Para acessar o Dashboard - Área de Trabalho, selecione: Módulo Analytics Studio, sub-módulo Metas - Realizado CRM.
FILTROS
SALVAR COMO: é utilizado quando já se tem um dashboard salvo e deseja salvar as alterações para criar um novo dashboard.
Você pode descrever um novo nome ao seu novo dashboard para que seja mais fácil localizá-lo depois.
Para salvar seu novo dashboard, clique no ícone "Criar Dashboard". Para encontrá-lo basta ir no rol de dashboards salvos e realizar as alterações desejadas.
MENU 3 PONTINHOS: No ícone de 3 pontinhos, é possível realizar 2 ações, sendo elas: exportar para PDF e Agendar envio por e-mail.
O exportar para pdf é uma maneira de compartilhar ou imprimir relatórios referente aos dados dos indicadores extraídos dos dashboards.
Na opção agendar envio por e-mail, é possível você programar um e-mail, para o recebimento dos dashboards. Para agendar o envio do e-mail, siga o passo a passo abaixo:
1. Clique no ícone de 3 pontinhos e depois clique em agendar envio de e-mail;
2. Clique em adicionar agendamento. Após isso abrirá uma tela com as informações sobre o agendamento. Você poderá marcar os contatos para o qual quer enviar as informações, definir uma mensagem e adicionar os anexos. Também pode definir o dia e horário da primeira ocorrência e depois programar as repetições, seja ela diárias, semanais, mensais ou você pode personalizar, de acordo com a sua necessidade. Após completas as informações, clique em Salvar e seu e-mail será programado.
ÍCONE PONTO DE INTERROGAÇÃO: Clicando no ícone de ponto de interrogação, você terá uma explicação sobre o que é o indicador.
BOTÃO SININHO: o usuário poderá programar o envio de e-mails de acordo com as informações do indicador.
O dashboard fornece uma visão completa das metas definidas pela equipe de vendas, e permite realizar o acompanhamento dos valores realizados, em relação às metas estabelecidas.
Seção "PRODUÇÃO: Qual é o resultado do plano X realizado em oportunidades ganhas?"
Nesta seção é possível analisar informações sobre a receita prevista, assim como sobre a receita realizada. Além disso, é possível acompanhar os volumes de negócio realizados, em relação ao volume de negócios previstos.
◉ Meta:
O indicador apresenta a soma do valor da meta de vendas, de acordo com os valores informados nos filtros.
As metas exibidas são cadastradas pela equipe de vendas no portal https://meuplanodevendas.com.br, a partir do qual é possível definir a meta anual, fazendo a distribuição entre os meses do ano.
Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $/% Análise analítica das metas dos vendedores sobre a receita total (CRM) [Drill], na qual é possível visualizar a distribuição da meta por profissional, em cada mês do período informado nos filtros, assim como o comparativo entre os valores previstos e realizados.
Pergunta de Negócio
Qual o valor da minha meta de receita no período?
◉ Ticket médio planejado:
O ticket médio planejado apresenta o valor médio de cada negócio fechado previsto para o período. Considerando que o valor da meta seja de R$1.000,00 e a meta de negócios fechados seja de 10, o ticket médio planejado será de R$100,00. Tanto o valor da meta, quanto a meta de negócios fechados devem ser cadastrados pela equipe de vendas no portal https://meuplanodevendas.com.br.
Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $/% Análise analítica das metas dos vendedores sobre a receita total (CRM) [Drill], na qual é possível visualizar a distribuição da meta por profissional, em cada mês do período informado nos filtros, assim como o comparativo entre os valores previstos e realizados.
Pergunta de Negócio
Qual o valor do ticket médio previsto no período?
◉ Realizado:
De acordo com os valores informados nos filtros do dashboard, o indicador apresenta o valor total das oportunidades SQL com status igual a "ganha".
Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $/% Análise analítica das metas dos vendedores sobre a receita total (CRM) [Drill], na qual é possível visualizar a distribuição da meta por profissional, em cada mês do período informado nos filtros, assim como o comparativo entre os valores previstos e realizados.
Pergunta de Negócio
Qual o meu valor realizado no período?
◉ Ticket médio realizado:
O indicador apresenta o valor líquido médio por oportunidade SQL ganha, de acordo com os valores informados nos filtros.
Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $/% Análise analítica das metas dos vendedores sobre a receita total (CRM) [Drill], na qual é possível visualizar a distribuição da meta por profissional, em cada mês do período informado nos filtros, assim como o comparativo entre os valores previstos e realizados.
Pergunta de Negócio
Qual o meu valor de ticket médio realizado no período?
◉ Meta atingida:
O KPI mostra o % da meta que já foi realizado, indicando como está o desempenho das vendas, comparado ao planejamento realizado.
O valor realizado é a soma do valor das oportunidades SQL ganhas, enquanto o valor planejado é a soma do valor da meta cadastrada no portal https://meuplanodevendas.com.br.
Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $/% Análise analítica das metas dos vendedores sobre a receita total (CRM) [Drill], na qual é possível visualizar a distribuição da meta por profissional, em cada mês do período informado nos filtros, assim como o comparativo entre os valores previstos e realizados.
Pergunta de Negócio
Qual o percentual da meta atingido no período?
◉ Saldo meta:
O indicador representa o valor que ainda precisa ser realizado, ou seja, a soma do valor das oportunidades SQL que ainda precisam ser ganhas para que a meta seja atingida.
Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $/% Análise analítica das metas dos vendedores sobre a receita total (CRM) [Drill], na qual é possível visualizar a distribuição da meta por profissional, em cada mês do período informado nos filtros, assim como o comparativo entre os valores previstos e realizados.
Pergunta de Negócio
Qual o valor de oportunidades que ainda precisa ser convertido no período?
◉ Planejado - Conversão por macro etapa do plano de vendas:
O objetivo do gráfico é apresentar a quantidade de oportunidades necessária em cada macroetapa, possbilitando a geração do volume de negócios ideal para que se atinja o valor estipulado para a meta. Além disso, o gráfico mostra o percentual de conversão entre macroetapas que deve ser alcançado para que a meta seja atingida. O percentual representa o quanto das oportunidades migraram de uma macroetapa para a macroetapa seguinte.
Tanto o volume quanto o percentual são exibidos conforme os valores cadastrados na plataforma https://meuplanodevendas.com.br.
As macroetapas (ME) são compostas pelas seguintes etapas (E) da pipeline SQL:
ME: 01 - Prospecções
E1: Qualificado
ME: 02 - Oportunidades
E1: Apresentação e escopo
E2: Abordagem e investigação
03 - Proposta s
Proposta
04 - Negócios prováveis
Negócios prováveis
Pergunta de Negócio
Qual o planejamento de conversão por macroetapa do plano de vendas?
◉ Realizado - Conversão por macro etapa das oportunidades:
O objetivo do gráfico é apresentar a quantidade de oportunidades que estão em andamento, ou que foram ganhas, mas que já passaram por cada macroetapa, possbilitando a geração do volume de negócios ideal para que se atinja o valor estipulado para a meta. Além disso, o gráfico mostra o percentual de conversão entre macroetapas que deve ser alcançado para que a meta seja atingida. O percentual representa a quanto das oportunidades migraram de uma macroetapa para a macroetapa seguinte.
As macroetapas (ME) são compostas pelas seguintes etapas (E) da pipeline SQL:
ME: 01 - Prospecções
E1: Qualificado
ME: 02 - Oportunidades
E1: Apresentação e escopo
E2: Abordagem e investigação
03 - Propostas
Proposta
04 - Negócios prováveis
Negócios prováveis
Pergunta de Negócio
Qual a minha taxa de avanço de oportunidades entre as macroetapas do plano de vendas?
Seção "DESEMPENHO: Plano de vendas X oportunidades ganhas no período"
Na seção 02, é possível avaliar o desempenho dos profissionais de venda, além de realizar o acompanhamento da evolução mensal do planejado X realizado.
◉ Negócios ganhos planejados:
O indicador apresenta a quantidade de negócios ganhos planejada, ou seja, a quantidade de oportunidades SQL que se pretende ganhar no período.
O valor é informado pela equipe de vendas no portal https://meuplanodevendas.com.br.
Pergunta de Negócio
Qual o volume de negócios ganhos previsto para o período?
◉ Taxa de ganho planejada:
O indicador apresenta o percentual de negócios que se pretende efetivar, em relação ao total de negócios prováveis previstos no portal https://meuplanodevendas.com.br.
Pergunta de Negócio
Qual a minha taxa prevista para negócios ganhos?
◉ Negócios ganhos realizados:
É apresentada no indicador a quantidade de oportunidades SQL que foram ganhas no período informado nos filtros.
Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela # Oportunidades ganhas (SQL) [Drill], possibilitando uma análise detalhada de quais foram as oportunidades/negócios ganhos. Ao clicar sobre o nome da conta, o cadastro dessa conta será aberto em uma nova aba do CRM. O mesmo irá ocorrer ao clicar sobre a descrição das oportunidades.
Pergunta de Negócio
Qual o volume de oportunidades ganhas no período?
◉ Taxa de ganho realizada:
O percentual representa a quantidade de oportunidades que foram ganhas, sobre o total de oportunidades que foram concluídas (ganhas ou perdidas). A partir desse número, é possível traçar um comparativo com o indicador Taxa de ganho planejada, a fim de analisar se as metas traçadas estão sendo atingidas ou não.
Pergunta de Negócio
Qual minha taxa de oportunidades ganhas no período?
◉ Oportunidades perdidas:
O indicador permite visualizar a quantidade de oportunidades perdidas no período e, a partir de um clique sobre o número, é possível identificar quais foram essas oportunidades e por qual razão elas foram perdidas. Além disso, ao clicar sobre o nome da conta, o cadastro dessa conta será aberto em uma nova aba do TOTVS CRM. O mesmo irá ocorrer ao clicar sobre a descrição das oportunidades.
Pergunta de Negócio
Qual o volume de oportunidades perdidas no período?
◉ Oportunidades em andamento:
Nesse indicador é possível visualizar a quantidade de negócios que estão em andamento, ou seja, oportunidades que estão com situação igual a "aberta".
A partir desse indicador, é possível traçar um comparativo com o volume de negócios planejados, a fim de identificar como está o volume de prospecções em relação ao volume planejado.
Ao clicar sobre o valor, será aberta a tabela # Análise analítica das oportunidades em progresso SQL onde o responsável tem meta [Drill], possibilitando a análise detalhada das oportunidades. Ao clicar sobre o nome de uma conta na tabela, o cadastro dessa conta será aberto em uma nova aba do CRM. O mesmo irá ocorrer ao clicar sobre a descrição das oportunidades.
Pergunta de Negócio
Qual o volume atual de oportunidades em andamento?
◉ Desempenho por profissional:
O indicador apresenta o desempenho de cada profissional da equipe, comparando o valor da meta cadastrada na plataforma Meu Plano de Vendas, com o valor total das oportunidades SQL ganhas no período.
Ao clicar sobre as barras do gráfico, será aberta a tabela $/% Análise analítica das metas sobre a receita total (CRM) [Drill], na qual é possível visualizar a distribuição da meta do profissional selecionado, em cada mês do período informado nos filtros, assim como o comparativo entre os valores previstos e realizados.
Pergunta de Negócio
Como está o desempenho da equipe de vendas em relação às metas?
◉ Meta X realizado sobre oportunidades ganhas:
O indicador permite a avaliação do desempenho das vendas em relação à meta no decorrer do período. É possível acompanhar não apenas os valores previstos X realizados, mas também os acumulados, possibilitando uma análise da tendência, sendo ela positiva ou negativa, de atingimento da meta.
Ao clicar sobre as linhas do gráfico, é possível visualizar as informações com maior nível de detalhe.
Pergunta de Negócio
Como está o meu desempenho em relação em relação à meta do período?