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Boletim Técnico: Compartilhamento de Chamados entre Filiais Diferentes
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Implementada melhoria na rotina “Service Desk” (TMKA510A) que possibilita a opção de compartilhamento e/ou transferência de um chamado entre diferentes filiais da mesma empresa. Essa opção estará habilitada apenas quando o Grupo de Atendimento SU0 estiver em modo exclusivo. Quando houver uma transferência de chamados entre filiais, o chamado original é transferido para a filial de destino. O processo de compartilhamento e/ou transferência na mesma filial não foi alterado. A replicação de dados a partir do chamado-filho para o chamado-pai funcionará mesmo quando os chamados estiverem em filiais diferentes.
ID do Chamado
SCMTKH
Aplicabilidade
Compartilhamento de Chamados entre Filiais Diferentes
Produtos
  • Microsiga 11
  • Módulos
    • SIGATMK
    Portais
    • todos
    Países
    • todos
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • Todos DB-Access
    Nome + Fonte
    Grupo de Atendimento (TMKA040), Service Desk (TMKA510A), Assuntos x Grupos (TMKA510B), Tele Atendimento (TMKA503A)
    Parâmetros Envolvidos
    MV_TKNOTWF
    Número da FNC
    00000007254/2010
    Ajustes no Compatibilizador
    Não
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - U_UPDTMK23
    Procedimentos para Implementação

     

     Importante:
    Antes de executar o compatibilizador U_UPDTMK23, é imprescindível:
    a)      Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS11_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS11_DATA\ SYSTEM”).
    b)      Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    c)      Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    d)      Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
    e)      O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

     ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
    *         A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
                        i.            No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
                       ii.            Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
                     iii.            Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
                     iv.            Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
                      v.            Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
                     vi.            Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
                   vii.            Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     
    1.      Em Microsiga Protheus ByYou Smart Client, digite U_UPDTMK23 no campo Programa Inicial.
    2.      Clique em OK para continuar.
    3.      Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    4.      Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    5.      Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    6.      Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    7.      Clique em OK para encerrar o processamento.
    Descrição de Ajustes

     

    1.      Criação no arquivo SX3 – Campos:
    ·       Tabela ADE – “Chamados do Service Desk”:

    Campo
    ADE_FILORI
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    2
    Decimal
    0
    Formato
     
    Título
    Filial de origem
    Descrição
    Filial de origem
    Nível
    0
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não
    Help
    Armazena a filial original do chamado

     
    ·       Tabela ADF – “Itens Chamados do Service Desk”

    Campo
    ADF_FILORI
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    2
    Decimal
    0
    Formato
     
    Título
    Filial de origem
    Descrição
    Filial de origem
    Nível
    0
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não
    Help
    Armazena a filial original do chamado

     
    ·       Tabela SU0 – “Grupo de Atendimento”.

    Campo
    U0_GRPORI
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    2
    Decimal
    0
    Formato
     
    Título
    Grp.Oper.
    Descrição
    Grupo de operação de chamados
    Nível
    0
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não
    Help
    Grupo de operação de chamados

     

    Campo
    U0_FILORI
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    2
    Decimal
    0
    Formato
     
    Título
    Fil.Oper
    Descrição
    Filial de operacao de chamados
    Nível
    0
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não

     


     

    Campo
    U0_COMPART
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    1
    Decimal
    0
    Formato
     
    Título
    Compart?
    Descrição
    Hab o grupo a receber chamados entr fil.
    Nível
    0
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não
    Help
    Habilita o grupo a receber chamado de outras filiais
    Opções
    1=Sim; 2=Não

    Procedimentos para Configuração

     

    1.    No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastros / Parâmetros (CFGX017). Configure o parâmetro a seguir:

    Nome
    MV_TKNOTWF
    Tipo
    Lógico
    Cont. Por.
    .T.
    Descrição
    Indica se um workflow é enviado a partir do chamado-filho.

     
    Procedimentos para Utilização

     

    1.      Acesse o Call Center (SIGATMK) pela filial 01 e selecione a opção Atualizações / Cadastros / Grupo de Atendimento (TMKA040);
    2.      Posicione em um Grupo de Atendimento e clique em Alterar;
    3.      Em Filiais, selecione a filial 02 para receber os chamados;
    4.      Acesse o Call Center (SIGATMK) pela filial 02, selecione a opção Atualizações / Help Desk / Assuntos x Grupos (TMKA510B) e inclua os assuntos que a filial 02 poderá transferir para a equipe original da filial 01;
    5.      Em seguida, em Atualizações / Atendimento / Tele Atendimento (TMKA503A), inclua um novo chamado e confirme;
    6.      Altere esse chamado, compartilhe-o com o Grupo de Atendimento da filial 01 e confirme;
    7.      Verifique que um novo chamado foi criado na filial 01.
    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas
    ADE – Chamados do Service Desk, ADF – Itens Chamados do Service Desk, SU0 – Grupo de Atendimento

    • Sem rótulos