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Campo:

Descrição

Descrição

Inserir a descrição da nova oportunidade de venda.

Conta 

Inserir a conta para a qual será planejada a oportunidade de venda.

Nota
titleNota:

O CRM possibilita o cadastramento de oportunidades de venda para Prospect, Leads e Clientes.

ContatoExibe o principal contato da conta, sendo permitido alterá-lo.
Estratégia de Venda

Selecionar a estratégia de vendas da oportunidade.

Nota
titleNota:
  • São exibidas para seleção as estratégias de venda com data de fim menor ou igual a data atual do sistema.
  • A estratégia de venda define o fluxo de venda da oportunidade, a empresa pode parametrizar para cada produto ou serviço estratégias de venda diferentes.
  • A estratégia de venda determina se deve ser aberta a tela de registro de ação sempre que for alterada a oportunidade de venda. Nesse caso, no programa Manutenção de Estratégia de Venda deve ser parametrizado se a tela de registro de ação deve ser apresentada. O registro de ação não é obrigatório.
Fase

Selecionar uma das fases parametrizadas para a estratégia de venda.

Probabilidade de VendaSelecionar a probabilidade de venda da oportunidade.
Responsável

Exibe o responsável pela oportunidade de venda.

Nota
titleNota:

Esse campo é controlado de acordo com o parâmetro 'Usuário Responsável', disponível no programa Alterar Parâmetros CRM, que indica o usuário responsável pelos cadastros de oportunidades e contas - caso a Regra de Times não esteja em uso. Quando é informada uma conta, o CRM localiza quem é o responsável pela conta e o traz como padrão. Vale ressaltar que qualquer usuário pode abrir uma oportunidade de venda para qualquer cliente ou prospect do CRM, porém ao salvar a oportunidade de venda o CRM valida para qual usuário esta oportunidade de venda deve ser enviada, de acordo com as seguintes regras:

  1. Verfica se a Regra de Times está ativa;
  2. Retorna o usuário líder da Hierarquia;
  3. Caso não exista um usuário líder parametrizado: Busca o usuário parametrizado no CRM;
  4. Caso não exista um usuário parametrizado no CRM: Busca o responsável pela conta;
  5. Caso não exista um usuário responsável: Busca o usuário responsável do grupo de clientes;
  6. Caso não exista um usuário responsável no grupo de clientes: Busca o usuário logado.
MoedaSelecionar a moeda utilizada para a oportunidade de venda.
Valor da Oportunidade

Inserir o valor total da oportunidade de venda.

Nota
titleNota:

Esse campo pode ser informado ou caculado calculado pelo sistema, isto irá depender do parâmetro: 'Deve calcular o valor da Oportunidade de acordo com o valor total dos itens?', disponível no programa Alterar Parâmetros CRM. Este parâmetro indica que quando um item for inserido na oportunidade, o sistema deverá substituir o valor informado na oportunidade pelo valor total dos itens.

ObservaçãoInserir observações sobre a oportunidade de venda, se necessário.

...

Objetivo da tela:

Inserir informações complementares da oportunidade de venda.

Nova Oportunidade - Vendas

Objetivo da tela:

Inserir informações auxiliares para geração de pedidos e cotações

Nota
titleImportante

Essas informações só estarão disponíveis quando o parâmetro "Controla CIF/FOB nos itens da oportunidade" do programa Alterar Parâmetros do CRM estiver ativo.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Campanha

Selecionar a campanha relacionada a oportunidade de venda.

BudgetInserir o valor do orçamento da oportunidade de venda.Data de Previsão de FechamentoInserir a data prevista para o fechamento da oportunidade de venda.Data de Fechamento

Exibe a data na qual a oportunidade de venda foi encerrada.

Nota
titleNota:

Esse campo é habilitado quando a fase da oportunidade de venda está parametrizada como 'Fechada'. Esta parametrização é efetuada no programa Manutenção de Estratégia de Venda.

Quantidade de ItensInserir a quantidade de itens da oportunidade de venda.SuspensoQuando assinalado indica que a oportunidade de venda deve ser registrada como suspensa.

Detalhamento

...

Objetivo da tela:

...

Detalhar o cadastro da oportunidade de venda, permitindo a análise e a manutenção centralizadas de informações como:

  • Campos Personalizados;
  • Observações;
  • Tarefas;
  • Históricos;
  • Produtos;
  • Contatos;
  • Pedidos/Cotações;
  • Anexos;
  • Pontos Fortes e Fracos;
  • Motivos de Ganhos e Perdas;
  • Concorrentes;
  • Revendas;
  • Questionários.
Informações
titleImportante:

Quando a empresa não utiliza Regra de Times, o usuário logado pode detalhar qualquer oportunidade de venda. Quando a empresa utiliza Regra de Times, o usuário logado pode visualizar todas as oportunidades de venda que estão sob sua responsabilidade, além de todas as oportunidades de venda das contas nas quais possui acesso pela Regra ou Exceção de Times.

Cidade CIF

A informação de cidade preenchida nesse campo determina que para novos produtos adicionados a oportunidade o preço praticado será do tipo CIF.

EstabelecimentoA informação de estabelecimento preenchida nesse campo será utilizada para definir o estabelecimento como padrão na geração de pedidos e cotações a partir dessa oportunidade de vendas. Caso o campo Cidade CIF não seja informado, será utilizada a informação do estabelecimento para determinar se o preço aplicado ao produto é CIF ou FOB, de acordo a manutenção de parâmetros de preços de venda (PR0301).



Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Campanha

Selecionar a campanha relacionada a oportunidade de venda.

BudgetInserir o valor do orçamento da oportunidade de venda.
Data de Previsão de FechamentoInserir a data prevista para o fechamento da oportunidade de venda.
Data de Fechamento

Exibe a data na qual a oportunidade de venda foi encerrada.

Nota
titleNota:

Esse campo é habilitado quando a fase da oportunidade de venda está parametrizada como 'Fechada'. Esta parametrização é efetuada no programa Manutenção de Estratégia de Venda.

Quantidade de ItensInserir a quantidade de itens da oportunidade de venda.
SuspensoQuando assinalado indica que a oportunidade de venda deve ser registrada como suspensa.

Detalhamento

Objetivo da tela:

Detalhar o cadastro da oportunidade de venda, permitindo a análise e a manutenção centralizadas de informações como:

  • Campos Personalizados;
  • Observações;
  • Tarefas;
  • Históricos;
  • Produtos;
  • Contatos;
  • Pedidos/Cotações;
  • Anexos;
  • Pontos Fortes e Fracos;
  • Motivos de Ganhos e Perdas;
  • Concorrentes;
  • Revendas;
  • Questionários.
Informações
titleImportante:

Quando a empresa não utiliza Regra de Times, o usuário logado pode detalhar qualquer oportunidade de venda. Quando a empresa utiliza Regra de Times, o usuário logado pode visualizar todas as oportunidades de venda que estão sob sua responsabilidade, além de todas as oportunidades de venda das contas nas quais possui acesso pela Regra ou Exceção de Times.

Detalhamento - Campos Personalizados

Detalhamento - Campos Personalizados

...

Objetivo da tela:

...

Exibir as informações registradas nos campos personalizados da oportunidade de venda.

Nota
titleNota:

Toda e qualquer regra apresentada para os campos dessa seção, assim como o tipo do campo apresentado, obedece a configuração efetuada no programa Manutenção de Campos Personalizados.

Detalhamento - Conta

...

Objetivo da tela:

...

Exibir a conta relacionada a oportunidade de venda e permitir - por meio da função 'Detalhar' - visualizar mais informações.

...

Objetivo da tela:

Exibir as informações

adicionais registradas para a

registradas nos campos personalizados da oportunidade de venda.

Detalhamento - Pasta Tarefas

Nota
titleNota:

Toda e qualquer regra apresentada para os campos dessa seção, assim como o tipo do campo apresentado, obedece a configuração efetuada no programa Manutenção de Campos Personalizados.

Detalhamento - Conta

Objetivo da tela:

Exibir a conta relacionada a oportunidade de venda e permitir - por meio da função 'Detalhar' - visualizar mais informações.

Detalhamento - Pasta Observação

Qualquer usuário do CRM pode registrar uma tarefa para a oportunidade de venda. Porém, só poderá ser selecionado como responsável pela tarefa um usuário que possua acesso a conta e a ação da campanha selecionadas. Desta forma, quando um usuário receber uma ligação para uma oportunidade de venda que não é de sua responsabilidade, conseguirá registrar uma tarefa para o responsável da

oportunidade de venda.

Objetivo da tela:

Exibir as informações adicionais registradas para a

Objetivo da tela:

Apresentar todas as tarefas registradas para a oportunidade de venda, bem como permitir que sejam manutenidas e executadas. Veja mais informações na página: Tarefas do Usuário.

Informações
titleImportante:

Detalhamento - Pasta

...

Tarefas

Objetivo da tela:

Apresentar todas as ações realizadas para executar as tarefas da tarefas registradas para a oportunidade de venda, bem como permitir que sejam adicionadas manutenidas e manutenidasexecutadas. Para Veja mais informações consulte a na página: Histórico de AçãoTarefas do Usuário.

Informações
titleImportante:

A fase da Qualquer usuário do CRM pode registrar uma tarefa para a oportunidade de venda. Porém, só poderá ser selecionado como responsável pela tarefa um usuário que possua acesso a conta e a ação da campanha selecionadas. Desta forma, quando um usuário receber uma ligação para uma oportunidade de venda que não é de sua responsabilidade, conseguirá registrar uma tarefa para o responsável da oportunidade de venda.

Detalhamento - Pasta Históricos

Objetivo da tela:

Apresentar todas as ações realizadas para executar as tarefas da oportunidade de venda, bem como permitir que sejam adicionadas e manutenidas. Para mais informações consulte a página: Histórico de Ação.

Informações
titleImportante:

A pode ser trocada por meio das ações. Para isso, a fase da oportunidade deve permitir alteração e quando as Regras de Times estiverem ativas, o usuário deve ser responsável pela oportunidade.
O processo de troca de fase da oportunidade de venda também pode ser automatizadotrocada por meio das ações. Para isso, é necessário acessar o programa 'Transição Automática Fase Oportunidade' e parametrizar as regras para a a fase da oportunidade deve permitir alteração e quando as Regras de Times estiverem ativas, o usuário deve ser responsável pela oportunidade.
O processo de troca de fase da oportunidade de venda também pode ser automatizado. Para isso, é necessário acessar o programa 'Transição Automática Fase Oportunidade' e parametrizar as regras para a transição automática. Desta forma, quando for registrada uma ação que atenda as regras definidas para a oportunidade de venda, a fase atual será migrada para a próxima fase parametrizada, não sendo necessário alterar a oportunidade de venda para trocar a fase.

...

Objetivo da tela:

Definir as informações do produto/serviço da oportunidade de venda.

Informações
titleImportante:

A oportunidade de venda trabalha somente com itens de tabela de preço. Portanto, para que seja possível inserir produtos ou serviços na oportunidade, é necessário que:

  • Os produtos/serviços estejam relacionados a uma tabela de preço;
  • A tabela de preço e o item estejam ativos;
  • A tabela de preço esteja integrada ao ERP Linha Datasul.

...

  • A tabela de preço esteja integrada ao ERP Linha Datasul.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Preços Relacionados

Quando acionado, permite selecionar um dos preços relacionados ao produto a ser incluso. Após a seleção, a tela de inclusão de produto é preenchida com o preço e as informações a ele relacionadas (quantidade mínima, unidade de medida e referência (se houver)), de acordo com as parametrizações feitas na tabela de preço.

Nota
titleNota

Caso o parâmetro "Controla CIF/FOB nos itens da oportunidade" do programa Alterar Parâmetros do CRM esteja ativo, será apresentado duas colunas com o valor do produto, uma coluna com o preço CIF e outra com o preço FOB. O preço aplicado ao produto vai depender se foi informado uma cidade CIF na oportunidade, nesse caso o preço é CIF, ou se não informado a cidade CIF, então será verificado de acordo com as configurações realizados no ERP no programa de manutenção de parâmetros de preços de venda (PR0301), para essa verificação será utilizado o estabelecimento informado na oportunidade

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Ação:

Descrição:

Preços Relacionados
Quando acionado, permite selecionar um dos preços relacionados ao produto a ser incluso. Após a seleção, a tela de inclusão de produto é preenchida com o preço e as informações a ele relacionadas (quantidade mínima, unidade de medida e referência (se houver)), de acordo com as parametrizações feitas na tabela de preço

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Principais Campos e Parâmetros:

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