entrada | Data de entrada da nota |
Data do vencimento | Data do vencimento da nota |
Data do pagamento | Data do pagamento da nota |
Valor | Valor da nota |
Valor pago | Valor da nota que foi pago |
Obsevações | Informações pertinentes as notas |
Total Vencimento | Data |
Última página | |
Total da Filial | Valor total das notas por filial |
Total da Empresa | Valor total das notas da empresa |
Total Geral | Valor total geral |
Títulos por vencimento – VAPRVCTO
Este relatório apresenta as informações de títulos por data de vencimento.
Campos de Tela:
Nome do Campo | Descrição |
Empresa | Código da empresa |
Filial | Código da filial |
Fornecedor | Código do fornecedor |
Data de vencimento Inicial | Data inicial para geração do relatório |
Data de vencimento Final | Data final para geração do relatório |
Agendas | Códigos das agendas que devem ser consideradas |
Cobrança |
|
Situação |
|
Duplicata Associada | SIM ou NÃO |
Compara data pagamento com sistema | SIM ou NÃO |
Classifica por empresa /filial | SIM ou Não |
Analítico ou Sintético | 1 = Analítico |
Orientação para apresentação da impressão |
|
Data da Entrada Inicial | Data a ser considerada como data inicial de entrada |
Data da Entrada Final | Data a ser considerada como data Final de entrada |
Preencha os campos do filtro conforme a necessidade.
Exemplo:
Campos do Relatório
Nome do Campo | Descrição |
Período | Data Inicial e Data Final para vencimento |
Agenda | Código da agenda / Nome da Agenda |
Fornecedor | Código do Fornecedor / Nome do fornecedor |
Filial | Código da filial |
Nota | Número da nota fiscal |
Serie | Série da nota fiscal |
Duplicata | Numero da duplicata |
Emissão | Data da emissão |
Recepção | Data da recepção |
Condição de Pagamento | Código da condição de pagamento |
Vencimento | Data de vencimento |
Pagamento | Data de pagamento |
Cobrança | Codigo do tipo de cobrança B = Banco / C= Carteira / F = Fita Remessa |
Valor | Valor do título |
Total | Total na data de vencimento DD/MM/AA / Dia da semana |
Total Mês | Total do mês (MM/AA) |
Ultima págima | |
Total Geral | Valor total dos títulos no período selecionado |
Relatório por filial – VAPRPOFI
Gera relatório com a posição do dia por filial e por agenda.
Campos de Tela:
Nome do Campo | Descrição |
Data | DD/MM/AA |
Sistema |
|
Classificada por |
|
Agendas | Código das agaendas a serem consideradas. |
Lojas | Códigos das lojas a serem consideradas |
Preencha os campos do filtro conforme a necessidade.
Exemplo: Por filial
Campos do Relatório
Nome do Campo | Descrição |
Filial / Descrição | Código da filial / Nome da agenda |
Saldo Anterior | Valor do saldo anterior da agenda antes do dia informado |
Compras | Valor de compras da agenda no dia informado |
Baixas | Valor de baixas da agenda no dia informado |
Descontos | Valor de descontos da agenda no dia informado |
Juros | Valor de juros da agenda para o dia informado |
Saldo | Valor do saldopara a agenda no dia informado |
Total | Valor total para todos os indices indicados acima |
Exemplo: Por Agenda
Campos do Relatório
Nome do Campo | Descrição |
Agenda / Descrição | Código da agenda / Nome da agenda |
Saldo Anterior | Valor do saldo anterior da agenda antes do dia informado |
Compras | Valor de compras da agenda no dia informado |
Baixas | Valor de baixas da agenda no dia informado |
Descontos | Valor de descontos da agenda no dia informado |
Juros | Valor de juros da agenda para o dia informado |
Saldo | Valor do saldopara a agenda no dia informado |
Total | Valor total para todos os indices indicados acima |
Extrato de Movimentação de títulos – VAPREXTR
Este relatório apresenta as informações de todas as alterações ocorridas com os títulos.
Campos de Tela:
Nome do Campo | Descrição |
Classificação de Listagem |
|
Tipo de Movimento | Geral |
Número do titulo | Numero do título a ser considerado |
Data Inicial | Data inicial a ser considerada para geração do relatório |
Data Final | Data final a ser considerada para geração do relatório |
Preencha os campos do filtro conforme a necessidade.
Este relatório pode ser gerado de 3 formas:
- Tipo de Movimento.
- Número do título.
- Data do Movimento.
Para que o relatório seja gerado corretamente é necessário que o campo correspondente seja indicado:
- Campo: Tipo de Movimento
Selecione o tipo de movimento desejado e clique em AVANÇAR.
Exemplo:
- Campo: Número do título
Indique o numero do titulo e clique em AVANÇAR.
Exemplo:
- Campo: Data do Movimento
Indique o período, Data Inicial e Data Final e clique em AVANÇAR.
Exemplo:
Campos do Relatório
Nome do Campo | Descrição |
Título | Número do título |
Série | Número da série |
Fornecedor | Código e nome do fornecedor |
Data/ Movimento/ Título | ANTERIOR |
Data/ Movimento/ Título | ATUAL |
Usuário | Nome do usuário que efetuaou a alteração |
Hora | Hora, minuto e segundo |
Campo Alterado | Nome do campo que sofreu alteração |
Posição de Carteira por fornecedor – VAPRPOFC
Este relatório apresenta informações detalhadas dos títulos por fornecedor.
Campos de tela:
Nome do Campo | Descrição |
Seleção | |
Empresa | Código da empresa |
Filial | Código da filial |
Portador | Código do portador |
Data Base | Data base para geração das informações |
Situação |
|
Contábil |
|
Valor |
|
Comercial |
|
Emissão | |
Um fornecedor por página | Quando se deseja a separação das informações com um fornecedor por página. |
Classifica por empresa e filial |
|
Fornecedores | |
Seleção |
|
Inicio | Código do primeiro fornecedor que se deseja verificar. Caso não seja informado serão verificados todos os fornecedores da filial. |
Final | Código do ultimo fornecedor que se deseja verificar. Caso não seja informado serão verificados todos os fornecedores da filial. |
Agendas | O código da(s) agenda(s) que deseja verificar. Caso não seja informado nenhum código de agenda, toadas as agendas serão verificadas. |
Botão Remove | Remove os códigos de agenda inseridos |
Preencha os campos do filtro conforme a necessidade.
Exemplo:
Campos do relatório
Nome do Campo | Descrição |
Fornecedor | Nome e código do fornecedor |
Agenda | Código da agenda verificada |
Filial | Códgo da filial verificada |
Título | Número do título |
Série | Numero da serie correspondete ao numero do título |
Recepção | Data da recepção DD/MM/AA |
Condição | Código da Condição de pagamento correspondente |
Vencimento | Data de vencimento do título DD/MM/AA |
Cobrança | Tipo de cobrança: |
Portador | Código do portador |
Pagamento | Data de pagamento do título DD/MM/AA |
Juros | Juros corresponde ao título |
Correção | Correção corresponde ao título |
Despesas | Despesas corresponde ao título |
Desconto | Desconto corresponde ao título |
Abatimento | Abatimento corresponde ao título |
FUNRURAL | FUNRURAL corresponde ao título |
Valor Líquido | Valor liquido do título |
Ultima Página | |
Total do Fornecedor | Total do fornecedor para Pagamento, Juros, Correção, Despesas, Desconto, Abatimento, FUNRURAL e Valor Líquido. |
Total Geral | Total do fornecedor para Pagamento, Juros, Correção, Despesas, Desconto, Abatimento, FUNRURAL e Valor Líquido. |
Relação de Pagamentos – VAPRVENC
Este relatório informa os titulos/ pagamentos, pagos/ abertos.
Campos de tela:
Nome do Campo | Descrição |
Empresa | Código da empresa |
Filial | Código da filial |
Data inicial | Data inicial a ser considerada para geração do relatório |
Data Final | Data final a ser considerada para geração do relatório |
Agendas | Códigos das agendas que devem ser consideradas |
Cobrança |
|
Situação |
|
Duplicata Associada | SIM ou NÃO |
Compara data pagamento com sistema | SIM ou NÃO |
Classifica por | 1 = Empresa /filial |
Analítico ou Sintético | 1 = Analítico |
Orientação para apresentação da impressão |
|
Classe da Agenda | C = Comercial |
Tipo de agenda | C = Contábil |
Preencha os campos do filtro conforme a necessidade.
Exemplo:
Campos do relatório
Nome do Campo | Descrição |
Período | Data inicial e data final (DD/MM/AA) |
Agenda | Código da agenda verificada |
Fornecedor | Nome e código do fornecedor |
Empresa | Códgo da empresa |
Filial | Códgo da filial verificada |
Nota | Nota fiscal |
Série | Numero da serie correspondete ao numero do título |
Duplicata | Número da duplicata |
Emissão | Data de emissão da nota DD/MM/AA |
Recepção | Data da recepção DD/MM/AA |
Condição | Código da Condição de pagamento correspondente |
Vencimento | Data de vencimento do título DD/MM/AA |
Pagamento | Data de pagamento do título DD/MM/AA |
Cobrança | Tipo de cobrança: |
Valor | Valor do título |
Total | Valor total período |
Total da filial | Valor total da filial para o período |
Total Empresa | Valor total da empresa para o período |
Total Geral | Valor total geral para o período |
Ficha de fornecedores – VAPRFCFO
Este relatório apresenta as informações referentes ao fornecedor indicado no filtro para o período informado.
Campos de tela:
Nome do Campo | Descrição |
Data inicial | Data inicial a ser considerada para geração do relatório |
Data Final | Data final a ser considerada para geração do relatório |
Fornecedor | Código do fornecedor |
Fornecedor por página | Informar 1 fornecedor por página: |
Preencha os campos do filtro conforme a necessidade.
Exemplo:
Campos do relatório
Nome do Campo | Descrição |
Período | Data inicial e data final (DD/MM/AA) |
Agenda | Código da agenda verificada |
Fornecedor | Nome e código do fornecedor |
Nota | Nota fiscal |
Emissão | Data de emissão da nota DD/MM/AA |
Recepção | Data da recepção DD/MM/AA |
Vencimento | Data de vencimento do título DD/MM/AA |
VENPRO | DD/MM/AA |
PAGPRO | DD/MM/AA |
Pagamento | Data de pagamento do título DD/MM/AA |
Cobrança | Tipo de cobrança: |
Valor Bruto | Valor do título |
Total | Valor total período |
Total por Tipo | Contábil, Não Contábil e Geral: Valor pago, valor aberto, valor geral |
Total por Fornecedor | Valor pago, valor aberto, valor geral |
Total Geral | Valor pago, valor aberto, valor geral |