Objetivo

Gerar o acordo promocional após o encerramento da verba sell-out cadastrada sem vínculo com acordo.

A verba sell-out sem acordo pode ser definida na aplicação Verba de Bonificação. Mesmo que a verba tenha sido cadastrada sem acordo, é necessário associa-la a um acordo para integrar no financeiro e gerar o título.

Somente serão exibidas para geração do acordo as verbas de bonificação cadastradas como Verba Sem Acordo Promocional, tanto na aplicação Verba de Bonificação como no Gerenciador de Preços.

Caminho

Módulo Acordo e Verba > Administração > Verba sem Acordo Promocional – MAC0046

Pré-requisitos e Restrições

O parâmetro dinâmico PERM_VERBA_SEM_ACORDO deve estar configurado como S.

O parâmetro dinâmico GERA_ACORDO_AUTO deve estar configurado como S. O acordo pode ser aprovado automaticamente mediante a configuração do objeto SP_MSU_AUTOACORDOPROMOC.

Parâmetros Dinâmicos Relacionados a Aplicação
AGRUPA_VALOR_ACORDO_FORNECEDOR

Agrupar valor do acordo por fornecedor.

EMISSAO_AGRUPADA_ACORDO

Indica se utiliza emissão agrupada de acordos.

EXIBE_PROD_VENDA

Exibir apenas produtos que tiveram vendas.

IND_EMISSAO_AGRUP_VLR_VERBA

Indica se utilizará emissão agrupada de acordos quando conter valor de verba na tabela de custo.

UTIL_PRAZO_VENC_FORNECEDOR

Indica se utiliza prazo de vencimento informado no cadastro do fornecedor para o acordo. N - Não(padrão), S – Sim, B - utiliza e bloqueia caso não informado.

PERM_ASSOCIAR_LOGIN

Permite associar login aos compradores. S – sim, M – sim, permite um login a vários compradores, N – não (padrão).

UTIL_COND_PAGTO_CONTR_FIDEL

Utiliza condição de pagamento em vez de prazo pagamento no contrato fidelidade.

BLOQ_USU_OUTRO_COMPR

Bloqueia acesso às informações de outros compradores não vinculados ao usuário da aplicação.

CONFIG_VERBA_BONIF_PERCENT

Permite configurar verba de bonificação por percentual ao invés de valor.

DATA_BASE_GERACAO_ACORDO

Data base para geração da data de emissão do acordo: D - data atual (default), V - data do vencimento do período de verba cadastrada.

DIF_TIPO_VERBA_ACO

Diferencia o tipo de acordo para os tipos de verbas de acréscimo e desconto.

ENV_DADOS_PROD_ANOT_TIT

Envia informações de produto/família para anotação do título na integração para o financeiro.

PERM_UTIL_IDENT_VERBA

Permite utilizar uma identificação previamente cadastrada a uma verba de bonificação.

APUR_VERBA_PARCIndica de utiliza apurações parciais das verbas para geração de acordos.
PERC_ACRESC_GERA_ACORDOIndica o percentual de acréscimo no valor no momento da geração do acordo promocional (valor padrão = 0).

Os parâmetros dinâmicos descritos que não tiveram seus valores detalhados, só serão executados caso o valor esteja igual a S.

Para aprovar verba sem acordo, no módulo Parâmetro > menu Parâmetros > aplicação Gerais, o campo Utiliza Aprovação nos acordos promocionais e nas verbas sem acordo deve estar marcado. Dessa forma todos os acordos promocionais gerados de forma manual irão passar por aprovação antes de integrar o título no financeiro, e as verbas sem acordo irão passar por aprovação antes de sua utilização.

Passo a passo

Acesse a aplicação e filtre pelos campos desejados:

  • Empresa;
  • Período final de vigência da verba;
  • Produto: Clique no botão Produto para selecionar um produto;
  • Família: Clique no botão Família para selecionar uma família;
  • Marca: Clique no botão Marca para selecionar uma marca;
  • Fornecedor: Clique no botão Fornecedor para selecionar um fornecedor.
  • Comprador Responsável;
  • Exibir apenas produtos que tiveram vendas

Clique no botão Selecionar <F8> para realizar a pesquisa.

Os resultados correspondentes aos filtros informados serão exibidos identificando:

  • Empresa;
  • Indicador se é F - família, P - produto, ou G - Grupo de Produto;
  • Código da família ou produto;
  • Descrição da família ou produto;
  • Data inicial e final da vigência da verba;
  • Valor unitário da verba por embalagem;
  • Tipo de embalagem;
  • Quantidade limite definida para a verba;
  • Quantidade vendida;
  • Valor total da verba;
  • Código e identificação do fornecedor;
  • Comprador;

Imagem 1 - Filtro Verbas

Gerar Acordo Promocional

Para apurações normais, onde o parâmetro dinâmico APUR_VERBA_PARC = 'N', para gerar o acordo promocional, a quantidade vendida deverá ter atingido a quantidade limite, ou ter finalizada o período de vigência da verba.


Atenção

As funcionalidades pertinentes as apurações parcias serão disponibilizadas a partir da versão 22.01.002.

Para apurações parciais, onde o parâmetro dinâmico APUR_VERBA_PARC = 'S', para gerar o acordo promocional, não é necessário que a quantidade vendida tenha atingido a quantidade limite ou ter finalizada o período de vigência da verba. A medida que a verba estiver sendo consumida o usuário pode gerar acordo para o valor consumido. Sendo assim, a verba passa a ter mais de um acordo vinculado. Em apurações parciais, serão disponibilizadas as informações de consumo atual nas colunas Valor Apurado Quantidade Apurada.

Colunas referentes ao proceso de apuração parcial:

Qtde Apurada - 
Quantidade vendida que já foi apurada;
Valor Apurado - 
Valor apurado referente à coluna 'Qtde Apurada';
Qtde A Apurar - 
Quantidade vendida que não foi apurada;
Valor A Apurar - 
Valor a apurar referente à coluna 'Qtde A Apurar';
Acordos Gerados - 
Ao dar duplo clique na coluna, será aberta uma dialog que exibirá os acordos gerados para a verba sell-out:


Imagem 2 - Acordo Gerados


É obrigatório que seja informado o campo Tipo Acordo, e é opcional que se informe o Tipo Acordo (+), e Agrupar valor do Acordo por Fornecedor ou por Família.

Selecione a linha desejada e clique no botão Gera Acordo Promocional.

Imagem 3 - Gerar Acordo


Será exibida a mensagem confirmando a geração do acordo, clique em Yes.

Imagem 4 – Confirmação



E assim será aberta a tela com o acordo gerado:

Imagem 5 - Acordo Gerado



Atenção

As funcionalidades pertinentes a acréscimo no valor do acordo promocional serão disponibilizadas à partir da versão 22.01.002.


Caso o parâmetro dinâmico PERC_ACRESC_GERA_ACORDO, para o grupo VERBA_SEM_ACORDO, esteja configurado com um percentual maior que zero, será adicionado no valor total do acordo promocional à proporção referente ao percentual definido no parâmetro dinâmico. Obs.: Em casos onde se opte por informar um valor decimal no parâmetro, utilizar a vírgula para separação do valor inteiro para o valor decimal (ex.: 14,5).

Cálculo da Data de Vencimento do Acordo

Se o parâmetro UTIL_PRAZO_VENC_FORNECEDOR estiver configurado com a opção S - Sim ou B - Utiliza e bloqueia caso não for informado e configurado o Tipo de Cálculo de Vencimento no cadastro de Fornecedor, a data de vencimento seguirá a regra definida no tipo de cálculo.

Atividades Relacionadas

Verba Bonificação - MAX0302

Configurações para Cálculo de Vencimento dos Acordos Promocionais 

DT Verba sem acordo promocional - Centralização