Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

TOTVS | Development Studio

A build 7.00.131227A é a ultima onde será distribuído o IDE.
Observação: Esta informação vem sendo divulgada desde a build 7.00.120420A, contamos com a compreensão dos usuários.

Em builds superiores ao 7.00.120420A o TOTVS | Development Studio passa a ser obsoleto, porém, disponível para uso e compilação de User Functions (clientes).
Em substituição, já esta disponível o novo TOTVS | Developer Studio versão compatível com as plataformas Windows, Linux e Mac OS X.

Maiores informações acesse: http://ds.totvs.com
Download disponível no portal: http://suporte.totvs.com

O TOTVS | Development Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado que permite editar, compilar e depurar programas, escritos na linguagem AdvPL.

Como ferramenta de edição, engloba todos os recursos disponíveis nas melhores ferramentas de desenvolvimento do mercado, como cortar e colar, levar o ponteiro do mouse até uma determinada linha do código-fonte, localização e substituição de texto, etc., e recursos adicionais, como indentação de código-fonte, inserção de comentários de documentação, etc.

Já como ferramenta de depuração, dispõe de ações de depuração como percorrer linha, pular linha, executar, seguir até o retorno, pausar execução e derrubar client, etc., permitindo ao usuário executar e depurar suas rotinas de dentro de seu ambiente integrado, inspecionando o ambiente de execução de suas rotinas através de diversas janelas de informações, como variáveis (divididas entre variáveis locais, públicas, privadas e estáticas), expressões em watch, tabelas, índices e campos, breakpoints, programas registrados (inspetor de objetos) e pilha de chamadas. Além disso, os programas criados são compilados diretamente no TOTVS | Development Studio, onde são mantidos em projetos e grupos de projetos.

Os grupos de projetos facilitam a compilação de um ou mais projetos de arquivos, utilizando conceitos de repositórios e diretivas de compilação, possibilitando inclusive a manutenção de bibliotecas de rotinas do usuário.

Detalhes do TOTVS | Development Studio

Para a execução do TOTVS | Development Studio não é necessário conectar-se ao TOTVS | Application Server, exceto nas operações de atualização ou consulta de um repositório (compilação, obtenção do mapa de objetos, aplicação de patchs, etc.) e durante o processo de depuração.

Não é aconselhável executar o TOTVS | Development Studio remotamente (via Internet ou via modem), pois a conexão do remote ao sistema, quando efetuada através do Development Studio, é mais lenta.

A seguir, observe os passos para o desenvolvimento de programas, na linguagem AdvPL, utilizando o TOTVS | Development Studio:

  1. Criação do código-fonte através do editor
    Na linguagem AdvPL, os analistas e usuários do sistema tem todos os recursos disponíveis para o desenvolvimento de suas rotinas. E diferentemente do antigo RDMAKE, não é mais uma linguagem interpretada. Desta forma, a performance das rotinas específicas é dez vezes maior do que era no RDMAKEs antigos. 
  2. Montagem do grupo de projetos
    O grupo de projetos é um gerenciador existente no TOTVS | Development Studio que permite o usuário manter os arquivos de código-fonte separados por projetos, pastas e grupos para uma organização lógica. 
  3. Compilação
    Durante a compilação, os arquivos são enviados ao TOTVS | Application Server. Desta forma, toda compilação é gravação no repositório são efetuadas no servidor.
  4. Depuração
    O TOTVS | Development Studio permite o desenvolvedor depurar as rotinas criadas, executando-as linha a linha ou em modo de animação, como também os pontos de entrada, colocando-se um ponto de parada (breakpoint) em uma linha qualquer do código. Além disso, é possível visualizar informações como variáveis em diferentes escopos, pilha de chamadas, lista de breakpoints e etc. O TOTVS | Development Studio é exatamente como as melhores ferramentas de desenvolvimento existentes no mercado.
  • No labels