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Status:

Descrição:

Aberta

As oportunidades de venda abertas são destacadas de cor amarela.

Fechada

As oportunidades de venda já fechadas são destacadas de cor verde.

Informações
titleImportante:

Para que uma oportunidade de venda seja encerrada, é necessário que a fase esteja parametrizada como 'Fechada'. Esta parametrização é efetuada no programa Manutenção de Estratégia de Venda.

SuspensaAs oportunidades de venda que foram suspensas são destacadas de cor preta.

...

Ação:

Descrição:

Nova Oportunidade

Quando acionado executa a tela de cadastro de oportunidades de venda.
Relatório

Quando acionado possibilita a execução dos relatórios configurados para as oportunidades de venda.

ExportarQuando acionado permite exportar os resultados da consulta de oportunidades para o Excel.
Preferências do Usuário (CRM)Quando acionado permite ativar a pesquisa estrita e alterar o filtro padrão para a busca simples de oportunidades. Ao alterar o filtro padrão, a busca simples será sempre efetuada pelo tipo de informação selecionada nesta tela.
Busca Simples

Inserir a descrição da oportunidade de venda ou o nome da conta relacionada a oportunidade, para a pesquisa do registro desejado.

Busca AvançadaQuando acionado executa a tela Pesquisa Avançada, na qual é possível combinar filtros a serem aplicados na pesquisa de oportunidades de venda. Para mais detalhes acesse: Busca Avançada.
Filtrado por

Exibe os filtros utilizados e permite excluí-los. Para mais informações acesse: Filtros Aplicados.

Nota
titleNota:

Quando é ativado o parâmetro 'Visualizar apenas carteira de oportunidades do usuário logado?' no programa Alterar Parâmetros do CRM, a lista passa a apresentar apenas as oportunidades de venda das quais o usuário logado é responsável. Além disso, esse parâmetro não permite que o filtro de responsável seja removido.

Filtros Predefinidos

Quando acionados, efetuam um filtro na lista de oportunidades de venda. Esses são filtros padrão localizados acima da lista de oportunidades.
Os filtros predefinidos disponíveis são:

  • Minhas Oportunidades: Exibe na lista apenas as oportunidades de venda do usuário logado, independente da fase.
  • Oportunidades Abertas: Exibe na lista apenas as oportunidades de venda abertas do usuário logado.
Mais FiltrosQuando acionado permite adicionar, editar, excluir, pesquisar e selecionar filtros predefinidos, que são exibidos acima da lista de oportunidades de venda. Veja mais detalhes em: Mais Filtros.
Lista de Oportunidades de Venda

Exibe e disponibiliza para detalhamento e manutenção as oportunidades de venda cadastradas.

Nota
titleNota:
  • Quando é ativado o parâmetro 'Visualizar apenas carteira de oportunidades do usuário logado?' no programa Alterar Parâmetros do CRM, a lista passa a apresentar apenas as oportunidades de venda das quais o usuário logado é responsável. Além disso, não será possível remover o filtro de responsável.
  • Na lista é apresentado o identificador da oportunidade de venda, composto pelo código e pela descrição. Ao clicar sobre o identificador, é apresentada a tela 'Detalhamento' com mais informações e funções para a manutenção da oportunidade. Caso a Regra de Times esteja ativa e o usuário logado não possua acesso a conta relacionada a oportunidade de venda, o link do identificador é desabilitado e é apresentado um ícone em forma de cadeado, indicando que o usuário logado não pode visualizar o detalhamento da oportunidade de venda. 
  • O ícone em forma de clip indica que a oportunidade de venda possui anexo.
  • O ícone em forma de globo indica que a conta relacionada a oportunidade de venda é uma empresa matriz.
Editar

Quando acionado permite alterar os dados da oportunidade de venda.

Nota
titleNota:
  • Esse botão é habilitado somente quando a fase da oportunidade de venda está parametrizada para permitir a alteração. A parametrização é efetuada no programa Manutenção de Estratégia de Venda, por meio da tela 'Nova Fase'.
  • Não é possível editar oportunidades de venda relacionadas a contas nas quais o usuário não possui acesso. Essas oportunidades são apresentadas com um ícone em forma de cadeado.
Excluir

Quando acionado elimina a oportunidade de venda.

Nota
titleNota:

Esse botão é habilitado somente quando a fase da oportunidade de venda está parametrizada para permitir a exclusão. A parametrização é efetuada no programa Manutenção de Estratégia de Venda, por meio da tela 'Nova Fase'.

Informações
titleImportante:
  • Quando é excluída uma oportunidade de venda, são excluídos também todos os seus relacionamentos como: tarefas, ações, contatos, itens, pontos fortes/fracos, motivos de ganhos e perdas, concorrentes e revendas.
  • Oportunidades de venda excluídas não podem ser recuperadas.
Reativar

Quando acionado reativa a oportunidade de venda que foi suspensa.

Nota
titleNota:

Esse botão é habilitado somente quando a oportunidade de venda estiver suspensa, a fase da oportunidade estiver parametrizada para permitir alteração e o usuário possuir acesso a conta relacionada a oportunidade de venda em questão.

Operações

Quando acionado permite executar ações relacionadas a oportunidade de venda, por meio das opções:

  • Suspender: Suspende a oportunidade de venda aberta.

    Nota
    titleNota:

    • Uma oportunidade de venda pode ser suspensa somente quando estiver aberta. Além disso, a fase da oportunidade deve estar parametrizada para permitir alteração. A parametrização é efetuada no programa Manutenção de Estratégia de Venda, por meio da tela 'Nova Fase'.
    • Uma oportunidade de venda pode permanecer suspensa por tempo indeterminado.
    • Somente o usuário que cadastrou ou o responsável podem suspender a oportunidade de venda.

  • Reabrir: Reabre a oportunidade de venda que foi fechada.
  • Registrar Ação;
  • Nova Tarefa.

...

Campo:

Descrição

Descrição

Inserir a descrição da nova oportunidade de venda.

Conta 

Inserir a conta para a qual será planejada a oportunidade de venda.

Nota
titleNota:

O CRM possibilita o cadastramento de oportunidades de venda para Prospect, Leads e Clientes.

ContatoExibe o principal contato da conta, sendo permitido alterá-lo.
Estratégia de Venda

Selecionar a estratégia de vendas da oportunidade.

Nota
titleNota:
  • São exibidas para seleção as estratégias de venda com data de fim menor ou igual a data atual do sistema.
  • A estratégia de venda define o fluxo de venda da oportunidade, a empresa pode parametrizar para cada produto ou serviço estratégias de venda diferentes.
  • A estratégia de venda determina se deve ser aberta a tela de registro de ação sempre que for alterada a oportunidade de venda. Nesse caso, no programa Manutenção de Estratégia de Venda deve ser parametrizado se a tela de registro de ação deve ser apresentada. O registro de ação não é obrigatório.
Fase

Selecionar uma das fases parametrizadas para a estratégia de venda.

Probabilidade de VendaSelecionar a probabilidade de venda da oportunidade.
Responsável

Exibe o responsável pela oportunidade de venda.

Nota
titleNota:

Esse campo é controlado de acordo com o parâmetro 'Usuário Responsável', disponível no programa Alterar Parâmetros CRM, que indica o usuário responsável pelos cadastros de oportunidades e contas - caso a Regra de Times não esteja em uso. Quando é informada uma conta, o CRM localiza quem é o responsável pela conta e o traz como padrão. Vale ressaltar que qualquer usuário pode abrir uma oportunidade de venda para qualquer cliente ou prospect do CRM, porém ao salvar a oportunidade de venda o CRM valida para qual usuário esta oportunidade de venda deve ser enviada, de acordo com as seguintes regras:

  1. Verfica se a Regra de Times está ativa;
  2. Retorna o usuário líder da Hierarquia;
  3. Caso não exista um usuário líder parametrizado: Busca o usuário parametrizado no CRM;
  4. Caso não exista um usuário parametrizado no CRM: Busca o responsável pela conta;
  5. Caso não exista um usuário responsável: Busca o usuário responsável do grupo de clientes;
  6. Caso não exista um usuário responsável no grupo de clientes: Busca o usuário logado.
MoedaSelecionar a moeda utilizada para a oportunidade de venda.
Valor da Oportunidade

Inserir o valor total da oportunidade de venda.

Nota
titleNota:

Esse campo pode ser informado ou caculado pelo sistema, isto irá depender do parâmetro: 'Deve calcular o valor da Oportunidade de acordo com o valor total dos itens?', disponível no programa Alterar Parâmetros CRM. Este parâmetro indica que quando um item for inserido na oportunidade, o sistema deverá substituir o valor informado na oportunidade pelo valor total dos itens.

ObservaçãoInserir observações sobre a oportunidade de venda, se necessário.

...

Campo:

Descrição:

Campanha

Selecionar a campanha relacionada a oportunidade de venda.

BudgetInserir o valor do orçamento da oportunidade de venda.
Data de Previsão de FechamentoInserir a data prevista para o fechamento da oportunidade de venda.
Data de Fechamento

Exibe a data na qual a oportunidade de venda foi encerrada.

Nota
titleNota:

Esse campo é habilitado quando a fase da oportunidade de venda está parametrizada como 'Fechada'. Esta parametrização é efetuada no programa Manutenção de Estratégia de Venda.

Quantidade de ItensInserir a quantidade de itens da oportunidade de venda.
SuspensoQuando assinalado indica que a oportunidade de venda deve ser registrada como suspensa.

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Campo:

Descrição:

Tabela de Preço

Selecionar a tabela de preços relacionada ao produto/serviço.

Nota
titleNota:

O zoom desse campo apresenta apenas as tabelas de preço ativas integradas ao ERP da Linha Datasul. Ao selecionar a tabela de preço, o zoom de produtos é habilitado e carregado com todos os itens da tabela de preço selecionada. Ao selecionar o item da tabela de preço, o campo de referência é carregado com todas as referências do item. O campo de preço é carregado com o preço unitário do item selecionado.

ProdutoInserir o produto/serviço da oportunidade de venda.
ReferênciaSelecionar a referência do produto/serviço.
Quantidade

Inserir a quantidade do produto/serviço.

Nota
titleNota:

Caso a quantidade informada seja menor que a quantidade mínima definida na tabela de preço, será exibida uma mensagem de erronotificação e o produto não será salvo.

Valor Cliente

Inserir o valor negociado com o cliente.

Valor Representante

Inserir o valor negociado com o representante.

PreçoExibe o valor unitário do produto/serviço.
Valor TotalExibe o valor total do produto/serviço, considerando a quantidade e o preço unitário.
ObservaçãoInserir detalhes sobre a negociação do produto/serviço, se necessário.

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Campo:

Descrição:

Concorrente

Inserir o concorrente da oportunidade de venda.

Informações
titleImportante:

Os concorrentes devem ser previamente cadastrados no programa Manutenção de Contas, no qual devem ser identificados por meio do parâmetro 'Empresa/Marca Concorrente'.

Contato

Selecionar o contato do concorrente

Nota
titleNota:

O preenchimento dessa informação não é obrigatório.

PesoInserir o peso que o concorrente tem sobre a oportunidade de venda.
Valor da OportunidadeInserir o valor da oportunidade de venda concorrente.
ObservaçãoInserir detalhes sobre o concorrente, se necessário.

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Campo:

Descrição:

Revenda

Inserir a revenda relacionada a oportunidade de venda.

Informações
titleImportante:

As revendas devem ser previamente cadastradas e identificadas no programa Manutenção de Contas.

ContatoSelecionar o contato da revenda.

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Objetivo da tela:

Exibir, executar e finalizar os questionários vinculados a ocorrência. Veja mais informações em: Pasta Questionários.


Conteúdos Relacionados:

Alterar Parâmetros do CRM

Busca Avançada

Filtros Aplicados

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Mais Filtros

MPD - Pedidos

Manutenção de Estratégia de Venda

Manutenção de Contas

Manutenção de Campos Personalizados

Manutenção de Permissões para Usuários

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