Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Os movimentos podem ser gerados por regime de caixa ou por regime de competência. O default é a geração por regime de caixa.

Se desejar gerar movimentos por regime de competência, o parâmetro do sistema 'Utiliza movimento por competência' deve ser marcado, além disso deve-se definir onde o sistema irá consultar a data de competência a ser considerada para a geração dos movimentos, que poderá ser no 'Período letivo' ou na 'Parametrização por curso'. Esta data é muito importante e irá influenciar diretamente no cálculo do valor de cada movimento a ser gerado pelo regime de competência. Para obter mais detalhes quanto à forma como o sistema calcula os valores de competência para cada movimento, consulte o help referente à contabilização clicando aqui, pois o cálculo é feito da mesma forma.

Por definição interna do sistema, somente os serviços associados às parcelas do tipo 'Parcela do Plano' farão parte do cálculo do valor total do contrato a ser considerado para a geração de movimentos pelo regime de competência. Os serviços associados às parcelas do tipo 'Parcela Extra' e do tipo 'Parcela Adicional' somente entrarão no cálculo e farão parte da geração de movimentos por regime de competência se o sistema estiver devidamente parametrizado para considerar tais parcelas na geração de movimentos, marcando os respectivos parâmetros do sistema: 'Gera movimentos de parcelas do tipo Adicional' e 'Gera movimentos de parcelas do tipo Extra', presentes no mesmo local (Ambientes | Parâmetros | Educacional | Integração | Fiscal). 

Conforme legislação a geração de movimento em regime de competência, sempre será gerado um movimento para cada serviço (Serviço RM Nucleus) existente no contrato.

Se a geração de movimentos for por regime de caixa, e se o boleto indicado para o processo for um boleto que agrupa vários lançamentos financeiros, será gerado um único movimento no valor total do boleto ou então o usuário pode optar por gerar um movimento para cada lançamento do boleto. Para isto basta marcar o respectivo parâmetro do sistema: 'Gerar um movimento para cada lançamento do boleto', presente neste mesmo local.

...

Campos Complementares:
Tipo do Endereço (TIPOENDPREST      Tipo: Texto       Tamanho: 10
Endereço (ENDPREST                           Tipo: Texto        Tamanho: 60
Número (NUMPREST                             Tipo: Texto        Tamanho: 9
Complemento (COMPLPREST              Tipo: Texto        Tamanho: 60
Bairro (BAIRPREST                               Tipo: Texto        Tamanho: 40
Cep (CEPPREST                                   Tipo: Texto        Tamanho: 8
Observações: - Os campos complementares criados no movimento devem seguir exatamente a nomenclatura citada acima (nome, tipo e tamanho).
 
Atenção:
O sistema não permite que para um mesmo contrato sejam gerados movimentos alternando o regime escolhido, ou seja, para um mesmo contrato é  é possível gerar movimentos somente por regime de caixa ou então somente por regime de competência, no entanto, se o sistema estiver parametrizado para gerar movimentos por regime de competência (parâmetro 'Utiliza movimento por competência' = marcado) e se o parâmetro 'Gera movimentos de parcelas do tipo Extra' estiver desmarcado, isto significa que parcelas do contrato do tipo 'Parcela Extra' não entrarão no cálculo do valor do movimento. Para estes casos será permitido que sejam gerados movimentos por regime de caixa para parcelas exclusivamente do tipo 'Parcela Extra'.

...

Para a emissão da Nota Fiscal, o sistema suporta a tradução de variáveis referentes as bolsas que compõe o desconto incondicional do movimento. Para que seja possível a tradução das variáveis de bolsa, será necessário parametrizar o campo 'Histórico' (Ambiente | Parâmetros | Educacional | Integração | Fiscal) com as variáveis a seguir:

- \[BOL.CX\]

...

-

...

Máscara

...

de

...

histórico

...

para

...

o

...

código

...

da

...

bolsa;

- \[BOL.DX\] - Máscara de histórico para a descrição da bolsa;

...

 
Valor do item de movimento 
Para a emissão da Nota Fiscal, a forma como o sistema irá calcular o valor do item de movimento também deverá ser indicada nos parâmetros do sistema (Ambiente | Parâmetros | Educacional | Integração | Fiscal 2/2). Assim, o valor do Serviço, indicado no Item de movimento poderá ser calculado das seguintes maneiras:

Valor original: Opção disponível para geração de movimentos por regime de caixa ou por regime de competência.
Neste caso, no item de movimento serão apresentados o 'Preço Unitário' com o valor correspondente ao valor original do serviço e o 'Valor do Item' com o valor deduzido dos descontos (descontos das parcelas + valor de bolsas incondicionais) e, neste acaso, o valor dos descontos serão destacados na aba Tributos e Valores, conforme parametrização do tipo de movimento utilizado.

...