ExecInDllRun
Executa uma função com nome pré-determinado em uma DLL (Dynamic-link library , ou Biblioteca de vinculo dinâmica).
O nome da função que irá ser chamada é : ExecInClientDLL .
Sintaxe
cRet := ExecInDllRun( < nHandle >, < nOpc >, < cStrInput > )
Parâmetros
Nome | Tipo | Descrição | Obrigatório | Referência |
---|---|---|---|---|
nHandle | caractere | Indica o handle da DLL obtida através da função ExecInDLLOpen(). | X | |
nOpc | numérico | Indica a opção que será executada pela DLL. | X | |
cStrInput | caractere | Indica o buffer, no formato caracter, que será recebido pela DLL. Esse mesmo parametro será utilizado apenas para input de dados na DLL. Caso seja necessário informar um parâmetro maior, utilize a função ExeDLLRun2. | X |
Retorno
O retorno da função será um buffer no formato caracter de até 255 bytes.
Exemplo (DLL)
// Fonte de exemplo c++ // Deve ser compilado gerando uma DLL 32 bits, chamada "tstdll.dll" // para ser usada no exemplo em AdvPL. Esta DLL deve ser copiada para a pasta do SmartClient.EXE extern "C" __declspec(dllexport) void ExecInClientDLL(int idCommand, char * buffParam, char * buffOutput, int buffLen) { switch (idCommand) { case COMMAND1: { strcpy(buffOutput, "Comando 1"); return; } case COMMAND2: { strcpy(buffOutput, "Comando 2"); return; } default: strcpy(buffOutput, "Comando inválido"); return; } }
Observações
- A função executada dentro da DLL pode escrever um retorno em string de até 255 bytes. Caso seja necessário um retorno maior, utilize a função ExeDLLRun2.
- Para o nome da função na DLL, é obrigatorio utilizar ExecInClientDLL, com a declaração/assinatura abaixo especificada, para o correto funcionamento da implementação.
Atenção
Como pode ser observado, a dll desenvolvida para ser executada com a função ExecinDLLRun tem uma assinatura diferente da utilizada em ExeDLLRun3, por isso não são compatíveis e podem causar erros fatais na execução.
Quando a função ExecInClientDLL é chamada através da função AdvPL ExecInDLLRun(), o buffer de retorno suporta apenas 255 bytes. Caso seja necessário um retorno maior, utilize a função ExeDLLRun2()
Exemplo (AdvPL)
#define MB_OK 0 #define MB_OKCANCEL 1 #define MB_YESNO 4 #define MB_ICONHAND 16 #define MB_ICONQUESTION 32 #define MB_ICONEXCLAMATION 48 #define MB_ICONASTERISK 64 User Function DllTeste() Local hHdl := 0,buffer := "",xRet1 := 0 // Abre Dll hHdl := ExecInDLLOpen( "DllTeste.dll" ) // ---------------------------------------------------------------- // Envia comando para execução, repare que estamos // usando a opção "1" no momento de chamar a DLL. // ---------------------------------------------------------------- // ExecInDllRun não retorna valor da DLL buffer:= "Executando a partir da ExecInDllRun..." xRet1 := ExecInDllRun( hHdl, 1, buffer ) MessageBox("Retorno da ExeDllRun: " + xRet1, "ExeDllRun", MB_ICONEXCLAMATION) // ExecInDllRun retorna valor numérico da DLL buffer:= "Executando a partir da ExeDllRun..." xRet2 := ExecInDllRun( hHdl, 2, @buffer ) MessageBox("Retorno da ExeDllRun: " + xRet2, "ExeDllRun", MB_ICONEXCLAMATION) // ExecInDllRun retorna valor numérico da DLL buffer:= "Executando a partir da ExeDllRun..." xRet3 := ExecInDllRun( hHdl, 3, @buffer ) MessageBox("Retorno da ExeDllRun: " + xRet3, "ExeDllRun", MB_ICONEXCLAMATION) // ---------------------------------------------------------------- // Fecha a DLL ExecInDllClose( hHdl ) Return