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DASHBOARD - METAS - REALIZADO CRM


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Para acessar o Dashboard - Área de Trabalho, selecione: Módulo Analytics Studio, sub-módulo Metas - Realizado CRM.  

AÇÕES GERAIS 


FILTROS

SALVAR COMO: é utilizado quando já se tem um dashboard salvo e deseja salvar as alterações para criar um novo dashboard.

Você pode descrever um novo nome ao seu novo dashboard para que seja mais fácil localizá-lo depois.

Para salvar seu novo dashboard, clique no ícone "Criar Dashboard". Para encontrá-lo basta ir no rol de dashboards salvos e realizar as alterações desejadas.

MENU 3 PONTINHOS: No ícone de 3 pontinhos, é possível realizar 2 ações, sendo elas: exportar para PDF e Agendar envio por e-mail.

O exportar para pdf é uma maneira de compartilhar ou imprimir relatórios referente aos dados dos indicadores extraídos dos dashboards.

Na opção agendar envio por e-mail, é possível você programar um e-mail, para o recebimento dos dashboards. Para agendar o envio do e-mail, siga o passo a passo abaixo:

1. Clique no ícone de 3 pontinhos e depois clique em agendar envio de e-mail;

2. Clique em adicionar agendamento. Após isso abrirá uma tela com as informações sobre o agendamento. Você poderá marcar os contatos para o qual quer enviar as informações, definir uma mensagem e adicionar os anexos. Também pode definir o dia e horário da primeira ocorrência e depois programar as repetições, seja ela diárias, semanais, mensais ou você pode personalizar, de acordo com a sua necessidade. Após completas as informações, clique em Salvar e seu e-mail será programado.

ÍCONE PONTO DE INTERROGAÇÃO: Clicando no ícone de ponto de interrogação, você terá uma explicação sobre o que é o indicador.

BOTÃO SININHO: o usuário poderá programar o envio de e-mails de acordo com as informações do indicador.

SEÇÕES


O dashboard fornece uma visão completa das metas definidas pela equipe de vendas, e permite realizar o acompanhamento dos valores realizados, em relação às metas estabelecidas.

Seção "PRODUÇÃO: Qual é o resultado do plano X realizado em oportunidades ganhas?"  

Nesta seção é possível analisar informações sobre a receita prevista, assim como sobre a receita realizada. Além disso, é possível acompanhar os volumes de negócio realizados, em relação ao volume de negócios previstos.

◉ Meta:  

   

O indicador apresenta a soma do valor da meta de vendas, de acordo com os valores informados nos filtros.

 

As metas exibidas são cadastradas pela equipe de vendas no portal https://meuplanodevendas.com.br, a partir do qual é possível definir a meta anual, fazendo a distribuição entre os meses do ano.

 

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $/% Análise analítica das metas dos vendedores sobre a receita total (CRM) [Drill], na qual é possível visualizar a distribuição da meta por profissional, em cada mês do período informado nos filtros, assim como o comparativo entre os valores previstos e realizados.

 

Pergunta de Negócio

Qual o valor da minha meta de receita no período?

◉ Ticket médio planejado:  

O ticket médio planejado apresenta o valor médio de cada negócio fechado previsto para o período. Considerando que o valor da meta seja de R$1.000,00 e a meta de negócios fechados seja de 10, o ticket médio planejado será de R$100,00. Tanto o valor da meta, quanto a meta de negócios fechados devem ser cadastrados pela equipe de vendas no portal https://meuplanodevendas.com.br.

 

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $/% Análise analítica das metas dos vendedores sobre a receita total (CRM) [Drill], na qual é possível visualizar a distribuição da meta por profissional, em cada mês do período informado nos filtros, assim como o comparativo entre os valores previstos e realizados.

   

Pergunta de Negócio

Qual o valor do ticket médio  previsto no período?

◉ Realizado:  

 

De acordo com os valores informados nos filtros do dashboard, o indicador apresenta o valor total das oportunidades SQL com status igual a "ganha".

 

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $/% Análise analítica das metas dos vendedores sobre a receita total (CRM) [Drill], na qual é possível visualizar a distribuição da meta por profissional, em cada mês do período informado nos filtros, assim como o comparativo entre os valores previstos e realizados.

 

Pergunta de Negócio

Qual o meu valor realizado no período?

◉ Ticket médio realizado:  

 

O indicador apresenta o valor líquido médio por oportunidade SQL ganha, de acordo com os valores informados nos filtros.

 

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $/% Análise analítica das metas dos vendedores sobre a receita total (CRM) [Drill], na qual é possível visualizar a distribuição da meta por profissional, em cada mês do período informado nos filtros, assim como o comparativo entre os valores previstos e realizados.

 

Pergunta de Negócio

Qual o meu valor de ticket médio realizado no período?

◉ Meta atingida:

 

O KPI mostra o % da meta que já foi realizado, indicando como está o desempenho das vendas, comparado ao planejamento realizado.

 

O valor realizado é a soma do valor das oportunidades SQL ganhas, enquanto o valor planejado é a soma do valor da meta cadastrada no portal https://meuplanodevendas.com.br.

 

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $/% Análise analítica das metas dos vendedores sobre a receita total (CRM) [Drill], na qual é possível visualizar a distribuição da meta por profissional, em cada mês do período informado nos filtros, assim como o comparativo entre os valores previstos e realizados.

 

Pergunta de Negócio

Qual o percentual da meta atingido no período?

◉ Saldo meta:  

 

O indicador representa o valor que ainda precisa ser realizado, ou seja, a soma do valor das oportunidades SQL que ainda precisam ser ganhas para que a meta seja atingida.

 

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $/% Análise analítica das metas dos vendedores sobre a receita total (CRM) [Drill], na qual é possível visualizar a distribuição da meta por profissional, em cada mês do período informado nos filtros, assim como o comparativo entre os valores previstos e realizados.

 

Pergunta de Negócio

Qual o valor de oportunidades que ainda precisa ser convertido no período?

◉ Planejado - Conversão por macro etapa do plano de vendas:  

 

O objetivo do gráfico é apresentar a quantidade de oportunidades necessária em cada macroetapa, possbilitando a geração do volume de negócios ideal para que se atinja o valor estipulado para a meta. Além disso, o gráfico mostra o percentual de conversão entre macroetapas que deve ser alcançado para que a meta seja atingida. O percentual representa o quanto das oportunidades migraram de uma macroetapa para a macroetapa seguinte.

 

Tanto o volume quanto o percentual são exibidos conforme os valores cadastrados na plataforma https://meuplanodevendas.com.br.

 

As macroetapas (ME) são compostas pelas seguintes etapas (E) da pipeline SQL:

 

ME: 01 - Prospecções

 

E1: Qualificado

 

ME: 02 - Oportunidades

 

E1: Apresentação e escopo

 

E2: Abordagem e investigação

 

03 - Proposta s

 

Proposta

 

04 - Negócios prováveis

 

Negócios prováveis  

 

Pergunta de Negócio

Qual o planejamento de conversão por macroetapa do plano de vendas?

◉ Realizado - Conversão por macro etapa das oportunidades:

 

O objetivo do gráfico é apresentar a quantidade de oportunidades que estão em andamento, ou que foram ganhas, mas que já passaram por cada macroetapa, possbilitando a geração do volume de negócios ideal para que se atinja o valor estipulado para a meta. Além disso, o gráfico mostra o percentual de conversão entre macroetapas que deve ser alcançado para que a meta seja atingida. O percentual representa a quanto das oportunidades migraram de uma macroetapa para a macroetapa seguinte.

 

As macroetapas (ME) são compostas pelas seguintes etapas (E) da pipeline SQL:

 

ME: 01 - Prospecções

 

E1: Qualificado

 

ME: 02 - Oportunidades

 

E1: Apresentação e escopo

 

E2: Abordagem e investigação

 

03 - Propostas

 

Proposta

 

04 - Negócios prováveis

 

Negócios prováveis

 

Pergunta de Negócio

Qual a minha taxa de avanço de oportunidades entre as macroetapas do plano de vendas?

Seção "DESEMPENHO: Plano de vendas X oportunidades ganhas no período"  

Na seção 02, é possível avaliar o desempenho dos profissionais de venda, além de realizar o acompanhamento da evolução mensal do planejado X realizado. 

◉ Negócios ganhos planejados:

 

O indicador apresenta a quantidade de negócios ganhos planejada, ou seja, a quantidade de oportunidades SQL que se pretende ganhar no período.

 

O valor é informado pela equipe de vendas no portal https://meuplanodevendas.com.br.

 

Pergunta de Negócio

Qual o volume de negócios ganhos previsto para o período?

◉ Taxa de ganho planejada:

 

O indicador apresenta o percentual de negócios que se pretende efetivar, em relação ao total de negócios prováveis previstos no portal https://meuplanodevendas.com.br.

 

Pergunta de Negócio

Qual a minha taxa prevista para negócios ganhos?

◉ Negócios ganhos realizados:

 

É apresentada no indicador a quantidade de oportunidades SQL que foram ganhas no período informado nos filtros.

 

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela # Oportunidades ganhas (SQL) [Drill], possibilitando uma análise detalhada de quais foram as oportunidades/negócios ganhos. Ao clicar sobre o nome da conta, o cadastro dessa conta será aberto em uma nova aba do CRM. O mesmo irá ocorrer ao clicar sobre a descrição das oportunidades.

 

Pergunta de Negócio

Qual o volume de oportunidades ganhas no período?

◉ Taxa de ganho realizada:

 

O percentual representa a quantidade de oportunidades que foram ganhas, sobre o total de oportunidades que foram concluídas (ganhas ou perdidas). A partir desse número, é possível traçar um comparativo com o indicador Taxa de ganho planejada, a fim de analisar se as metas traçadas estão sendo atingidas ou não.

 

Pergunta de Negócio

Qual minha taxa de oportunidades ganhas no período?

◉ Oportunidades perdidas:

 

O indicador permite visualizar a quantidade de oportunidades perdidas no período e, a partir de um clique sobre o número, é possível identificar quais foram essas oportunidades e por qual razão elas foram perdidas. Além disso, ao clicar sobre o nome da conta, o cadastro dessa conta será aberto em uma nova aba do TOTVS CRM. O mesmo irá ocorrer ao clicar sobre a descrição das oportunidades.

 

Pergunta de Negócio

Qual o volume de oportunidades perdidas no período?

◉ Oportunidades em andamento:

 

Nesse indicador é possível visualizar a quantidade de negócios que estão em andamento, ou seja, oportunidades que estão com situação igual a "aberta".

 

A partir desse indicador, é possível traçar um comparativo com o volume de negócios planejados, a fim de identificar como está o volume de prospecções em relação ao volume planejado.

 

Ao clicar sobre o valor, será aberta a tabela # Análise analítica das oportunidades em progresso SQL onde o responsável tem meta [Drill], possibilitando a análise detalhada das oportunidades. Ao clicar sobre o nome de uma conta na tabela, o cadastro dessa conta será aberto em uma nova aba do CRM. O mesmo irá ocorrer ao clicar sobre a descrição das oportunidades.

 

Pergunta de Negócio

Qual o volume atual de oportunidades em andamento?

◉ Desempenho por profissional:

 

O indicador apresenta o desempenho de cada profissional da equipe, comparando o valor da meta cadastrada na plataforma Meu Plano de Vendas, com o valor total das oportunidades SQL ganhas no período.

 

Ao clicar sobre as barras do gráfico, será aberta a tabela $/% Análise analítica das metas sobre a receita total (CRM) [Drill], na qual é possível visualizar a distribuição da meta do profissional selecionado, em cada mês do período informado nos filtros, assim como o comparativo entre os valores previstos e realizados.

 

Pergunta de Negócio

Como está o desempenho da equipe de vendas em relação às metas?

◉ Meta X realizado sobre oportunidades ganhas:

 

O indicador permite a avaliação do desempenho das vendas em relação à meta no decorrer do período. É possível acompanhar não apenas os valores previstos X realizados, mas também os acumulados, possibilitando uma análise da tendência, sendo ela positiva ou negativa, de atingimento da meta.

 

Ao clicar sobre as linhas do gráfico, é possível visualizar as informações com maior nível de detalhe.

 

Pergunta de Negócio

Como está o meu desempenho em relação em relação à meta do período?

Neste artigo



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Autor 

Product Owner 
Daniely Paz/Quezia

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